La Casa de Papel e preparação para concursos: tudo a ver

Você já deve ter percebido como essa série La Casa de Papel está sendo falada. Por ser tão falada, debatida, recomendada em rodas de amigos ela não poderia ficar de fora da minha lista de 2018.

Comecei a assistir com muita expectativa depositada depois dos pedidos de amigos. Além disso, é muito legal ouvir os personagens falando em espanhol.  Fiquei até com saudades de Narcos. Mas voltando ao que interessa…Acabei hoje de vê-la. Confesso que demorei a ver os 13 capítulos mais do que esperava. A trama parece monótona e demora um pouco para se desenvolver. Mas tem algo que fica no ar que me fez ficar atento a cada minuto da série.

Esse detalhe que me prendeu a todo o momento se chama: OBJETIVO + PLANEJAMENTO + AÇÃO.

Só um parêntese: a verdade é que sou aficionado por séries e filmes que sejam baseados em assaltos milionários. Então…já viu, né!? Não tive como escapar.

Tá! Beleza, professor. E o que esse detalhe tem a ver com concursos, coaching, preparação, alta performance…Parece que quase nada. Não, aí é que você se engana. Tem tudo a ver e eu vou contar.

Perceba que a história (cuidado: tem um pouco de spoiler, mas que não prejudica) é sobre um grupo de nove assaltantes que tem o objetivo de embolsar um total de 2,4 bilhões de euros roubando a Casa da Moeda da Espanha. Cada um tem um sonho particular, mas o propósito é comum: ficar milionário da noite para o dia e não ser pego pela polícia. Portanto, eles têm um OBJETIVO claro!

Para isso, eles se reúnem e se isolam por, aproximadamente, cinco meses. Montar tudo que será necessário para a invasão e roubar o dinheiro são apenas itens do plano de ação. Dia após dia eles acordam, fazem refeições juntos e têm aulas sobre como manusear armas, sobre comportamento humano sob pressão (pensando nos reféns), sobre a hora da fuga. Tudo! Basicamente todos os detalhes são pensados nesses meses antes do dia D. Os detalhes são pensados e vão desde entender como a imprensa vai noticiar o fato até como induzir a polícia a erros nas negociações que envolvem reféns, por exemplo. Isso se chama PLANEJAMENTO em seu estado da arte!

Isso tudo que falei acrescentado a aproximadamente 60 horas de assalto à Casa da Moeda se traduz em excelentes subplanos, cada um com seu codinome, que são colocados em prática através de um simples comando do líder, que articula o bando e os coloca prontos para ação. Isso nada mais é do que a AÇÃO colocada à risca!

O que eu gostaria de chamar a sua atenção é que a preparação para concurso deve funcionar assim. A lógica é a mesma. E é isso que me encanta. É claro que existem algumas variáveis que não dão para controlar na hora da prova. Afinal, você não sabe o que vai cair como tema da prova discursiva, por exemplo. Mas cabe a você se preparar para cobrir todas as variáveis e estudar para ter as armas fundamentais que você vai carregar para quando chegar na hora do assalto deixar a polícia maluca! Risos. Consertando… para quando chegar na hora da prova deixar a banca comendo poeira!

Brincadeiras à parte, o seu estudo precisa ser sua maior arma. Isto é, o seu dia a dia de disciplina e dedicação nos estudos equivale a seu planejamento colocado em prática. E é seu planejamento que vai te dar toda a segurança para lidar com o teste que será colocado à prova. Preparação de alta performance só pode ser alcançada quando você sente que não está colocando nada na bagagem que não faça sentido.

E acredite: até a sorte passa a ficar ao seu lado quando você tem o trinômio OBJETIVO + PLANEJAMENTO + AÇÃO no seu mais alto grau de excelência.

 

E você? Como anda se preparando para seu concurso? Sabe quais são as armas que vai levar para prova?

Gostou do artigo? Deixe seu comentário. Participe!

 

Bons estudos! Até a próxima.

Prof. Bruno Pimentel

 

@prof.brunopimentel

brunopimentel@voceconcursado.com.br

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários