Arrumar a cama e estudar para concursos. O que isso tem a ver com a sua rotina?

Outro dia li matéria da colunista Bru Fioreti. Bru é uma palestrante famosa que escreve sobre comportamento e é coach de carreira.

No texto ela falava sobre a importância de ter uma atividade que te deixe nos “trilhos” logo pela manhã. O texto parecia chato no começo, mas eu me dispus a ler.

A simples atividade de arrumar uma cama pode ser elencada como a tarefa número 1 do dia. Parece besteira falar que arrumar a cama te coloca nos eixos, mas a verdade é que esse simples ato te permite iniciar o dia com uma certa disciplina. Arrumar a cama te dá uma força inconsciente capaz de te impulsionar a fazer tudo o que você planeja.

Parece bobagem o que ficou indicado no artigo que a autora escreveu, mas isso faz uma enorme diferença para quem é direcionado por desempenho de alta performance! Realizar algo que não seja prazeroso como primeira atividade do dia pode te trazer um absurdo senso para seguir metas desafiadoras ao longo da semana ou de meses. Afinal? Levante a mão quem acha que arrumar uma cama é algo interessante [Ops… espero que ninguém tenha levantado as mãos (risos)].

Em um período da minha época de concurseiro, quando eu me dedicava 100% para estudar para concursos, eu me coloquei numa atividade parecida com essa de arrumar a cama.

Meus irmãos estavam no ensino médio e estudavam a 5 km de casa. Daí eu me dispus a levá-los todos os dias ao colégio pela manhã de carro. Virei, literalmente, o chofer deles. Não era minha obrigação. Era chato para caramba ter que acordar às 6h30 para levá-los, deixá-los na porta, fazer o caminho todo de volta para casa. Meu dia de estudos iniciava no automático quando eu ligava o computador e começava mais um dia de estudos pontualmente às 7h.

Sem nem saber ao certo o que estava fazendo, eu acabei me condicionando mentalmente em iniciar meu dia com uma coisa beeeeeeeem longe de ser prazerosa. Entendi que essa técnica aplicada pode fazer toda a diferença. Além disso, descarregar logo no início do dia todo seu potencial ao realizar tarefas que não fazem o menor sentido para o seu objetivo final, pois uma coisa é fato: concurseiro que é concurseiro sabe que não existe edital só com matérias prazerosas.

Ainda te causa estranheza o título desse artigo? Ele simplesmente mostra como a disciplina é norteadora da ação. Portanto, acredite no seu potencial, mas vá além…mostre para você mesmo é possível reaprender mentalmente a destravar as armadilhas que nós mesmos criamos em situações correlatas ao estudo para concursos.

E você, aí? Arrumar a cama, passear com o cachorro, lavar a louça do café da manhã.

Qual primeira tarefa do dia você vai escolher para te dar o gás necessário aos estudos?

Vejo vocês no próximo artigo.

Bons estudos!

Prof. Bruno Pimentel

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários