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TEMA PROPOSTO – Os textos desta prova de Língua Portuguesa versaram sobre a mudança de vida na trajetória profissional de algumas pessoas que entenderam que deveriam sair da chamada “zona de conforto” para abrirem novas perspectivas de trabalho e conhecerem uma realidade diferente da que estavam experimentando em seu cotidiano. Considerando-se a possibilidade de concretização de um objetivo, fato verificado na história dos referidos protagonistas, redija um texto, organizado estruturalmente com introdução, desenvolvimento e conclusão, que seja capaz de responder aos seguintes questionamentos:

A) Como a chamada “zona de conforto” pode ser conceituada?
B) Você, atualmente, encontra-se envolto pela “zona de conforto”? Por quê?
C) O que a aprovação neste concurso público representaria em sua vida profissional? Por quê?

Rascunho Eficiente

Assunto: Mudança de vida profissional
Tema: Superação da zona de conforto para novas oportunidades
Tese: Sair da zona de conforto é essencial para o crescimento pessoal e profissional
Tópico 1: Conceito e impacto da zona de conforto
Tópico 2: Importância da aprovação em concurso público

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre mudança de vida profissional, defende-se que abandonar a zona de conforto é vital para o desenvolvimento pessoal e profissional. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o conceito e impacto da zona de conforto e a importância da aprovação em concurso público.

Preliminarmente, a zona de conforto pode ser definida como um estado psicológico onde a pessoa se sente segura e em controle, mas com pouca motivação para mudanças. Segundo especialistas em Psicologia, essa zona é caracterizada por uma rotina previsível que, embora confortável, pode limitar o crescimento e a inovação. Além disso, permanecer nesse estado pode levar à estagnação e à falta de realização pessoal. Por exemplo, muitas pessoas que se mantêm em empregos que não as satisfazem acabam perdendo oportunidades de explorar novos talentos e interesses.

Ademais, a aprovação em um concurso público pode representar uma transformação significativa na vida profissional de uma pessoa. De acordo com especialistas em carreiras, essa conquista não só oferece estabilidade financeira, mas também a chance de atuar em áreas de interesse e contribuir para o bem-estar social. Consequentemente, passar em um concurso pode ser um passo importante para sair da zona de conforto e alcançar novos patamares de realização profissional. Um exemplo disso é o caso de profissionais que, ao serem aprovados em concursos, conseguiram mudar de área e encontrar maior satisfação em suas novas funções.

Desse modo, percebe-se que sair da zona de conforto é um passo essencial para o crescimento e a realização pessoal e profissional. Por isso, é importante que as pessoas busquem constantemente desafios que as tirem de sua zona de conforto, como a preparação para concursos públicos, que podem abrir portas para novas oportunidades e realizações.


O exercício pleno da cidadania deve ser uma busca incessante de cada homem e motivo de orgulho em um Estado democrático. Cabe ao Estado propiciar subsídios nas áreas da Educação, Saúde e Saneamento, entre outros, que garantam estes direitos básicos e inalienáveis. Você, como ser atuante, já deve ter imaginado estratégias de intervenção que possam otimizar um melhor funcionamento nos três setores citados. É a sua hora, não mais de criticar e, sim, de contribuir.

O Bicho

Vi ontem um bicho

Na imundície do pátio

Catando comida entre os detritos

Quando Achava alguma coisa,

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão, 

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira

Crie um texto dissertativo, apresentando sugestões para que se construa um país com oportunidades mais justas e bem distribuídas, tendo como referência os três setores: Educação, Saúde e Saneamento.

Rascunho Eficiente

Assunto: Direitos básicos e inalienáveis
Tema: Garantia de direitos fundamentais em um Estado democrático
Tese: Implementação de estratégias eficazes para promover a cidadania plena por meio da melhoria da Educação, Saúde e Saneamento
Tópico 1: Fortalecimento da Educação como base para a cidadania
Tópico 2: Melhoria dos serviços de Saúde e Saneamento para garantir qualidade de vida

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre direitos básicos e inalienáveis, percebe-se que a garantia de direitos fundamentais em um Estado democrático é essencial para a construção de uma sociedade justa e igualitária. Nesse contexto, defende-se que a implementação de estratégias eficazes para promover a cidadania plena por meio da melhoria da Educação, Saúde e Saneamento é crucial. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o fortalecimento da Educação como base para a cidadania e a melhoria dos serviços de Saúde e Saneamento para garantir qualidade de vida.

Preliminarmente, o fortalecimento da Educação é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Segundo Paulo Freire, a educação é um ato político e deve ser utilizada como ferramenta de transformação social. Além disso, investir em infraestrutura escolar, capacitação de professores e currículos inclusivos são medidas essenciais para garantir uma educação de qualidade. Por exemplo, países como a Finlândia, que priorizam a educação, apresentam altos índices de desenvolvimento humano e cidadania ativa.

Ademais, a melhoria dos serviços de Saúde e Saneamento é crucial para assegurar condições dignas de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o acesso a serviços de saúde de qualidade e saneamento básico são determinantes sociais da saúde que influenciam diretamente o bem-estar da população. Além disso, a implementação de políticas públicas que ampliem o acesso a esses serviços é vital para reduzir desigualdades sociais. Por exemplo, o programa "Mais Médicos" no Brasil buscou suprir a carência de profissionais de saúde em áreas remotas, promovendo maior equidade no acesso à saúde.

Desse modo, percebe-se que a promoção da cidadania plena depende de ações concretas nos setores de Educação, Saúde e Saneamento. Por isso, é importante que o governo, em parceria com a sociedade civil, desenvolva políticas integradas que priorizem esses setores, assegurando assim o exercício pleno da cidadania e a construção de um país mais justo e igualitário.


TEMA – A tecnologia e o cotidiano policial

Os textos que compõem a prova de Língua Portuguesa apresentam dados, fatos e opiniões acerca da tecnologia, tema que faz parte do nosso dia a dia. O primeiro, sobre como a tecnologia está interferindo na vida dos jovens; o segundo, discorrendo sobre como a tecnologia muda o mundo. Certo é que a tecnologia faz parte do nosso cotidiano, dela não conseguimos nos afastar, com ela facilitamos nossa vida, através dela buscamos o novo.

Pensando nisso, solicitamos sua reflexão acerca do tema: a tecnologia no cotidiano policial, orientando seu texto a partir das seguintes questões: Como a tecnologia pode favorecer, ou não, o dia a dia de um policial? Em que medida o uso de recursos tecnológicos permitiria um aumento considerável da qualidade de vida tanto dos policiais quanto dos demais membros da comunidade civil?

Lembre-se de que sua dissertação deverá apresentar ideias organizadas, de acordo com a norma culta da língua escrita, fundamentada em argumentos consistentes.

Rascunho Eficiente

Assunto: A influência da tecnologia no trabalho policial
Tema: O impacto dos avanços tecnológicos no cotidiano dos policiais
Tese: A incorporação de tecnologias no dia a dia policial pode melhorar a eficiência e a segurança, beneficiando tanto os agentes quanto a sociedade
Tópico 1: Aumento da eficiência e precisão nas operações policiais
Tópico 2: Melhoria na qualidade de vida dos policiais e na segurança pública

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre o trabalho policial, percebe-se que o impacto dos avanços tecnológicos no cotidiano dos policiais é significativo e abrangente. Nesse contexto, defende-se que a incorporação de tecnologias no dia a dia policial pode melhorar a eficiência e a segurança, beneficiando tanto os agentes quanto a sociedade. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o aumento da eficiência e precisão nas operações policiais e a melhoria na qualidade de vida dos policiais e na segurança pública.

Preliminarmente, o aumento da eficiência e precisão nas operações policiais é um dos principais benefícios da tecnologia. Conforme estudos realizados por especialistas em segurança pública, a utilização de "softwares" de análise de dados, câmeras de vigilância de alta definição e dispositivos de comunicação avançados tem permitido que as forças policiais atuem de maneira mais rápida e precisa. Além disso, o uso de drones para monitoramento de áreas de difícil acesso e a implementação de sistemas de reconhecimento facial têm se mostrado eficazes na identificação e captura de suspeitos. Por exemplo, em grandes eventos, como jogos de futebol e shows, a tecnologia tem sido crucial para a prevenção de incidentes e para a manutenção da ordem pública.

Ademais, a melhoria na qualidade de vida dos policiais e na segurança pública é um reflexo direto da adoção tecnológica. De acordo com especialistas em gestão de recursos humanos na segurança, a tecnologia não só facilita o trabalho dos policiais, mas também contribui para a redução do estresse e do risco de vida, uma vez que permite operações mais seguras e planejadas. Consequentemente, os policiais podem contar com equipamentos de proteção mais avançados, como coletes à prova de balas de última geração e veículos equipados com sistemas de navegação e comunicação sofisticados. Um exemplo disso é a implementação de sistemas de monitoramento em tempo real, que permitem que as equipes de apoio acompanhem as operações e ofereçam suporte imediato em caso de necessidade.

Desse modo, percebe-se que a integração de tecnologias no cotidiano policial é essencial para aprimorar a eficiência operacional e a segurança dos agentes e da população. Por isso, é importante que os governos invistam continuamente em inovação tecnológica e treinamento dos policiais, garantindo que eles estejam preparados para lidar com os desafios contemporâneos da segurança pública.


Pessoas são caminhos

Hoje eu sei. Hoje eu entendo perfeitamente que pessoas são caminhos. Que todas nos levam a algum lugar. Eu, você, o outro, cada um de nós é um caminho diferente.

Hoje eu sei que é muito importante saber escolher os caminhos pelos quais andamos. Que é muito importante prestar atenção para onde estamos indo e ler todas as placas que avisam onde cada caminho vai dar. As placas são importantes, mas quase sempre temos a estranha mania de duvidar daquilo que parece óbvio.

Hoje eu sei, mas eu não imaginava que tem gente que é caminho que não dá em lugar algum.

Que tem gente que é tempo perdido. Que há quem nos faça caminhar e caminhar para nada. Daí a gente tem que voltar e, de novo, escolher. Dessa vez, com sabedoria.

Tem caminho curto. Tem caminho que não tem fim. Tem caminho labirinto. Tem caminho que é de isopor. Tipo aquele cenário que parece lindo, mas é falso e vazio.

Ah! Também há o contrário, felizmente. Tem gente que é jardim florido e perfumado. Tem gente que é café da tarde no interior. Tem gente que é mar quentinho e sem onda. Tem gente que é caminho macio e rede mansa. Tem gente que é luz e reparação. Hoje eu sei.

Tudo isso está lá, bem no começo. Não existe armação. Todo caminho sempre se anuncia antes mesmo de começar. A gente só precisa prestar atenção e ler com cuidado. A gente só precisa saber o que quer. Para quem não sabe o que quer qualquer caminho serve. Lembra?

Eu tenho comigo que meu próximo caminho será um repleto de pinheiros, daqueles que aparecem em filmes. Que o som deles ao vento vai ser sinfonia para meus ouvidos. O meu novo caminho vai ter uma floresta linda e eu vou pegar ___ pinhas do chão e fazer guirlandas de Natal com elas para lembrar que sempre haverá coisas boas para celebrar.

Hoje eu sei o caminho que procuro. No meu caminho de pinheiros vou tirar meus calçados e caminhar sentindo uma maciez delicada sob meus pés. Quero nele um chão de folhas verdes farfalhando como se a vida tivesse preparado para mim um colchão amaciado de boas expectativas.

Quero no meu próximo caminho um cheiro adossicado de livre dignidade, chuva gostosa e brisa mansa que me leve até um abrigo com lareira acesa e mesa farta. Eu vou me permitir então, sem culpas, o deleite de pernas esticadas e pés dentro de escalda-pés.

Nesse meu caminho eu serei o caminho de quem me souber amar e vou deixar que o amor passeie feliz por mim. Quero que aquele que decida se enveredar por mim sinta-se seguro e feliz.

Que eu possa levá-lo ao encontro dos seus mais profundos anseios, ______ a gente tem que saber ser caminho também.

Hoje eu sei, eu aprendi a ver. Eu caminhei bastante até entender. Sou grata pelo passado, mas não vou negar ao meu futuro escolhas melhores e a possibilidade real de viver tudo aquilo que a minha vontade alcançar. Hoje eu sei o que quero. Hoje eu venho te contar sobre os meus caminhos para que você entenda que é muito importante escolher os seus com sabedoria. Que é muito importante também ser um caminho bom para alguém.

(Texto especialmente adaptado para esta prova. Disponível em https://www.contioutra.com/pessoas-saocaminhos/. Acesso em 16 nov. 2018.).

Considerando que o texto “Pessoas são caminhos” enseja a elaboração de algumas reflexões, faça um texto contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, analisando os seguintes questionamentos:

A) Por que as pessoas, de modo geral, encontram dificuldades para escolher caminhos, uma vez que gozam de livre-arbítrio?
B) Quais “caminhos” você descartaria para a sua vida? Por quê?
C) Por quais “caminhos” você procuraria trilhar? Por quê?

Lembre-se de que sua dissertação deverá apresentar ideias organizadas, de acordo com a norma culta da língua escrita, fundamentada em argumentos consistentes.

Rascunho Eficiente

Assunto: Escolha de caminhos na vida
Tema: Dificuldades na escolha de caminhos pessoais
Tese: A escolha de caminhos na vida é complexa devido a fatores emocionais e sociais
Tópico 1: Dificuldades na escolha de caminhos
Tópico 2: Caminhos a evitar e a seguir

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a escolha de caminhos na vida, percebe-se que as pessoas enfrentam dificuldades na escolha de caminhos pessoais, mesmo com o livre-arbítrio. Nesse contexto, defende-se que a escolha de caminhos na vida é complexa devido a fatores emocionais e sociais. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar as dificuldades na escolha de caminhos e os caminhos a evitar e a seguir.

Preliminarmente, as dificuldades na escolha de caminhos são influenciadas por fatores emocionais e sociais. Segundo especialistas em Psicologia, a tomada de decisões é frequentemente afetada por inseguranças pessoais, medos e influências externas, como a opinião de familiares e amigos. Além disso, a pressão social para seguir determinados padrões de sucesso pode desviar as pessoas de seus verdadeiros desejos. Por exemplo, muitos jovens escolhem carreiras baseadas em expectativas alheias, em vez de seguir suas paixões.

Ademais, os caminhos a evitar e a seguir são determinados por valores pessoais e experiências passadas. Conforme estudos de desenvolvimento pessoal, é essencial identificar caminhos que não contribuem para o crescimento pessoal, como relações tóxicas ou ambientes de trabalho prejudiciais. Por outro lado, buscar caminhos que promovam bem-estar e realização, como ambientes de apoio e oportunidades de aprendizado, é crucial para uma vida satisfatória. Um exemplo disso é a escolha de amizades que inspiram e motivam, em vez de aquelas que desencorajam.

Desse modo, percebe-se que a complexidade na escolha de caminhos na vida está profundamente enraizada em fatores emocionais e sociais. Por isso, é importante promover a autocompreensão e a reflexão crítica para tomar decisões mais alinhadas com os próprios valores e objetivos.


Após a leitura dos trechos que seguem, produza um texto discursivo, conforme a orientação apresentada.

“As Tecnologias de Comunicação estão presentes, na atualidade, em todos os arranjos sociais conhecidos. Por meio da internet ocorre, de forma razoavelmente livre, uma comunicação generalizada entre pessoas, empresas, organizações e instituições, que, diante de uma infinita quantidade de conteúdos , acessam, reafirmam, negam, constroem e reconstroem saberes das mais diversas áreas. Este cenário demanda uma nova forma de cidadania, ligada às possibilidades de interpretação da realidade e de uso das TICs a partir dos artefatos tecnológicos, de seus controladores e suas ideologias. Questões ligadas à disseminação das chamadas Fake News e de algo chamado de Pósverdade invadem o cotidiano nesse momento histórico brasileiro. Neste contexto, educadores se deparam com novos paradigmas sobre seu papel de mediação na construção do conhecimento.” (Ana Paula da Mota Leite)

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) dá dicas para não cair em 'fake news'

O Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, diz: “Todo ser humano tem direito à liberdade de opinião e expressão; esse direito inclui a liberdade de opinar livremente e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras”.

https://oglobo.globo.com/rio/cnj-da-dicas-para-nao-cair-em-fake-news-22518409

https://jornalggn.com.br/direitos/armandinho-e-a-responsabilidade/

“Ninguém vive plenamente a democracia nem tampouco a ajuda a crescer, primeiro, se é interditado do seu direito de falar, de ter voz, de fazer o seu discurso crítico; segundo, se não se engaja, de uma ou de outra forma, na briga em defesa desse direito, que, no fundo, é o direito também a atuar. É tão imoral ter nossa voz silenciada, nosso “corpo interditado” quanto imoral é o uso da voz para falsear a verdade, para mentir, enganar, deformar.”

(PAULO FREIRE, 1997)

Questão 1
Para você, Profissional da Educação, quais as relações entre os textos acima e a sua vivência?

Seja como aluno(a), seja como professor(a), seja como cidadão(ã), o que você tem percebido sobre a disseminação de fake news na sociedade?

Complemente o seu texto citando, pelo menos, dois exemplos sobre a propagação de notícias falsas que prejudicaram ou continuam desacreditando pessoas ou ideias que interferem diretamente nas escolas e na Educação.

 No desenvolvimento da questão proposta, utilize os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação, além de informações adquiridas.

 Seu texto deve ser redigido na modalidade padrão da Língua Portuguesa.

 O texto deve ter entre 25 e 30 linhas.

 Seu texto não deve conter fragmentos dos textos motivadores.

Rascunho Eficiente

Assunto: Disseminação de "fake news" na sociedade
Tema: Impacto das "fake news" na educação e na cidadania
Tese: A educação deve se adaptar para combater a desinformação e promover uma cidadania crítica
Tópico 1: O papel dos educadores na mediação do conhecimento
Tópico 2: Exemplos de "fake news" que impactaram a educação

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a disseminação de "fake news" na sociedade, percebe-se que o impacto dela na educação e na cidadania é significativo e preocupante. Nesse contexto, defende-se que a educação deve se adaptar para combater a desinformação e promover uma cidadania crítica. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o papel dos educadores na mediação do conhecimento e exemplos de "fake news" que impactaram a educação.

Preliminarmente, o papel dos educadores na mediação do conhecimento é crucial. Segundo Paulo Freire, a educação deve ser um ato de liberdade, onde o diálogo e a crítica são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes. Assim, os educadores precisam estar preparados para lidar com a avalanche de informações que os alunos recebem diariamente, ensinando-os a questionar e verificar a veracidade dos conteúdos. Além disso, é necessário que as escolas integrem em seus currículos disciplinas que abordem a educação midiática e digital, capacitando os alunos a discernir entre fatos e boatos.

Ademais, exemplos de "fake news" que impactaram a educação são evidentes e alarmantes. Conforme se depreende da História, vale lembrar da disseminação de informações falsas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que gerou desconfiança e resistência entre pais e educadores. Consequentemente, muitas escolas enfrentaram dificuldades na implementação das diretrizes, prejudicando o processo de ensino-aprendizagem. Outro exemplo foi a circulação de boatos sobre a vacinação de crianças, que levou à hesitação vacinal e ao aumento de doenças evitáveis, afetando diretamente o ambiente escolar.

Desse modo, percebe-se que a educação deve evoluir para enfrentar os desafios impostos pela desinformação e fomentar uma cidadania crítica e informada. Por isso, é importante que políticas educacionais sejam desenvolvidas para incluir a alfabetização midiática e digital como parte essencial do currículo escolar, além de promover a formação continuada de educadores para que possam atuar como mediadores eficazes no combate às "fake news".


“Costuma-se estabelecer uma relação muito estreita entre a leitura e a produção de texto. Inclusive com uma frase que é dita com frequência: 'a pessoa que lê muito escreve bem'. O que não é verdade, há muita gente que lê muito e não escreve bem. Há muita gente que escreve bem e até nem lê tanto assim. Há alguma proximidade, mas não há uma relação causa e efeito.”

(Magda Soares)

“(...) a tendência é julgar que cabe ao professor de
Português ensinar a desenvolver habilidades de
leitura e de escrita. Frequentemente, professores das
outras disciplinas se queixam com o professor de
Português de que os seus alunos não estão sabendo
compreender o problema de Matemática, o texto de
História, o texto de Ciências. Na verdade, essa
competência, essa responsabilidade não é só do
professor de Português, nem o professor de
Português é inteiramente competente para
desenvolver habilidades de leitura de um problema
de Matemática, por exemplo. Porque tem uma
terminologia específica, tem uma forma específica de
se apresentar, como o livro de Ciências, como o livro
de Geografia. Não é o professor de Português quem
vai ensinar um aluno a ler um mapa, nem quem vai
ensinar a ler um gráfico. Isso são atribuições
específicas dos professores que trabalham com
essas formas de expressão. Então, cabe a eles
desenvolver essas habilidades de leitura e de escrita
também. Escrever um texto de História, ou de
Ciências, não é a mesma coisa que escrever uma
crônica, se o professor de Português pede uma
crônica. São gêneros diferentes, cada área de conteúdo tem um tipo específico de texto que cabe ao
professor dessa área ensinar o aluno a escrever ou a
ler.”

(Magda Soares)

Após a leitura dos textos motivadores e com base nos seus conhecimentos, posicione-se sobre o tema:

Ensino da língua materna - responsabilidade de toda a escola.

Redija um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas, dê um título e, se considerar pertinente, apresente sugestões de práticas de leitura e escrita em sua área.

Rascunho Eficiente

Assunto: ensino da língua materna
Tema: responsabilidade compartilhada no ensino da língua
Tese: o ensino da língua materna deve ser uma responsabilidade de toda a escola, não apenas do professor de Português
Tópico 1: a importância da interdisciplinaridade no ensino da língua
Tópico 2: práticas pedagógicas integradas para desenvolver habilidades de leitura e escrita

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre o ensino da língua materna, percebe-se que a responsabilidade pelo desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita deve ser compartilhada por toda a escola. Nesse contexto, defende-se que o ensino da língua materna deve ser uma responsabilidade de toda a escola, não apenas do professor de Português. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da interdisciplinaridade no ensino da língua e práticas pedagógicas integradas para desenvolver habilidades de leitura e escrita.

Preliminarmente, a importância da interdisciplinaridade no ensino da língua é crucial para o desenvolvimento completo das habilidades linguísticas dos alunos. Conforme especialistas, cada disciplina possui sua própria terminologia e formas de expressão, o que exige que os professores de diferentes áreas contribuam para o ensino da leitura e escrita dentro de seus contextos específicos. Além disso, a colaboração entre professores de diferentes disciplinas pode enriquecer o processo de aprendizagem, tornando-o mais significativo para os alunos. Por exemplo, um professor de Matemática pode ensinar os alunos a interpretar problemas matemáticos complexos, enquanto um professor de História pode ajudar a desenvolver a habilidade de analisar textos históricos.

Ademais, práticas pedagógicas integradas são essenciais para desenvolver habilidades de leitura e escrita de maneira eficaz. Segundo especialistas em educação, estratégias como projetos interdisciplinares e atividades colaborativas podem promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador. Consequentemente, os alunos têm a oportunidade de aplicar suas habilidades de leitura e escrita em contextos variados, o que fortalece sua compreensão e capacidade de expressão. Um exemplo disso é a implementação de feiras de ciências, onde os alunos devem elaborar relatórios e apresentações orais, integrando conhecimentos de várias disciplinas.

Desse modo, percebe-se que o ensino da língua materna deve ser uma responsabilidade compartilhada por toda a escola, promovendo uma abordagem interdisciplinar. Por isso, é importante que as escolas incentivem a colaboração entre professores de diferentes disciplinas e adotem práticas pedagógicas integradas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.


Leia os textos abaixo.

Texto I

A corrupção fere os critérios éticos básicos de honestidade e respeito, de transparência e dignidade. Produz ineficiência, causa dano à sociedade, prejudica a coletividade, significa uma ruptura com a cidadania. A corrupção no serviço público viola um dos princípios mais básicos da ética na política, que remonta à “Alegoria da Caverna” de Platão, a distinção entre o público e o privado. Alguém que exerce cargos públicos e que faz negócios com o governo o faz no “interesse público”; qualquer desvio desse princípio produz falta de credibilidade e perda de legitimidade e de autoridade. Os atenienses condenavam à perda da cidadania, o ostracismo, quem fosse culpado desses desvios.

(...)

A filosofia, à qual pertence tradicionalmente a área da ética, nos ensina que uma sociedade não sobrevive e muito menos se desenvolve sem uma consciência mais clara e um maior reconhecimento dos valores que considera fundamentais. Valores consistem exatamente naquilo que a sociedade valoriza, que tem como ideais. Justiça, solidariedade, honestidade, bem-estar são exemplos de valores, admitidamente de caráter muito geral. Mas o caráter geral capta exatamente a ideia de que esses valores são contextualizados, históricos e mudam de sociedade para sociedade e dentro de uma mesma sociedade com o tempo.
Além disso, em uma sociedade complexa como temos contemporaneamente, diferentes grupos podem ter diferentes valores, portanto a aceitação da diversidade e o respeito mútuo devem ser centrais, permitindo a convivência, a inclusão, o pluralismo.

Danilo Marcondes. Projeto Ética e Realidade Atual. PUC/Rio, 3/5/2017 – texto adaptado

Texto II

O historiador Márcio Scalercio recupera episódios da história do célebre jurista em "Heráclito Fontoura Sobral Pinto - Toda Liberdade É Íngreme", livro que terá versões impressa e em e-book disponibilizadas gratuitamente.
Juscelino Kubitschek, Luiz Carlos Prestes, Carlos Lacerda, Miguel Arraes e Henrique Lott foram alguns dos defendidos por Sobral, que começou a se destacar atuando no caso das revoltas tenentistas, nos anos 1920.
Na época, ele era procurador criminal da República interino. Foi nomeado em 1924, quando tinha 31 anos. Católico radical, anticomunista, austero e conservador nos costumes, Sobral logo se consolidou como profissional talentoso, que não fugia de polêmicas.

(...)

Na esfera pessoal, o advogado passou por apertos financeiros e trabalhou gratuitamente em muitos casos. Certa vez, conta o livro, devolveu um cheque em branco enviado por um banqueiro que tinha sido seu cliente.
Inicialmente favorável ao golpe de 1964, rompeu com o regime militar logo quando foi decretado o AI-1. Escreveu a Castello Branco protestando contra a suspensão de direitos. Nas suas palavras, o AI-1 varria “do seio de nossa pátria não apenas o regime democrático mas também a própria dignidade do cidadão brasileiro”.

(...)

No decorrer do tempo, se esmerou em defender presos políticos e, também, pobres ameaçados pelo poder econômico –como no caso da favela do Vidigal, no Rio, quando garantiu direito de moradia, barrando a especulação imobiliária nos anos 1970.
Aos 96 anos, Sobral fez sua última atuação em uma corte. Defendeu um primeiro-tenente punido por ter passado um cheque sem fundo.
Quando uma colega perguntou a ele de onde tirava tanta coragem, ouviu: “Não tem nada a ver com coragem, não, minha filha. Tem a ver com a capacidade de se indignar”.

Eleonora de Lucena, 19/09/2014
Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/09/1515457-historiador-lanca-livro-sobre-sobral-pinto.shtml

Texto III

Uma mulher honrada
Me contava esses casos com ar sério, aliás acho que levava tudo muito a sério... Luzia não era santa, mas agia na maior parte do tempo com tal retidão de caráter que confundia algumas pessoas... Quando enumerou os defeitos do carro que anunciara para vender, ouviu do improvável comprador que, dizendo a verdade, dificilmente faria negócio. Outra vez bateu num carro estacionado e deixou um bilhete, com telefone, dispondo-se a acionar o seguro e sanar o dano causado. De onde vinha essa vontade de sempre fazer o correto? Suas convicções cristãs eram fortes e seu pai, como me dizia, era um exemplo para ela, figura que se orgulhava de ser o primeiro a chegar ao trabalho, mesmo nos dias das chuvas de verão no Rio, saindo do subúrbio para o Centro, no trem da Central , quando seria tão fácil justificar a falta com as famosas enchentes, como a de 1966...
JBR, 2019.

Proposta de Redação:

Para muitos, o Brasil vem atravessando sua pior crise – crise de valores. No entanto figuras que se celebrizaram por sua idoneidade assim como pessoas comuns, de bem, nos apontam caminhos mais animadores, de mudança do quadro de deterioração dos valores morais e éticos em nosso país.

A partir da leitura dos textos motivadores, reflita e redija um texto dissertativo-argumentativo, de 25 a 30 linhas, sobre o tema: A construção de uma sociedade mais ética. Dê um título ao seu texto.

Selecione argumentos consistentes e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Rascunho Eficiente

Assunto: crise de valores no Brasil
Tema: construção de uma sociedade mais ética
Tese: a promoção de uma sociedade ética depende da valorização de princípios morais e do exemplo de figuras públicas e cidadãos comuns
Tópico 1: importância dos valores éticos e morais na sociedade
Tópico 2: exemplos inspiradores de figuras públicas e cidadãos comuns

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre crise de valores no Brasil, percebe-se que a construção de uma sociedade mais ética é essencial para o desenvolvimento social e político do país. Nesse contexto, defende-se que a promoção de uma sociedade ética depende da valorização de princípios morais e do exemplo de figuras públicas e cidadãos comuns. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância dos valores éticos e morais na sociedade e exemplos inspiradores de figuras públicas e cidadãos comuns.

Preliminarmente, a importância dos valores éticos e morais na sociedade é inquestionável. Conforme parte da Filosofia, uma sociedade não sobrevive sem uma consciência clara dos valores fundamentais, como justiça e honestidade. Além disso, a ausência de ética gera ineficiência e prejudica a coletividade, como visto em casos de corrupção no serviço público. Por exemplo, os escândalos de corrupção no Brasil, como a Operação Lava Jato, evidenciam o impacto negativo da falta de valores éticos na administração pública.

Ademais, exemplos inspiradores de figuras públicas e cidadãos comuns são fundamentais para a construção de uma sociedade mais ética. Conforme historiadores, personalidades como Sobral Pinto, que se destacou por sua integridade e defesa dos direitos humanos, servem de modelo de conduta ética. Além disso, cidadãos comuns, como Luzia, que agem com retidão em suas vidas cotidianas, também contribuem para a disseminação de valores morais. Por exemplo, a atitude de Luzia ao deixar um bilhete após um acidente de trânsito demonstra a importância de pequenas ações éticas no dia a dia.

Desse modo, percebe-se que a promoção de uma sociedade ética requer a valorização de princípios morais e o exemplo de figuras públicas e cidadãos comuns. Por isso, é importante que políticas educacionais enfatizem a ética e que a sociedade valorize e reconheça ações e comportamentos éticos, promovendo assim uma cultura de integridade e respeito mútuo.


Leia os fragmentos de textos abaixo.

Texto I

"A Copa da Rússia já tem a sua primeira polêmica em terras tupiniquins. Vídeo que viralizou nas redes sociais nas últimas semanas mostra torcedores brasileiros em volta de uma jovem russa, entoando palavras de baixo calão. O ato foi apontado como uma demonstração de machismo, e os torcedores foram acusados de assédio e até mesmo de racismo."

Marcelo Gouveia, Jornal Opção, Ed Fonte: w w.jornalopcao.com.br/ultim as-noticias/exsecretario-do-psb-e-outros-brasileiros-assediam-mulher-russana-copa-e-video-viraliza/

Texto II

"[...] In sta la ra m -se, pediram com ida e refrigerantes e então um deles sacou de uma bolsa uma caixa de som parecida com um rocambole. Colocou aquilo sobre a mesa. E ligou a música em alto volume. Bem alto. A melodia de alguma composição sertaneja encheu o ambiente como uma nuvem de gafanhotos. Os brasileiros começaram a cantar. Por Deus, cantavam. Os clientes das outras mesas olhavam, perplexos. Havia mais brasileiros ali adiante. Esses estavam gostando da coisa. Mas os estrangeiros, perceptivelmente, não.

