Instruções: Elabore um texto dissertativo-argumentativo expondo suas ideias sobre o tema proposto. Não se esqueça de criar um título.
TEMA – Os benefícios da leitura.
Observando o exposto no texto motivador, presente na prova de Língua Portuguesa, percebe-se que a leitura pode influenciar nosso modo de ver o mundo e de com ele nos relacionarmos.
A partir dessa afirmação, elabore um texto dissertativo-argumentativo, com ideias organizadas e de acordo com a norma culta da língua escrita, apresentando suas ideias sobre o fato de que, atualmente, enfrentamos sérios problemas advindos da dificuldade de interpretar textos mais extensos devido ao uso contínuo das mídias sociais. Comparada à leitura rápida, reflita sobre os benefícios da leitura e do desenvolvimento da capacidade de ler e interpretar o mundo através dos livros.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre a importância da leitura na sociedade contemporânea, defende-se que ela é essencial para o desenvolvimento da capacidade crítica e interpretativa. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a leitura como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e crítico e o impacto das mídias sociais na capacidade de interpretação de textos.
Preliminarmente, a leitura como ferramenta de desenvolvimento cognitivo e crítico é fundamental para a formação de indivíduos mais conscientes e informados. Segundo alguns filósofos, a leitura proporciona uma forma de resistência ao poder, pois permite ao leitor questionar e refletir sobre a realidade ao seu redor. Além disso, a leitura estimula a imaginação e a empatia, habilidades essenciais para a convivência em sociedade. Por exemplo, ao ler obras literárias, os indivíduos são expostos a diferentes perspectivas e realidades, o que enriquece sua visão de mundo.
Por outro lado, o impacto das mídias sociais na capacidade de interpretação de textos é preocupante e demanda atenção. De acordo com estudos recentes, o uso excessivo de plataformas digitais tem reduzido a capacidade de concentração e análise crítica dos indivíduos, que se habituam a consumir informações de forma superficial e fragmentada. Consequentemente, essa prática compromete a habilidade de compreender textos mais complexos e de realizar leituras profundas. Um exemplo claro disso é a dificuldade crescente que muitos estudantes enfrentam ao interpretar textos acadêmicos ou literários, o que pode impactar negativamente seu desempenho educacional e profissional.
Desse modo, percebe-se que a leitura é uma prática indispensável para o desenvolvimento crítico e interpretativo dos indivíduos, especialmente em um contexto de crescente influência das mídias sociais. Por isso, é importante promover políticas educacionais que incentivem a leitura desde a infância, bem como campanhas de conscientização sobre os riscos do uso excessivo das mídias sociais.
I
Em sua Genealogia da Moral, Nietszche lança a pergunta sobre a origem do bem e do mal, ou melhor, das noções de bem e mal, de certo e errado, e de sua aplicabilidade universal, pondo em causa, assim, uma ligação que, para ele, existia entre a filosofia e as religiões, e que se estendia mesmo para a organização dos Estados e dos sistemas econômicos, a crença em um bem absoluto.
II
A autonomia do sujeito tem relação estreita com o conhecimento de sua própria natureza e de suas necessidades, em um movimento que tanto mais se opõe à lógica da generalização quanto mais singulares nos percebemos.
Com base nos dois excertos acima, elabore um texto dissertativo-argumentativo. Justifique sua resposta.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre a origem das noções de bem e mal, percebe-se que a relação entre a moralidade e a autonomia do sujeito é complexa e multifacetada. Nesse contexto, defende-se que a moralidade não é absoluta e deve ser compreendida a partir da singularidade do sujeito. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o questionamento da origem das noções de bem e mal por Nietzsche e a importância da autonomia do sujeito na construção de sua moralidade.
Preliminarmente, o questionamento da origem das noções de bem e mal por Nietzsche é fundamental para entender a construção da moralidade. Nietzsche, em sua obra "Genealogia da Moral", desafia a ideia de que as noções de bem e mal são universais e imutáveis, propondo que elas são construções sociais e históricas. Além disso, ele sugere que essas noções foram moldadas por forças de poder e dominação ao longo do tempo. Por exemplo, a moralidade cristã, segundo Nietzsche, foi uma ferramenta para manter a ordem social e o controle sobre os indivíduos.
Ademais, a importância da autonomia do sujeito na construção de sua moralidade é um aspecto crucial. Kant, em sua filosofia moral, defende que a verdadeira moralidade surge da autonomia do sujeito, ou seja, da capacidade do indivíduo de legislar para si mesmo, com base em sua razão e entendimento. Consequentemente, a moralidade não deve ser imposta de fora, mas deve ser o resultado de um processo interno de reflexão e autocompreensão. Um exemplo disso é a forma como diferentes culturas desenvolvem suas próprias normas morais, baseadas em suas necessidades e contextos específicos.
Desse modo, percebe-se que a moralidade deve ser vista como uma construção dinâmica e individual, que respeita a singularidade do sujeito. Por isso, é importante promover a educação moral que incentive o pensamento crítico e a autonomia, permitindo que os indivíduos desenvolvam suas próprias noções de bem e mal, adaptadas às suas realidades.
Texto I
Tecnologia e saúde: saiba como será o futuro da medicina
A evolução tecnológica sempre busca melhorar a vida dos seres humanos, seja com um computador mais inteligente ou novas funções no automóvel. Já quando o assunto é medicina, sempre pensamos em novos medicamentos ou estudos científicos. No entanto, este é um tema que pode ir mais longe. Atualmente, existem tecnologias que estão revolucionando a medicina e podem se tornar bastante comuns em um futuro bem próximo. São desde exames feitos remotamente com toda eficiência de um laboratório até aparelhos que monitoram uma gravidez de alto risco mesmo longe do hospital.
Outra tendência para o setor de saúde é o gerenciamento de todos os processos hospitalares de forma integrada, desde a admissão do paciente até sua saída. A ideia é que os dados dos pacientes, como resultados de exames, medicamentos receitados e qualquer outra informação relevante, sejam armazenados em um banco de dados e acessível, inclusive, pelos próprios doentes. Uma solução desenvolvida pela T-Systems na Áustria e implementada em 270 clínicas na Europa possibilitam que médicos e pacientes vejam seu prontuário atualizado em iPhones, iPads e iPods.
"Imagine que uma pessoa está internada tomando penicilina e uma enfermeira chega no quarto do paciente com uma ampola de bezetacil. Automaticamente um alarme soaria, avisando que aquele remédio não corresponde ao prontuário daquele paciente. Estas soluções evitariam até erro humano", comenta Luiz Carlos Hirayama, responsável pelo desenvolvimento de negócios da T-Systems.
(Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/a-evolucao-da-telemedicina>. Adaptado.)
Texto II
O lado negro dos aadaets
É difícil imaginar a vida sem eles. Mas computadores, smartphones, tablets e demais eletrônicos também têm um lado ruim: sua produção polui, esgota os recursos naturais e, em alguns casos, envolve até trabalho infantil.
Texto III
"Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará." (BíbliaSagrada. Daniel 12:4.)
O avanço da tecnologia trouxe, e ainda trará, muitos avanços, especialmente na área da saúde. Entretanto, não há como negar que junto com todos esses benefícios, grandes problemas de ordem ambiental e até social compõem o pacote do avanço científico. Considerando os textos anteriores como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema:
"A tecnologia a serviço da saúde: equilíbrio entre os benefícios e impactos negativos do avanço tecnológico na sociedade."
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre tecnologia e saúde, percebe-se que o equilíbrio entre os benefícios e impactos negativos do avanço tecnológico na saúde é crucial para o desenvolvimento sustentável da sociedade. Nesse contexto, defende-se que é essencial buscar um equilíbrio entre os avanços tecnológicos na saúde e os impactos ambientais e sociais. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar os benefícios dos avanços tecnológicos na saúde e os impactos negativos ambientais e sociais da tecnologia.
Preliminarmente, os avanços tecnológicos na saúde têm proporcionado melhorias significativas na qualidade de vida e na eficiência dos tratamentos médicos. Conforme especialistas em saúde digital, a telemedicina e os dispositivos de monitoramento remoto têm permitido diagnósticos mais rápidos e precisos, além de facilitar o acesso a cuidados médicos em áreas remotas. Além disso, a integração de dados de pacientes em plataformas digitais tem melhorado a gestão hospitalar e reduzido erros médicos. Por exemplo, sistemas que alertam profissionais de saúde sobre interações medicamentosas perigosas têm salvado vidas e evitado complicações desnecessárias.
Por outro lado, os impactos negativos ambientais e sociais da tecnologia não podem ser ignorados. De acordo com relatórios ambientais, a produção de dispositivos eletrônicos contribui para a poluição e o esgotamento de recursos naturais, além de estar associada a práticas laborais questionáveis em algumas regiões. Ademais, o descarte inadequado de equipamentos eletrônicos gera resíduos tóxicos que afetam o meio ambiente e a saúde pública. Um exemplo disso é o acúmulo de "lixo eletrônico" em países em desenvolvimento, onde a reciclagem inadequada pode liberar substâncias nocivas no solo e na água.
Desse modo, percebe-se que buscar um equilíbrio entre os avanços tecnológicos na saúde e os impactos ambientais e sociais é fundamental para garantir um futuro sustentável. Por isso, é importante promover políticas de produção e descarte sustentáveis para dispositivos eletrônicos, além de incentivar a pesquisa em tecnologias verdes e práticas laborais éticas.
Texto III
O direito frente aos problemas socioambientais ocasionados pelo lixo na sociedade de consumo
Ana Luiza Piva (2008)* diz que o homem desde sua origem sempre interagiu com a natureza retirando os recursos naturais necessários para sua sobrevivência e rejeitando as matérias usadas, mas destaca que a intensidade e a velocidade dos impactos variaram no decorrer da história, de acordo com as transformações culturais. Após a Revolução Industrial, período fundamental para a consagração da economia capitalista pautada na lógica do crescimento ilimitado da produção e do consumo, a capacidade da humanidade de intervir na natureza dá um salto enorme e, até hoje, continua aumentando de tal forma que não respeita os limites ambientais globais, inclusive em relação à capacidade do Planeta de absorver os resíduos sólidos produzidos. Segundo a autora, a sociedade atualmente vive uma intensa crise ambiental e necessita reformular os padrões socioeconômicos, institucionais e culturais que possibilitem promover o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.
O lixo é um dos grandes problemas socioambientais de nossos tempos. Dizemos socioambientais porque afetam não somente as questões ambientais como se pensava outrora, mas também sociais. Um exemplo disso são as recentes enchentes no estado de São Paulo, onde as chuvas torrenciais têm seu escoamento pelos bueiros interrompido pelo entupimento com o lixo disposto de forma inadequada, resultando na situação caótica em que se encontram os moradores que perdem seus familiares, bens móveis e imóveis. Além disso, há a questão da saúde, com o aumento das possibilidades de doenças como a dengue, a leptospirose etc.
Então, vemos que os problemas do lixo não se restringem mais apenas a poluição visual e do ar, contaminação do solo e das águas etc., pois em todos esses casos há uma influência direta e negativa na vida humana e, portanto, social.
(*PIVA, Ana Luíza Piva. Direito Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Cultura: Um enfoque Sobre a Responsabilidade Ambiental Pós‐Consumo. Dissertação de Mestrado em Direito. Curitiba: Universidade Católica do Paraná, 2008. Danieli Veleda Moura. Disponível em: http://www.ambito‐juridico.com.br/site.)
A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo‐argumentativo com o seguinte tema:
“Lixo urbano: efeitos ambientais e de ordem social a serem estagnados e revertidos”
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre problemas socioambientais do lixo na sociedade de consumo, defende-se que é necessário implementar medidas eficazes para mitigar os impactos negativos do lixo urbano. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar impactos ambientais do lixo urbano e consequências sociais do lixo urbano.
Preliminarmente, os impactos ambientais do lixo urbano são alarmantes e exigem atenção imediata. Conforme estudos recentes, o acúmulo inadequado de resíduos sólidos contribui para a poluição do solo, da água e do ar, afetando diretamente a biodiversidade e a qualidade de vida das populações humanas. Além disso, a decomposição do lixo em aterros sanitários libera gases de efeito estufa, como o metano, exacerbando as mudanças climáticas. Por exemplo, em grandes cidades, o descarte inadequado de lixo em rios e córregos tem levado à contaminação de fontes de água potável, prejudicando a saúde pública.
Ademais, as consequências sociais do lixo urbano são igualmente preocupantes e requerem soluções urgentes. De acordo com especialistas, o lixo acumulado em áreas urbanas contribui para a proliferação de doenças, como dengue e leptospirose, que afetam desproporcionalmente as populações mais vulneráveis. Além disso, o entupimento de bueiros e sistemas de drenagem por resíduos sólidos tem causado enchentes frequentes, resultando em perdas materiais e humanas significativas. Por exemplo, as enchentes em São Paulo, agravadas pelo descarte inadequado de lixo, têm causado grandes transtornos à população, evidenciando a necessidade de uma gestão mais eficiente dos resíduos.
Desse modo, percebe-se que a implementação de medidas eficazes é crucial para mitigar os impactos negativos do lixo urbano. Por isso, é importante promover campanhas de conscientização sobre a importância da reciclagem, investir em infraestrutura adequada para a coleta e tratamento de resíduos, e implementar políticas públicas que incentivem a redução, reutilização e reciclagem de materiais.
Texto I
Tranquilidade – Uma cidade há 4 anos sem um assassinato
RIO – Num estado com 74% da população concentrada em apenas 19 municípios da Região Metropolitana, é difícil para quem vive enfurnado na loucura da cidade grande imaginar que ainda haja em território fluminense lugares onde se viva uma vida de interior. Onde se coloca cadeira na calçada para falar da vida alheia, onde a diversão gira em torno daquela clássica pracinha com uma igreja ao fundo e onde prédios altos são uma raríssima exceção na paisagem. A partir deste domingo, através de algumas curiosidades, O GLOBO inicia uma excursão por pequenos municípios que guardam características únicas – uns a poucas horas de viagem, outros, na divisa com outros estados – e replicam problemas comuns aos grandes centros: é “O Rio que o Rio não conhece”.
O fim do fardo da violência
A primeira escala da viagem nem é das mais distantes: são cerca de três horas para percorrer os 190 quilômetros que separam o Centro do Rio de Carmo, na Região Serrana. Com 17.434 habitantes, o município tem uma estatística de dar inveja: dados levantados pelo Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec), da Universidade Candido Mendes, mostram que a cidade é a que está há mais tempo em todo o estado sem registrar um caso de homicídio. O último foi em abril de 2010. Ou seja, são nada menos do que quatro anos sem um caso de assassinato.
(O Globo, 01 de junho de 2014.)
Texto II
Violência aumenta em cidades do interior do Estado
Os crimes violentos contra o patrimônio são a principal preocupação dos moradores e comerciantes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Dados obtidos pelo Estado de Minas mostram que os índices de roubos registrados pelas polícias Militar e Civil nos dois primeiros meses de 2014 estão crescendo em um ritmo acelerado em comparação com o ano passado.
O aumento da violência é generalizado. Dos 34 municípios da Grande BH, em 24 a média desse tipo de crime em janeiro e fevereiro é superior à de 2013. Em dois (Brumadinho e Esmeraldas), o patamar é o mesmo, e só oito estão abaixo dos percentuais do ano anterior. Há municípios em que o percentual de roubos cresceu 150%, caso de Capim Branco. Até as menores cidades da RMBH, como Rio Manso, com pouco mais de 5,5 mil habitantes, enfrentam situações de perigo que antes só eram comuns nos municípios maiores, como BH, Betim e Contagem. As autoridades policiais também se mostram preocupadas e buscam iniciativas capazes de reduzir a insegurança.
(Disponível em: http://www.viacomercial.com.br/2014/04/violencia‐aumenta‐em‐cidades‐do‐interior‐do‐estado/.)
Texto III
A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo‐argumentativo com o seguinte tema:
“Violência urbana, o enfrentamento de um problema social”.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre segurança pública, percebe-se que o enfrentamento da violência urbana é um problema social complexo que demanda soluções abrangentes e coordenadas. Nesse contexto, defende-se que a violência urbana é um desafio social que requer estratégias integradas de segurança e desenvolvimento comunitário. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância de políticas públicas eficazes na redução da violência urbana e o papel da comunidade e da educação na prevenção da violência.
Preliminarmente, a importância de políticas públicas eficazes na redução da violência urbana é fundamental para mitigar os índices de criminalidade. Segundo especialistas em segurança pública, a implementação de políticas públicas bem estruturadas, que incluam o aumento do efetivo policial, a melhoria das condições de trabalho dos agentes de segurança e o investimento em tecnologia, pode resultar em uma significativa redução dos índices de violência. Além disso, é essencial que essas políticas sejam acompanhadas de ações sociais que visem a inclusão e o desenvolvimento econômico das regiões mais afetadas pela violência. Um exemplo disso é o sucesso de programas de policiamento comunitário, que promovem a aproximação entre a polícia e a comunidade, resultando em maior confiança e cooperação mútua.
Ademais, o papel da comunidade e da educação na prevenção da violência é igualmente crucial. De acordo com estudos sociológicos, a educação de qualidade e o fortalecimento dos laços comunitários são ferramentas poderosas na prevenção da criminalidade, pois promovem valores de cidadania e respeito mútuo. Além disso, programas educacionais que incluam atividades extracurriculares e projetos sociais podem afastar os jovens da criminalidade, oferecendo-lhes alternativas construtivas para o futuro. Um exemplo disso é a implementação de projetos esportivos e culturais em comunidades vulneráveis, que têm mostrado resultados positivos na redução da violência juvenil.
Desse modo, percebe-se que o enfrentamento da violência urbana requer uma abordagem integrada que combine segurança pública e desenvolvimento social. Por isso, é importante que governos, sociedade civil e instituições educacionais trabalhem juntos na elaboração e implementação de políticas que promovam a segurança e o bem-estar social, garantindo um futuro mais seguro e justo para todos.
Texto I
Ela só queria ir para a escola
Baleada por defender o direito feminino à educação, Malala foi a mais jovem indicada a um Prêmio Nobel da Paz.
Há poucos meses, uma garota discursou na Assembleia Geral da ONU. Ela é Malala Yousafzai, paquistanesa que foi baleada no rosto por militantes do Taleban por defender o direito de as meninas do seu país frequentarem a escola.
“Queridos amigos”, ela disse, “em outubro de 2012, o Taleban atirou no lado esquerdo da minha testa, pensando que as balas iriam me silenciar. Mas eles falharam”. Seu crime? Estudar, algo que, segundo a rígida interpretação do grupo radical islâmico, é uma prerrogativa masculina.
Malala, para quem os extremistas “têm medo de mulheres instruídas”, foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz, tornando‐se sua mais jovem concorrente. [...]
Se aos 10 anos a pequena Malala combinava o sonho de se tornar médica com certa dose de conformismo, aos 12 a garota já demonstrava eloquência incomum. “Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo. Educação é a única solução”, disse a jovem naquele 12 de julho, pelo que foi aplaudida à exaustão. A propósito, a data do já histórico discurso foi eternizada pela ONU como o Malala Day.
(Carta na Escola, número 81, novembro de 2013. Fragmento.)
Texto II
Carta na Escola: O senhor defende que, mais do que conteúdos básicos, a escola deve ensinar o aluno a aprender. Como isso pode ser feito?
*Richard Murnane: Isso é essencial e é resultado das mudanças em nossa economia. Eu conheço mais da economia americana do que da brasileira, mas acredito que o que está acontecendo hoje nos EUA também ocorrerá no Brasil, na medida em que o País se desenvolver e os salários aumentarem. Como resultado dos avanços das tecnologias, especialmente as ligadas à computação, empregos que exijam seguir procedimentos e realizar uma tarefa várias vezes, mecanicamente, como, por exemplo, arquivar ou datilografar, serão feitos por máquinas. Qualquer tarefa que possa ser definida como seguir um procedimento de maneira rotineira poderá ser realizada por um computador.
*Richard Murnane é economista e professor da Faculdade de Educação de Harvard.
(Carta na Escola, número 82, dezembro de 2013. Fragmento.)
Texto III
Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo. (Paulo Freire.)
Considerando os textos anteriores como motivadores, redija um texto dissertativo‐argumentativo, posicionando‐se acerca do seguinte tema:
“A educação como agente de transformações sociais”.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre o papel da educação na sociedade, defende-se que ela é fundamental para promover mudanças sociais significativas. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a educação como ferramenta de empoderamento individual e a educação como motor de desenvolvimento econômico e social.
Preliminarmente, a educação como ferramenta de empoderamento individual é crucial. Conforme defendido por Paulo Freire, a educação tem o poder de mudar pessoas, e são essas pessoas que transformam o mundo. Além disso, a educação proporciona às pessoas o conhecimento e as habilidades necessárias para questionar e desafiar estruturas sociais injustas. Um exemplo disso é a história de Malala Yousafzai, que, ao lutar pelo direito à educação, não só transformou sua própria vida, mas também inspirou mudanças significativas na percepção global sobre a educação feminina.
Ademais, a educação como motor de desenvolvimento econômico e social é igualmente significativa. De acordo com especialistas, a educação deve ir além dos conteúdos básicos e ensinar os alunos a aprender, preparando-os para um mercado de trabalho em constante evolução. Consequentemente, a educação de qualidade pode reduzir desigualdades sociais e promover o crescimento econômico sustentável. Um exemplo claro é o impacto positivo que a educação teve em países como a Coreia do Sul, onde investimentos em educação resultaram em um rápido desenvolvimento econômico e social.
Desse modo, percebe-se que a educação é essencial para catalisar transformações sociais profundas e duradouras. Por isso, é importante que governos e sociedade civil invistam em sistemas educacionais inclusivos e de qualidade, garantindo que todos tenham acesso à educação como um direito fundamental.
Polícia de SP investiga morte de paratleta na São Silvestre como homicídio culposo
Ele morreu na última segunda-feira depois de perder o controle da cadeira de rodas e se chocar contra um muro.
A polícia de São Paulo investiga a morte do paratleta Israel Cruz Jackson como homicídio culposo. Ele morreu na última segunda-feira depois de perder o controle da cadeira de rodas e se chocar contra um muro na corrida de São Silvestre. A intenção da polícia é apurar se houve responsabilidade da organização da prova. Entre as hipóteses para o acidente estão erros na escolha do trajeto ou falha da cadeira usada por Israel.
(Disponível em: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/policia/2013/01/02/POLICIA-DE-SP-INVESTIGA-MORTE-DE-PARATLETA-NASAO-SILVESTRE-COMO-HOMICIDIO-CULPOSO.htm#ixzz2IG22BK2L – 02/01/2013.)
Esporte paraolímpico
Com o fim da 2ª Guerra Mundial, o grande número de combatentes que sofreu graves lesões corporais tomou conta dos países europeus que participaram do conflito. Essa nova realidade influenciou o início de um trabalho de reabilitação médica e social de veteranos de guerra. São essas as raízes dos esportes paraolímpicos, que por meio da prática de atividade esportiva, é possível restabelecer a saúde física e mental do indivíduo.
No Brasil, o esporte paraolímpico começou a ser praticado pelo cadeirante Robson Sampaio de Almeida, em parceria com seu amigo Aldo Miccolis. Os dois fundaram o Clube do Otimismo no Rio de Janeiro e, meses depois, Sergio Seraphin Del Grande fundou o Clube dos Paraplégicos de São Paulo. Almeida e Del Grande, depois de tratarem-se em hospitais norte-americanos e presenciarem pessoas em cadeira de rodas praticando esporte, trouxeram a ideia para o Brasil.
(Disponível em: http://www.brasil.gov.br/sobre/esporte/esporte-paralimpico)
Em 2016, o maior evento esportivo do planeta terá lugar na América do Sul pela primeira vez na história. A cidade do Rio de Janeiro terá o orgulho de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
A vitória do Rio foi a coroação maior de uma trajetória de conquistas, mas, acima de tudo, o início de uma caminhada de grandes oportunidades e desafios.
A infraestrutura necessária para a realização dos Jogos impressiona em cada detalhe. Serão mais de 100 mil pessoas envolvidas diretamente na organização, incluindo 70 mil voluntários, e milhões impactados na cidade, no país e no continente. São esperados mais de 4.200 atletas paraolímpicos de cerca de 150 nações ao redor do mundo, além de milhares de profissionais de imprensa, de apoio, apaixonados pelo esporte e turistas de todos os cantos do globo.
Além de toda a estrutura envolvida, os Jogos Paralímpicos deixarão um legado de acessibilidade, mudança de mentalidade e novas escolas de esportes paralímpicos.
(Disponível em: http://www.rio2016.org/os-jogos/paralimpicos/evento)
Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo tendo como tema:
“Esporte paraolímpico: segurança e responsabilidade na superação de obstáculos.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre segurança no esporte , percebe-se que a responsabilidade e a superação de obstáculos no esporte paraolímpico são essenciais para garantir a integridade dos atletas e o sucesso dos eventos. Nesse contexto, defende-se que a segurança dos atletas paraolímpicos deve ser garantida por meio de medidas adequadas de responsabilidade e infraestrutura. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da segurança e responsabilidade na organização de eventos paraolímpicos e o legado de acessibilidade e conscientização promovido pelos eventos paraolímpicos.
Preliminarmente, a importância da segurança e responsabilidade na organização de eventos paraolímpicos é fundamental para evitar acidentes e garantir a integridade dos atletas. Segundo especialistas em gestão esportiva, a organização de eventos esportivos deve seguir rigorosos padrões de segurança, considerando as particularidades dos atletas paraolímpicos e suas necessidades específicas. Além disso, a escolha do trajeto e a qualidade dos equipamentos utilizados são aspectos cruciais para prevenir acidentes. Por exemplo, a implementação de rotas seguras e a manutenção adequada das cadeiras de rodas podem fazer a diferença na segurança dos competidores.
Ademais, o legado de acessibilidade e conscientização promovido pelos eventos paraolímpicos é um aspecto de extrema relevância. Conforme relatado por organizações internacionais de esportes paraolímpicos, esses eventos não apenas destacam as habilidades dos atletas, mas também promovem uma mudança de mentalidade em relação à inclusão e acessibilidade. Consequentemente, a realização de eventos como os Jogos Paralímpicos no Rio de Janeiro em 2016 deixou um legado duradouro de infraestrutura acessível e inspirou novas gerações de atletas. Um exemplo disso é o aumento do interesse e investimento em esportes paraolímpicos no Brasil após o evento.
Desse modo, percebe-se que a garantia de segurança e responsabilidade é essencial para o sucesso e integridade dos eventos paraolímpicos. Por isso, é importante que organizadores e autoridades esportivas implementem medidas rigorosas de segurança e promovam a conscientização sobre a importância da acessibilidade e inclusão.
Texto I
Organizados por sindicatos, mais de 100 mil protestam em 150 cidades
Atos liderados por centrais sindicais tomam ruas de todos os estados e DF.
Em 18 estados, mais de 80 trechos de rodovias foram bloqueados.
Pelo menos 156 cidades de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal tiveram protestos nesta quinta-feira (11), Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações organizado por centrais sindicais e movimentos sociais. Mais de 100 mil pessoas foram às ruas e estradas reivindicar melhorias nos transportes, saúde, educação, benefícios trabalhistas e reforma agrária, entre outras pautas. Durante todo o dia, mais de 80 trechos de rodovias em 18 estados foram parcial ou totalmente bloqueadas por manifestantes. Os atos foram pacíficos e houve poucos registros de tumultos. Em algumas estradas, manifestantes foram atropelados por motoristas.
Além de atos em rodovias, passeatas ocuparam ruas e avenidas de diversas cidades, fecharam o acesso a alguns portos e impediram o funcionamento de serviços de transporte público e de correio. Em ao menos cinco estados agências bancárias não abriram normalmente.
Manifestantes também defenderam pautas trabalhistas, como fim do fator previdenciário e das terceirizações, valorização da aposentadoria e redução da jornada de trabalho. Também houve pelo fim dos leilões de poços de petróleo, entre muitas outras pautas de diferentes setores.
(Disponível em: http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/07/organizados-por-sindicatos-mais-de-100-mil-protestam-em-150-cidades.html. Acesso em: 11/07/2013.)
Texto II
Manifestação sim, vandalismo não
As ondas de manifestações/vandalismo continuam pelo Brasil. Nesta terça-feira (30), São Paulo foi palco de mais uma manifestação em que houve confronto com a polícia.
O que não se pode admitir é o vandalismo que tem dado lugar às manifestações. O direito de manifestar o livre pensamento e até de protestar contra os governantes, sejam estes quem forem, é legítimo e garantido constitucionalmente. O que não se pode concordar e referendar são os atos de violência.
(Marcos Pereira. Disponível em: http://noticias.r7.com/blogs/marcos-pereira/2013/08/01/manifestacao-sim-vandalismo-nao/. Acesso em: 05/08/2013.)
Texto III
Vivemos em um país democrático, portanto, reivindicações e protestos são garantidos pela Constituição. Porém, existem aqueles que preferem substituir o diálogo racional por vandalismo e violência. Com base nos textos motivadores, produza um texto dissertativo-argumentativo em que seja apresentado seu ponto de vista acerca das recentes manifestações ocorridas em nosso país, indicando, ainda, seu posicionamento numa situação real enquanto agente responsável por manter a segurança da comunidade, mediando conflitos e respeitando os direitos fundamentais do cidadão.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre manifestações no Brasil, percebe-se que os protestos e o vandalismo no contexto democrático brasileiro são questões complexas e interligadas. Nesse contexto, defende-se que é crucial garantir o direito de manifestação pacífica enquanto se combate o vandalismo. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o papel das manifestações na democracia e a distinção necessária entre protesto legítimo e vandalismo.
Preliminarmente, o papel das manifestações na democracia é fundamental, pois elas representam a voz do povo e são um meio de reivindicar direitos e mudanças sociais. Conforme teóricos da democracia, as manifestações são uma expressão legítima da vontade popular e um mecanismo para pressionar o governo a atender às demandas sociais. Além disso, elas promovem o debate público e a conscientização sobre questões sociais importantes. Por exemplo, os protestos de 2013 no Brasil trouxeram à tona a discussão sobre a qualidade dos serviços públicos e a corrupção.
Ademais, a distinção necessária entre protesto legítimo e vandalismo é crucial para manter a ordem e a segurança durante as manifestações. Segundo especialistas em segurança pública, enquanto o protesto pacífico é um direito constitucional, o vandalismo é uma violação da lei que prejudica a sociedade e deslegitima as causas defendidas. Portanto, é essencial que as autoridades consigam identificar e isolar atos de vandalismo sem reprimir o direito de manifestação. Um exemplo disso é a atuação de forças de segurança treinadas para lidar com multidões de forma a minimizar confrontos e proteger os manifestantes pacíficos.
Desse modo, percebe-se que é vital assegurar o direito de manifestação pacífica enquanto se combate o vandalismo para preservar a democracia e a ordem pública. Por isso, é importante que haja políticas públicas que promovam a educação cívica e o treinamento adequado das forças de segurança para lidar com protestos, além de um diálogo constante entre governo e sociedade civil para atender às demandas sociais de forma pacífica e eficaz.
Texto I
Nelson Mandela, um advogado da educação
Legado de Madiba para a educação passa pela defesa firme da educação de qualidade para todos.
[...] Mesmo depois de seu período na presidência e já octogenário, Mandela não deixou de lado sua ligação com educação. Em 2003, ele participou do lançamento da rede Mindset, uma organização sem fins lucrativos que provê material educativo e curricular para alunos e professores em vários temas, desde economia, matemática e física até tecnologia e orientação para a vida. Na ocasião, proferiu uma de suas aspas mais famosas e que resume parte de seus valores. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, disse ele. E avisou: “Vou usar o resto dos meus dias para ajudar a África do Sul a se tornar mais segura, saudável e educada”. [...]
O legado de Mandela para a educação, portanto, passa pela defesa firme de uma educação de qualidade para todos, seja na cidade no campo, na escola ou na universidade. A educação, para ele, era uma forma de empoderar e libertar as pessoas, e a liberdade sempre foi sua maior bandeira. “Uma boa mente e um bom coração são sempre uma combinação formidável. Mas quando você adiciona a isso um idioma bem falado ou uma caneta, então você tem uma coisa realmente especial”, dizia ele. (Patrícia Gomes. Jornal do Brasil. 12/12/2013. Adaptado.)
Texto II
Mito ou fato: o brasileiro dá valor à educação?
Para Ricardo Henriques (economista, superintendente executivo do Instituto Unibanco e professor da UFF), a geração que não foi escolarizada busca a mobilidade social colocando seus filhos na escola. “No entanto, tem a memória ainda, dada a sua baixa escolarização, que rebate na não valorização da educação. Por outro lado, a gente tem outro grande desafio: a elite brasileira ainda não reconhece o conhecimento como uma variável crucial para a mudança do país”, aponta.
Segundo Fernando Abrúcio (cientista político, professor da FGV e comentarista da rádio CBN), é preciso aproximar o conhecimento transmitido na escola do cotidiano dos jovens. “Se a gente não conseguir mostrar a relação entre a educação e a vida das pessoas, é muito difícil que as pessoas deem valor à educação”, avalia.
(Disponível em: http://g1.globo.com/globo‐news/noticia/2013/12/especialistas‐debatem‐quatro‐mitos‐e‐fatos‐da‐educacao‐brasileira.html.)
Texto III
Considerando os textos anteriores como motivadores, redija um texto dissertativo‐argumentativo, posicionando‐se acerca do seguinte tema:
“O real valor da educação e o valor a ela atribuído nos dias atuais”.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre valorização da educação, percebe-se que o valor real da educação e sua percepção atual são frequentemente descompassados. Nesse contexto, defende-se que a educação é subvalorizada, apesar de ser essencial para o progresso social e individual. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da educação para o desenvolvimento social e os desafios na valorização da educação no Brasil.
Preliminarmente, a importância da educação para o desenvolvimento social é inquestionável. Conforme defendido por Nelson Mandela, a educação é a arma mais poderosa para transformar o mundo, pois empodera indivíduos e promove a liberdade. Além disso, a educação de qualidade contribui para a redução das desigualdades sociais e para a formação de cidadãos críticos e conscientes. Por exemplo, países que investem fortemente em educação, como Finlândia e Coreia do Sul, apresentam altos índices de desenvolvimento humano e inovação.
Ademais, os desafios na valorização da educação no Brasil são significativos. Segundo especialistas , a falta de valorização da educação está enraizada em uma cultura que não reconhece o conhecimento como essencial para o progresso. Consequentemente, isso se reflete em políticas públicas insuficientes e na desmotivação de alunos e professores. Um exemplo disso é a discrepância entre a qualidade do ensino público e privado, que perpetua desigualdades sociais.
Desse modo, percebe-se que a educação, embora essencial, não recebe a devida valorização em nossa sociedade. Por isso, é importante implementar políticas que promovam a valorização da educação, como o aumento de investimentos em infraestrutura escolar, formação continuada de professores e campanhas de conscientização sobre a importância do conhecimento para o desenvolvimento do país.
A imagem do funcionário público, atualmente, vem se mostrando cada vez mais desgastada como um indivíduo que se acomodou atrás de sua estabilidade, o que resulta em constante ineficiência no atendimento ao público, composto por cidadãos que constituem, numa análise macro, a origem dos próprios proventos do funcionalismo.
Independente das políticas econômicas, uma das defesas recorrentes para a privatização dos órgãos públicos é o argumento de que falta competitividade e eficiência.
Nesse sentido, refletindo acerca do trecho acima, elabore um texto dissertativo, entre 30 e 60 linhas, posicionando-se em relação ao seguintes questionamento:
Como o princípio constitucional da eficiência, quando aplicado à gestão pública e ao funcionalismo, pode, em conjunto, tornar a máquina pública mais próxima às necessidades do cidadão e modificar a percepção que a sociedade tem do funcionalismo público?
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre a imagem do funcionário público, percebe-se que a aplicação do princípio da eficiência na gestão pública é crucial para atender às necessidades dos cidadãos e melhorar a percepção do funcionalismo público. Nesse contexto, defende-se que a aplicação do princípio da eficiência pode melhorar a percepção do funcionalismo público. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da eficiência na gestão pública e estratégias para implementar a eficiência no serviço público.
Preliminarmente, a importância da eficiência na gestão pública é fundamental para garantir que os serviços prestados sejam de qualidade e atendam às expectativas dos cidadãos. De acordo com especialistas em administração pública, a eficiência é um dos pilares que sustentam uma gestão pública eficaz, pois permite que os recursos sejam utilizados de maneira otimizada, evitando desperdícios e melhorando o atendimento ao público. Além disso, a eficiência contribui para a transparência e a prestação de contas, elementos essenciais para a confiança da população nas instituições públicas. Por exemplo, países que adotaram práticas de gestão eficientes, como a digitalização de serviços e a capacitação contínua de servidores, têm demonstrado melhorias significativas na satisfação dos cidadãos.
Ademais, estratégias para implementar a eficiência no serviço público são essenciais para transformar a percepção da sociedade em relação ao funcionalismo público. Segundo estudos de gestão pública, a adoção de tecnologias inovadoras, como "softwares" de gestão e plataformas digitais, pode agilizar processos e reduzir a burocracia, tornando o atendimento mais rápido e eficaz. Além disso, a capacitação contínua dos servidores é crucial para garantir que eles estejam preparados para lidar com as demandas contemporâneas e oferecer um serviço de qualidade. Por exemplo, programas de treinamento e desenvolvimento profissional têm se mostrado eficazes em aumentar a motivação e o comprometimento dos funcionários públicos, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado.
Desse modo, percebe-se que a aplicação do princípio da eficiência na gestão pública pode transformar a percepção do funcionalismo público, tornando-o mais alinhado às necessidades dos cidadãos. Por isso, é importante que políticas públicas sejam implementadas para promover a eficiência, como a modernização dos processos e a capacitação contínua dos servidores, visando um serviço público mais eficaz e próximo da população.