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Leia os textos motivadores a seguir.

TEXTO I

Federação Paulista lança ação para incentivar presença das mulheres nos estádios

A Federação Paulista de Futebol e os 16 clubes que disputam o torneio estadual criaram uma ação para ampliar a presença das mulheres nos estádios em São Paulo. É o movimento #ElasNoEstádio.

[...]

Para planejar as ações, a entidade encomendou duas pesquisas de opinião entre mulheres. A última delas, realizada pelo Ibope / Repucom em dezembro, indicou que familiares ou amigos próximos costumam desencorajar a ida delas aos estádios. Neste contexto, as entrevistadas relatavam falta de companhia ou incentivo de seu círculo social para ir aos jogos.

Para ilustrar o processo de exclusão das torcedoras nos estádios, a federação permitiu que apenas jornalistas mulheres e cinegrafistas acompanhassem in loco a entrevista da diretora de futebol feminino da FPF e embaixadora do movimento, Aline Pellegrino, e da coordenadora de Marketing do Botafogo e representante dos clubes, Laura Louzada.

Torcidas femininas, como Bancada Das Sereias (Santos), Movimento Alvinegras (Corinthians), São PraElas (São Paulo) e VerDonnas (Palmeiras) participaram do evento. Os homens assistiram à coletiva pela TV.

Disponível em: <http://twixar.me/zTjT>. Acesso em: 21 jan. 2020 (Adaptação).

TEXTO II

Campeonato Paulista cria campanha para incentivar presença das mulheres nos estádios

[...]

Incentivando a igualdade de gênero, a Federação Paulista de Futebol, responsável pela organização do campeonato, realizou uma pesquisa que apontou que apenas 14% do público que frequenta os estádios, no Paulistão, é feminino. Com isso, todos se uniram em prol do movimento que incentiva a o aumento deste número.

Para fazer com que a ideia saia da teoria e seja realidade, a instituição responsável criará algumas medidas que serão implementadas daqui em diante nos estádios que receberão as partidas do Estadual.

[...]

Disponível em: <http://twixar.me/XTjT>. Acesso em: 21 jan. 2020 (Adaptação).

Tendo como base as informações dos textos motivadores e os seus conhecimentos sobre o assunto, REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO em norma-padrão da língua portuguesa ressaltando a importância de movimentos que incentivem a presença de mulheres nos estádios. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista, apresentando, também, sugestões de medidas que podem contribuir para incentivar a presença das mulheres nos estádios.

Rascunho Eficiente

Assunto: Presença feminina nos estádios de futebol
Tema: Importância de movimentos que incentivem a presença de mulheres nos estádios
Tese: Movimentos que promovem a presença feminina nos estádios são essenciais para a igualdade de gênero e a inclusão social
Tópico 1: Barreiras culturais e sociais enfrentadas pelas mulheres
Tópico 2: Medidas e ações para aumentar a presença feminina

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre presença feminina nos estádios de futebol, percebe-se que a promoção de movimentos que incentivem a presença das mulheres nos estádios é crucial para a igualdade de gênero e a inclusão social. Nesse contexto, defende-se que iniciativas que promovem a presença feminina nos estádios são fundamentais para a promoção da igualdade de gênero e a inclusão social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar barreiras culturais e sociais enfrentadas pelas mulheres e medidas e ações para aumentar a presença feminina.

Preliminarmente, é necessário compreender as barreiras culturais e sociais enfrentadas pelas mulheres nos estádios, que são significativas. Segundo especialistas em Sociologia do esporte, as mulheres frequentemente enfrentam preconceitos e estigmas que as desencorajam de frequentar ambientes tradicionalmente masculinos, como os estádios de futebol. Além disso, a falta de segurança e o medo de assédio são fatores que contribuem para a baixa presença feminina. Por exemplo, pesquisas indicam que muitas mulheres evitam ir sozinhas aos jogos devido ao receio de violência ou discriminação.

Ademais, é crucial implementar medidas e ações que incentivem a presença feminina nos estádios, promovendo um ambiente mais inclusivo e seguro. Conforme apontam estudos de "marketing" esportivo, ações como campanhas de conscientização, melhorias na infraestrutura dos estádios e a criação de espaços exclusivos para mulheres podem aumentar significativamente a presença feminina. Além disso, a participação ativa de torcidas femininas organizadas pode servir como um exemplo positivo e encorajador para outras mulheres. Um exemplo disso é a atuação de grupos como a Bancada Das Sereias, que promovem a união e a presença feminina nos jogos.

Desse modo, percebe-se que a promoção de movimentos que incentivem a presença feminina nos estádios é essencial para a igualdade de gênero e a inclusão social. Por isso, é importante que clubes, federações e governos trabalhem em conjunto para implementar políticas que garantam a segurança e o bem-estar das mulheres nos estádios, além de promover campanhas educativas que desconstruam preconceitos e incentivem a participação feminina no futebol.


Leia estes textos.

TEXTO I

Após muito refletir sobre a sociedade em rede e a galáxia da internet, o sociólogo espanhol Manuel Castells (2001) chegou à conclusão de que a internet é “o tecido de nossas vidas” (p. 7). Ouso dizer que esta afirmação, quando aplicada ao contexto da pandemia de Covid-19, nunca fez tanto sentido. Com a necessidade do distanciamento social como medida-chave para evitar a propagação do novo coronavírus, a internet e, mais especificamente, as mídias sociais, permitem que bilhões de pessoas possam manter contato com suas famílias e amigos enquanto tentam lidar com a grande carga mental gerada neste momento de emergência.

Ironicamente, essas mesmas mídias sociais que ajudam as pessoas a enfrentarem os desafios impostos pela Covid-19 contribuíram para chegarmos em um ponto crítico da história da saúde pública mundial. Em fevereiro deste ano, na Conferência de Segurança de Munique, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, deu um importante alerta ao mundo: “Não estamos lutando apenas contra uma pandemia; estamos lutando contra uma infodemia” – termo que denota um aumento significativo no volume de informações circulando, sejam elas corretas ou não.

DOMINGUES, Larissa. Infodemia: uma ameaça à saúde pública global durante e após a pandemia de Covid-19.
In: Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 12-17, jan./mar. 2021
[www.reciis.icict.fiocruz.br] e-ISSN 1981-6278. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2237/2413#
Acesso em: 14 ago. 2021.

TEXTO II

A Academia Brasileira de Letras (ABL) acaba de adicionar mais de mil novos vocábulos ao dicionário da língua portuguesa. Isso inclui um que chama muita atenção por estar diretamente relacionado à “epidemia” de informação que vivemos atualmente: a chamada infodemia.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infodemia se caracteriza por um aumento excessivo no volume de informações relacionadas a um determinado assunto. Essas notícias (falsas e verdadeiras) acabam tornando difícil a simples tarefa de se informar e encontrar fontes e orientações confiáveis quando se precisa.

Embora o termo tenha sido adicionado recentemente ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), o fenômeno da infodemia não surgiu exatamente por conta da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, mas ganhou nome próprio durante a crise sanitária. A palavra faz referência ao excesso de notícias compartilhadas, algumas verdadeiras e outras não.

MARATA, Eduardo. O que é infodemia? Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/ciencia/222592-infodemia-entenda-novo-termodicionario-lingua-portuguesa.htm. Acesso em: 15 ago. 2021.

TEXTO III

Umberto Eco: “Informação demais faz mal”

O escritor italiano diz que a internet é perigosa para o ignorante e útil para o sábio – ela não filtra o conhecimento e
congestiona a memória do usuário

ÉPOCA – Apesar da evolução, o senhor vê a internet como um perigo para o saber?

Umberto Eco – A internet não seleciona a informação. Há de tudo por lá. A Wikipédia presta um desserviço ao internauta.
[...]. A internet ainda é um mundo selvagem e perigoso. Tudo surge lá sem hierarquia. A imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação. O excesso de informação provoca a amnésia. Informação demais faz mal. Quando não lembramos o que aprendemos, ficamos parecidos com animais. Conhecer é cortar, é selecionar.

GIRON, Luís Antônio. Disponível em: https://epoca.oglobo.globo.com/ideias/noticia/2013/07/bumberto-ecob-informacao-demais-fazmal.html. Acesso em: 12 ago. 2021. [Fragmento]

Com base na leitura dos Textos I, II e III , redija um texto dissertativo-argumentativo sobre a influência da internet e das mídias sociais na atual escalada da infodemia que é o aumento da quantidade de informações relacionadas a determinados temas. Em seu texto, aborde, com argumentos claros e consistentes, a respeito da importância da mobilização da comunidade para controlar esse fenômeno que tomou dimensões inéditas em nossa sociedade.

Rascunho Eficiente

Assunto: influência da internet e das mídias sociais
Tema: impacto das mídias digitais na disseminação de informações
Tese: a sociedade deve se mobilizar para mitigar a infodemia
Tópico 1: papel das mídias sociais na propagação de informações
Tópico 2: importância da educação midiática e da verificação de fatos

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a influência da internet , percebe-se que o impacto das mídias digitais na disseminação de informações é significativo e complexo. Nesse contexto, defende-se que a sociedade deve se mobilizar para mitigar a infodemia. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o papel das mídias sociais na propagação de informações e a importância da educação midiática e da verificação de fatos.

Preliminarmente, o papel das mídias sociais na propagação de informações é crucial e multifacetado. Conforme especialistas, a internet se tornou o tecido de nossas vidas, conectando pessoas e permitindo a troca rápida de informações. Entretanto, essa mesma rapidez facilita a disseminação de informações falsas, contribuindo para a infodemia. Por exemplo, durante a pandemia de Covid-19, as redes sociais foram palco de inúmeras "fake news", dificultando a obtenção de informações precisas e confiáveis.