O restaurante já tinha música ambiente. Alguém aumentou o volume da música do restaurante, decerto para constranger os brasileiros. Mas a maior qualidade do chato é ser inconstrangível ele sempre acha que está agradando. Como reação, os brasileiros inconstrangíveis aumentaram ainda mais o volume da música sertaneja, e quem ficou constrangido foi o pessoal do restaurante, que desligou o som ambiente. Agora os brasileiros sentiam-se donos do lugar. Começaram a cantar as músicas da torcida, "ôôôô, cinquenta e oito foi Pelé...". E aí... Subiram nas cadeiras! Um tirou a camisa e começou a pular. E algumas brasileiras que estavam em mesas próximas levantaram-se e cantaram e pularam também. As garçonetes não sabiam o que fazer. [...]"

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/david-coimbra/noticia/2018/07/o-brasileiro-perfeito-idiota-cjj968lvw0n1n01qoc2eqild4.html

Texto III

"A Sociologia é a disciplina que se ocupa de estudar a vida social humana, analisando as dinâmicas da sociedade como um todo e dos grupos singulares que a compõem. Utilizando de suas ferramentas específicas, é o campo do conhecimento que investiga as relações sociais entre diferentes grupos humanos, seus conflitos e conexões. Assim como o psicólogo se dedica a conhecer os elementos que regem o comportamento de um indivíduo, os sociólogos têm como missão compreender o funcionamento do comportamento coletivo. Por que a sociedade é como a conhecemos? Por que é tão diferente de como era há poucos séculos atrás? Essas são algumas questões centrais que animam o debate sociológico."

Fonte: https://www.infoescola.com/sociologia/o-que-e-sociologia/camiia Betoni

Redação:

O que os fatos apresentados nos textos I e II dizem sobre a nossa sociedade? Somos um povo extrovertido ou mal-educado? Vivemos uma crise de valores? Que luzes a ciência tem dado para uma maior compreensão dos nossos conflitos? Como a educação doméstica e a escolar participam desse debate?

Reflita sobre essas questões e redija uma dissertação argumentativa, de 25 a 30 linhas, posicionando-se sobre o tema: O comportamento social do brasileiro hoje. Dê um título ao seu texto.

 

Rascunho Eficiente

Assunto: comportamento social brasileiro
Tema: a percepção do comportamento social do brasileiro na atualidade
Tese: o comportamento social do brasileiro reflete uma mistura de extroversão e falta de educação, influenciado por uma crise de valores e pela educação
Tópico 1: influência da educação doméstica e escolar no comportamento social
Tópico 2: papel da sociologia na compreensão dos conflitos sociais

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre comportamento social brasileiro, defende-se que ele reflete uma mistura de extroversão e falta de educação, influenciado por uma crise de valores e pela educação. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a influência da educação doméstica e escolar no comportamento social e o papel da Sociologia na compreensão dos conflitos sociais.

Preliminarmente, a educação doméstica e escolar desempenha um papel crucial na formação do comportamento social. De acordo com especialistas em educação, o ambiente familiar é o primeiro espaço de socialização, no qual os valores e as normas de comportamento são transmitidos. Além disso, a escola complementa essa formação, oferecendo um espaço de convivência e aprendizado de regras sociais. Por exemplo, atividades escolares que promovem o respeito e a empatia podem influenciar positivamente o comportamento dos alunos.

Ademais, a sociologia oferece ferramentas valiosas para entender os conflitos sociais e a dinâmica do comportamento coletivo. Segundo sociólogos renomados, a análise das interações sociais permite identificar padrões de comportamento e suas causas subjacentes. Dessa forma, a Sociologia pode ajudar a compreender como fatores históricos e culturais influenciam o comportamento social. Um exemplo disso é o estudo das manifestações culturais brasileiras, que revela uma mistura de alegria e informalidade, mas também de comportamentos inadequados em certos contextos.

Desse modo, percebe-se que o comportamento social do brasileiro é uma combinação de extroversão e falta de educação, moldado por uma crise de valores e influências educacionais. Por isso, é importante promover uma educação que valorize o respeito e a convivência harmônica, além de incentivar estudos sociológicos que aprofundem a compreensão dos comportamentos sociais.


“Crianças brincam de esconde, de correr, de casinha, de carros, de bola, de heróis, de jogos de quintal. Brincam de modo cada vez mais elaborado, do exercício motor a complexos jogos de regras, passam principalmente pelos jogos simbólicos ou faz de conta. Há muito que se falar sobre esse tema, pois em cada momento do desenvolvimento a brincadeira coloca em campo várias competências e sentidos, desdobrando-se em diferentes funções atribuídas a essa importante e fundamental atividade humana.” (Gisele Ortiz e Teresa Venceslau de Carvalho)

Diante do exposto no trecho e com base em seus conhecimentos, elabore um texto dissertativo-argumentativo sobre: A importância para as crianças de aprender brincando.

Rascunho Eficiente

Assunto: Educação infantil
Tema: Aprender brincando na infância
Tese: O aprendizado por meio de brincadeiras é essencial para o desenvolvimento infantil
Tópico 1: Desenvolvimento cognitivo e social através das brincadeiras
Tópico 2: Estímulo à criatividade e resolução de problemas nas crianças

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a educação infantil, defende-se que o aprendizado por meio de brincadeiras é essencial para o desenvolvimento infantil. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o desenvolvimento cognitivo e social através das brincadeiras e o estímulo à criatividade e resolução de problemas nas crianças.

Preliminarmente, o desenvolvimento cognitivo e social das crianças é amplamente beneficiado pelas brincadeiras, que são fundamentais. Segundo psicólogos , as brincadeiras permitem que as crianças experimentem diferentes papéis sociais e desenvolvam habilidades de comunicação e cooperação. Além disso, essas atividades lúdicas promovem a compreensão de regras e limites, essenciais para a convivência em sociedade. Por exemplo, jogos de tabuleiro e brincadeiras em grupo incentivam o respeito às regras e a interação social.

