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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87909
Data de envio:
10/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre a questão da possibilidade de limitar a divulgação de ofensas nas redes sociais é possível perceber que isso é plenamente alcançável. No entanto, verifica-se que, ainda, é necessário não só construir uma base legal sólida e aplicável, como também fomentar a cultura da empatia na sociedade.

Em primeiro lugar, cumpre destacar que já existem no país diversas leis direcionadas a penalizar condutas ofensivas com, por exemplo, aquelas que punem os crimes de calúnia, difamação e injúria, prescritas no código penal. No entanto, é necessária a criação de normas mais específicas, que punam as condutas ofensivas nas redes de relacionamentos. Isso tem relevância, pois essas redes possuem abrangência, em determinados casos, mundial. Sendo assim, poderia-se, a título de exemplo, ser criada a hipótese de aumento de pena para crimes de ofensa, quando esses fossem praticados por meio de redes sociais.

Além disso, é necessário também incentivar ações que permitam à população adquirir um grau maior de empatia pelo seu próximo. Sobre isso, percebe-se que há, nos dias atuais, uma presença muito forte do individualismo e do preconceito contra grupos vulneráveis. Isso, muitas vezes, afeta a percepção de como é importante se colocar no lugar de outra pessoa antes de alguma ação. O comentário do Papa Francisco, discursando sobre empatia, vem a calhar: "Antes de proferir qualquer palavra, coloque-se no lugar daquele que as irá ouvir". A fala do religioso, em conjunto com o que se pode perceber na atualidade, não deixa dúvidas: a empatia deve ser estimulada de todas as formas possíveis.

Infere-se, portanto, que há um caminho longo a trilhar na busca pela limitação de proferir ofensas em redes de relacionamentos. Dessa forma, é preciso tratar de leis mais específicas que penalizem de forma exemplar tais condutas. Ademais, é urgente incentivar, de forma generalizada, os sentimentos de compreensão, identificação, entendimento e aceitação do próximo, ou seja, criar a cultura da empatia na população.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

CORREÇÃO FORMAL

1. Ortografia, acentuação e propriedade vocabular: 100%

2. Morfossintaxe: 100%

3. Pontuação e elementos de coesão: 100%

CORREÇÃO DE CONTEÚDO

a) Desenvolvimento do tema, tipologia textual e coerência textual:

O texto do aluno apresenta uma estrutura adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. O tema é abordado de maneira clara, e a tese é apresentada e retomada na conclusão. Os parágrafos de desenvolvimento contêm tópicos frasais e argumentos principais, e há elementos coesivos que garantem a coesão textual. Portanto, o aluno atendeu a todos os quatro requisitos.

Conceito: 4

b) Seleção de Argumentos e Construção da Argumentação:

A tese relacionada ao tema é apresentada e os tópicos frasais são claros e relacionados à tese. Os argumentos são novos e não repetem o que foi trazido nos textos motivadores. O aluno, portanto, atendeu a todos os três requisitos.

Conceito: 3

Nota total: 100%

Correção ID 87910
Data de envio:
10/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda das Nações Unidas, consta o 5º objetivo: Acabar com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas. Porém, fica evidente diante das estatísticas que o Brasil se distancia cada vez mais desse objetivo.
Primeiramente, vale ressaltar os principais motivos que levam ao feminicídio. Segundo as Nações Unidas, são diversas as motivações que acarretam esse crime, dentre elas, pode-se citar: o sentimento de posse que o agressor tem em relação à vítima, o controle sobre o corpo dela, o desprezo e o ódio por sua condição de gênero. Ademais, os contextos sociais também refletem como parte da motivação desse crime, visto que a maior parte das vítimas são negras e jovens entre 18 e 30 anos.
Diante desse cenário, ao analisar o comportamento do agressor, nota-se, portanto, que inicialmente as atitudes são justificadas como proteção e cuidado e, posteriormente, ocorre uma evolução para agressões físicas e verbais. Ao ser confrontado, o agressor usa de manipulação e persuasão para controlar a vítima, demonstrando arrependimento, entrando assim na fase de lua de mel, que é quando "aparentemente" tudo está bem até que um novo ciclo de agressões se inicie. Por consequência, diante de ciclos e ciclos, as agressões vão evoluindo, terminando assim no assassinato da vítima. Ademais, vale ressaltar o perfil que os agressores possuem, muitos são "cidadão comum", é o motorista de ônibus, o padeiro, o vendedor, o religioso. São pessoas comuns de idades e trabalhos divesos, a violência domestica está impregnada na nossa socieidade de tal forma que ela está invisivel.
Fica evidente, portanto, a necessidade de instrumentos que auxiliem as vítimas no combate à violência. Diante disso, é papel do Estado e da Justiça Brasileira a identificação correta do crime de feminicídio para que a pena possa ser aplicada de maneira correta. Ademais, medidas protetivas mais eficientes que garantam a segurança da mulher e o afastamento do agressor são essenciais para a criação de um cenário que vise o combate ao feminicídio. Além das medidas protetivas, os canais de comunição e denuncia como 190 são de extrema importanca para dar suporte às vitimas.
Dessa forma, fica claro que medidas precisam ser tomadas para solucionar essa problemática. Nesse sentido, é preciso que o Estado elabore maneiras de proteção às mulheres e também a criação de campanhas para identificar sinais de relacionamento abusivo e que possam acarretar no crime.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1) Principais motivos que levam ao feminicídio [Valor: 9,00 pontos]

O aluno abordou de forma adequada os principais motivos que levam ao feminicídio, mencionando o sentimento de posse, controle sobre o corpo da mulher, desprezo e ódio pela condição de gênero, e também a influência do contexto social, destacando que a maioria das vítimas são negras e jovens. A resposta está alinhada ao padrão de resposta, indicando dois ou mais motivos que levam ao feminicídio. Portanto, a nota atribuída é de 100% do valor do tópico.

Tópico 2) Qual o perfil e o comportamento do agressor [Valor: 9,00 pontos]

O aluno descreveu o comportamento do agressor, incluindo a progressão das atitudes de proteção e cuidado para agressões físicas e verbais, a manipulação e a fase de lua de mel. Além disso, mencionou o perfil comum dos agressores, destacando que eles podem ser pessoas de diferentes idades e profissões, integradas na sociedade. A resposta atende ao padrão de resposta, indicando características do agressor e abordando seu comportamento. No entanto, não foi mencionada a subnotificação do número de agressões devido ao agressor geralmente ser o companheiro, conforme o padrão de resposta para o conceito 3. A nota atribuída é de 90% do valor do tópico.

Tópico 3) Instrumentos que auxiliam as vítimas no combate à violência [Valor: 10,50 pontos]

O aluno mencionou a importância da identificação correta do crime de feminicídio pela Justiça, a necessidade de medidas protetivas eficientes e os canais de comunicação e denúncia como instrumentos de auxílio às vítimas. No entanto, não foram mencionadas as Medidas Protetivas expedidas pela justiça em caráter emergencial, que são parte essencial do padrão de resposta para o conceito 3. A resposta, portanto, atende parcialmente ao padrão de resposta, citando dois ou mais instrumentos que auxiliam a vítima, mas sem incluir as Medidas Protetivas de caráter emergencial. A nota atribuída é de 80% do valor do tópico.

Nota Final da Redação

90%

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção.

Correção ID 87911
Data de envio:
10/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A Constituição Federal de 1988 dispõe sobre o direito de todos os trabalhadores a um ambiente laboral seguro. Dessa forma, para aprofundar nesse assunto, deve-se analisar a proteção previdenciária aos acidentes de trabalho.
Preliminarmente, a Lei nº 8.213/91 considera acidente de trabalho aquele ocorrido pelo exercício laborativo que provoca lesão corporal ou perturbação funcional que leva à morte ou à incapacidade para o trabalho, ainda que temporária. Insta salientar que é possível sua caracterização fora do ambiente laboral, desde que ocorrido no âmbito de subordinação jurídica ao empregador ou no trajeto de ida ou volta.
Nesse sentido, a doença laboral pode ser equiparada ao acidente de trabalho. Em consonância com a lei acima mencionada, a doutrina defende, para os devidos fins previdenciários, o reconhecimento da doença profissional (relacionada à atividade peculiar) e da doença do trabalho (ligada às condições nas quais o trabalho é desempenhado) enquanto acidente de trabalho equiparado.
No que tange a emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), há algumas regras a serem observadas. A primeira delas é o cumprimento do prazo para emiti-lo, de até um dia útil como regra geral, é imediatamente se o acidente resultou na morte do empregado. Ademais, o CAT é obrigatório em todos os casos, mesmo que não gere o afastamento do trabalhador de suas funções.
Diante do exposto, verifica-se que a proteção previdenciária aos acidentes de trabalho, ao exigir a comunicação do ocorrido, é um importante instrumento para a efetivação das garantias constitucionais dos trabalhadores. Instrumento esse reforçado pela caracterização ampla do acidente de trabalho, a partir da equiparação de outros eventos.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno apresentou o conceito legal de acidente de trabalho e admitiu sua caracterização fora do ambiente laboral, mencionando a subordinação jurídica e o trajeto de ida ou volta como hipóteses para tal caracterização. No entanto, não forneceu mais de duas hipóteses específicas conforme o padrão de resposta esperado. Dessa forma, o aluno trouxe 3 dos 4 aspectos esperados.

Conceito 3

Tópico 2: O aluno registrou a possibilidade de equiparação da doença laboral ao acidente de trabalho, mencionando a doença profissional e a doença do trabalho, e explicitou ambos os conceitos. Assim, o aluno trouxe 4 dos 4 aspectos esperados.

Conceito 4

Tópico 3: O aluno registrou os prazos para comunicação da CAT e a obrigatoriedade de sua emissão, mesmo sem afastamento do trabalhador. Contudo, não mencionou a aplicação de multa nem o encaminhamento de cópia ao acidentado ou seus dependentes e a possibilidade de comunicação por outras partes na ausência de comunicação do empregador. Portanto, o aluno trouxe 2 dos 4 aspectos esperados.

Conceito 2

Uso do idioma: Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno. A redação apresenta coerência e coesão, com uma estrutura textual adequada, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão.

Conceito 4

A nota total da redação do aluno, considerando os conhecimentos específicos e o uso do idioma, é a média dos conceitos atribuídos aos tópicos, resultando em:

(Conceito 3 + Conceito 4 + Conceito 2 + Conceito 4) / 4 = 3.25

Convertendo para porcentagem, temos 81.25% da nota máxima.

81.25%

Correção ID 87912
Data de envio:
10/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Inicialmente, conforme o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STP) os atos de improbidade administrativa possuem natureza jurídica mista/híbrida, pois sobre eles recaem a natureza administrativa, política e cível. Apesar de constar a natureza cível, não é possível classificá-la coma ação cível. Por fim, por mais que o haja sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa, não será considerada como de natureza penal.

Os atos de improbidade administrativa classificam-se em três espécies: ato de enriquecimento ilícito; ato que, gera dano/prejuízo ao Erário; e ato que atente contra os princípios da Administração Pública. Quanto ao ato de enriquecimento ilícito, esse traz benefício financeiro para o agente ou para a pessoa de interesse dele. O praticante do ato improbo tem vantagem econômica a seu favor.

Já o ato que causa dano ao Erário, a Administração Pública o sofrerá algum tipo de prejuízo material, sem que haja a necessidade de o agente ativo ser diretamente beneficiado. No tocante ao ato que fere os princípios da Administração Pública, a ação realizada contraria os preceitos constitucionais e administrativos que devem ser seguidos quando investido na função pública. Nesse ponto, a conduta praticada não observa aos Princípios da Moralidade, da Impessoalidade, entre outros.

Por fim, configura ato de improbidade administrativa, com aplicação das penalidades previstas na Lei, a conduta do estagiário que permitiu terceiro não autorizado de utilizar o computador para fins particulares. Isso porque, o estagiário é considerado agente praticante de eventual ato improbo, conforme estabelece o artigo da lei de improbidade no tocante ao rol de agentes ativos que são enquadrados como responsáveis por determinada ação ou omissão irregular.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Qual a natureza jurídica do ato de improbidade administrativa?

O aluno mencionou que os atos de improbidade administrativa possuem natureza jurídica mista/híbrida, citando naturezas administrativa, política e cível, mas não desenvolveu a argumentação de forma completa, não ligando a resposta ao texto como um todo e não se alinhando com a tese de que a natureza é cível. Além disso, houve um erro de grafia em "STP", que deveria ser "STF" (Supremo Tribunal Federal). A menção à natureza cível foi feita, mas sem aprofundamento necessário e com uma afirmação equivocada de que não é possível classificá-la como ação cível, contrariando o padrão de resposta. Portanto, a nota para este tópico é de 10%.

Tópico 2: Quais os tipos de atos de improbidade administrativa tratados na Lei nº 8.429 de 1992?

O aluno citou corretamente os três tipos de atos de improbidade administrativa e desenvolveu cada um deles, explicando as características de atos que importam enriquecimento ilícito, causam prejuízo ao erário e atentam contra os princípios da administração pública. A resposta está alinhada com o padrão de resposta e foi bem desenvolvida. A nota para este tópico é de 100%.

Tópico 3: Um estagiário temporário e sem remuneração do AGU que permita que terceiro não autorizado utilize o computador do Tribunal para fins particulares estará sujeito às penalidades previstas na Lei nº 8.429 de 1992? Justifique.

O aluno respondeu de forma correta, identificando o estagiário como agente público e aplicando a situação ao artigo da lei de improbidade. No entanto, não houve desenvolvimento completo da argumentação, faltando a ligação explícita com o texto como um todo e a menção específica ao artigo 10 da lei, que trata do ato que causa prejuízo ao erário. A nota para este tópico é de 50%.

Nota Total:

53%

Correção ID 87913
Data de envio:
10/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A transparência é um elemento chave para a manutenção e amadurecimento da democracia em um país. Para obter a transparência são necessárias ações no sentido de uma política de governo que priorize a participação, tais como o controle social e o accountability.
Antes de tudo, deve-se estabelecer o conceito de controle social, que consiste na participação de pessoas e grupos organizados no governo. Estas pessoas exercem vigilância sobre o que está sendo implementado em matéria de políticas públicas e se as verbas estatais estão sendo utilizadas de forma adequada nos diversos projetos do governo. É uma forma de excercer cidadania, aproximar o povo das posições de poder e decisão que são o cerne de uma democracia.
Para exercer o controle, o accountability é uma ferramenta com algumas variações. Ele pode ser feito em forma de accountability horizontal(quando as instituições exercem o mecanismo de freios e contrapesos, limitando o poder umas das outras), pode ser vertical (quando o cidadão exerce seu direito de escolha, aprovação ou reprovação de um projeto de governo através do voto) e por fim, o accountability social, utilizado para o controle social, em que as organizações coletivas exercem pressão por pautas próprias e por transparência na governança. O accountability também proporciona a responsabilização dos agentes estatais por seus atos, mitigando assim atos futuros que poderiam vir a gerar desvios de verbas públicas, por exemplo. O portal da transparência é um marco histórico na concepção de controle social, pois ali se pode conferir como está sendo aplicado pelo governo o dinheiro que pertence a toda população. Assim, o povo tem a chance de julgar se os investimentos são do seu interesse, se possuem coerência, e se aprova as políticas do governo em questão.
Portanto, torna-se claro que o accountability social é uma aliado quando se trata de controle social. Este tipo de controle leva a uma maior transparência, e a consequência disso é o aperfeiçoamento da democracia, já que há maior participação social sobre como são aplicados os recursos do país.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

Tópico 1: O conceito e o objetivo do controle social;
O aluno apresentou o conceito de controle social de forma adequada, mencionando a participação de pessoas e grupos na vigilância das políticas públicas e na utilização das verbas estatais. No entanto, o objetivo do controle social foi apenas implícito na redação, não sendo claramente definido como a promoção da ordem, justiça e cumprimento das normas, conforme esperado pelo padrão de resposta. A conexão com a democracia e a cidadania foi mencionada, mas sem aprofundamento necessário.
Nota: 75%

Tópico 2: O conceito e as características de accountability;
O aluno explicou o conceito de accountability e suas variações (horizontal, vertical e social), relacionando-as ao controle social e à transparência na governança. A responsabilização dos agentes estatais também foi abordada. No entanto, faltou uma descrição mais detalhada das características de accountability, como a transparência, a prestação de informações e a responsabilização contínua, que são fundamentais para a compreensão completa do conceito.
Nota: 75%

Tópico 3: A importância conjunta de controle social e accountability no fortalecimento de governos transparentes;
O aluno discorreu sobre a importância do controle social e do accountability social para a transparência e o aperfeiçoamento da democracia, mencionando o portal da transparência como um exemplo prático. No entanto, a redação apresentou apenas um ponto que evidencia a importância conjunta desses conceitos, faltando mais exemplos e uma discussão mais ampla sobre como esses mecanismos fortalecem governos transparentes.
Nota: 50%

Uso do idioma:
Não foram identificados erros de ortografia na redação. Entretanto, houve um erro de morfossintaxe no trecho "É uma forma de excercer cidadania". O correto seria "É uma forma de exercer cidadania", corrigindo a grafia da palavra "exercer". Além disso, a redação apresentou uma boa estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo coerência e coesão ao longo do texto.
Nota: 90%

Nota total: 72,5%

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