Além disso, a importância da educação midiática e da verificação de fatos é fundamental para combater a infodemia. Conforme os principais meios de comunicação, a internet é um espaço onde a informação não é hierarquizada, tornando-se perigosa para os desinformados. Portanto, a educação midiática deve ser promovida, capacitando os indivíduos a discernir entre informações verdadeiras e falsas. Um exemplo disso é a implementação de programas educacionais que ensinam técnicas de verificação de fatos e análise crítica de conteúdos online.

Desse modo, percebe-se que a mobilização da sociedade é essencial para controlar a infodemia e promover um ambiente informacional mais saudável. Por isso, é importante que governos, instituições educacionais e empresas de tecnologia trabalhem juntos para implementar políticas de educação midiática e desenvolver ferramentas eficazes de verificação de informações.


A Caixa é uma empresa pública brasileira que exerce um papel fundamental no desenvolvimento do país. A sua atuação como instituição financeira apoia-se em vários valores, e um dos fundamentais é a proteção da privacidade dos dados pessoais de seus clientes, usuários e colaboradores.

O texto abaixo tem o objetivo de situar sua discussão e deve ser usado como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.

Política de segurança e informação

Objetivo

1.1 Estabelecer diretrizes aplicáveis aos usuários, no que se refere aos temas segurança da informação, segurança cibernética, segurança física de ambientes e de pessoas, segurança de canais, produtos e serviços, continuidade de negócios, uso e tratamento de dados e informações.

1.2 Estabelecer diretrizes que norteiam a segurança cibernética contra ameaças e ataques cibernéticos, através da prevenção, detecção e redução das vulnerabilidades.

1.3 Estabelecer diretrizes que orientam as práticas de governança, gestão e tratamento de ativos de informação na CAIXA em consonância com o Plano Estratégico Corporativo CAIXA e o Plano Estratégico de Tecnologia, com a finalidade de permitir a gestão de dados e informações como ativos da Instituição.

Disponível em: https://www.caixa.gov.br/Downloads/caixa-governanca-politica-seguranca-informacao.pdf.
Acesso em: 23 set. 2021. Adaptado.

Ao navegar pelo site de uma empresa, utilizar seus aplicativos, canais e serviços ou contratar um produto, o cliente disponibiliza informações. Dessa forma, é obrigação da empresa agir com ética, transparência e responsabilidade, seguindo rigorosamente as leis e práticas de segurança mais atuais do mercado e, para garantir a sua privacidade.

Tomando como ponto de partida essas reflexões e a Política de segurança e informação da Caixa, bem como sua experiência pessoal, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você, justificando sua opinião, discuta o tema a seguir.

De que modo a proteção dos dados dos clientes contribui para a confiabilidade de uma empresa?

Rascunho Eficiente

Assunto: Proteção de dados pessoais
Tema: A importância da proteção de dados para a confiabilidade empresarial
Tese: A proteção de dados é essencial para fortalecer a confiança dos clientes em uma empresa
Tópico 1: Segurança da informação como pilar de confiança
Tópico 2: Impacto da proteção de dados na reputação corporativa

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre proteção de dados pessoais, defende-se que a segurança dos dados é crucial para aumentar a confiança dos clientes em uma empresa. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar segurança da informação como pilar de confiança e impacto da proteção de dados na reputação corporativa.

Preliminarmente, a segurança da informação constitui um pilar fundamental para a confiança dos clientes em qualquer instituição. De acordo com especialistas em segurança cibernética, a proteção eficaz dos dados pessoais dos clientes não apenas previne fraudes e violações de privacidade, mas também fortalece o vínculo de confiança entre a empresa e seus clientes. Além disso, a implementação de políticas rigorosas de segurança da informação demonstra o compromisso da empresa com a integridade e a confidencialidade dos dados. Por exemplo, a adoção de tecnologias avançadas de criptografia e autenticação multifatorial pode servir como um diferencial competitivo, reforçando a percepção de segurança entre os clientes.

Ademais, o impacto da proteção de dados na reputação corporativa é extremamente significativo. Conforme relatórios de mercado, empresas que sofrem vazamentos de dados frequentemente enfrentam danos irreparáveis à sua imagem, resultando em perda de clientes e queda no valor de mercado. Consequentemente, a manutenção de uma reputação sólida depende diretamente da capacidade da empresa de proteger as informações dos seus clientes. Um exemplo disso é o caso de empresas que investem em certificações de segurança, como a ISO 27001, que atestam seu compromisso com a proteção de dados e, assim, melhoram sua imagem perante o público.

Desse modo, percebe-se que a proteção de dados é vital para consolidar a confiança dos clientes em uma empresa. Por isso, é importante que as empresas invistam continuamente em tecnologias de segurança e em treinamentos para seus colaboradores, garantindo a proteção dos dados e, consequentemente, a confiança de seus clientes.


Para Roberto Mangabeira Unger, o Brasil “fervilha de energia humana”, mas é um país “no qual a maioria não tem como transformar essa energia em ação fecunda”.

(Folha de São Paulo. Opinião. 09/05/2013)

Algumas das propostas de superação desse impasse, sob a óptica de Unger, incluem:

“Seguir rumo a um modelo de desenvolvimento que assegure a primazia dos interesses do trabalho e da produção. Fazer, portanto, com que a democratização de oportunidades para trabalhar e produzir seja o próprio motor do crescimento econômico.”

(Adaptado de: law. harvard. edu/unger)

Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo, posicionando-se a respeito do seguinte tema:

CRESCIMENTO ECONÔMICO, TRABALHO E APROFUNDAMENTO DO IDEÁRIO DEMOCRÁTICO.

Rascunho Eficiente

Assunto: Energia humana e desenvolvimento no Brasil
Tema: Crescimento econômico e democratização das oportunidades
Tese: A democratização das oportunidades de trabalho e produção é essencial para o crescimento econômico e fortalecimento democrático
Tópico 1: Importância da democratização das oportunidades de trabalho
Tópico 2: Relação entre crescimento econômico e aprofundamento democrático

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre desenvolvimento no Brasil, defende-se que a democratização das oportunidades de trabalho e produção é essencial para o crescimento econômico e fortalecimento democrático. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da democratização das oportunidades de trabalho e a relação entre crescimento econômico e aprofundamento democrático.

Preliminarmente, a democratização das oportunidades de trabalho é crucial para o desenvolvimento sustentável do país. Segundo especialistas, a energia humana presente no Brasil precisa ser canalizada para ações produtivas que beneficiem a sociedade como um todo. Além disso, a criação de políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e a inovação pode transformar essa energia em crescimento econômico. Por exemplo, programas de capacitação profissional e acesso ao crédito para pequenos empreendedores podem aumentar significativamente a inclusão no mercado de trabalho.

Ademais, o crescimento econômico está intimamente ligado ao aprofundamento do ideário democrático. Conforme estudiosos de Economia Política, um ambiente econômico inclusivo promove a participação cidadã e fortalece as instituições democráticas. Consequentemente, o desenvolvimento econômico que prioriza o bem-estar social contribui para a estabilidade política e social. Um exemplo disso é a implementação de políticas de redistribuição de renda que não apenas reduzem a desigualdade, mas também incentivam a participação ativa dos cidadãos na vida política do país.

Desse modo, percebe-se que a democratização das oportunidades de trabalho e produção é vital para o crescimento econômico e a consolidação da democracia. Por isso, é importante que o governo e a sociedade civil trabalhem juntos para criar um ambiente propício ao desenvolvimento inclusivo, através de políticas públicas eficazes e incentivo à participação cidadã.


Texto 1

Uma das formas de se classificar uma política educacional consiste em enquadrá-la em uma política de Estado ou de governo, com o fim de considerar a maneira como ela será conduzida e implantada na esfera pública. Assim, enquanto uma política de governo se refere a um programa, ação ou plano desenvolvido para vigorar durante o período de um mandato governamental , uma política de Estado alude a um plano, uma ação ou um programa educacional com objetivos de longo prazo, elaborado para durar por um período que vai para além do exercício político de determinado partido, ou do representante deste, à frente de uma entidade do Estado, em nível municipal, estadual ou federal.

Guia prático da Política educacional no Brasil: Ações, planos, programas
e impactos / Pablo Silva M. Bispo dos Santos – 2. ed. rev e ampl.
– São Paulo: Cengage Learning, 2016, p.8.

Texto 2

A concepção de educação integral com a qual partilhamos, que embasa a proposta de extensão do tempo escolar diário, reconhece a pessoa como um todo e não como um ser fragmentado, por exemplo, entre corpo e intelecto. Entende que esta integralidade se constrói através de linguagens diversas, em variadas atividades e circunstâncias. A criança desenvolve seus aspectos afetivo, cognitivo, físico, social e outros conjuntamente. Não há hierarquia do aspecto cognitivo, por exemplo, sobre o afetivo ou social. Por isso, as atividades a que é exposta devem envolver multiplicidade de aspectos para benefício de seu desenvolvimento. Por outro lado, a criança vai se desenvolver de qualquer maneira, com escola ou sem ela, com mais tempo ou não no ambiente escolar – o processo educativo se fará de alguma forma. Mas será que com tempo escolar restrito a criança conseguirá ter garantida "a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola" (Art. 206 da Constituição)? Ou será suficiente para "assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores" (Art. 22 da LDB)?

Lúcia Velloso Maurício
(Escritos, representações e pressupostos da escola pública de horário
integral.Em Aberto, Brasília, v. 22, n. 80, p. 15-31, abr. 2009. Disponível
e m h t t p : / / p o r t a l . i n e p . g o v . b r / d o c u m e n t s /
186968/485895/Educa%C3%A7%C3%A3o+integral+e+tempo+integral/
798ad55d-4bfe-4305-a255-5da3bd750092? version=1.3)

Texto 3

"Serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes escolares públicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.”

LDBEN, Lei nº 9394/96 - Art. 87, Inciso I, § 5º

A partir da leitura dos textos e de seus conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, com 15 a 40 linhas, que responda à seguinte questão: Qual a relevância de uma política pública educacional no Brasil como a escola de tempo integral para a aprendizagem dos alunos?