Ademais, o estímulo à criatividade e à resolução de problemas é outro aspecto crucial das brincadeiras na infância. Conforme boa parte da Psicologia, as brincadeiras simbólicas, como o faz de conta, são fundamentais para o desenvolvimento da imaginação e da capacidade de resolver problemas de forma criativa. Dessa forma, as crianças aprendem a lidar com situações desafiadoras e a encontrar soluções inovadoras. Um exemplo disso é quando crianças criam histórias e cenários imaginários, desenvolvendo habilidades narrativas e de pensamento crítico.

Desse modo, percebe-se que o aprendizado por meio de brincadeiras é vital para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos cognitivos, sociais e criativos. Por isso, é importante que pais e educadores incentivem e proporcionem ambientes ricos em oportunidades lúdicas, garantindo que as crianças possam explorar, aprender e crescer de forma saudável e equilibrada.


Motivado pela leitura dos textos seguintes, sem, contudo, copiá-los ou parafraseá-los, redija um TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO com, no mínimo, 20 e, no máximo, 25 linhas, em modalidade e limites solicitados, em norma padrão da língua portuguesa, atribuindo-lhe um título, sobre o tema: A PERSISTÊNCIA DO TRABALHO ESCRAVO NO BRASIL.

Texto 1

Sejudh assina pacto nacional de combate ao trabalho escravo.

Luiza Fariello Agência CNJ de Notícias

Foi assinado nesta terça-feira (13/12/2016), após a 33a Sessão Extraordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Pacto Federativo para Erradicação do Trabalho Escravo no país entre quinze estados e o Distrito Federal com a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça e Cidadania. O acordo tem por objetivo promover a articulação entre os estados nas ações contra o trabalho escravo e aperfeiçoar as estratégias de enfrentamento a esse tipo de crime, definido no artigo 149 do Código Penal.

Disponível em: sejudh.mt.gov.br

Texto 2

O trabalho escravo no Brasil?

No Brasil, o trabalho escravo é definido pelo Artigo 149 do Código Penal da seguinte maneira:

Artigo 149. Reduzir alguém a condição análoga à de escravo, quer submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva, quer sujeitando-o a condições degradantes de trabalho, quer restringindo, por qualquer meio, sua locomoção em razão de dívida contraída com o empregador ou preposto:

Pena- reclusão, de dois a oito anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

§1º. Nas mesmas penas incorre quem:

I. cerceia o uso de qualquer meio de transporte por parte do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho;

II. mantém vigilância ostensiva no local de trabalho ou se apodera de documentos ou objetos pessoais do trabalhador, com o fim de retê-lo no local de trabalho.

§2º. A pena é aumentada de metade, se o crime é cometido:

I. contra a criança ou adolescente;

II. por motivo de preconceito de raça, cor etnia, religião ou origem.

Disponível em: http://escravonempensar.org.br

Texto 3

### Rascunho Eficiente

**Assunto:** Trabalho escravo contemporâneo no Brasil
**Tema:** Persistência do trabalho análogo à escravidão no Brasil
**Tese:** A continuidade do trabalho escravo no Brasil é resultado de fatores socioeconômicos e da ineficácia das políticas públicas.
**Tópico 1:** Fatores socioeconômicos que perpetuam o trabalho escravo
**Tópico 2:** Ineficácia das políticas públicas no combate ao trabalho escravo

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### Proposta de Resolução

Ao refletir sobre o trabalho escravo contemporâneo no Brasil, percebe-se que a persistência do trabalho análogo à escravidão no país é uma realidade alarmante. Nesse contexto, defende-se que a continuidade desse problema social é resultado de fatores socioeconômicos e da ineficácia das políticas públicas. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar os fatores socioeconômicos que perpetuam o trabalho escravo e a ineficácia das políticas públicas no combate a essa prática.

Preliminarmente, é fundamental considerar os fatores socioeconômicos que perpetuam o trabalho escravo, pois eles desempenham um papel crucial na manutenção dessa prática. Segundo especialistas em direitos humanos, a pobreza extrema e a desigualdade social são condições que tornam indivíduos vulneráveis à exploração. Em muitas regiões do Brasil, a falta de oportunidades de emprego e educação força pessoas a aceitarem condições de trabalho degradantes. Além disso, a informalidade no mercado de trabalho dificulta a fiscalização e a aplicação de leis trabalhistas. Um exemplo claro é a exploração de trabalhadores em áreas rurais, onde a fiscalização é escassa e a dependência econômica dos empregadores é alta.

Por outro lado, a ineficácia das políticas públicas no combate ao trabalho escravo é um fator que agrava a situação. De acordo com estudos de organizações não governamentais, a falta de recursos e de coordenação entre os órgãos responsáveis pela fiscalização e combate ao trabalho escravo impede ações efetivas. Embora existam leis que criminalizam essa prática, a aplicação delas é frequentemente falha, resultando em impunidade para os infratores. Além disso, a ausência de programas de reintegração social para as vítimas dificulta a ruptura do ciclo de exploração. Um exemplo disso é a dificuldade que muitos trabalhadores resgatados enfrentam para encontrar novas oportunidades de emprego e reconstruir suas vidas.

Desse modo, percebe-se que a continuidade do trabalho escravo no Brasil é impulsionada por fatores socioeconômicos e pela ineficácia das políticas públicas. Por isso, é importante que o governo intensifique a fiscalização, promova a educação e o desenvolvimento econômico nas áreas mais afetadas e implemente programas de apoio às vítimas, garantindo assim a erradicação dessa prática desumana.