Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Este é um recurso em constante desenvolvimento. Pedimos que colabore avaliando as correções. =)

Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87899
Data de envio:
11/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O imposto sobre circulação de mercadorias e serviços de telecomunicação onerosos (ICMS) incide sobre o consumo de energia elétrica e serviços de comunicação onerosos. Nesse sentido, a lei Kandir por considerar a energia elétrica uma mercadoria, que ao ser consumida pressupõe-se a circulação de mercadoria, assim incidindo ICMS nessa operação. Além disso, os serviços de comunicação quando onerosos estão no campo da incidência do ICMS, mesmo que tenha sido prestados no exterior ou nele tenha iniciado e o destinatário esteja domiciliado ou estabelecido em um estado da federação.
Nesse sentido, as empresas consumidoras de energia elétrica podem contratar com as empresas distribuidores de energia um valor sob demanda. Essa que na apuração mensal do consumo poderá ter seu valor menor do que o contratado. Nessa situação, a empresa consumidora terá a incidência do ICMS não sobre a demanda contratada de energia, mas sim incide somente no valor efetivamente consumido, conforme preceitua jurisprudência dos tribunais superiores.
Além disso, algumas empresas que utilizam energia elétrica no seu processo produtivo, desde que, autorizados pela legislação tributária e obedecendo às regras específicas podem se creditar do valor do ICMS pago pelo valor consumido no processo produtivo. Ademais, as empresas que industrializam, inclusive, serviços de telecomunicação onerosos e que tenham posterior ao processo a disponibilização de serviços para revenda poderão se creditar do ICMS pago pela energia consumida efetivamente. Isso garante o cumprimento do que determina a constituição Federal quanto a não cumulatividade do ICMS. Por fim, toda empresa que ao consumir energia elétrica em seu processo produtivo, inclusive as empresas de telecomunicações, poderão ser creditar do ICMS pago e consumido no processo produtivo.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: relevância, para fins fiscais, de um falso crescimento do patrimônio líquido.

A redação do aluno não aborda o tema proposto, que é a relevância, para fins fiscais, de um falso crescimento do patrimônio líquido. Em vez disso, o aluno discorre sobre o ICMS e suas implicações para empresas consumidoras de energia elétrica e serviços de comunicação onerosos. Não há menção ao patrimônio líquido ou à sua relevância fiscal. Portanto, a nota para este tópico é 0%.

Tópico 2: principais procedimentos de auditoria a serem adotados.

O aluno não menciona os procedimentos de auditoria que deveriam ser adotados para investigar o crescimento do patrimônio líquido da companhia. A redação se concentra exclusivamente no ICMS e não atende ao que foi solicitado na questão. A nota para este tópico é 0%.

Tópico 3: principais resultados esperados.

Assim como nos tópicos anteriores, o aluno não aborda os resultados esperados de uma auditoria do patrimônio líquido. A redação permanece focada no ICMS e não cumpre o requisito do tópico. A nota para este tópico é 0%.

Há erro de grafia em “sob demanda”. O correto seria “sobre demanda”.

Houve erro de concordância no trecho “poderão se creditar do valor do ICMS pago”. O mais adequado seria “poderão se creditar do valor do ICMS pago pelo consumo no processo produtivo”.

Nota total: 0%

Correção ID 87900
Data de envio:
11/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), decretada pela Lei nº 6.938/81, nota-se que é um marco legal relevante para a preservação ambiental no Brasil. Ela estabelece princípios, objetivos e instrumentos que orientam as ações da sociedade na preservação ambiental.
Preliminarmente, os princípios da PNMA são a base para a ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico. De acordo com a PNMA, são alguns dos princípios dessa política a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; e o planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais. Além disso, destacam-se os princípios da proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; e da educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a capacitando comunidade para participação ativa na defesa ambiental.
Quanto aos objetivos da PNMA, destaca-se que eles visam à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. Entre outros objetivos estão a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico; o estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; e o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais voltadas para o uso racional de recursos ambientais.
Por fim, os instrumentos da PNMA são mecanismos pelos quais a política é implementada. Segundo o PNMA, é possível citar o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público e a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente.
Portanto, percebe-se que a PNMA é um instrumento legal que orienta a ação do Estado e da sociedade na busca pela sustentabilidade, aliando o desenvolvimento econômico e social à preservação do meio ambiente.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Conhecimentos Específicos (50%)

O aluno abordou corretamente os princípios da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), citando mais de quatro princípios, o que atende ao critério de conceito 3. Em relação aos objetivos, o aluno também mencionou mais de três objetivos, o que corresponde ao conceito 3. Por fim, ao tratar dos instrumentos, o aluno citou mais de quatro instrumentos, o que também corresponde ao conceito 3. Portanto, o aluno atendeu plenamente aos tópicos solicitados, demonstrando compreensão e conhecimento adequado sobre a PNMA.

Nota para Conhecimentos Específicos: 100%

Uso do Idioma (50%)

O texto do aluno apresenta uma estrutura adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão claros. A coerência e coesão estão presentes ao longo do texto, e não foram identificados erros ortográficos ou gramaticais que comprometam a compreensão do conteúdo. O aluno utilizou a norma-padrão de forma eficiente, demonstrando proficiência na instrumentalização dos conhecimentos linguísticos.

Nota para Uso do Idioma: 100%

Nota Total da Redação do Aluno

100%

Correção ID 87901
Data de envio:
11/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O Trabalho Proibido é aquele que está em desacordo com as normas trabalhistas. Já o Trabalho Ilícito diz respeito à atividade vedada por lei.
Um exemplo de Trabalho Proibido é o de menor de 16 anos, salvo na condição de aprendiz a partir dos 14 anos. E, um exemplo de Trabalho Ilícito é a atividade de jogo do bicho.
Há diferença no tratamento jurídico dispensado para o trabalho proibido e para o ilícito, sim. Enquanto, no primeiro caso, ocorre o pagamento das verbas trabalhistas pelo tempo de exercício da atividade, no segundo caso, o funcionário não recebe nada. Devido à gravidade, a lei busca evitar qualquer forma de retribuição.
Embora os trabalhadores imigrantes estivessem em situação irregular no país, devido ao princípio da primazia da realidade, no caso em questão, teriam todos os direitos remuneratórios e previdenciários devidos.
A Constituição Federal estabelece que o trabalho do menor somente é permitido no Brasil a partir dos 16 anos, salvo aprendiz a partir dos 14 anos. No entanto, proíbe trabalho noturno, perigoso e insalubre para todos os menores.
Aos menores trabalhadores também são devidas todas as garantias trabalhistas e previdenciárias no Brasil.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno abordou os conceitos de trabalho proibido e trabalho ilícito, mas não mencionou explicitamente que o objeto do trabalho ilícito é um crime ou contravenção penal. Portanto, o aluno atendeu a 2 dos 3 aspectos solicitados. Nota: 67%

Tópico 2: O aluno apresentou um exemplo de trabalho proibido e um exemplo de trabalho ilícito, cumprindo integralmente o que foi solicitado. Nota: 100%

Tópico 3: O aluno mencionou a diferença no tratamento jurídico entre o trabalho proibido e o ilícito, destacando que no trabalho proibido há pagamento das verbas trabalhistas e no ilícito não. No entanto, não especificou os efeitos "ex nunc" e "ex tunc" da nulidade, nem justificou corretamente os efeitos no trabalho ilícito com base na proteção do interesse público. O aluno abordou 2 dos 5 aspectos solicitados. Nota: 40%

Tópico 4: O aluno afirmou que os trabalhadores imigrantes teriam todos os direitos remuneratórios e previdenciários, mas não citou especificamente quais seriam esses direitos. O aluno abordou 1 dos 2 aspectos solicitados. Nota: 50%

Tópico 5: O aluno mencionou a permissão do trabalho do menor a partir dos 16 anos e na condição de aprendiz a partir dos 14 anos, além de citar a proibição de trabalho noturno, perigoso e insalubre. Contudo, não fundamentou especificamente na Constituição Federal. O aluno abordou 3 dos 4 aspectos solicitados. Nota: 75%

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota Total: 66%

Correção ID 87902
Data de envio:
11/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O Planejamento Estratégico é a função da Administração Pública que permite diagnosticar e analisar situações atuais e estabelecer resultados ( objetivos e metas). Realizado pela alta cúpula da administração e a longo prazo.
Não há concesso quanto as fases do Planejamento Estratégico, porém, para Djalma Oliveira, o PE se divide em 04 fases: Diagnóstico Estratégico, Missão da empresa, Instrumentos prescritivos e quantitativos, Controle e avaliação.
Podemos citar também outra importante ferramenta estratégica, a Análise SWOT, que é uma ferramenta utilizada na etapa de diagnostico organizacional, Ela é usada para entender a posição atual da organização. Consiste, basicamente na analise do ambiente interno ( forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades).
Por muito tempo as empresas avaliavam seu desempenho visando apenas as finanças, porém com o surgimento do artigo escrito por Kaplan e Norton, o Balanced Scorecard, apresenta uma proposta de avaliação de desempenho organizacional englobando quatro perspectivas: 1. Financeira, como por exemplo a taxa de crescimento anual, rentabilidade do capital próprio e etc. 2. Clientes/Mercado que visa avaliar o numero de clientes, clientes novos, satisfação dos clientes e etc. 3. Processos internos, visam identificar novos processos críticos que necessitam ser desenvolvidos, exemplo: novos produtos lançados, porcentagem de defeitos, prazo para entrega e etc. 4. Aprendizado e Crescimento, ativos intangíveis são a forma definitiva de criação de valor sustentável, como exemplo podemos citar: investimentos em treinamentos por funcionários, índice de absenteísmo e etc.
Três princípios permitem integrar o BSC a estratégia: relações de causa e efeito, indicadores de resultado e de desempenho e a relação com os fatores financeiros.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Planejamento estratégico: definição e fases;

O aluno apresentou uma definição de planejamento estratégico focada na função administrativa e no diagnóstico e análise de situações, o que está alinhado com o conceito geral de planejamento estratégico. No entanto, a resposta não abordou as fases do planejamento estratégico de forma completa, conforme solicitado no padrão de resposta. A menção às fases propostas por Djalma Oliveira indica um conhecimento parcial do tópico, mas não segue a estrutura solicitada no padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída é 50%.

Matriz SWOT: conceito e componentes;

O aluno mencionou a Análise SWOT como uma ferramenta de diagnóstico organizacional e descreveu de forma básica seus componentes internos e externos. A resposta, contudo, não detalhou suficientemente os componentes (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e não enfatizou que as ameaças e oportunidades são resultado de um ambiente não controlável. A resposta é parcialmente alinhada ao padrão de resposta, resultando em uma nota de 50%.

Modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características;

O aluno descreveu as quatro perspectivas do BSC e mencionou os três princípios que permitem integrar o BSC à estratégia, o que demonstra um entendimento da finalidade e das características do modelo. No entanto, a resposta poderia ser mais detalhada em relação à característica principal do BSC, que é o acompanhamento da gestão estratégica por meio de indicadores de desempenho e a relação de causa e efeito entre as atividades e os resultados. A nota atribuída é 75%, pois a resposta foi fundamentada e parcialmente completa.

Uso do idioma:

A redação do aluno apresenta uma estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo a coerência e coesão. Não foram identificados erros ortográficos ou de morfossintaxe que necessitem correção. Portanto, a nota atribuída para o uso do idioma é 100%.

Considerando que a nota para os conhecimentos específicos é de 58.33% (média das notas dos três tópicos) e a nota para o uso do idioma é de 100%, a nota final da redação do aluno é de 79.17%.

79.17%

Correção ID 87903
Data de envio:
10/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O pode de polícia é a limitação que o Estado impõe sobre bens ou atos. Conforme a doutrina, o interesse público deve prevalecer sobre o privado na medida em que determinadas funções, atribuições ou atitudes devam ser colocadas sobre o controle estatal.
Como por exemplo, pode-se citar a autorização para porte de armas e licença para construir. Ainda segundo a doutrina, o poder de polícia possui quatro fases ou ciclos: ordem, consentimento, fiscalização e sanção de polícia. A ordem de polícia engloba os limites e condições ao exercício de atividades privadas e uso de bens. A segunda fase, por sua vez, esta relacionada ao consentimento de polícia, que é a anuência para a realização de determinadas atividades, quando exigidas. A fiscalização de polícia envolve o devido cumprimento por parte do particular das normas previstas no consentimento. Por fim, a sanção de polícia é a atuação com vistas a penalizar o descumprimento de requisitos e condições estabelecidas no consentimento de polícia.
Destaca-se, ainda, que há diferença entre a polícia administrativa e a polícia judiciária. De acordo com a doutrina majoritária, a polícia administrativa incide sobre serviços ou atividades, trata de infrações administrativas e de competência de órgão fiscalizador. Já a polícia judiciária atua sobre pessoas, lida com infrações criminais e é de competência de corporações específicas, como Polícia Civil e Polícia Federal. Dessa forma, nota-se que a polícia administrativa tem natureza preventiva, enquanto a polícia judiciária tem natureza investigativa.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno apresentou uma definição de poder de polícia que, embora não cite diretamente o art. 78 do CTN ou uma fonte doutrinária específica, se alinha com o conceito geral de poder de polícia como uma limitação imposta pelo Estado sobre bens ou atos em função do interesse público. Além disso, o aluno forneceu dois exemplos de atos administrativos que expressam esse poder: a autorização para porte de armas e a licença para construir. Portanto, o aluno atendeu aos requisitos do tópico 1 e deve receber Conceito 3.

Tópico 2: O aluno abordou e explicou todos os quatro ciclos do poder de polícia, conforme solicitado na questão. As explicações foram adequadas e correspondem ao que foi estabelecido no padrão de resposta. Dessa forma, o aluno atendeu aos requisitos do tópico 2 e deve receber Conceito 4.

Erros de grafia ou morfossintaxe não foram identificados na redação do aluno.

Nota total: 100%

Você Concursado - Logotipo Branco