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TEMA 1
 
 
TEXTO A
 
 
TEXTO B
 
A água é farta ou escassa?
 
[...] 
 
Uma das conclusões a que havíamos chegado foi que, até certo ponto, há abundância de água disponível no mundo. Porém, a abundância de água doce diz respeito apenas a valores médios. A distribuição de água doce no mundo está longe de ser homogênea. Por um lado, nas selvas tropicais da Amazônia, do Congo e de Bornéu, por exemplo, há grande quantidade água e uma variedade enorme de fauna e flora. Por outro lado, nas vastidões do desertos de Atacama, de Gobi e do Saara, a água é quase inexistente, e os vegetais e animais resumem-se a pouquíssimas espécies com um número também muito reduzido de indivíduos. Em suma, a vida em terra firme se concentra onde há abundância de água e escasseia nas regiões em que a água é rara. De qualquer forma, com sua distribuição não uniforme, a  água doce que existe é suficiente para a manutenção da fauna e da flora existentes na natureza.
 
[...]
 
O fato de determinada água não ser salgada não é condição suficiente para que ela possa ser consumida. Na região Sudeste do Brasil, há problemas seríssimos com relação à má qualidade da água.
 
Existem muitas enfermidades cujo principal veículo de propagação é a água [...] Água doce não significa água limpa.
 
[...]
 
Antonio Cardoso Neto. Água na medida certa: a hidrometria no Brasil. Brasília: Agência Nacional de Águas, 2012. p. 25-6
 
Ao observar os texto A e B acima, percebemos um cenário de iminente escassez de água própria para consumo humano. Esse assunto possui destaque em campanhas de conscientização e também é frequente a discussão sobre a oferta e indispensabilidade desse recurso. Portanto, qual seria uma possível proposta de intervenção para solucionar essa questão? Redija um texto dissertativo-argumentativo sobre a temática apresentada.
 
 
TEMA 2
TEXTO A
 
 
 
TEXTO B
 
Mesmo no topo, elas ainda ganham menos
 
Revelação de que a presidenta mundial da GM recebe bem menos do que seu antecessor expõe os abismos salariais entre homens e mulheres. O pior é que a defasagem está longe de ser corrigida.
 
Mariana Queiroz Barboza (mariana.barboza@istoe.com.br)
 
Alçada ao posto de presidenta mundial da General Motors, tornando-se a primeira mulher a assumir essa função em uma montadora, a engenharia americana Mary Barra, 51 anos de idade e 33 de GM, teve que lidar com uma injustiça. Seu salário, de US$ 4,4 milhões por ano, estava abaixo do do antecessor, Dan Akerson, que recebia US$ 9,1 milhões anuais. Mais estranho ainda: Akerson receberá US$ 4,6 milhões por ano para prestar consultoria à própria GM. Depois da enorme repercussão e do estrago que o episódio poderia provocar, a GM anunciou que Mary poderá embolsar US$ 14,4 milhões em 2014, mas o valor está sujeito à aprovação de acionistas, em decisão que será tomada em junho, e ao desempenho da montadora. Desde que o movimento feminista foi às ruas, há cinco décadas, as mulheres quebraram barreiras em diversas áreas, mas alguns obstáculos parecem intransponíveis. (...)
 
http;//www.istoe.com.br/reportagens/351254_MESMO+NO+TOPO+ELAS+AINDA+GANHAM+MENOS
 
Os textos A e B apresentados abordam a questão da mulher na sociedade. Como é vista a mulher na sociedade contemporânea? Este questionamento é bastante pertinente nos dias atuais. Com base nesses textos e em outras informações que julgar pertinentes, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre a temática: Igualdade de direitos para a mulher na sociedade atual.
 
 
TEMA 3
 
TEXTO A
 
"A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"
 
(George Orwell)
 
TEXTO B
 
 
 
TEXTO C
 
 
 
Navegar na Internet, assistir aos programas na televisão, falar ao celular são ações comuns da maioria da população mundial nos dias atuais. Essas ações são feitas no nosso cotidiano e percebemos que essa tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal. Analise os texto A, B e C acima e redija um texto dissertativo-argumentativo entorno desta temática: "Os meios midiáticos influenciam as pessoas nas suas identidades sociais?

Claro, vamos elaborar uma proposta de resolução para o TEMA 1, que trata da escassez de água própria para consumo humano.

### Rascunho Eficiente

**Assunto:** Escassez de água potável

**Tema:** Desafios e soluções para a escassez de água potável

**Tese:** A escassez de água potável é um problema global que requer intervenções sustentáveis e políticas públicas eficazes.

**Tópico 1:** Importância da gestão eficiente dos recursos hídricos

**Tópico 2:** Necessidade de conscientização e educação ambiental

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### Proposta de Resolução

**Ao refletir sobre** a escassez de água potável, **percebe-se que** os desafios e soluções para a escassez de água potável são cruciais para garantir a sobrevivência humana e a sustentabilidade ambiental. **Nesse contexto, defende-se que** a escassez de água potável é um problema global que requer intervenções sustentáveis e políticas públicas eficazes. **Para se aprofundar no assunto, é importante analisar** a importância da gestão eficiente dos recursos hídricos e a necessidade de conscientização e educação ambiental.

**Preliminarmente**, a gestão eficiente dos recursos hídricos é fundamental para mitigar a escassez de água potável. **Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU)**, a má gestão e a distribuição desigual dos recursos hídricos são fatores que agravam a crise hídrica global. **Portanto**, é essencial implementar políticas que promovam o uso racional da água, como a modernização dos sistemas de irrigação e a redução de perdas em redes de distribuição. **Além disso**, o investimento em infraestrutura hídrica, como a construção de reservatórios e sistemas de captação de água da chuva, pode contribuir significativamente para a conservação dos recursos hídricos.

**Ademais**, a conscientização e educação ambiental são igualmente importantes para enfrentar a escassez de água potável. **De acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos**, a educação ambiental desempenha um papel crucial na formação de uma cultura de conservação da água. **Dessa forma**, campanhas educativas e programas escolares que ensinem práticas sustentáveis de uso da água podem ajudar a sensibilizar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. **Um exemplo disso** é o programa "Água para Todos", que promove a conscientização sobre o uso responsável da água em comunidades vulneráveis.

**Desse modo, percebe-se que** a escassez de água potável é um desafio que exige soluções integradas e sustentáveis. **Por isso**, é importante que governos, organizações não governamentais e a sociedade civil trabalhem juntos para implementar políticas eficazes de gestão hídrica e promover a educação ambiental. A criação de incentivos para o uso sustentável da água e o fortalecimento de parcerias internacionais para o compartilhamento de tecnologias e práticas bem-sucedidas são medidas essenciais para garantir a disponibilidade de água potável para as futuras gerações.


Em um texto disponível no site www.montfort.org.br, Macelo Andrade refuta várias objeções à adoção da pena de morte. Uma dessas refutações diz o seguinte:
 
 
“15ª objeção: Não se pode punir os criminosos com a pena capital porque a culpa é da sociedade. A pobreza é que causa a criminalidade. São traumas psicológicos que causam o crime.
 
Resposta: Então, a Igreja estaria errada quando ensina que existe o livre arbítrio e, por causa dele, podemos escolher entre o bem e o mal.
Os crimes existem em função da maldade humana que escolhe o mal em vez do bem. Se a sociedade fosse a culpada, não poderia haver Direito, não poderia haver nenhum tipo de repressão. O próprio Direito Civil seria inútil, pois todo o inadimplente poderia alegar que não pagou por culpa da sociedade, e o credor não poderia cobrar-lhe. O mesmo aconteceria com os “traumas psicológicos”. Dizer que a pobreza causa a criminalidade é dizer que todo pobre é ladrão. Ou seja, é uma frase preconceituosa. Se fosse assim, a Índia, um dos países mais pobres do mundo, seria o mais violento. Entretanto, é um país com baixa criminalidade.”
 
 
Escreva um texto em língua padrão, avaliando os argumentos de Macelo Andrade e emitindo sua opinião sobre esse aspecto relativo ao tema da pena de morte.

Rascunho Eficiente

Assunto: Argumentos sobre a pena de morte
Tema: Análise crítica da relação entre criminalidade e fatores sociais
Tese: A complexidade da criminalidade não pode ser reduzida a escolhas individuais ou fatores sociais isolados
Tópico 1: Importância do livre arbítrio na escolha entre o bem e o mal
Tópico 2: Influência dos fatores sociais e psicológicos na criminalidade

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a pena de morte, percebe-se que a análise crítica da relação entre criminalidade e fatores sociais é essencial para a compreensão do tema. Nesse contexto, defende-se que a complexidade da criminalidade não pode ser reduzida a escolhas individuais ou fatores sociais isolados. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância do livre arbítrio na escolha entre o bem e o mal e a influência dos fatores sociais e psicológicos na criminalidade.

Preliminarmente, a importância do livre arbítrio na escolha entre o bem e o mal é um aspecto crucial. Segundo a doutrina católica, o livre arbítrio é um princípio fundamental que permite ao indivíduo escolher suas ações, independentemente das circunstâncias externas. Entretanto, essa visão pode ser limitada ao desconsiderar a influência de fatores externos. Além disso, a realidade mostra que muitos crimes são cometidos sob a influência de condições sociais adversas.

Por outro lado, a influência dos fatores sociais e psicológicos na criminalidade é inegável. De acordo com estudos sociológicos, a pobreza, a desigualdade e os traumas psicológicos podem aumentar a propensão ao crime. Ademais, ignorar esses fatores é simplificar a complexidade do comportamento humano. Por exemplo, países com políticas sociais eficazes tendem a apresentar índices de criminalidade mais baixos.

Desse modo, percebe-se que a criminalidade deve ser entendida como um fenômeno multifacetado, que envolve tanto escolhas individuais quanto influências sociais. Por isso, é importante promover políticas públicas que abordem tanto a responsabilidade individual quanto as condições sociais que favorecem o crime.


 
FRAGMENTO I
 
"( ... ) As tecnologias de informação e comunicação na internet disponibilizam o acervo de bibliotecas digitais e virtuais, expandindo, dessa forma, os limites do ensino e da pesquisa. ( ... )"
 
(Disponivel em< http://pedagogiaaopedaletra com> Acesso em 07nov2018)
 
 
Analise a FIGURA I e o FRAGMENTO I acima, os quais apresentam uma relação entre as tecnologias e os livros.
 
Agora, elabore uma fábula a qual incentive a prática da leitura, aliando os livros aos avanços tecnológicos. Imagine que sua produção textual será exposta na escola com a finalidade de incentivar a leitura, mostrando o "bom relacionamento" entre livros e tecnologias.
 
Leia as "Instruções para produção textual" a seguir antes de começar a escrever seu texto.
 
a. O texto deve ser original, respeitando a estrutura do gênero solicitado;
 
b. O texto deve ter um título coerente;
 
c. O texto deve ser redigido conforme a norma culta da Língua Portuguesa;
 
 

Rascunho Eficiente

Assunto: Relação entre tecnologias e livros
Tema: Incentivo à leitura através da tecnologia
Tese: A harmonia entre livros e tecnologia pode promover o hábito da leitura
Tópico 1: Acesso facilitado a bibliotecas digitais
Tópico 2: Interatividade e engajamento através de plataformas digitais

Proposta de Resolução

Relação entre leitura e tecnologia

Ao refletir sobre o mundo digital, percebe-se que incentivar a leitura através da tecnologia é uma estratégia eficaz para promover o hábito de ler. Nesse contexto, defende-se que a harmonia entre livros e tecnologia pode promover o hábito da leitura. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o acesso facilitado a bibliotecas digitais e a interatividade e engajamento através de plataformas digitais.

Preliminarmente, o acesso facilitado a bibliotecas digitais é um dos principais benefícios que a tecnologia trouxe para o mundo da leitura. Conforme especialistas em educação, as bibliotecas digitais democratizam o acesso ao conhecimento, permitindo que pessoas de diferentes regiões e condições socioeconômicas possam acessar uma vasta gama de livros e artigos. Além disso, essas plataformas oferecem recursos como buscas rápidas e anotações digitais, que facilitam o estudo e a pesquisa. Por exemplo, a Biblioteca Digital Mundial da UNESCO é uma ferramenta que disponibiliza gratuitamente conteúdos de diversas culturas e épocas, promovendo a educação e a diversidade cultural.

Ademais, a interatividade e o engajamento através de plataformas digitais são fundamentais para atrair novos leitores. De acordo com estudos sobre comportamento digital, as plataformas que oferecem recursos interativos, como vídeos, quizzes e fóruns de discussão, tornam a experiência de leitura mais dinâmica e envolvente. Consequentemente, os leitores, especialmente os mais jovens, sentem-se mais motivados a explorar novos livros e autores. Um exemplo disso é o aplicativo Wattpad, que permite aos usuários lerem e escreverem histórias, além de interagirem diretamente com os autores e outros leitores, criando uma comunidade ativa e engajada.

Desse modo, percebe-se que a integração entre livros e tecnologia é uma poderosa aliada na promoção do hábito de leitura. Por isso, é importante que escolas e bibliotecas incentivem o uso de tecnologias digitais como ferramentas complementares à leitura tradicional, promovendo eventos e oficinas que ensinem a utilizar essas plataformas de forma eficaz.


Elabore um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO sobre o tema “A origem da corrupção no sistema político brasileiro” e dê um TÍTULO COERENTE à sua redação.
 
 
TEXTO DE REFERÊNCIA:
 
De fato, a sociedade deve se mobilizar para coibir qualquer tipo de corrupção no poder público. Mas isso não basta. Ela deve se modificar para também coibir a corrupção privada. Estima-se, por exemplo, que a corrupção pública seja responsável por desviar R$ 80 bilhões do seu verdadeiro propósito. Por outro lado, a sonegação de tributos, que não é do trabalhador assalariado, compromete cerca de R$ 400 bilhões a R$ 500 bilhões por ano, o que representa aproximadamente 10% do PIB brasileiro.
 
Quando dizem que a corrupção é sistêmica, não estão se referindo somente à corrupção generalizada no governo, mas sim em toda a sociedade. O motorista é corrupto quando não respeita a faixa de pedestre ou quando estaciona inapropriadamente em local reservado. O funcionário se torna corrupto quando não executa apropriadamente suas atividades. O estudante age de forma corrupta quando utiliza a cola para conseguir boas notas. O mecânico é corrupto quando adiciona à conta alguns serviços de manutenção que não foram executados.
O agricultor é corrupto quando desmata inapropriadamente ou quando utiliza defensivos químicos proibidos. O camelô é corrupto quando espirra água com açúcar nas frutas para enganar o consumidor. Quem joga algum resíduo da janela do apartamento ou na casa do vizinho é igualmente corrupto. E, com a mais absoluta certeza, muitos desses corruptos estavam nas fileiras das manifestações contra a corrupção.
 
São milhares os exemplos de corrupções com que a sociedade brasileira se defronta. E vale afirmar que a corrupção não é somente obter proveitos indébitos, que envolvem suborno ou pagamentos ilícitos. Na sua forma mais ampla, a corrupção é a degradação de um bem ou de um costume social, ou seja, utilizá-los de forma inferior àquela para a qual foram idealizados.
 
Indistintamente, esses outros tipos de corrupção são considerados normais e legítimos por parte significativa da sociedade brasileira. E, por serem culturalmente aceitos por uma parcela, não haveria motivos para serem condenados ou combatidos. Portanto, de acordo com essa concepção, não seria a corrupção, em sua essência, que deveria ser combatida, mas sim a corrupção do poder público e aquela que se relaciona com as grandes somas. Se o objetivo de um país é evoluir culturalmente, economicamente e socialmente, todo e qualquer tipo de corrupção deve ser combatido, independentemente de sua origem ou grandeza. E para isso não basta substituir um grupo de políticos ou um grupo de partidos: é necessário ir além, e o  regras tenham sua validade e sua aplicação.
 
(Rodolfo Coelho Prates. Gazeta do Povo. Opinião. 31 mar 2015)

Rascunho Eficiente

Assunto: Corrupção no Brasil
Tema: A origem da corrupção no sistema político brasileiro
Tese: A corrupção no Brasil é um fenômeno enraizado culturalmente que se manifesta tanto no âmbito público quanto no privado, exigindo uma transformação estrutural e cultural para seu combate efetivo.
Tópico 1: Influência histórica e cultural na perpetuação da corrupção
Tópico 2: A necessidade de reformas estruturais e culturais para combater a corrupção

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre corrupção no Brasil, pdefende-se que ela é um fenômeno enraizado culturalmente que se manifesta tanto no âmbito público quanto no privado, exigindo uma transformação estrutural e cultural para seu combate efetivo. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar influência histórica e cultural na perpetuação da corrupção e a necessidade de reformas estruturais e culturais para combater a corrupção.

Preliminarmente, a influência histórica e cultural na perpetuação da corrupção no Brasil é inegável e profunda. De acordo com historiadores, o o brasileiro reflete uma cultura de personalismo e informalidade que favorece práticas corruptas. Além disso, a colonização portuguesa estabeleceu um sistema administrativo baseado no patrimonialismo, onde os interesses privados frequentemente se sobrepunham aos públicos. Por exemplo, o período colonial foi marcado por práticas como o "quinto", imposto sobre o ouro, que incentivava a sonegação e a corrupção entre os administradores coloniais.

Ademais, a necessidade de reformas estruturais e culturais para combater a corrupção é urgente e fundamental. Segundo juristas, a corrupção sistêmica no Brasil só pode ser enfrentada por meio de uma reforma política abrangente que inclua a transparência nos processos administrativos e a participação ativa da sociedade civil. Além disso, é crucial promover uma educação ética e cidadã desde os primeiros anos escolares, para que as futuras gerações compreendam a importância da integridade e da responsabilidade social. Um exemplo disso é a implementação de programas educacionais que enfatizam valores éticos e a importância do cumprimento das leis, como o projeto "Educação para a Cidadania", que tem sido adotado em diversas escolas pelo país.

Desse modo, percebe-se que a corrupção no Brasil é um fenômeno enraizado culturalmente que se manifesta tanto no âmbito público quanto no privado, exigindo uma transformação estrutural e cultural para seu combate efetivo. Por isso, é importante que o governo implemente políticas públicas que promovam a transparência e a participação cidadã, além de investir na educação ética e cidadã, para que a sociedade brasileira possa, de fato, evoluir culturalmente, economicamente e socialmente.


INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir, retirado da página da Câmara Municipal de Ponte Nova.
 
Câmara recebe visita de alunos da escola Nossa Senhora Auxiliadora
 
Alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora Auxiliadora visitaram, na tarde desta quinta-feira (16), o plenário João Mayrink da Câmara de Ponte Nova, acompanhados de suas professoras. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre o Poder Legislativo Municipal.
 
Os 59 alunos foram recepcionados pelo coordenador de ensino da Escola do Legislativo, que além de esclarecer dúvidas sobre a função do vereador, a gestão, os projetos da Casa e a transparência das informações, reforçou a necessidade de maior participação popular nas reuniões da Câmara e nas redes sociais, a importância da Escola e do interesse dos jovens pela política. Diversas dúvidas surgiram e foram sanadas pelo coordenador de ensino.
 
[...]
 
Disponível em: <https://bit.ly/2wgHtq1>. Acesso em: 25 ago. 2018 (Fragmento adaptado).
 
Tendo como base as informações do texto motivador e seus conhecimentos sobre o assunto, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa mencionando como visitas como a citada no texto podem contribuir para o ensino dos alunos e fortalecer a prática da cidadania.
 
Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa de seu ponto de vista.

Rascunho Eficiente

Assunto: Visitas escolares ao legislativo
Tema: Contribuições das visitas escolares ao legislativo para o ensino e cidadania
Tese: As visitas ao legislativo municipal são fundamentais para o aprendizado dos alunos e o fortalecimento da cidadania
Tópico 1: Ampliação do conhecimento sobre o funcionamento do poder legislativo
Tópico 2: Estímulo à participação cidadã e ao interesse pela política

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre visitas escolares ao legislativo, percebe-se que essas atividades são essenciais para o aprendizado dos alunos e o fortalecimento da cidadania. Nesse contexto, defende-se que essas visitas são fundamentais para o aprendizado dos alunos e o fortalecimento da cidadania. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a ampliação do conhecimento sobre o funcionamento do poder legislativo e o estímulo à participação cidadã e ao interesse pela política.

Preliminarmente, a ampliação do conhecimento sobre o funcionamento do poder legislativo é uma contribuição significativa das visitas escolares. De acordo com especialistas em educação cívica, essas visitas proporcionam aos alunos uma compreensão prática das funções legislativas, permitindo que eles vejam de perto como as leis são discutidas e aprovadas. Além disso, os alunos têm a oportunidade de interagir com vereadores e outros profissionais, o que enriquece seu entendimento sobre o papel desses agentes na sociedade. Por exemplo, durante a visita, os alunos podem participar de simulações de sessões legislativas, o que torna o aprendizado mais dinâmico e envolvente.

Ademais, o estímulo à participação cidadã e ao interesse pela política é outro aspecto crucial dessas visitas. Segundo educadores, quando os alunos são expostos ao ambiente político desde cedo, eles desenvolvem uma consciência crítica e se sentem mais motivados a participar ativamente da vida política de sua comunidade. Consequentemente, essa experiência pode despertar nos jovens o interesse por carreiras na área pública ou, ao menos, incentivá-los a exercer seu direito ao voto de maneira consciente. Um exemplo disso é a criação de projetos escolares que simulam campanhas eleitorais, onde os alunos podem aplicar o que aprenderam durante a visita.

Desse modo, percebe-se que as visitas ao legislativo municipal são essenciais para enriquecer o aprendizado dos alunos e fomentar a cidadania ativa. Por isso, é importante que escolas e câmaras municipais promovam e incentivem essas atividades, garantindo que mais alunos tenham acesso a essa experiência enriquecedora.


RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL: CONSTRUINDO VALORES DE SUSTENTABILIDADE
O desafio de solucionar a questão da produção de resíduos pela construção civil, esteve desde o início da formulação do conceito de Desenvolvimento Sustentável. Essa formulação ocorreu na década de 80, no Relatório Brundtland: No Futuro Comum.
(...) Levando em consideração que todas as atividades econômicas modernas dependem direta ou indiretamente da indústria da construção civil, a correta destinação dos resíduos sólidos da construção civil é uma questão estratégica.
Os impactos negativos da construção civil vão desde o consumo dos recursos naturais e modificação da paisagem, até a geração de resíduos. Esses impactos comprometem não só o equilíbrio do meio ambiente, mas também os princípios sanitários das cidades. (...)
Com relação a geração de resíduos, segundo o Ministério das Cidades, no Brasil, os resíduos da construção civil são responsáveis por mais da metade do volume de resíduos sólidos gerados em meio urbano. (...)
Estima-se que, por ano, no mínimo 33.000 (trinta e três mil) toneladas de resíduos da construção civil são recolhidos no Brasil. No entanto, a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abrecon) admite que o número pode ser bem maior. (...)
Fonte: https://www.vgresiduos.com.br/blog/residuos-da-construcao-civil-construindo-valores-de-sustentabilidade/, acesso em 06/07/2018
Elabore um texto dissertativo-argumentativo em que se discuta A destinação dos resíduos sólidos e sua relação com a proteção dos mananciais no Brasil, do ponto de vista de um agente do serviço público que atua na esfera do cargo ao qual concorre.

Rascunho Eficiente

Assunto: desenvolvimento sustentável
Tema: destinação de resíduos sólidos e proteção dos mananciais no Brasil
Tese: a correta gestão dos resíduos da construção civil é essencial para a preservação dos mananciais hídricos
Tópico 1: impactos ambientais dos resíduos da construção civil
Tópico 2: estratégias de gestão sustentável de resíduos

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre desenvolvimento sustentável, percebe-se que a destinação de resíduos sólidos é crucial para a proteção dos mananciais no Brasil. Nesse contexto, defende-se que a correta gestão dos resíduos da construção civil é essencial para a preservação dos mananciais hídricos. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar impactos ambientais dos resíduos da construção civil e estratégias de gestão sustentável de resíduos.

Preliminarmente, os impactos ambientais dos resíduos da construção civil são significativos e abrangentes. Conforme estudos ambientais, a disposição inadequada de resíduos pode levar à contaminação do solo e das águas subterrâneas, afetando diretamente a qualidade dos mananciais hídricos. Além disso, a poluição dos cursos d'água por resíduos sólidos pode comprometer a biodiversidade aquática e a disponibilidade de água potável para a população. Por exemplo, em áreas urbanas, a obstrução de sistemas de drenagem por resíduos de construção pode causar inundações, agravando os problemas ambientais e sociais.

Ademais, as estratégias de gestão sustentável de resíduos são fundamentais para mitigar esses impactos. De acordo com especialistas em sustentabilidade, a implementação de práticas de reciclagem e reutilização de materiais de construção pode reduzir significativamente a quantidade de resíduos destinados a aterros. Além disso, o uso de tecnologias inovadoras para o tratamento de resíduos pode transformar materiais descartados em novos produtos, promovendo a economia circular. Um exemplo disso é a utilização de resíduos de concreto reciclado na fabricação de novos blocos e pavimentos, reduzindo a extração de recursos naturais e protegendo os mananciais.

Desse modo, percebe-se que a gestão eficaz dos resíduos da construção civil é vital para a conservação dos mananciais hídricos. Por isso, é importante que políticas públicas incentivem a adoção de práticas sustentáveis na construção civil, promovendo a educação ambiental e o uso de tecnologias limpas.


"Bem recebida foi aquela definição de quem chamou, a um engenho de açúcar, doce inferno. E, verdadeiramente, quem vir na escuridade da noite aquelas fornalhas tremendas, perpetuamente ardentes, as caldeiras, e a gente da cor toda da mesma noite, trabalhando vivamente e gemendo, tudo ao mesmo tempo, sem um momento de trégua ou de descanso, não poderá duvidar que é uma semelhança de inferno."
(Adaptado: Padre Antônio Vieira, século XVII)
O açúcar e o álcool combustível estão valorizados no mercado internacional, porém o dia a dia dos cortadores de cana pouco difere atualmente da realidade dos canaviais na época colonial. São precárias as condições de trabalho daquele que é considerado um dos mais insalubres ofícios no meio rural.
(Adaptado: Beatriz Camargo. Disponível em: http://reporterbrasil.org.br)
Considerando o que está transcrito acima, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:
Transformações econômicas e sociais na produção do açúcar e do álcool

Rascunho Eficiente

Assunto: condições de trabalho nos engenhos de açúcar e canaviais
Tema: transformações econômicas e sociais na produção de açúcar e álcool
Tese: apesar das mudanças econômicas, as condições de trabalho nos canaviais permanecem precárias
Tópico 1: evolução tecnológica e econômica na produção de açúcar e álcool
Tópico 2: permanência das condições insalubres de trabalho nos canaviais

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre condições de trabalho nos engenhos de açúcar e canaviais, percebe-se que as transformações econômicas e sociais na produção de açúcar e álcool não foram suficientes para melhorar as condições de trabalho dos cortadores de cana. Nesse contexto, defende-se que apesar das mudanças econômicas, as condições de trabalho nos canaviais permanecem precárias. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a evolução tecnológica e econômica na produção de açúcar e álcool e a permanência das condições insalubres de trabalho nos canaviais.

Preliminarmente, a evolução tecnológica e econômica na produção de açúcar e álcool trouxe avanços significativos. De acordo com especialistas do setor agrícola, a introdução de máquinas modernas e técnicas avançadas de cultivo aumentou a eficiência e a produtividade dos canaviais. Além disso, a expansão do mercado internacional e a crescente demanda por biocombustíveis impulsionaram o crescimento econômico do setor. Por exemplo, o Brasil se consolidou como um dos maiores produtores e exportadores de açúcar e etanol do mundo, refletindo a importância econômica dessa indústria.

Contudo, a permanência das condições insalubres de trabalho nos canaviais é uma realidade preocupante. Conforme relatórios de organizações de direitos humanos, os trabalhadores ainda enfrentam jornadas exaustivas, baixos salários e falta de acesso a direitos básicos. Além disso, as condições de trabalho muitas vezes são comparadas às de séculos passados, com pouca ou nenhuma melhoria significativa. Um exemplo disso é a persistência de relatos de trabalho análogo à escravidão em algumas regiões produtoras, evidenciando a necessidade urgente de intervenção e fiscalização mais rigorosa.

Desse modo, percebe-se que as transformações econômicas não foram acompanhadas por melhorias nas condições de trabalho nos canaviais. Por isso, é importante implementar políticas públicas que garantam condições dignas de trabalho, além de fortalecer a fiscalização e a aplicação de leis trabalhistas para proteger os direitos dos trabalhadores rurais.


I
“Acredite se quiser - e sei que a maioria não acredita - a violência vem diminuindo desde o passado distante, e hoje podemos estar vivendo na era mais pacífica que nossa espécie já atravessou.” Desse modo Steven Pinker afirma a tese de que a história influencia decisivamente a nossa psicologia na questão da violência. Assim, os marcos civilizatórios afirmados no decorrer dos tempos nos pressionam psicologicamente a sentir repulsa por atos que implicam violência, mas que eram tolerados em outros tempos históricos.
(Disponível em: https://www.conjur.com.br. Adaptado)
II
A civilização a que me refiro nunca está completada, e está sempre ameaçada. Corre perigo porque a salvaguarda dos padrões mais civilizados de comportamento e sentimento em sociedade depende de condições específicas. Uma destas é o exercício de autodisciplina, relativamente estável, por cada pessoa. Isso, por sua vez, está vinculado a estruturas sociais específicas. Estas incluem também, sobretudo, a resolução pacífica de conflitos intraestatais - isto é, a pacificação social. Mas a pacificação interna de uma sociedade está sempre correndo perigo.
(Adaptado de: ELIAS, Norbert. O processo civilizador, 1997, p. 161)
Considerando o que se afirma em I e II , desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
Violência e controle social

Rascunho Eficiente

Assunto: violência na sociedade
Tema: influência do controle social na redução da violência
Tese: a civilização e suas estruturas sociais são fundamentais para mitigar a violência
Tópico 1: importância dos marcos civilizatórios na redução da violência
Tópico 2: papel das estruturas sociais na manutenção da paz

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre violência na sociedade, defende-se que a civilização e suas estruturas de controle social são fundamentais para mitigar a violência. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância dos marcos civilizatórios na redução da violência e o papel das estruturas sociais na manutenção da paz.

Preliminarmente, a importância dos marcos civilizatórios na redução da violência é evidente e significativa. Conforme especislistas na área de segurança pública, a história mostra que a violência tem diminuído ao longo dos séculos, em parte devido ao desenvolvimento de normas e valores que repudiam atos violentos. Além disso, os avanços na educação, na comunicação e na legislação têm contribuído para a construção de uma sociedade mais pacífica. Por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948, estabeleceu padrões globais para a proteção dos direitos individuais, promovendo a paz e a justiça social.

Ademais, o papel das estruturas sociais na manutenção da paz é crucial e inegável. Segundo doutrinadores do Direito Penal, a pacificação interna de uma sociedade depende de condições específicas, como o exercício de autodisciplina e a resolução pacífica de conflitos. Consequentemente, instituições como o sistema judiciário e as forças de segurança desempenham um papel vital na garantia da ordem e da justiça. Por exemplo, programas de mediação de conflitos e políticas de segurança comunitária têm se mostrado eficazes na redução da criminalidade e na promoção da coesão social.

Desse modo, percebe-se que as estruturas civilizatórias e sociais são essenciais para a mitigação da violência. Por isso, é importante que governos e sociedade civil trabalhem juntos para fortalecer essas estruturas, promovendo a educação em direitos humanos e investindo em políticas públicas que incentivem a resolução pacífica de conflitos.


COMO MUDAR OS OLHOS DO MUNDO
Alguns estereótipos resistiram bravamente ao tempo, mas o mundo já começa a ver o Brasil com outros olhos: ele está mais rico, mais influente e muito mais famoso. Continua simpático também. Aliás, simpaticíssimo, como mostram os resultados da pesquisa internacional CNT/Sensus, encomendada por VEJA. O trabalho contou com a participação de treze empresas de pesquisa internacionais. Lideradas pelo instituto, elas entrevistaram 7200 pessoas em dezoito países. Com exceção da Índia, todos veem o Brasil sob a mais favorável das luzes. Sobre os seus habitantes, a avaliação dominante é que são alegres, festeiros. Populares, agradáveis como turistas e queridos como vizinhos. Bons de bola, também, claro - na verdade, os melhores de todos os tempos no futebol (aqui, a afirmação teve uma única discordância: da Alemanha). Enfim, se o Brasil fosse um colega de trabalho, seria daqueles que Todos querem chamar para tomar cerveja. E até, quem sabe, para falar de coisas mais sérias.
Metade do mundo já sabe que o Brasil é uma economia relevante e com viés de alta. E quase 60% acreditam que ele nunca foi tão influente na política nem tão ouvido nas mesas de negociação internacionais - ainda que, nesses campos, tenha colecionado bem menos vitórias do que derrotas, sem falar em um ou outro vexame (alô, Irã!). Boas impressões, no entanto, mesmo que não estejam lastreadas na realidade, são um ativo importante para qualquer país. Ainda que a percepção positiva do exterior sobre o Brasil seja inexata, ela é boa porque dá ao país a oportunidade de se transformar naquilo que o mundo pensa que ele é".
Fora isso, o Brasil é bonito e hospitaleiro, seu povo é um concentrado de virtudes hedonistas e todo mundo sonha em nos visitar um dia. Mas ... nem todos, ou melhor, apenas 36% dos entrevistados gostariam de viver aqui - ao menos essa é a porcentagem dos que disseram considerar o país um lugar "bom" ou "muito bom" para viver. Para 40%, ele é apenas "razoável" (afirmação da qual, obviamente, discorda a maior parte dos brasileiros: 57% acham bom ou muito bom morar aqui).
Isso é sinal de que, mesmo encantados pela nossa simpatia e cordialidade, os estrangeiros não deixam de perceber as imensas lacunas da nação - aquelas que fazem da política externa nacional um exemplo de imprevisibilidade, reduzem a produtividade dos trabalhadores, travam o fluxo do progresso e impedem que o futuro do Brasil seja tão claro e luminoso quanto uma praia ensolarada.
Não é de estranhar, tampouco, que a primeira coisa que vem à cabeça dos estrangeiros quando o assunto é Brasil não seja o etanol nem os jatos da Embraer, mas o futebol e o Carnaval- e aqui se chega à parte dos clichês resilientes (que incluem a massiva referência a Pelé como "o brasileiro mais famoso do mundo"). O cientista político americano Ronald Inglehart, professor da Universidade de Michigan, atuou como consultor da pesquisa encomendada por VEJA ao instituto Sensus. Sua conclusão: "O Brasil continua a ser conhecido muito mais, pela sua riqueza cultural e por suas proezas esportivas do que por seu dinamismo econômico e sua influência política". Para mudar esse quadro, afirma, é preciso que ele convença o mundo de que não é apenas um país simpático, mas sério também.
(Fonte: Revista Veja, Ed. 2250, 04-01-2012 – Adaptação)
O texto acima nos apresenta algumas das considerações acerca de como o Brasil é visto por alguns países, a partir de pesquisas realizadas por um determinado instituto de pesquisa. De fato, começamos a ser vistos como “mais rico, mais influente e muito mais famoso”. Entretanto, essas qualificações que nos são atribuídas parecem ainda estar relacionadas, senão arraigadas, à nossa riqueza cultural e às nossas proezas esportivas. Será que é somente por isto que queremos ver o Brasil reconhecido? Ou, conforme diz o cientista político da Universidade de Michigan: “é preciso que ele, o Brasil, convença o mundo de que não é apenas um país simpático, mas sério também.” Nesse sentido, solicitamos sua reflexão acerca das colocações do cientista, atentando, particularmente, para os seguintes aspectos:
  • O Brasil é um país sério ou apenas simpático? Se sério, como mostrar-se como tal? Se apenas simpático, como desfazer essa impressão, sem, no entanto, desprezá-la?
  • O que o Brasil precisa fazer para assumir a posição de liderança política e econômica perante as demais nações, sem deixar de lado suas peculiaridades?
  • Enfim, como mudar aos olhos do mundo?
Lembre-se de que seu texto deve ter caráter dissertativo, em que serão avaliados os seguintes aspectos: fidelidade ao que propõe a questão; uso adequado dos recursos da linguagem escrita; observância das normas gramaticais; adequação vocabular; expressão das ideias com clareza, precisão, organização lógica e coerência; estruturação adequada dos parágrafos; emprego adequado dos nexos oracionais; pontuação adequada e emprego de estratégias argumentativas.

Rascunho Eficiente

Assunto: Percepção internacional sobre o Brasil
Tema: A dualidade entre a simpatia e a seriedade do Brasil
Tese: O Brasil deve equilibrar sua imagem simpática com demonstrações de seriedade para alcançar maior influência global
Tópico 1: A importância de reforçar a imagem de seriedade do Brasil
Tópico 2: Estratégias para o Brasil assumir uma posição de liderança global

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a percepção internacional sobre o Brasil, percebe-se que o país é visto como simpático, mas precisa demonstrar seriedade para alcançar maior influência global. Nesse contexto, defende-se que o Brasil deve equilibrar sua imagem simpática com demonstrações de seriedade para alcançar maior influência global. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância de reforçar a imagem de seriedade do Brasil e estratégias para o Brasil assumir uma posição de liderança global.

Preliminarmente, reforçar a imagem de seriedade do Brasil é crucial para sua reputação internacional. De acordo com especialistas em relações internacionais, a percepção de seriedade está diretamente ligada à estabilidade política e ao cumprimento de compromissos internacionais. Além disso, o fortalecimento das instituições democráticas e a transparência governamental são passos fundamentais nesse processo. Por exemplo, a implementação de políticas públicas eficazes e a promoção de uma governança ética podem ajudar a consolidar essa imagem.

Ademais, estratégias para o Brasil assumir uma posição de liderança global incluem o investimento em inovação e educação. Segundo economistas renomados, o desenvolvimento econômico sustentável e a capacitação de mão de obra são essenciais para aumentar a competitividade do país. Além disso, a diversificação das exportações e a busca por novos mercados são estratégias que podem alavancar a economia brasileira. Por exemplo, o fortalecimento de parcerias comerciais e a participação ativa em fóruns internacionais podem ampliar a influência do Brasil no cenário global.

Desse modo, percebe-se que o Brasil deve equilibrar sua imagem simpática com demonstrações de seriedade para alcançar maior influência global. Por isso, é importante que o país invista em políticas públicas que promovam a transparência e a inovação, além de fortalecer suas instituições democráticas.


CRITÉRIOS PARA CONFECÇÃO DA REDAÇÃO:
 
Para os cargos de Advogado e Oficial Legislativo haverá prova de redação, onde será avaliado:
 
Em casos de fuga ao tema, de não haver texto.
 
Serão avaliados a apresentação, a estrutura textual, o desenvolvimento do tema e o domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa.
 
A avaliação do domínio da modalidade escrita de Língua Portuguesa considerará aspectos tais como: acentuação, grafia, pontuação, concordância, regência, morfossintaxe, propriedade vocabular e translineação.
 
 
PROPOSTA DE REDAÇÃO
 
“A cidadania não nos é dada. Ela é construída”.
 
 

Rascunho Eficiente

Assunto: Construção da cidadania
Tema: A cidadania é um processo contínuo e ativo
Tese: A cidadania é uma conquista coletiva que requer participação ativa e educação cívica
Tópico 1: Importância da participação ativa na sociedade
Tópico 2: Papel da educação cívica na formação de cidadãos conscientes

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a cidadania, percebe-se que a ela é um processo contínuo e ativo que demanda engajamento e conscientização. Nesse contexto, defende-se que a cidadania é uma conquista coletiva que requer participação ativa e educação cívica. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da participação ativa na sociedade e o papel da educação cívica na formação de cidadãos conscientes.

Preliminarmente, a participação ativa na sociedade é fundamental para o fortalecimento da cidadania. De acordo comdiversos estudos sociológicos, a participação cidadã em processos democráticos, como eleições e debates públicos, é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além disso, o engajamento em atividades comunitárias e movimentos sociais fortalece o senso de pertencimento e responsabilidade coletiva. Por exemplo, a atuação de ONGs e coletivos em causas sociais tem demonstrado a capacidade de mobilização e transformação social através da participação ativa dos cidadãos.

Ademais, a educação cívica desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes e críticos. Segundo especialistas em educação, a inserção de disciplinas que abordem direitos e deveres civis nas escolas contribui para o desenvolvimento de uma consciência crítica e participativa nos jovens. Consequentemente, os indivíduos tornam-se mais preparados para exercerem seus direitos e cumprirem suas obrigações de forma consciente e responsável. Um exemplo disso é o impacto positivo de projetos educacionais que promovem simulações de processos legislativos, incentivando o entendimento prático das estruturas democráticas.

Desse modo, percebe-se que a cidadania é um processo que se constrói coletivamente por meio da participação ativa e da educação cívica. Por isso, é importante implementar políticas públicas que incentivem a participação cidadã e a inclusão de conteúdos de educação cívica nos currículos escolares.