Focar em uma carreira ou estudar para todos os editais? Temos a resposta para essa pergunta!

Quando iniciamos a preparação para concursos públicos a primeira dúvida que surge é: devo focar em uma carreira ou devo estudar para todos os editais?

Neste artigo vou responder essa e outras dúvida que surgem durante a preparação para os certames.

Em estudo da ANPAC – Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos – 10 milhões de pessoas estudam para concursos públicos.

Desses milhares de candidatos, há muitas que estão iniciando sua jornada nesse momento e têm muitas dúvidas de como estudar com eficiência e eficácia.

Portanto, vou trazer um ponto que deve ser observado nessa jornada.

O que eu vou trazer para vocês, agora mesmo, vem de experiência de muitas horas em contato com concursados de alto nível.

Resposta à pergunta do título: Escolha uma área/carreira que mais tem afinidade.

Partir para estudar um edital bacana sem pensar antes se a carreira faz sentido é um dos primeiros erros dos concurseiros “empolgadões”.

Exemplo típico: a pessoa decide por estudar para um concurso com muitas vagas como o Técnico do INSS, depois que passou o certame se joga para a Agente da PRF, na sequência faz para Analista da Receita Federal, depois saí um superedital de Escriturário do BB e ela também faz, em seguida ele presta para Técnico do DETRAN. Quando viu: acabou o ano! E junto com o ano acaba o ânimo!

Percebeu o que aconteceu em pouco tempo desse tipo de experiência? A pessoa saiu “atirando” para todos os editais interessantes que eram possíveis. Tentador não fazer isso quando o mercado de concursos está em alta.

No entanto, esse concurseiro acabou estudando para técnico, fez para agente, tentou também para analista.

Sem dúvidas essa experiência é legal para se acostumar com o ritmo, mas a opção inicial em não selecionar um tipo ou um ramo de concursos demanda uma enorme energia para aprender as mais diversas disciplinas possíveis à medida que os editais saem.

Agora, pense comigo.

Ele ou ela teve que estudar código de trânsito, direito tributário, matemática financeira, direito previdenciário, atendimento ao público, sem falar nas matérias básicas, como português, direito constitucional, direito administrativo, raciocínio lógico.

Pe-sa-dís-si-mo! E nem um pouco eficiente, diga-se de passagem.

Portanto, como nós sabemos, o objetivo é passar no concurso.

Então, tome nota: primeiramente escolha uma área para focar!

Carreira policial, carreira de tribunais, carreira de magistratura, carreira tributária, carreira bancária, carreira fiscal, bombeiros e polícia, entre tantas outras.

Foque numa carreira ou, então, em um cargo que você perceba afinidade com seus pontos positivos e se prepare tomando como base os últimos editais, assuntos de cada matéria, os pesos de cada matéria, temas de redações, etc.

Foco e dedicação.

Bons estudos!

Prof. Bruno Pimentel

@prof.brunopimentel

brunopimentel@voceconcursado.com.br

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários