Concurso Senado – FGV – Analista Legislativo – Informática Legislativa – Análise de Sistemas – Veja Análise da Prova Discursiva

,

Veja a análise das questões discursivas do concurso da Senado Federal (FGV) para o cargo de Analista Legislativo, especialidade Informática Legislativa (Análise de Sistemas), elaborada pelo professor da Equipe do Você Concursado.

A prova discursiva do concurso do Senado Federal (FGV) para Analista Legislativo, especialidade Informática Legislativa (Análise de Sistemas) contava com duas questões.

Vamos analisar abaixo cada uma das questões.

Inicialmente, o enunciado Questão 1 previa que:

Um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) é um software utilizado para diversos fins em relação aos bancos de dados: 1) criação de bancos de dados; 2) inserção, armazenamento, leitura, atualização, e exclusão de dados; e 3) administração e manutenção. Uma arquitetura típica de um sistema de banco de dados inclui três componentes principais: o SGBD, o banco de dados e a aplicação front-end. A implementação de um sistema de banco de dados demanda por um projeto envolvendo diversas etapas e papéis.

(Jukic, N., Vrbsky, S., Nestorov, S., & Sharma, A. (2021). Database Systems: An Introduction to Databases and Data Warehouses (com adaptações).)

1. Liste as etapas centrais de um projeto de implementação de um sistema de banco de dados e apresente o objetivo principal de cada etapa.

2. Descreva uma eventual falha que pode causar retrabalho nos projetos de implementação de banco de dados.

Análise de cada item

Tópico 1 – Liste as etapas centrais de um projeto de implementação de um sistema de banco de dados e apresente o objetivo principal de cada etapa.

A elaboração de um projeto de banco de dados é uma das etapas mais importantes no processo de desenvolvimento de um sistema de software. Assim, ao se elaborar um projeto de banco de dados, deve-se sempre seguir uma sequência de etapas cujo resultado será o desenho correto de um modelo que represente o contexto para o qual a aplicação está sendo desenvolvida.

São etapas da elaboração de um projeto de banco de dados:

Análise de requisitos

O primeiro passo na construção de um banco de dados envolve entender as necessidades e compreender as regras de negócio estabelecidas, além de descrever o conjunto de relações de negócios que serão atendidas pelo modelo a ser implementado. Nessa fase, são utilizadas entrevistas e reuniões para detalhar os processos para que o modelo seja o mais fiel possível à realidade e atenda de forma satisfatória à expectativa do interessado.

Modelo conceitual

A segunda etapa diz respeito ao modelo conceitual, em que as informações advindas da Análise de Requisitos servem como insumo para a construção do desenho conceitual. Nesta etapa, é comum empregar o modelo entidade-relacionamento, em que se define os agentes que farão parte das rotinas e os relacionamentos entre esses agentes. É atividade a ser considerada na construção do modelo conceitual a identificação de entidades, relacionamentos e cardinalidades, entre outros.

Modelo lógico

Na construção do modelo lógico, são definidos os aspectos físicos do projeto de banco de dados como as estruturas que serão usadas para armazenar as informações definidas nas etapas anteriores.

Entre atividades presentes na construção do modelo lógico destacam-se a identificação de tabelas, tipos a serem considerados para cada atributo e o tamanho permitido para cada campo.

Modelo físico

Na construção do modelo físico, são definidos detalhes afetos com o armazenamento dos dados, com a geração dos scripts que irão criar as tabelas e com as visões do banco. Diferentemente das fases anteriores, a elaboração do modelo físico está diretamente relacionada com a um SGDB (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

Tópico 2 – Descreva uma eventual falha que pode causar retrabalho nos projetos de implementação de banco de dados.

Uma falha pode ser definida como estado anormal de um item, material, produto, serviço ou sistema que comprometa a sua operação. No caso dos SGBDs, falha pode ser entendida como uma condição adversa que compromete qualquer componente do banco de dados e pode ocorrer em qualquer etapa do projeto de implementação do banco dados.

São exemplos de falhas que geram retrabalho:

  • Na fase de Análise de Requisitos podem ocorrer erros como a omissão de um grupo de requisitos; a permissão de inconsistências entre grupos de requisitos; a aceitação de requisitos inadequados; a definição de requisitos incorretos, indefinidos ou imprecisos ou a aceitação de requisitos ambíguos e inconsistentes. Esses erros, caso não sejam sanados, podem levar a base de dados a estados inconsistentes que, consequentemente, causarão retrabalho nas etapas seguinte.
  • O processo de normalização diz respeito à análise do modelo, à luz de regras formais, com o objetivo de reestruturar possíveis tabelas e atributos, reduzindo assim redundâncias e permitindo o crescimento do BD com o mínimo de efeito colateral. Caso a base de dados não esteja normalizada, podem ocorrer falhas (ou anomalias) relacionadas com a inserção, a atualização e a exclusão que, necessariamente, causarão retrabalho no projeto de implementação de banco de dados.

Resumindo:

São falhas que geram retrabalho na implementação do Banco de Dados:

  • Má concepção e planejamento do banco de dados;
  • Ignorar a normalização;
  • Falta de documentação;
  • Usar coluna auto incremento como sua única chave;

Proposta de Resolução da questão

Clique aqui e veja a resposta de resolução da questão (exclusivo para assinantes).

