TEXTO 1
ONU define período de 2021 a 2030 como Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito
A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, cuja meta é a redução de, pelo menos, 50% de lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro. No documento publicado no site da instituição, são reconhecidas as ações promovidas e as lições aprendidas na primeira década de ação (2011-2020).
Conforme ressalta o presidente da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Antônio Meira Júnior, a promulgação de segunda década conta com total apoio da especialidade médica no Brasil e é fundamental para que mais ações sejam feitas e mais vidas sejam salvas. [...] Segundo ele, além do fortalecimento da legislação de trânsito, outro grande avanço de destaque na última década foi a ampla divulgação do tema ‘saúde e segurança no trânsito’ na mídia e, consequentemente, entre a população. “Anualmente promovemos a campanha do Maio Amarelo, cujo objetivo é justamente chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Além disso, nosso calendário nacional dedica, no mês de setembro, uma semana inteira para disseminar a relevância da educação no trânsito, sobretudo entre as crianças, nas escolas de todo o País”, lembra.
Adaptado de: https://www.abramet.com.br/noticias/onu-define-periodo-de-2021-a-2030-como-segunda-decada-de-acao-pela-seguranca-no-transito/. Acesso em: 02 mar. 2023.
TEXTO 2
Você conhece o Pnatrans?
O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi criado em 2018, pela Lei nº 13.614, para orientar os gestores de trânsito do nosso país a implementarem ações com o objetivo de reduzir mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU). [...]
Conforme definido em Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as metas, os planos e as ações visam à redução de no mínimo 50% das taxas de mortes por grupo de habitantes e por grupo de veículos, no período de dez anos, de 2018 a 2028. Sendo assim, para cada ano, em cada circunscrição da União (vias federais), dos estados (vias estaduais) e dos municípios (vias municipais), deve ocorrer uma redução percentual nas taxas mencionadas para que a meta global estipulada seja alcançada.
Adaptado de: https://www.gov.br/infraestrutura/pt-br/assuntos/transito/pnatrans. Acesso em: 03 mar. 2023.
TEXTO 3
Adaptado de: http://www.pmdf.df.gov.br/index.php/institucionais/37440-produtividade-semanal-da-fiscalizacao-de-transito. Acesso em: 03 mar.
2023.
A partir da leitura dos textos 1, 2 e 3, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “Desafios para promover a segurança no trânsito brasileiro” em modalidade escrita formal da língua portuguesa. Organize e relacione, de forma coerente e coesa, valores, opiniões, crenças, hipóteses e ideias para a defesa do seu ponto de vista.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre segurança no trânsito, defende-se que a implementação de políticas públicas eficazes e a educação contínua são essenciais para enfrentar os desafios da segurança no trânsito no Brasil. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância de políticas públicas eficazes e a necessidade de educação contínua para motoristas e pedestres.
Preliminarmente, a importância de políticas públicas eficazes não pode ser subestimada. Conforme especialistas em segurança viária, a criação e implementação de políticas públicas bem estruturadas são fundamentais para reduzir acidentes e mortes no trânsito. Além disso, essas políticas devem incluir medidas como fiscalização rigorosa, melhoria da infraestrutura viária e incentivos para o uso de transportes alternativos. Um exemplo disso é o sucesso de países que adotaram políticas abrangentes de segurança no trânsito, resultando em uma significativa redução de acidentes.
Ademais, a necessidade de educação contínua para motoristas e pedestres é crucial. De acordo com estudos educacionais, a educação no trânsito deve começar nas escolas e continuar ao longo da vida dos cidadãos, promovendo uma cultura de respeito e responsabilidade. Além disso, campanhas de conscientização e programas de treinamento para motoristas podem contribuir para um comportamento mais seguro no trânsito. Um exemplo relevante é a campanha "Maio Amarelo", que visa aumentar a conscientização sobre a segurança no trânsito e tem mostrado resultados positivos em várias regiões.
Desse modo, percebe-se que a implementação de políticas públicas eficazes e a educação contínua são fundamentais para enfrentar os desafios da segurança no trânsito no Brasil. Por isso, é importante que o governo, em parceria com instituições educacionais e organizações não governamentais, desenvolva e implemente estratégias abrangentes que englobem tanto a criação de políticas públicas quanto a promoção da educação no trânsito.
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema "Sustentabilidade, o desafio das próximas décadas e seus impactos”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTO 1
Constituição Federal de 1988
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e indivíduais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das
controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
https://www jusbrasil.com.br/topicos/10645661/artigo-225-da-constituicao-federal-de-1988/definicoes-
TEXTO 2
Definição de Desenvolvimento Sustentável "A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental (WF-Brasil, 2015)".
https://www.verdeghaia.com.br/-
TEXTO 3
EMPRESAS INVESTEM EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE E REDUZIR IMPACTOS AMBIENTAIS.
Engenheiros analisam cenário favorável para o incremento de novas tecnologias, mas informatização também pode causar o desemprego em todo o mundo.
Em 1936, o icônico diretor e ator britânico Charlie Chaplin lançava o filme semimudo “Tempos Modernos”, uma forte crítica sobre o capitalismo e os maus-tratos que os trabalhadores recebiam desde a Revolução Industrial até a Grande Depressão.
Famoso por relatar a substituição da força de trabalho humana pelas máquinas, o longa segue atual até os dias hoje, quando a humanidade vive um verdadeiro paradoxo associado a evolução da tecnologia e dos processos de automação do trabalho: a inteligência artificial pode aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais, mas também causar o desemprego e a precarização do trabalho em todo o mundo.
"A utilização da inteligência artificial (IA) para aumentar a produtividade e reduzir impactos ambientais pode trazer significativos, mas também apresenta desafios e riscos potenciais”, alerta o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-BA e engenheiro eletricista Sérvulo de Oliveira Ramos.
De acordo com ele, a “IA pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas e melhorar a eficiência em processos produtivos, o que pode levar a uma maior produtividade e eficiência na gestão de recursos”, mas também “a dependência da IA para processos produtivos pode tornar as empresas vulneráveis a falhas técnicas ou a ataques cibernéticos, o que pode afetar negativamente a produtividade e os resultados financeiros”. [...]
“http:/fwww.creaba.ora.brhwp-contentuploads/2023/04/CREA-BA-Abril-2023-27042023-2.pdf-
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre sustentabilidade , percebe-se que seus impactos nas próximas décadas são fundamentais para o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Nesse contexto, defende-se que a sustentabilidade é um desafio crucial para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental, exigindo ações integradas e inovadoras. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância do desenvolvimento sustentável para o futuro e o papel da tecnologia e inteligência artificial na sustentabilidade.
Preliminarmente, a importância do desenvolvimento sustentável para o futuro é inegável, pois garante a preservação dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. Conforme a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. Além disso, a Constituição Federal de 1988 reforça o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à qualidade de vida. Por exemplo, a implementação de políticas públicas que incentivem o uso de energias renováveis e a conservação de ecossistemas naturais é fundamental para alcançar esse equilíbrio.
Ademais, o papel da tecnologia e inteligência artificial na sustentabilidade é crucial, pois pode aumentar a eficiência dos processos produtivos e reduzir impactos ambientais. De acordo com especialistas, a inteligência artificial pode automatizar tarefas repetitivas e melhorar a gestão de recursos, contribuindo para uma maior produtividade e eficiência. Consequentemente, isso pode levar a uma redução significativa no consumo de recursos naturais e na emissão de poluentes. Um exemplo notável é o uso de tecnologias de IA em sistemas de transporte para otimizar rotas e reduzir o consumo de combustível.
Desse modo, percebe-se que a sustentabilidade é um desafio essencial que requer ações integradas e inovadoras para equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Por isso, é importante promover a educação ambiental, incentivar a pesquisa em tecnologias sustentáveis e implementar políticas públicas que favoreçam práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade.
Há situações em que há a presença de infrações com maior ou menor potencial ofensivo, agressivo ou invasivo.
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), por meio de uma Resolução de 2006, institucionalizou o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente para assegurar e fortalecer a implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); ainda, vale lembrar que há medidas socioeducativas possíveis de serem aplicadas garantindo a convivência e o bem-estar tanto das vítimas quanto dos infratores. A Vara da Infância e da Juventude é, no momento, o Juízo competente para julgar adolescentes (pessoas entre 12 e 18 anos de idade) que praticam condutas delituosas (atos infracionais).
Caso simulado: A exemplo de outros países, ataques com armas de fogo, bombas e armas brancas aumentaram nos últimos 4 anos nas instituições de ensino brasileiras. No período, ao menos 12 atentados foram registrados. Também foi registrado o maior número de ameaças. Metade dos ataques aconteceu com armamento de fogo. Outros cinco casos tiveram uso de bombas caseiras, facas e armas menos convencionais. O caso fictício a ser estudado, é um episódio com o maior número de vítimas similar a um que ocorreu em 2011. Na ocasião, 12 pessoas morreram após um ex-aluno atirar em jovens estudantes de uma escola pública. O infrator, um menor de 15 anos, branco, filho de pais separados, vivendo com a mãe e o padrasto na cidade de Vitória - ES, entrou na escola e efetuou vários disparos. Embora mascarado, ele foi identificado e apreendido.
A partir da leitura das orientações, com base no caso simulado apresentado e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto narrativo em 3ª pessoa, em modalidade escrita formal da Língua Portuguesa em vigor, com o tema "Aplicação de justiça restaurativa para eventos evolvendo menores infratores".
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre infrações cometidas por menores, percebe-se que a justiça restaurativa para menores infratores é uma abordagem que promove a reintegração social e a reparação de danos. Nesse contexto, defende-se que essa forma de justiça é uma abordagem eficaz para lidar com infrações cometidas por menores, promovendo a reintegração social e a reparação de danos. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar os benefícios da justiça restaurativa para a sociedade e para o infrator e a implementação de programas restaurativos em instituições de ensino.
Preliminarmente, os benefícios da justiça restaurativa para a sociedade e para o infrator são significativos. Segundo especialistas em justiça juvenil, a justiça restaurativa oferece uma alternativa ao sistema punitivo tradicional, focando na responsabilização do infrator e na reparação dos danos causados à vítima e à comunidade. Além disso, essa abordagem promove o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nos jovens, contribuindo para sua reintegração social. Por exemplo, programas de mediação entre vítima e infrator têm mostrado resultados positivos na redução da reincidência.
Ademais, a implementação de programas restaurativos em instituições de ensino é essencial para prevenir e lidar com infrações cometidas por menores. De acordo com estudos educacionais, escolas que adotam práticas restaurativas relatam uma diminuição nos casos de violência e um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Além disso, a inclusão de programas de justiça restaurativa no currículo escolar pode educar os alunos sobre resolução de conflitos e empatia. Um exemplo disso é a implementação de círculos de diálogo, que têm sido eficazes na construção de comunidades escolares mais coesas.
Desse modo, percebe-se que a justiça restaurativa é uma abordagem eficaz para lidar com infrações cometidas por menores, promovendo a reintegração social e a reparação de danos. Por isso, é importante que políticas públicas incentivem a adoção de práticas restaurativas em diferentes contextos sociais, especialmente nas escolas, para prevenir e tratar infrações de maneira mais humana e eficaz.
Leia o texto a seguir:
O mau uso da língua afeta as inúmeras situações sociais, mas deve-se considerar que, na verdade, as situações sociais é que determinam os usos linguísticos. Os falantes se constituem como tal, usuários de uma determinada variedade linguística, nas interações verbais de que participam. (...) Como a língua não é um sistema pronto, acabado, mas está sempre sendo recriada, há forças permanentemente em movimento: forças internas agindo sobre ela (fatores gramaticais) e externas que nela atuam (os fatores sociais, como o contato com outras línguas, por exemplo), abrigando o surgimento de inovações a todo o momento. Essas inovações convivem por um tempo com as formas vigentes, enraizando-se depois e podendo elas próprias serem ultrapassadas com o correr dos anos. Purismo significa desconhecer tais mudanças e aceitar apenas uma língua pura, ornamental e escoimada de “erros”. Purista, portanto, é aquele que não se deixa impressionar “pelo caráter social de um discurso, não aceita as variantes combinatórias da norma objetiva, recusa dobrar-se à pressão estatística do uso”, diz Alain Rey (in Bagno. Norma linguística, 2001).
(Disponível em: https://www.linguabrasil.com.br/nao-tropece-detail.php?id=843 - texto adaptado
especialmente para esta prova).
A partir da leitura do texto anterior e do texto motivador da prova de Língua Portuguesa, você deve escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:
As modificações na Língua Portuguesa causadas pelo uso da Internet vão causar sua destruição?
Em seu texto, você deve abordar questões sobre o que é considerado “falar e escrever corretamente”, de que maneira a Língua Portuguesa é usada na Internet e quais são os benefícios ou prejuízos desse uso.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre influência da Internet na Língua Portuguesa, percebe-se que o impacto das mudanças linguísticas causadas pela Internet é significativo e inevitável. Nesse contexto, defende-se que a evolução da língua na era digital não implica sua destruição. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o conceito de "falar e escrever corretamente" na era digital e os benefícios e desafios do uso da Língua Portuguesa na Internet.
Preliminarmente, o conceito de "falar e escrever corretamente" na era digital é dinâmico e adaptável. Segundo linguistas contemporâneos, a língua é um organismo vivo que se transforma conforme as necessidades comunicativas dos seus usuários. Além disso, a Internet tem promovido uma democratização do acesso à escrita, permitindo que diferentes grupos sociais expressem suas identidades linguísticas. Por exemplo, o uso de abreviações e emojis nas redes sociais reflete uma nova forma de comunicação que prioriza a rapidez e a expressividade.
Ademais, os benefícios e desafios do uso da Língua Portuguesa na Internet são amplos e complexos. Conforme estudiosos da comunicação digital, a Internet oferece um espaço fértil para a inovação linguística, permitindo a criação de novos vocabulários e formas de expressão. Contudo, essa mesma liberdade pode gerar preocupações quanto à preservação das normas gramaticais tradicionais. Um exemplo disso é a crescente popularidade de termos estrangeiros, como "feedback" e "software", que desafiam a pureza lexical do idioma.
Desse modo, percebe-se que a adaptação da Língua Portuguesa às novas tecnologias não significa sua destruição, mas sim uma evolução natural. Por isso, é importante promover a educação linguística que valorize tanto a norma culta quanto as inovações digitais, garantindo que os falantes possam navegar entre diferentes registros com competência e criatividade.
Somos iguais, mas somos diferentes; temos aspirações comuns e interesses individuais que não raro contrariam o interesse coletivo. No mundo globalizado, as demandas da convivência costumam entrar em contradição com o desejo do indivíduo.
(Adaptado de: WAHBA, Liliana Liviano. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/)
Considerando as ideias expostas acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema:
O limite entre os interesses individuais e as demandas da convivência social.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre conflito entre interesses individuais e coletivos, defende-se que a harmonia entre eles é essencial para a convivência social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância do equilíbrio entre interesses pessoais e coletivos e os desafios e soluções para conciliar interesses divergentes.
Preliminarmente, o equilíbrio entre interesses pessoais e coletivos é fundamental para a coesão social. Segundoparte da Filosofia, a liberdade individual deve ser respeitada, desde que não prejudique o bem-estar coletivo. Assim, a busca por interesses pessoais deve ser compatível com as normas e valores da sociedade. Por exemplo, o uso de recursos naturais deve ser feito de forma sustentável, respeitando tanto as necessidades individuais quanto as futuras gerações.
Além disso, os desafios para conciliar interesses divergentes são complexos e exigem soluções criativas. De acordo com o sociólogo Zygmunt Bauman, a sociedade contemporânea enfrenta a dificuldade de equilibrar a liberdade individual com a responsabilidade social. Portanto, é necessário promover o diálogo e a cooperação entre diferentes grupos sociais. Um exemplo disso é a mediação de conflitos em comunidades, que busca soluções que atendam a todos os envolvidos.
Desse modo, percebe-se que a harmonia entre interesses pessoais e coletivos é vital para a convivência social. Por isso, é importante fomentar a educação para a cidadania, promovendo valores de respeito e cooperação desde a infância.
I
A intersetorialidade é a articulação entre sujeitos de setores diversos, com diferentes saberes e poderes com vistas a enfrentar problemas complexos. Mais do que um conceito, é uma prática social que vem sendo construída a partir da insatisfação com as respostas de determinado setor perante os problemas complexos do mundo moderno.
(Disponível em: https://www.scielosp.org. Adaptado)
II
A escola pública é uma instituição que tem o compromisso voltado à democratização do ensino. Democratizar o ensino é permitir a todos o acesso aos bens culturais produzidos pela humanidade.
(Disponível em: www.infoescola.com. Adaptado)
III
Segundo Libâneo, são três os objetivos da escola:
1. a preparação para o processo produtivo e para a vida em uma sociedade técnico-informacional;
2. formação para a cidadania crítica e participativa;
3. formação ética.
Nessa ótica, a escola deverá buscar aplicar a ideia de intersetorialidade, que significa a união com diversos setores da sociedade que possibilitem a formação integral do aluno. Esse processo de união intersetorial extingue o trabalho solitário por muitas vezes realizado pela escola e comumente relacionado ao fracasso educacional.
(Idem Ibidem)
Considerando as ideias expostas acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a respeito do tema:
Os desafios da intersetorialidade para a escola
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre intersetorialidade na educação, defende-se que a implementação dela nas escolas enfrenta desafios significativos, mas é essencial para uma educação mais completa e inclusiva. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar resistência à mudança e falta de recursos e a necessidade de formação e capacitação dos profissionais.
Preliminarmente, a resistência à mudança e a falta de recursos são obstáculos significativos para a implementação da intersetorialidade nas escolas. De acordo com especialistas em gestão educacional, a introdução de práticas intersetoriais requer uma mudança de paradigma que muitas instituições educacionais não estão preparadas para adotar devido à escassez de recursos financeiros e humanos. Além disso, a resistência cultural dentro das escolas, que muitas vezes preferem manter métodos tradicionais, dificulta ainda mais essa transição. Por exemplo, a implementação de programas que integrem saúde, educação e assistência social pode ser vista como uma sobrecarga para os educadores, que já enfrentam desafios diários em suas funções.
Ademais, a necessidade de formação e capacitação dos profissionais é crucial para o sucesso da intersetorialidade na educação. Segundo educadores renomados, os professores e gestores escolares precisam ser capacitados para trabalhar em colaboração com outros setores, como saúde e assistência social, para que possam efetivamente implementar práticas intersetoriais. Além disso, essa capacitação deve incluir o desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe, essenciais para a articulação entre diferentes áreas. Um exemplo disso é a necessidade de formação contínua para que os educadores possam adaptar suas práticas pedagógicas às novas demandas intersetoriais.
Desse modo, percebe-se que a implementação da intersetorialidade nas escolas, embora desafiadora, é fundamental para promover uma educação mais inclusiva e abrangente. Por isso, é importante que políticas públicas sejam desenvolvidas para fornecer os recursos necessários e que programas de formação contínua sejam implementados para capacitar os profissionais da educação.
Atente para o texto seguinte:
Não é de hoje que se pergunta se a existência do museu ainda faz sentido, por mais que os antigos e tradicionais museus continuem atraindo um bom público, ao passo que novos espaços não deixam de ser construídos. Contudo, à medida que a própria arte se modifica, com os quadros tradicionais cada vez mais dando lugar a instalações, a performances e aos grafites, parece crescer o número daqueles para quem, segundo Hal Foster, no artigo “Museus sem fim” (revista Piauí, edição 105, Junho/2015), “a contemplação estética é tediosa, a compreensão histórica é elitista e, mais do que isso, o museu é um lugar morto, um mausoléu”. Foster discorda: “Quando bem projetados e dotados de programação inteligente, os museus admitem tanto entretenimento quanto contemplação, e nesse processo promovem também alguma compreensão.” Assim, em lugar de propor que os museus permaneçam intocados, o que o historiador e crítico norte-americano propõe é torná-los capazes de nos transportar “para diferentes períodos e culturas ? para diversos modos de perceber, pensar, representar e ser ?, a fim de que possamos testá-los em relação a nossas próprias época e cultura, e vice-versa, e, nesse processo, quem sabe transformarmo-nos um pouco.”
Escreva um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se em relação às diferentes ideias expostas no texto acima.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre a relevância dos museus na contemporaneidade, defende-se que eles devem se adaptar às novas formas de arte e cultura para permanecerem relevantes. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a evolução da arte e seu impacto nos museus e a importância dos museus como espaços de diálogo cultural.
Preliminarmente, a evolução da arte, com suas novas expressões como instalações e performances, desafia os museus tradicionais a se reinventarem. Segundo historiadores, os museus podem integrar entretenimento e contemplação, promovendo uma compreensão mais rica da arte. Assim, os museus que abraçam essas novas formas artísticas podem atrair um público mais diversificado e engajado. Por exemplo, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) tem incorporado exposições interativas que dialogam com o público contemporâneo.
Além disso, os museus desempenham um papel crucial como espaços de diálogo cultural, conectando diferentes épocas e culturas. De acordo com especialistas, os museus podem servir como pontes entre o passado e o presente, promovendo a compreensão intercultural. Dessa forma, eles se tornam locais de aprendizado e transformação pessoal. Um exemplo disso é o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, que explora questões sociais e ambientais contemporâneas, estimulando o debate e a reflexão.
Desse modo, percebe-se que a adaptação dos museus às novas formas de arte e cultura é vital para sua relevância contínua. Por isso, é importante que políticas culturais incentivem a inovação nos museus, promovendo exposições que dialoguem com o público atual e integrem novas tecnologias.
Textos Motivadores
Francis Bacon escreveu: “Considere qualquer pessoa a vastidão da diferença entre a vida dos homens em algumas das nações mais civilizadas da Europa e na região mais bárbara e selvagem da Nova Índia. Ela concluirá que diferem a tal ponto que se pode justificadamente afirmar que ‘o homem é um Deus para o homem’, não apenas devido à assistência e ao benefício, mas também no contraste de suas condições. E isso se deve não ao solo ou ao clima ou às qualidades corporais, mas ao engenho”.
Já Samuel Johnson declarou sobre o mesmo tema: “Embora a perseverança e a agilidade de um indígena despertem nossa admiração, tais atributos, no entanto, não são capazes de fornecer a ele as comodidades que são desfrutadas por um mendigo erradio numa nação civilizada”.
Vários filósofos, escritores, políticos, historiadores já destacaram, desde sempre, o fato da enorme diferença econômica e social entre os povos da Terra. Será essa uma condenação eterna ou, em algum momento da História, esse panorama poderá alterar-se?
Escreva o que você pensa sobre o assunto em um texto dissertativo-argumentativo, com no mínimo 20 e no máximo 30 linhas, em linguagem culta, utilizando argumentos convincentes na defesa de seus pontos de vista.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre disparidades econômicas e sociais entre nações, defende-se que a desigualdade entre nações não é uma condenação eterna e pode ser alterada por meio de ações coletivas e políticas eficazes. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da educação e inovação tecnológica e políticas públicas e cooperação internacional.
Preliminarmente, a educação e a inovação tecnológica são fundamentais para reduzir disparidades. Segundo economistas , a educação é uma ferramenta poderosa para empoderar indivíduos e comunidades, permitindo-lhes contribuir para o desenvolvimento econômico e social. Além disso, a inovação tecnológica pode impulsionar o crescimento econômico, criando novas oportunidades de emprego e melhorando a qualidade de vida. Por exemplo, países como a Coreia do Sul e Singapura investiram pesadamente em educação e tecnologia, transformando-se em economias avançadas em poucas décadas.
Ademais, políticas públicas eficazes e a cooperação internacional são essenciais para mitigar desigualdades. De acordo com parte da Sociologia, a globalização oferece oportunidades para a cooperação entre nações, permitindo a troca de conhecimentos e recursos. Consequentemente, políticas públicas que promovam a inclusão social e econômica podem ajudar a reduzir as disparidades internas e externas. Um exemplo disso é a União Europeia, que busca harmonizar políticas econômicas e sociais entre seus membros, promovendo o desenvolvimento regional equilibrado.
Desse modo, percebe-se que a desigualdade entre nações pode ser superada através de esforços conjuntos e políticas bem estruturadas. Por isso, é importante investir em educação, inovação e cooperação internacional para construir um futuro mais equitativo.
Instrução: Leia atentamente os textos de apoio
Qualquer experiência que envolva fãs e devotos com intensa paixão e emoção está a um passo do fanatismo. O termo fanatismo, do latim fanaticus, “o que pertence a um templo (fanum)”, foi utilizado a partir do século XVIII para se referir a pessoas que seriam partidárias extremistas, exaltadas e acríticas de uma causa religiosa ou política. O grande perigo do fanatismo consiste na certeza absoluta e incontestável que o devoto tem a respeito de suas verdades. Detentor de uma certeza que lhe foi revelada por uma divindade ou por um líder (portanto, não uma verdade qualquer, mas A verdade), o fanático não age com a razão quando defrontado com posições diferentes ou questionamentos daquilo que defende. São características do fanatismo a irracionalidade, o autoritarismo e o agir passional, frequentemente agressivo.
(CUNHA, Magali. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/dialogos-da-fe/ha-alguma-coisa-boa-no-fanatismo/.
Acesso em 10 dez. 2021.)
O significado mais comum do conceito de fanatismo diz respeito a um excesso de admiração ou zelo cego e veemente em relação a alguma coisa, é um sentimento de cuidado excessivo que não raramente produz desprezo e intolerância para com qualquer elemento diferente em qualquer campo ou domínio a que esteja associado. A forma de fanatismo que mais frequentemente vem à mente de quem ouve esta expressão é o fanatismo religioso, que pode ser verificado tanto na história do cristianismo no ocidente quanto nas guerras provocadas por diversos grupos radicais muçulmanos no Oriente Médio durante os séculos XX e XXI, por exemplo.
Outra forma de fanatismo, no entanto, veio à luz ainda no início do século XX e demonstrou ser tão perigosa e resistente quanto o fanatismo religioso, perdurando até o presente século: o fanatismo político. Nele, em nome da adesão a um partido, uma ideologia ou um movimento político, abolem-se os limites humanos na política enquanto divinizam-se tanto certas concepções políticas quanto os indivíduos que as encarnam. Nesse sentido, o fanatismo político acaba por assemelhar-se ao fanatismo religioso, onde a ideologia ou o indivíduo que a encarna assumem o lugar de Deus, detentor da verdade absoluta.
(SCHNAELTER, Matheus Maia. Disponível em: https://www.infoescola.com/comportamento/fanatismo/. Acesso em: 13 dez.
2021.)
E torcer no futebol surge como o mais novo fundamento para atitudes antissociais e violências, não só contra simpatizantes dos times "inimigos", mas também contra determinados grupos étnicos, mulheres, homossexuais e migrantes. Os hooligans e os membros das torcidas organizadas no Brasil são evidentemente sujeitos fanáticos.
Num tempo de perplexidade, em que olhamos para as conquistas da humanidade, por um lado, mas vemos, por outro, os homens exibindo sua face mais cruel, é muito importante analisar as várias das diversas faces que o fanatismo adquiriu ao longo do tempo e em contextos distintos. Numa época de homens-bomba, atentados terroristas, manifestações racistas, ações extremistas, pensar o fanatismo é atual, relevante e urgente.
(PINSKY, Jaime e BASSANEZI, Carla. Disponível em: https://www.tribunapr.com.br/blogs/opiniao/o-fanatismo-na-historia/.
Acesso em: 14 dez. 2021.)
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Os estudiosos costumam apontar quatro principais justificativas ideológicas adotadas por fanáticos: as religiosas, as racistas, as políticas e as esportivas. Escolha um desses tipos de fanatismo e produza um texto dissertativo-argumentativo, discutindo, também com exemplos, a questão: Como não se influenciar pelo
fanatismo?
Lembre-se de que clareza, coesão, coerência e correção gramatical devem estar presentes em seu texto.
Atenção: Não assine seu texto.
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre fanatismo político, percebe-se que a influência desse fenômeno pode ser prejudicial para a sociedade, gerando divisões e conflitos. Nesse contexto, defende-se que a educação crítica e o diálogo são ferramentas essenciais para evitar a influência do fanatismo político. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da educação crítica e a relevância do diálogo aberto e respeitoso.
Preliminarmente, a educação crítica desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e informados. De acordo com especialistas em educação, a capacidade de questionar e analisar informações de maneira crítica permite que os indivíduos resistam à adoção cega de ideologias extremistas. Além disso, a educação crítica promove o desenvolvimento do pensamento independente, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. Um exemplo disso é o aumento de programas educacionais que incentivam o debate e a análise crítica de questões políticas nas escolas, preparando os alunos para se tornarem cidadãos ativos e responsáveis.
Ademais, o diálogo aberto e respeitoso é crucial para a convivência pacífica em uma sociedade plural. Segundo estudiosos da comunicação, o diálogo permite a troca de ideias e a compreensão mútua, reduzindo a polarização e o radicalismo. Consequentemente, a promoção de espaços de discussão onde diferentes pontos de vista possam ser expressos e ouvidos é vital para evitar o fanatismo político. Por exemplo, iniciativas como fóruns comunitários e debates públicos têm se mostrado eficazes na promoção do diálogo e na diminuição de tensões políticas.
Desse modo, percebe-se que a educação crítica e o diálogo são fundamentais para prevenir a influência do fanatismo político. Por isso, é importante que governos e instituições educacionais invistam em programas que promovam o pensamento crítico e o diálogo respeitoso, garantindo uma sociedade mais coesa e democrática.
“A luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis da cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação injusta, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito.”
Antonio Candido
(Adaptado: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011)
Considerando os textos lidos nesta prova e o trecho acima, solicita-se que o(a) candidato(a) redija em, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, um texto dissertativo-argumentativo acerca do seguinte tema:
A arte pode exercer um papel importante na socialização e na promoção dos direitos humanos?
Rascunho Eficiente
Proposta de Resolução
Ao refletir sobre a arte , defende-se que ela é uma ferramenta poderosa na integração social e na defesa dos direitos humanos. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a arte como meio de inclusão social e a arte na conscientização e defesa dos direitos humanos.
Preliminarmente, a arte como meio de inclusão social desempenha um papel fundamental. Conforme especialistas, a fruição da arte e da literatura é um direito que deve ser acessível a todos, independentemente de classe social ou nível educacional. Além disso, a arte tem a capacidade de unir pessoas de diferentes origens, promovendo a empatia e o entendimento mútuo. Por exemplo, projetos de arte comunitária em favelas e bairros marginalizados têm demonstrado sucesso em integrar jovens e reduzir a violência, ao oferecer novas perspectivas e oportunidades.
Ademais, a arte na conscientização e defesa dos direitos humanos é igualmente significativa. De acordo com especialistas, a arte pode ser uma forma poderosa de protesto e resistência, dando voz a grupos marginalizados e destacando injustiças sociais. Consequentemente, obras de artistas como Banksy e Ai Weiwei têm sido fundamentais para chamar a atenção para questões de direitos humanos em escala global. Por exemplo, a performance "A Última Ceia" de Ai Weiwei, que critica a censura e a falta de liberdade de expressão na China, é um exemplo de como a arte pode desafiar o status quo e promover mudanças sociais.
Desse modo, percebe-se que a arte é uma ferramenta essencial na promoção da inclusão social e na defesa dos direitos humanos. Por isso, é importante incentivar políticas públicas que garantam o acesso à arte para todos, além de apoiar iniciativas artísticas que promovam a conscientização sobre os direitos humanos.