Rascunho Eficiente

Assunto: políticas públicas educacionais no Brasil
Tema: relevância da escola de tempo integral para a aprendizagem dos alunos
Tese: a escola de tempo integral é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais
Tópico 1: desenvolvimento integral dos alunos
Tópico 2: promoção da igualdade de oportunidades educacionais

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre políticas públicas educacionais no Brasil, percebe-se que a escola de tempo integral desempenha um papel crucial na aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, defende-se que a escola de tempo integral é fundamental para o desenvolvimento integral dos alunos e para a promoção da igualdade de oportunidades educacionais. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o desenvolvimento integral dos alunos e a promoção da igualdade de oportunidades educacionais.

Preliminarmente, o desenvolvimento integral dos alunos é um aspecto crucial da educação de tempo integral. Segundo especialistas em educação, a escola de tempo integral oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de múltiplas habilidades, incluindo as cognitivas, sociais, emocionais e físicas. Além disso, a exposição a uma variedade de atividades e experiências enriquece o processo de aprendizagem e contribui para a formação de cidadãos mais completos e preparados para os desafios da vida. Por exemplo, programas de educação integral que incluem atividades extracurriculares, como esportes e artes, têm mostrado resultados positivos no desenvolvimento de competências socioemocionais.

Ademais, a promoção da igualdade de oportunidades educacionais é outro benefício significativo da escola de tempo integral. De acordo com estudos educacionais, a ampliação do tempo escolar permite que alunos de diferentes contextos socioeconômicos tenham acesso a recursos e oportunidades que, de outra forma, poderiam ser inacessíveis. Consequentemente, isso contribui para a redução das desigualdades educacionais e sociais, proporcionando a todos os alunos as condições necessárias para alcançar seu pleno potencial. Um exemplo disso é a implementação de programas de reforço escolar e apoio pedagógico em escolas de tempo integral, que têm ajudado a melhorar o desempenho acadêmico de alunos de baixa renda.

Desse modo, percebe-se que a escola de tempo integral é essencial para garantir um desenvolvimento educacional mais completo e equitativo para os alunos. Por isso, é importante que políticas públicas sejam implementadas para expandir e fortalecer o modelo de escola de tempo integral em todo o Brasil, garantindo recursos adequados e formação contínua para os educadores envolvidos.


TEXTO I

As redes sociais demoraram muito para tomar uma decisão em relação a Trump e, quando tomaram, erraram a mão. O que acabaram fazendo foi chamar a atenção para o poder descomunal que está concentrado em meia dúzia de empresas. Tinham outra saída? Objetivamente, não: a democracia dos Estados Unidos estava sob ameaça. Mas a sua ação trouxe à luz, de maneira espetacular, o debate que, há tempos, elas tentam evitar – afinal, qual é o grau de responsabilidade que têm em relação ao que é postado em suas páginas? Ninguém ainda descobriu a resposta exata para essa pergunta. As redes sociais são um fenômeno recente, e estão se desenvolvendo de forma complexa demais para caber em moldes conceituais e legais antigos. Elas não podem ser responsabilizadas por tudo o que publicam, mas também não podem ser irresponsáveis socialmente no grau em que têm sido. Onde traçar a linha?

RÓNAI, Cora. O Globo, 14/01/2021.

TEXTO II

A responsabilidade civil das redes sociais

As redes sociais devem ser responsabilizadas nos casos que envolvam disponibilização de material ofensivo publicado por usuário nesses provedores de conteúdo? Com o advento da Internet, surgem também novos problemas jurídicos a serem solucionados. Um deles é a questão da responsabilização civil dos provedores de conteúdo em face de publicações ofensivas de seus usuários. Em razão de nos encontrarmos na denominada “era digital”, tem sido cada vez mais corriqueira a prática de atos ilícitos nas redes sociais por meio do uso dos serviços de internet, já que a internet permite uma faceta imaginária de “anonimato”. Entretanto, qual seria o papel dos provedores de conteúdo quando isso envolve o mau uso das funcionalidades de seu ambiente?

jus.com.br (Adaptado)

Os dois fragmentos abordam a questão do poder das redes sociais e dão o caminho para a discussão que propomos como tema para a redação:

Qual é o grau de responsabilidade das redes sociais em relação ao que é postado em suas páginas?

Sem transcrever partes desses textos, mas com a possibilidade de empregar ideias neles contidas, redija um texto argumentativo, com aproximadamente 30 linhas, em linguagem culta. Exponha e defenda sua opinião, com argumentos cabíveis e convincentes.

Rascunho Eficiente

Assunto: responsabilidade das redes sociais
Tema: grau de responsabilidade das plataformas digitais
Tese: as redes sociais devem adotar medidas de controle e moderação de conteúdo
Tópico 1: impacto social das redes sociais
Tópico 2: desafios legais e éticos na moderação de conteúdo

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre responsabilidade das redes sociais, percebe-se que o grau de responsabilidade das plataformas digitais é um tema de crescente relevância na sociedade contemporânea. Nesse contexto, defende-se que as redes sociais devem adotar medidas de controle e moderação de conteúdo. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o impacto social das redes sociais e os desafios legais e éticos na moderação de conteúdo.

Preliminarmente, o impacto social das redes sociais é significativo e abrangente. Segundo especialistas em comunicação digital, as plataformas digitais têm o poder de influenciar opiniões, comportamentos e até mesmo processos democráticos, como eleições. Além disso, a disseminação de "fake news" e discursos de ódio são exemplos claros de como o conteúdo não moderado pode ter consequências graves. Por exemplo, a interferência em eleições através de campanhas de desinformação é um fenômeno que já foi observado em diversos países.

Ademais, os desafios legais e éticos na moderação de conteúdo são complexos e exigem soluções inovadoras. De acordo com juristas, as redes sociais enfrentam o dilema de equilibrar a liberdade de expressão com a necessidade de proteger os usuários de conteúdos prejudiciais. Além disso, a falta de regulamentação clara e uniforme em nível global dificulta a implementação de políticas eficazes de moderação. Um exemplo disso é a dificuldade em estabelecer critérios objetivos para a remoção de conteúdos sem incorrer em censura.

Desse modo, percebe-se que as redes sociais têm uma responsabilidade significativa em relação ao conteúdo que hospedam e devem adotar práticas de moderação mais eficazes. Por isso, é importante que governos, empresas e sociedade civil colaborem para desenvolver diretrizes claras e justas para a moderação de conteúdo, promovendo um ambiente digital mais seguro e responsável.


Leia, com atenção, o texto:

Congresso Internacional do Medo
Provisoriamente não cantaremos o amor,
que se refugiou mais abaixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços,
não cantaremos o ódio porque esse não existe,
existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro,
o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos,
o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das igrejas,
cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas,
cantaremos o medo da morte e o medo de depois da morte,
depois morreremos de medo
e sobre nossos túmulos nascerão flores amarelas e medrosas.

(Carlos Drummond de Andrade, 1978, p. 108, 109, Antologia Poética)

A atualidade do poema de Carlos Drummond de Andrade mostra como a arte é atemporal. Baseada em sua vivência, na visão atual do Brasil e na Constituição da República Federativa do Brasil, disserte, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas sobre o tema: "A segurança pública enquanto direito e dever do Estado"

Rascunho Eficiente

Assunto: Segurança pública no Brasil
Tema: A segurança pública enquanto direito e dever do Estado
Tese: A segurança pública deve ser garantida pelo Estado como um direito fundamental, mas também exige a participação ativa da sociedade para ser efetiva.
Tópico 1: A responsabilidade do Estado na segurança pública
Tópico 2: A participação da sociedade na promoção da segurança

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre segurança pública no Brasil, defende-se que ela deve ser garantida pelo Estado como um direito fundamental, mas também exige a participação ativa da sociedade para ser efetiva. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a responsabilidade do Estado na segurança pública e a participação da sociedade na promoção da segurança.

Preliminarmente, a responsabilidade do Estado na segurança pública é um aspecto crucial e inegável. Conforme a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado garantir a segurança de seus cidadãos, assegurando a ordem pública e a integridade das pessoas e do patrimônio. Além disso, o Estado deve investir em políticas públicas eficazes, treinamento adequado das forças de segurança e infraestrutura necessária para o combate à criminalidade. Por exemplo, programas de policiamento comunitário têm mostrado resultados positivos em diversas regiões, promovendo maior proximidade entre a polícia e a comunidade.

Ademais, a participação da sociedade na promoção da segurança é igualmente vital e deve ser incentivada. De acordo com especialistas em segurança pública, a colaboração entre cidadãos e autoridades pode aumentar a eficácia das ações de segurança, por meio de denúncias anônimas e participação em conselhos comunitários. Além disso, a educação e conscientização sobre direitos e deveres são fundamentais para criar uma cultura de paz e respeito mútuo. Um exemplo disso são as campanhas de conscientização sobre violência doméstica, que têm ajudado a reduzir os índices desse tipo de crime.

Desse modo, percebe-se que a segurança pública deve ser garantida pelo Estado como um direito fundamental, mas também exige a participação ativa da sociedade para ser efetiva. Por isso, é importante que o Estado fortaleça suas políticas de segurança e que a sociedade se engaje em ações colaborativas para a promoção de um ambiente seguro para todos.


O governo brasileiro criou um programa de auxílio social denominado Bolsa Família. O Programa Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco de atuação os 16 milhões de brasileiros com renda familiar per capita inferior a R$ 70 mensais e está baseado na garantia de renda, inclusão produtiva e no acesso aos serviços públicos.

Você considera essa uma boa inciativa governamental? Quais os aspectos negativos que você vê no Programa? Que sugestões ou soluções você apresenta?

{h3}Rascunho Eficiente{/h3}
{div style=”color: #808080;”}Assunto: Programa Bolsa Família{/div}
{div style=”color: #000;”}Tema: Transferência de renda para famílias em situação de pobreza{/div}
{div style=”color: #ff0000;”}Tese: O Bolsa Família é uma iniciativa positiva, mas enfrenta desafios que precisam ser abordados{/div}
{div style=”color: #0070c0;”}Tópico 1: Impactos positivos do programa na redução da pobreza{/div}
{div style=”color: #0070c0;”}Tópico 2: Desafios e críticas enfrentadas pelo programa{/div}
{hr}

{h3}Proposta de Resolução{/h3}
{p}{span style=”color: #772bb0;”}Ao refletir sobre{/span} {span style=”color: #808080;”}o Programa Bolsa Família{/span}, {span style=”color: #772bb0;”}percebe-se que{/span} {span style=”color: #000;”}a transferência de renda para famílias em situação de pobreza é uma estratégia crucial para a redução das desigualdades sociais no Brasil{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Nesse contexto, defende-se que{/span} {span style=”color: #ff0000;”}o Bolsa Família é uma iniciativa positiva, mas enfrenta desafios que precisam ser abordados{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Para se aprofundar no assunto, é importante analisar{/span} {span style=”color: #0070c0;”}os impactos positivos do programa na redução da pobreza e os desafios e críticas enfrentadas pelo programa{/span}{/p}.

{p}{span style=”color: #772bb0;”}Preliminarmente{/span}, {span style=”color: #0070c0;”}os impactos positivos do programa na redução da pobreza são notáveis{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}De acordo com estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA){/span}, {span style=”color: #00b050;”}o Bolsa Família tem contribuído significativamente para a redução da pobreza extrema no Brasil, melhorando a qualidade de vida de milhões de brasileiros{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Além disso{/span}, {span style=”color: #00b050;”}o programa tem promovido o acesso à educação e à saúde, ao exigir a frequência escolar e a vacinação das crianças como contrapartida{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Por exemplo{/span}, {span style=”color: #00b050;”}dados do Ministério da Educação mostram que a taxa de evasão escolar entre beneficiários do programa é menor comparada à média nacional{/span}{/p}.

{p}{span style=”color: #772bb0;”}Entretanto{/span}, {span style=”color: #0070c0;”}o programa enfrenta desafios e críticas que não podem ser ignorados{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Especialistas em políticas públicas apontam{/span}, {span style=”color: #00b050;”}para a necessidade de aprimorar os mecanismos de fiscalização para evitar fraudes e garantir que os recursos cheguem às famílias que realmente necessitam{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Ademais{/span}, {span style=”color: #00b050;”}há críticas sobre a dependência que o programa pode gerar, sendo essencial promover a inclusão produtiva dos beneficiários para que possam alcançar autonomia financeira{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Um exemplo disso{/span}, {span style=”color: #00b050;”}é a necessidade de integrar o Bolsa Família com programas de capacitação profissional e geração de emprego{/span}{/p}.

{p}{span style=”color: #772bb0;”}Desse modo, percebe-se que{/span} {span style=”color: #ff0000;”}o Bolsa Família é uma iniciativa louvável, mas que requer ajustes para maximizar seus benefícios e minimizar suas limitações{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Por isso{/span}, {span style=”color: #8ec157;”}é importante que o governo implemente políticas de fiscalização mais rigorosas e promova a inclusão produtiva dos beneficiários por meio de programas de capacitação e incentivo ao empreendedorismo{/span}.{/p}


O texto “FUTEBOL, RACISMO E “DEMOCRACIA RACIAL”” relata um episódio de racismo em um estádio brasileiro e o associa a um problema social mais geral.

Escreva um texto expondo suas ideias sobre outra forma de preconceito que você conheça. Quais são, na sua opinião, as formas para acabar com esse preconceito? Que papel a escola teria, nesse caso? Quem mais deveria estar envolvido nessa luta contra o preconceito?

{h3}Rascunho Eficiente{/h3}
{div style=”color: #808080;”}Assunto: Preconceito contra pessoas LGBTQIA+{/div}
{div style=”color: #000;”}Tema: Discriminação enfrentada pela comunidade LGBTQIA+{/div}
{div style=”color: #ff0000;”}Tese: A educação e a conscientização são fundamentais para combater a discriminação contra pessoas LGBTQIA+{/div}
{div style=”color: #0070c0;”}Tópico 1: Importância da educação inclusiva nas escolas{/div}
{div style=”color: #0070c0;”}Tópico 2: Papel da sociedade e das políticas públicas na promoção da igualdade{/div}
{hr}

{h3}Proposta de Resolução{/h3}
{p}{span style=”color: #772bb0;”}Ao refletir sobre{/span} {span style=”color: #808080;”}preconceito contra pessoas LGBTQIA+{/span}, {span style=”color: #772bb0;”}percebe-se que{/span} {span style=”color: #000;”}a discriminação enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ é um problema social persistente{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Nesse contexto, defende-se que{/span} {span style=”color: #ff0000;”}a educação e a conscientização são fundamentais para combater a discriminação contra pessoas LGBTQIA+{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Para se aprofundar no assunto, é importante analisar{/span} {span style=”color: #0070c0;”}a importância da educação inclusiva nas escolas e o papel da sociedade e das políticas públicas na promoção da igualdade{/span}{/p}.

{p}{span style=”color: #772bb0;”}Preliminarmente{/span}, {span style=”color: #0070c0;”}a educação inclusiva nas escolas é crucial para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}De acordo com especialistas em educação{/span}, {span style=”color: #00b050;”}a inclusão de temas relacionados à diversidade sexual e de gênero no currículo escolar pode reduzir preconceitos desde a infância{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Além disso{/span}, {span style=”color: #00b050;”}a formação de professores para lidar com questões de diversidade é essencial para criar um ambiente escolar acolhedor e respeitoso{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Por exemplo{/span}, {span style=”color: #00b050;”}escolas que implementaram programas de diversidade relataram uma diminuição significativa nos casos de "bullying" e discriminação{/span}{/p}.

{p}{span style=”color: #772bb0;”}Ademais{/span}, {span style=”color: #0070c0;”}o papel da sociedade e das políticas públicas na promoção da igualdade é igualmente importante{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Segundo estudos sociológicos{/span}, {span style=”color: #00b050;”}a implementação de políticas públicas que garantam direitos iguais para pessoas LGBTQIA+, como o casamento igualitário e a adoção, é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Além disso{/span}, {span style=”color: #00b050;”}campanhas de conscientização e sensibilização podem ajudar a mudar percepções e atitudes preconceituosas{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Por exemplo{/span}, {span style=”color: #00b050;”}países que investiram em campanhas de conscientização sobre direitos LGBTQIA+ observaram uma redução nos índices de violência e discriminação{/span}{/p}.

{p}{span style=”color: #772bb0;”}Desse modo, percebe-se que{/span} {span style=”color: #ff0000;”}a educação e a conscientização são essenciais para combater a discriminação contra pessoas LGBTQIA+{/span}. {span style=”color: #772bb0;”}Por isso{/span}, {span style=”color: #8ec157;”}é importante que escolas, governos e a sociedade civil trabalhem juntos na promoção de uma cultura de respeito e igualdade para todos{/span}.{/p}


Leia, com atenção, os textos 1 e 2:

Texto 1

"Cada detento, uma mulher, uma criança

Cada crime, uma sentença

Cada sentença, uma motivo, uma história

De lágrimas, sangue, vidas e glórias

Abandono, miséria, ódio, sofrimento

Desprezo, desilusão, ação do tempo

Misture bem essa química

Pronto: eis um novo detento"

(Racionais mc's, Sobrevivendo no Inferno, p. 84)

Texto 2

"Nem todo herói usa capa, às vezes, eles

usam fardas e saem às ruas lutando pelas

nossas vidas".

"Ser policial é proteger e garantir a ordem

para todos os tipos, classes e gêneros de

pessoas"

(Marianna Moreno)

Usando os textos somente para motivação (não copie), disserte, de 20 (vinte) a 30 (trinta) linhas, sobre o tema: "A lei de execução penal e a assistência ao preso".

Rascunho Eficiente

Assunto: assistência ao preso
Tema: a lei de execução penal e o apoio ao encarcerado
Tese: a legislação penal deve garantir assistência integral aos detentos para promover a reintegração social
Tópico 1: importância da assistência jurídica e social
Tópico 2: desafios e soluções para a efetiva implementação da assistência

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre assistência ao preso, percebe-se que a Lei de Execução Penal e o apoio ao encarcerado são fundamentais para a justiça social. Nesse contexto, defende-se que a legislação penal deve garantir assistência integral aos detentos para promover a reintegração social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da assistência jurídica e social e os desafios e soluções para a efetiva implementação da assistência.

Preliminarmente, a assistência jurídica e social aos detentos é essencial para assegurar seus direitos e facilitar sua reintegração à sociedade. De acordo com especialistas em Direito Penal, a assistência jurídica adequada garante que os presos compreendam seus direitos e deveres, enquanto a assistência social oferece suporte psicológico e educacional. Além disso, essas medidas são fundamentais para reduzir a reincidência criminal e promover a justiça social. Por exemplo, programas de educação e capacitação profissional dentro dos presídios têm mostrado resultados positivos na reintegração de ex-detentos.

Ademais, os desafios para a implementação efetiva da assistência aos presos são significativos e demandam soluções inovadoras. Conforme relatado por organizações de direitos humanos, a superlotação dos presídios e a falta de recursos são obstáculos que comprometem a qualidade da assistência prestada. Portanto, é necessário investir em políticas públicas que ampliem o acesso à assistência jurídica e social, além de promover parcerias com organizações não governamentais. Um exemplo disso é a implementação de clínicas jurídicas em universidades, que podem oferecer suporte legal gratuito aos detentos.

Desse modo, percebe-se que a assistência integral aos detentos é crucial para sua reintegração social e a redução da reincidência criminal. Por isso, é importante que o governo e a sociedade civil trabalhem juntos para garantir recursos adequados e políticas eficazes de assistência aos presos.