Já o enunciado Questão 2 previa que:

A plataforma de rede social Twitter é utilizada por milhões de pessoas no mundo. A partir do acesso ao portal do Twitter podemos inferir alguns requisitos de um banco de dados relacional, tais como: 1) cada conta possui um identificador único, uma frase biográfica, uma localidade, uma data de nascimento e uma data de ingresso; 2) cada twitter possui um identificador único, uma data de envio e um texto associado a conta que o escreveu; 3) a localidade da conta está associada a uma cidade, uma UF, um nome de estado, uma sigla e um nome de país, no entanto o usuário pode optar por não identificar a própria localidade; 4) sabe-se que uma conta pode seguir várias outras contas ou nenhuma, ao mesmo tempo que pode ser seguida por várias ou nenhuma; 5) um twitter pode ser enviado por no mínimo uma e no máximo uma conta, ao mesmo tempo que uma conta não precisa enviar nenhum twitter, mas pode enviar vários.

Considerando o preâmbulo, responda os itens a seguir:

1. Elabore o diagrama do modelo ER (Entidade-Relacionamento) em nível conceitual, a partir dos requisitos de banco de dados listados. Use a notação padrão de Peter Chen. Use nomes que descrevam claramente as entidades, relacionamentos e atributos, no entanto não use nomes muito longos. Pode-se abreviar sem ocasionar perda de significância.

2. No seu diagrama, considere denotar as cardinalidades descritas na lista de requisitos, além de definir os atributos chave para estabelecer a normalização à 3FN (terceira forma normal).

Análise de cada item

Na construção do Diagrama Entidade-Relacionamento para a situação apresentada, é importante observar o que enunciam as três primeiras formas normais.

Primeira Forma Formal (1FN)

Na 1FN, os atributos precisam ser atômicos, ou seja, as entidades não podem ter valores repetidos e nem atributos possuindo mais de um valor.

Segunda Forma Formal (2FN)

Na 2FN, além de cumprir com as condições estabelecidas na 1FN, todos os atributos que não pertencem a uma de suas chaves devem ser totalmente dependentes da chave primária.

Terceira Forma Formal (3FN)

Na 3FN, além de cumprir com as condições estabelecidas na 2FN, nenhum atributo não pertencente a uma de suas chaves pode ser transitoriamente dependente da chave primária.

Esclarecimentos iniciais apresentados, vamos analisar cada um dos requisitos propostos:

1) cada conta possui um identificador único, uma frase biográfica, uma localidade, uma data de nascimento e uma data de ingresso;

Para atender a condição (1), podemos representar Conta por meio de uma entidade que possui os seguintes atributos: Identificador (atributo chave), Frase, DataNasc (Data de Nascimento) e DataIngresso (Data de Ingresso). Para evitar o uso de atributos e atender aos pressupostos da 1FN, Localidade será tratada como entidade.

 

2) cada twitter possui um identificador único, uma data de envio e um texto associado a conta que o escreveu;

Para (2), podemos representar Twitter por meio de uma entidade que possui os seguintes atributos: IdTwitter (identificador do twitter), DataEnvio (Data de Envio) e Texto (Texto associado a conta que o escreveu).

3) a localidade da conta está associada a uma cidade, uma UF, um nome de estado, uma sigla e um nome de país, no entanto o usuário pode optar por não identificar a própria localidade;

Para atender o requisito (3), é importante observar que a sigla do país depende do nome do país assim como sigla da unidade federativa depende do nome do país. Logo, para evitar dependências transitivas, uma representação está em tratar Estado e País como entidades.

4) sabe-se que uma conta pode seguir várias outras contas ou nenhuma, ao mesmo tempo que pode ser seguida por várias ou nenhuma;

O requisito estabelecido em (4) pode ser representado por meio do relacionamento da entidade Conta com ela mesma.

5) um twitter pode ser enviado por no mínimo uma e no máximo uma conta, ao mesmo tempo que uma conta não precisa enviar nenhum twitter, mas pode enviar vários.

O requisito estabelecido em (5) pode ser representado por meio do relacionamento entre as entidades Twitter e Conta.

Estrutura avaliativa

Na 3FN, além de cumprir com as condições estabelecidas na 2FN, nenhum atributo não pertencente a uma de suas chaves pode ser transitoriamente dependente da chave primária.

Proposta de Resolução da questão

Clique aqui e veja a resposta de resolução da questão (exclusivo para assinantes).

Impressões

Deixe nos comentários o que você achou do tema da prova discursiva do concurso de Analista Legislativo – Informática Legislativa (Análise de Sistemas) – do Senado Federal (FGV) e quais os pontos também poderiam ser abordados, que não tratamos na nosso padrão de resposta.

Comente também os pontos que você pecou na sua prova e qual foi a maior dificuldade que sentiu em relação a prova discursiva.

Próxima Fase – Recurso

O recurso contra a correção da redação é uma importante fase do concurso.

A correção é realizada por pessoas e todos nos podemos errar em algum momento.

Dessa forma, pode ocorrer do examinador errar na sua correção, penalizando de forma demasiada o seu texto.

Assim, essa fase não deve ser menosprezada ou esquecida pelos candidatos.

Contudo, uma dúvida muito frequente é se a nota pode ser reduzida com o recurso.

Para isso, disponibilizo o link abaixo no qual o professor Bruno explica certinho se isso pode ocorrer ou não e caso precise de recurso, conte com o auxílio da nossa equipe de professores.

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários