Os 3 Principais Ladrões de Energia – A maioria só percebe o nº 2

Você já deve ter visto a cena:

Edital novinho na praça. Material de estudos comprados. Planejamento e calendário de estudos organizados. Tudo preparado para engrenar uma boa rotina de estudos.

E aí a energia vai lá embaixo…

O gás total dos primeiros dias vai se esgotando, se esgotando até você se deparar com todas as consequências de um silencioso roubo de energia.

Sono, cansaço, fome, irritação, desconcentração, entre outras coisas inexplicáveis vão tomando conta cada vez mais fortemente.

Parece que está tudo contra você. E realmente está quando chega nessa situação! Caso não haja uma prevenção para que suas baterias sejam direcionadas para as atividades certas, normalmente, é isso que acontece.

Gosto de fazer a analogia do “roubo de energia do concurseiro” com furos numa Caixa D’Água.

É simples. Imagine que seu corpo, mente e cérebro funcionam como uma enorme caixa d’água. Entenda que uma caixa cheia de água é uma caixa cheia de conteúdo absorvido. A ideia é que você distribua essa água para as questões, revisões, mapas mentais etc.

Caso você não administre bem algumas situações do dia a dia, você acabará com furos na sua caixa d’água. Esses furos diminuirão sua eficiência nos estudos, o conteúdo dos estudos tende a se esvaziar e sua consistência no projeto rumo ao cargo público vai literalmente por água abaixo.

Tipos de furos

Se você não remenda o quanto antes esses furos a situação tenderá ao limite. Entenda quais tipos de “furos” que são os piores para sua caixa d’água.

Furo do tipo 1 – Pensar a todo o momento no conteúdo a ser estudado. Nada pior do que você estar no presente se preocupando com o futuro conteúdo a ser estudado. As inseguranças são naturais quando você se propõe a uma meta. E essa meta traçada pode preocupar e te tirar a concentração necessária do presente. Portanto, mesmo que você tenha muiiiiiiita matéria para estudar, faça um pouco a cada dia e você chegará lá. Não se antecipe com conteúdo que ainda virá. Também não fique imaginando o tempo todo no dia da prova, como se aquele dia fosse o dia D. Foque no presente e faça bem feito o que tiver para fazer. Garanto que fazendo isso você estará bem preparado para quando tiver que ser testado!

Furo do tipo 2 – Concorrência com outras atividades cotidianas. Conciliar vida de concurso com a vida “normal” é complicado. Algumas atividades do dia a dia drenam sua capacidade de absorver matéria. Isso acontece quando você se pega pensando no meio dos estudos nas contas que têm para pagar, nos emails que têm para responder, na passagem da viagem que tem que comprar, no presente que tem que dar, a lista é interminável, e cada pessoa possui a sua. Essas coisas são verdadeiros furos na caixa d’água. Parecem pouco no início, mas na soma elas acabam roubando bastante sua atenção e te distraindo de uma maneira fácil. Quando você vê já está interrompendo os estudos para fazer aquela ligação para o amigo ou para comprar o leite que vai faltar no café da manhã. Tome muito cuidado com o furo do tipo 2.

Furo do tipo 3 – Pessoas vampirescas de energia. Tente perceber as pessoas com quem você acaba se envolvendo cotidianamente. Quantas realmente estão do seu lado? Quem te apoia? Quem confia que você obterá sucesso na sua empreitada nos concursos? Quem te coloca para cima? Não precisa dar a resposta. Devem ser muitas. Agora pense em quem acaba te assustando sem necessidade. Quem coloca dúvida na sua cabeça sobre sua capacidade. Quem menospreza a mínima vitória que você comemora. Quem critica suas decisões e reclama de tudo e de todos a sua volta. São essas pessoas que sugam sua energia. Elas fazem isso na maioria das vezes sem se dar conta do mal que geram.

Os sugadores de energias fazem diversos furos na sua caixa d’água que colocam o nosso emocional em xeque. Depois que um vampiro emocional acaba de se lamentar para você ou que fala como você tem sorte na vida e ele tem azar, você sente que toda a sua energia vital sai pelo ralo. Tente eliminar logo pela raiz quando você vir que alguém vem dar uma de vampiresco para o seu lado. Fique atento, pois esse é uma das piores formas de roubarem sua energia.

Conclusão

Então, concurseiro, cuidado com as pequenas atividades do dia a dia. Fiquem atentos aos diferentes tipos de roubos de energia. Tomar atitudes preventivas para que sua caixa d’água fique cheia é uma boa maneira de manter equilibrada sua energia vital.

Bons estudos!

Prof. Bruno Pimentel

@prof.brunopimentel

brunopimentel@voceconcursado.com.br

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários