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A administração pública é o componente do Estado responsável pela realização de serviços que visam atender as demandas da sociedade. Dessa maneira, para o adequado desempenho das atribuições da administração pública, essa possui quatro grandes funções, a saber: o planejamento, a organização, a direção e o controle, as quais, sinergicamente, formam o processo administrativo.
Em primeiro lugar, o planejamento traça objetivos e define um cronograma de atividades a serem realizadas com o passar do tempo em determinada instituição. Nesse sentido, a etapa de planejar envolve estabelecer metas, eleger a melhor forma de como tais metas serão atingidas e designar os atores responsáveis para operacionalizar as ações inerentes aos objetivos almejados.
Em segundo lugar, a organização põe em prática o que fora planejado. Desse modo, essa função tem o propósito de combinar as diferentes atividades do trabalho com o intuito de alcançar os objetivos previstos. As atribuições típicas principais dessa função são: providenciar os insumos necessários, alocar recursos, criar um organograma da instituição, definir responsabilidades e distribuir tarefas.
Em terceiro lugar, a direção focaliza o papel da liderança em busca de concretizar os objetivos pretendidos na administração pública. As atribuições típicas dessa função são: o preenchimento de cargos, o desenvolvimento de habilidades técnicas, a distribuição de tarefas e o estímulo à motivação das pessoas no exercício de seus papeis institucionais.
Por fim, o controle tem por objetivo garantir o progresso das ações por meio do monitoramento dos processos. As funções típicas da função controlar são: definir padrões de desempenho, promover avaliação das ações realizadas e estabelecer continuamente na administração pública a correção no fluxo de processos de acordo com as experiências prévias e lições aprendidas na organização.
Por conseguinte, observa-se que as quatro funções da administração pública convergem para o alcance dos objetivos. Essas funções são interdependentes, porém interligadas, e geram um ciclo contínuo de atividades para cumprir os objetivos organizacionais com eficiência e eficácia.
Avaliação da Redação do Aluno
2.1 Apresentação das quatro grandes funções da administração
O aluno apresentou as quatro funções da administração de forma clara e objetiva, mencionando o planejamento, a organização, a direção e o controle, e descrevendo brevemente suas interações. Nota: 4/4
2.2 Descrição da primeira função, seus objetivos e suas atribuições típicas
O aluno descreveu a função de planejamento, citou seus objetivos de traçar metas e definir cronogramas, e mencionou as atribuições típicas de estabelecer metas, eleger formas de atingi-las e designar responsáveis. Nota: 4/4
2.3 Descrição da segunda função, seus objetivos e suas atribuições típicas
O aluno descreveu a função de organização, citou o objetivo de combinar atividades para alcançar metas e listou várias atribuições típicas, como providenciar insumos, alocar recursos, criar organograma, definir responsabilidades e distribuir tarefas. Nota: 4/4
2.4 Descrição da terceira função, seus objetivos e suas atribuições típicas
O aluno descreveu a função de direção, citou o objetivo de concretizar os objetivos por meio da liderança, mas as atribuições típicas mencionadas foram parcialmente corretas. A distribuição de tarefas é uma atribuição mais associada à função de organização, e o desenvolvimento de habilidades técnicas não é uma atribuição típica claramente definida da função de direção, que deveria focar mais em liderança e motivação. Nota: 2/4
2.5 Descrição da quarta função, seus objetivos e suas atribuições típicas
O aluno descreveu a função de controle, citou o objetivo de garantir o progresso das ações e listou atribuições típicas como definir padrões de desempenho, promover avaliação das ações e estabelecer correções no fluxo de processos. Nota: 4/4
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.
Nota total: 90%
Ao refletir sobre o governo aberto, transparência ativa na Internet e tratamento de informações pessoais na Lei de Acesso à Informação é possível perceber a importância da transparência ativa em um governo aberto sem se esquecer da proteção no acesso a informações pessoais.
Preliminarmente cumpre destacar a previsão legal da divulgação de dados na Internet, de forma ativa, sem a necessidade da solicitação por parte do usuário, o que reforça a transparência das ações governamentais.. Segundo a lei "o acesso a informações e a transparência na divulgação de atividades, contribui para aumentar a eficiência do poder público, diminuir a corrupção e elevar a participação social."
No que tange as regras do tratamento e proteção de dados pessoais no direito de acesso à informação, deve-se reforçar os mecanismos de segurança, para que os dados pessoais dos cidadãos não caiam em mãos de terceiros mal intencionados.
Desse modo percebe-se que um governo aberto, com transparência ativa na Internet, contribui para o aumento da eficiência do poder público, diminuição da corrupção e elevação da participação social, sem ir contra a lei de acesso a informações pessoais.
Avaliação da Redação do Aluno:
Tópico 1 - Transparência ativa na LAI e a previsão legal da divulgação de dados governamentais na internet:
O aluno menciona a transparência ativa e a divulgação de dados na internet de forma genérica, sem citar especificamente a Lei nº 12.527/2011 ou detalhar os princípios e diretrizes estabelecidos por ela. A menção à "previsão legal da divulgação de dados na Internet, de forma ativa" sugere um entendimento do conceito de transparência ativa, mas não há referência direta à previsão legal específica ou aos artigos da LAI. A citação entre aspas parece sugerir um trecho legal, mas não corresponde a um texto da LAI e não é atribuída a uma fonte específica. Por isso, a resposta aborda apenas parcialmente o tópico exigido.
Nota Tópico 1: 50%
Tópico 2 - Regras do tratamento e proteção de dados pessoais no direito de acesso à informação:
O aluno menciona a necessidade de "reforçar os mecanismos de segurança" para a proteção de dados pessoais, mas não cita especificamente nenhuma das regras estabelecidas no Art. 31 da LAI. Não há menção ao tratamento transparente, ao acesso restrito, ao consentimento expresso, ou às exceções para a divulgação de informações pessoais. A resposta não apresenta as regras de tratamento e proteção de dados pessoais conforme exigido pelo padrão de resposta.
Nota Tópico 2: 0%
Uso do idioma:
Não há erros ortográficos ou de morfossintaxe evidentes no texto. A redação apresenta uma estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão, mas carece de maior desenvolvimento e aprofundamento nos tópicos solicitados. A coerência e coesão são adequadas para o nível do texto apresentado.
Nota Uso do Idioma: 50%
Considerando que a nota do Tópico 2 é zero, a avaliação quanto ao uso do idioma não será realizada, conforme o padrão de resposta estabelecido.
Nota Total: 25%
Ao refletir sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), decretada pela Lei nº 6.938/81, nota-se que é um marco legal relevante para a preservação ambiental no Brasil. Ela estabelece princípios, objetivos e instrumentos que orientam as ações da sociedade na preservação ambiental.
Preliminarmente, os princípios da PNMA são a base para a ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico. De acordo com a PNMA, são alguns dos princípios dessa política a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; e o planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais. Além disso, destacam-se os princípios da proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; e da educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a capacitando comunidade para participação ativa na defesa ambiental.
Quanto aos objetivos da PNMA, destaca-se que eles visam à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. Entre outros objetivos estão a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico; o estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; e o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais voltadas para o uso racional de recursos ambientais.
Por fim, os instrumentos da PNMA são mecanismos pelos quais a política é implementada. Segundo o PNMA, é possível citar o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público e a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente.
Portanto, percebe-se que a PNMA é um instrumento legal que orienta a ação do Estado e da sociedade na busca pela sustentabilidade, aliando o desenvolvimento econômico e social à preservação do meio ambiente.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: princípios da Política Nacional do Meio Ambiente.
O aluno citou corretamente quatro princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, atendendo ao solicitado no padrão de resposta. Os princípios mencionados estão em conformidade com o Art. 2º da Lei nº 6.938/81, o que demonstra compreensão e conhecimento adequado do tema.
Nota para o Tópico 1: 50%
Tópico 2: objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente.
O aluno abordou corretamente três objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente, conforme estabelecidos no Art. 4º da Lei nº 6.938/81. A resposta está alinhada ao padrão de resposta e demonstra entendimento dos objetivos propostos pela política.
Nota para o Tópico 2: 50%
Tópico 3: instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
O aluno mencionou corretamente mais de quatro instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, em linha com o Art. 9º da Lei nº 6.938/81. A resposta atende plenamente ao padrão de resposta, evidenciando conhecimento satisfatório dos instrumentos utilizados pela política.
Nota para o Tópico 3: 50%
Uso do idioma:
A redação do aluno apresenta proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos e gramaticais adequados à norma-padrão, com uma estrutura textual que inclui introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo coerência e coesão. Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe.
Nota para o uso do idioma: 50%
Nota total: 50%
Ao refletir sobre o direito do trabalho, é importante analisar as modalidades de trabalho existentes. Para aprofundar essa discussão, é importante entender quais são elas e as diferenças no tratamento jurídico dispensado a cada uma.
Segundo a Doutrina, o trabalho proibido é aquele que não está de acordo com as Normas de proteção trabalhistas. A Constituição Federal de 1988 (CF/88) , em seu artigo sétimo, exemplifica um caso de trabalho proibido, quando discorre sobre o trabalho do menor. É proibido o trabalho do menor de 18 anos em condições de insalubridade ou periculosidade e em trabalho noturno, e ainda, de qualquer trabalho para o menor de 16 anos, a não ser na condição de aprendiz, desde que tenha acima de 14 anos de idade.
Já o trabalho ilícito, por outro lado, é caracterizado pela ilicitude do objeto de contrato de trabalho. Desta forma, segundo o Direito Brasileiro, o trabalho ilícito é aquele que fere um direito, afrontando o ordenamento jurídico ou a própria lei civil ou penal. Um exemplo desse tipo de trabalho seria o comércio de drogas e entorpecentes. Por serem substâncias proibidas, o próprio ato de comerciá-las seria um ilícito e consequentemente também seria o trabalho desenvolvido a partir do seu comércio.
Há uma grande diferença em relação ao tratamento jurídico dispensado entre os trabalhos proibido e ilícito. A Orientação jurisprudencial indica que o contrato de trabalho ilícito é nulo, de modo que todos os efeitos jurídicos do vínculo serão também nulos. No entanto, a jurisprudência também indica que, em se tratanto de trabalho proibido, o contrato de trabalho não seria nulo, garantindo-se então todos os efeitos jurídicos daquele vínculo empregatício.
Ao analisar o caso dos trabalhadores imigrantes percebe-se que se trata de um trabalho proibido, dado que são trabalhadores menores de idade e trabalhadores sem documentação . Segundo a CF/88, todo trabalhor tem direito à um rol mínimo de direitos que se estenderiam também aos trabalhadores do caso em questão, sendo eles: salário-mínimo fixado em lei, férias, décimo-terceiro salário com base na remuneração integral, duração do trabalho não superior a 44 horas semanais, carteira de trabalho assinada e consequente pagamento do Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.
Nesse sentido, percebe-se a importância da análise das modalidades de trabalho no ordenamento jurídico Brasileiro. Além disso, nota-se a preocupação da legislação Brasileira em proteger o trabalhador, mesmo que este esteja vinculado a um trabalho proibido.
Avaliação da Redação do Aluno:
Tópico 1: O aluno abordou os conceitos de trabalho proibido e ilícito, mencionando a CF/88 e o trabalho do menor como exemplo de trabalho proibido, e o comércio de drogas como exemplo de trabalho ilícito. No entanto, não citou explicitamente que o objeto do trabalho ilícito será um crime ou uma contravenção penal. Nota: 67% (Conceito 2)
Tópico 2: O aluno apresentou um exemplo de trabalho proibido (trabalho do menor) e um exemplo de trabalho ilícito (comércio de drogas). Nota: 100% (Conceito 2)
Tópico 3: O aluno mencionou a nulidade do contrato de trabalho ilícito e a manutenção dos efeitos jurídicos do contrato de trabalho proibido, mas não especificou os efeitos "ex nunc" e "ex tunc" nem justificou corretamente a diferença no tratamento jurídico entre os dois tipos de trabalho. Nota: 40% (Conceito 1)
Tópico 4: O aluno afirmou que os imigrantes fazem jus a todos os direitos trabalhistas de um brasileiro e citou vários direitos, atendendo aos dois aspectos solicitados. Nota: 100% (Conceito 2)
Tópico 5: O aluno abordou a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e a proibição de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, citou a exceção de condição de aprendiz a partir de quatorze anos e fundamentou baseado na CF/88, atendendo a todos os aspectos solicitados. Nota: 100% (Conceito 4)
Há erro de grafia em “trabalhor”. O correto seria “trabalhador”.
Houve erro de concordância no trecho “décimo-terceiro salário com base na remuneração integral”. O mais adequado seria “décimo terceiro salário com base na remuneração integral”.
Nota total: 81%
Ao refletir sobre a Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA), decretada pela Lei nº 6.938/81, nota-se que é um marco legal relevante para a preservação ambiental no Brasil. Ela estabelece princípios, objetivos e instrumentos que orientam as ações da sociedade na preservação ambiental.
Preliminarmente, os princípios da PNMA são a base para a ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico. De acordo com a PNMA, são alguns dos princípios dessa política a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; e o planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais. Além disso, destacam-se os princípios da proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; e da educação ambiental a todos os níveis do ensino, inclusive a capacitando comunidade para participação ativa na defesa ambiental.
Quanto aos objetivos da PNMA, destaca-se que eles visam à compatibilização do desenvolvimento econômico social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico. Entre outros objetivos estão a definição de áreas prioritárias de ação governamental relativa à qualidade e ao equilíbrio ecológico; o estabelecimento de critérios e padrões da qualidade ambiental e de normas relativas ao uso e manejo de recursos ambientais; e o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais voltadas para o uso racional de recursos ambientais.
Por fim, os instrumentos da PNMA são mecanismos pelos quais a política é implementada. Segundo o PNMA, é possível citar o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, a criação de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Poder Público e a instituição do Relatório de Qualidade do Meio Ambiente.
Portanto, percebe-se que a PNMA é um instrumento legal que orienta a ação do Estado e da sociedade na busca pela sustentabilidade, aliando o desenvolvimento econômico e social à preservação do meio ambiente.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: princípios da Política Nacional do Meio Ambiente.
O aluno cita corretamente quatro princípios da Política Nacional do Meio Ambiente, atendendo ao que foi solicitado no tópico. A menção à racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; ao planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais; à proteção dos ecossistemas; e à educação ambiental demonstra a compreensão dos princípios estabelecidos pela PNMA.
Nota para o Tópico 1: 100%
Tópico 2: objetivos da Política Nacional do Meio Ambiente.
O aluno aborda corretamente mais de três objetivos da PNMA, incluindo a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação ambiental, a definição de áreas prioritárias, o estabelecimento de critérios e padrões de qualidade ambiental e o desenvolvimento de pesquisas e tecnologias. Isso demonstra um entendimento adequado dos objetivos propostos pela política.
Nota para o Tópico 2: 100%
Tópico 3: instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente.
O aluno menciona corretamente mais de quatro instrumentos da PNMA, como o estabelecimento de padrões de qualidade ambiental, o zoneamento ambiental, a avaliação de impactos ambientais, o licenciamento e revisão de atividades poluidoras e a criação de espaços territoriais protegidos. A resposta está alinhada ao que foi solicitado no tópico.
Nota para o Tópico 3: 100%
Uso do idioma:
A redação do aluno está bem escrita, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa. Não foram identificados erros de ortografia ou morfossintaxe que necessitem correção. O texto apresenta uma estrutura clara com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo coerência e coesão ao longo do texto.
Nota para o uso do idioma: 100%
Nota total: 100%

