Você precisa estar logado para acessar este recurso.
Ao refletir sobre a discriminação contra a mulher, destaca-se a importância da aplicação concreta da Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher (CEDAW).
Preliminarmente, deve-se conceituar qual o objetivo da referida convenção. Conforme os especialistas, a CEDAW foi criada com intuito de promover os direitos da mulher na busca da igualdade de gênero e reprimir quaisquer discriminações contra a mulher nos Estados-parte.
Nesse contexto, vale destacar a previsão na Convenção de direitos trabalhistas. Dentre eles, o direito as mesmas oportunidades de emprego, a igual remuneração, a escolha livre da profissão, a seguridade social e à proteção da saúde e segurança nas condições de trabalho.
Seguindo nessa lógica, constam na CEDAW as medidas para impedir a discriminação contra a mulher por conta de casamento ou maternidade, como a proteção durante a gravidez de trabalhos prejudiciais, a implantação da licença maternidade, o fornecimento de serviços sociais de apoio aos pais e a proibição de demissão por motivo de gravidez, estado civil ou licença maternidade.
Em suma, percebe-se a relevância da aplicação da CEDAW para assegurar a efetivação dos direitos humanos das mulheres e banis quaisquer forma de discriminação.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: objetivo da referida convenção. [valor: 5,00 pontos]
O aluno abordou de forma correta o objetivo da CEDAW, mencionando tanto a promoção dos direitos da mulher na busca da igualdade de gênero quanto a repressão de discriminações contra a mulher nos Estados-parte. Portanto, a nota para este tópico é de 100% dos pontos possíveis.
Nota: 5,00 pontos
Tópico 2: direitos trabalhistas que devem ser assegurados às mulheres pelos Estados-partes com vistas à eliminação da discriminação. [valor: 8,00 pontos]
O aluno mencionou direitos trabalhistas relevantes previstos na CEDAW, como a igualdade de oportunidades de emprego, igual remuneração, livre escolha da profissão, seguridade social e proteção da saúde e segurança no trabalho. No entanto, a resposta poderia ser mais detalhada ao citar especificamente todos os aspectos do Artigo 11, como o direito ao trabalho como direito inalienável e o acesso à formação e atualização profissionais. A resposta abrange mais de dois aspectos, mas não todos. A nota para este tópico é de 75% dos pontos possíveis.
Nota: 6,00 pontos
Tópico 3: medidas que devem ser tomadas pelos Estados-partes com o intuito de impedir a discriminação contra a mulher por motivo de casamento ou maternidade e assegurar a efetividade de seu direito ao trabalho. [valor: 6,00 pontos]
O aluno abordou as medidas para impedir a discriminação contra a mulher por motivo de casamento ou maternidade, mencionando a proteção durante a gravidez, a licença-maternidade, o apoio aos pais e a proibição de demissão por gravidez ou estado civil. A resposta contempla todas as medidas citadas no padrão de resposta, garantindo a nota máxima para este tópico.
Nota: 6,00 pontos
Abordagem geral: 1,00 ponto
A redação do aluno apresenta uma abordagem geral adequada, com uma conclusão que reforça a importância da aplicação da CEDAW. A nota para este critério é de 100% dos pontos possíveis.
Nota: 1,00 ponto
Nota Total
90%
Dentro dos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pela Agenda das Nações Unidas, consta o 5º objetivo: Acabar com todas as formas de discriminação contra mulheres e meninas. Porém, fica evidente diante das estatísticas que o Brasil se distancia cada vez mais desse objetivo.
Primeiramente, vale ressaltar os principais motivos que levam ao feminicídio. Segundo as Nações Unidas, são diversas as motivações que acarretam esse crime, dentre elas, pode-se citar: o sentimento de posse que o agressor tem em relação à vítima, o controle sobre o corpo dela, o desprezo e o ódio por sua condição de gênero. Ademais, os contextos sociais também refletem como parte da motivação desse crime, visto que a maior parte das vítimas são negras e jovens entre 18 e 30 anos.
Diante desse cenário, ao analisar o comportamento do agressor, nota-se, portanto, que inicialmente as atitudes são justificadas como proteção e cuidado e, posteriormente, ocorre uma evolução para agressões físicas e verbais. Ao ser confrontado, o agressor usa de manipulação e persuasão para controlar a vítima, demonstrando arrependimento, entrando assim na fase de lua de mel, que é quando "aparentemente" tudo está bem até que um novo ciclo de agressões se inicie. Por consequência, diante de ciclos e ciclos, as agressões vão evoluindo, terminando assim no assassinato da vítima.
Fica evidente, portanto, a necessidade de instrumentos que auxiliem as vítimas no combate à violência. Diante disso, é papel do Estado e da Justiça Brasileira a identificação correta do crime de feminicídio para que a pena possa ser aplicada de maneira correta. Ademais, medidas protetivas mais eficientes que garantam a segurança da mulher e o afastamento do agressor são essenciais para a criação de um cenário que vise o combate ao feminicídio.
Dessa forma, fica claro que medidas precisam ser tomadas para solucionar essa problemática. Nesse sentido, é preciso que o Estado elabore maneiras de proteção às mulheres e também a criação de campanhas para identificar sinais de relacionamento abusivo e que possam acarretar no crime.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1) Principais motivos que levam ao feminicídio
O aluno apresentou uma discussão relevante sobre os motivos que levam ao feminicídio, citando o sentimento de posse, controle sobre o corpo da mulher, desprezo e ódio por sua condição de gênero, e a influência dos contextos sociais, como a cor da pele e a faixa etária das vítimas. Esses elementos estão alinhados com o padrão de resposta, que exige a indicação de dois ou mais motivos que levam ao feminicídio. Portanto, a nota atribuída a este tópico é de 100%.
Tópico 2) Qual o perfil e o comportamento do agressor
O aluno descreveu o comportamento do agressor, mencionando a progressão das atitudes desde a justificativa de proteção até a evolução para agressões físicas e verbais, manipulação e a fase de lua de mel. No entanto, não foram apresentadas características específicas do perfil do agressor, como idade, nível educacional ou condição socioeconômica, que são elementos importantes conforme o padrão de resposta. Assim, a nota atribuída a este tópico é de 50%, pois o comportamento foi abordado, mas faltaram detalhes sobre o perfil.
Tópico 3) Instrumentos que auxiliam as vítimas no combate à violência
O aluno mencionou a importância da identificação correta do crime de feminicídio e a aplicação correta da pena, além da necessidade de medidas protetivas eficientes. Contudo, não foram citados instrumentos específicos como as medidas protetivas de urgência, campanhas de conscientização ou serviços de apoio às vítimas, que são fundamentais de acordo com o padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída a este tópico é de 50%, pois o aluno tangenciou o tema, mas não detalhou os instrumentos que auxiliam as vítimas.
Nota total: 66.67%
Ao se refletir sobre tecnologia no mundo moderno é possível perceber que ainda existem desafios que dificultam o avanço da verdadeira revolução tecnológica. Diante disso, é preciso entender que desenvolvimento significativo necessita de altos investimentos financeiros e que, ainda, existem questões éticas que inspiram maiores discussões.
Em primeiro lugar, cumpre destacar que recursos tecnológicos, para serem desenvolvidos, precisam de muitos recursos capitais. No Brasil, em contrapartida, entre 2018 e 2022, foram realizados cortes em verbas na ordem de milhões, que seriam destinadas à inovação tecnológica, conforme informação do próprio Governo Federal. É fato que isso foi um dos fatores que atrasaram o desenvolvimento de tecnologia no país.
Além disso, existem também questões éticas que necessitam ser discutidas. Uma delas diz respeito à inteligência artificial. Sobre isso, ainda não se chegou a um consenso sobre até que ponto o uso de robôs em substituição aos humanos pode ser benéfico à sociedade. Nota-se que problemas relacionados a isso já são uma realidade: direitos autorais, desemprego, diminuição do pensamento crítico, entre outros.
Nota-se, portanto, que o avanço tecnológico é um assunto que inspira debates. Um deles é relacionado aos investimentos financeiros, que precisam ser muito altos e, sem perder de vista, as questões éticas envolvidas.
Avaliação da Redação do Aluno
PARTE 1 – ESTRUTURA TEXTUAL GLOBAL
(A) ABORDAGEM DO TEMA – 12 pontos
A redação do aluno aborda o tema proposto, apresentando argumentos relevantes sobre os desafios financeiros e éticos que impedem o avanço tecnológico. O candidato selecionou aspectos importantes e demonstrou compreensão do tema. Nota: 10/12
(B) PROGRESSÃO TEXTUAL – 12 pontos
O texto apresenta uma progressão textual adequada, com parágrafos bem estruturados e coesão entre eles. O candidato conseguiu distribuir o tema e evoluir as partes de maneira lógica. Nota: 10/12
PONTUAÇÃO MÁXIMA – PARTE 1 – 24 pontos
Nota Parcial: 20/24
PARTE 2 – CORREÇÃO GRAMATICAL
(A) SELEÇÃO VOCABULAR – 2 pontos
Não foram identificados erros de seleção vocabular. Nota: 2/2
(B) NORMA CULTA – 4 pontos
Não foram identificados erros de norma culta. Nota: 4/4
PONTUAÇÃO MÁXIMA – PARTE 2 – 6 pontos
Nota Parcial: 6/6
Nota Total da Redação do Aluno:
86.67%
A pandêmia de Covid-19 trouxe mudanças abruptas para as relações de trabalho e estudo. Essas atividades passaram a ser executadas a distância, gerando o debate quanto a eficiência e qualidade da modalidade não presencial.
De um lado, há vozes favoráveis a continuidade das atividades "online", pois há ganhos de escala com redução de custos em relação às estruturas físicas, deslocamentos no trânsito e acessibilidade para pessoas com deficiência física. Conforme noticiado pela EBC a maioria dos trabalhadores preferem o regime "online".
No entanto, os contrários relataram que há maior dificuldade em criar uma cultura corporativa, a supervisão e o controle das atividades laborais se encontram incipientes em algumas atividades não quatificaveis em metas. Especialistas em educação apontam que há alunos sem acesso aos equipamentos e a falta de autonomia em caso de dúvidas.
Por fim, vemos que os argumentos dos dois lados são relevantes, cabendo a nós que seja feita a ponderação das atividades que podem ou não ser realizadas integralmente a distância. Quando não possível a execução, deve se buscar o regime híbrido de execução.
Análise da Redação
Abordagem dos Argumentos: 80%
A redação do aluno apresenta argumentos relevantes de ambos os lados do debate sobre o teletrabalho e estudo à distância, mencionando vantagens como redução de custos e acessibilidade, além de desvantagens como dificuldades em criar cultura corporativa e problemas de supervisão. No entanto, o texto poderia explorar mais profundamente as possibilidades futuras, conforme solicitado na questão discursiva, o que impacta na nota final.
Coerência e Coesão: 90%
O texto é coerente e coeso, com uma progressão lógica de ideias. A conclusão sugere uma ponderação das atividades que podem ser realizadas a distância e a adoção de um regime híbrido quando necessário, o que é uma proposta equilibrada e alinhada ao debate.
Uso da Língua Culta: 90%
O aluno utiliza a língua culta de forma adequada na maior parte do texto. Contudo, há erro de grafia em "pandêmia", o correto seria "pandemia".
Erros de Grafia e Morfossintaxe:
Há erro de grafia em "pandêmia". O correto seria "pandemia".
Nota Final:
87%
Trata-se de uma análise gerencial dos serviços prestados pela unidade X. Nesta oportunidade, busca-se compreender como a utilização da metodologia do ciclo PDCA pode auxiliar a Unidade a gerencias as queixas e reduzir a insatisfação dos usuários.
Preliminarmente, as etapas que compõe a metodologia são: "Plan, Do, Check e Act", ou, em português: Planejar, Executar, Verificar e Agir. A primeira etapa é o planejamento, onde serão definidas as metas e os mecanismos que serão utilizados para a concretização dos objetivos. A segunda etapa trata da execução do que foi previamente planejado e também da coleta de informações relevantes. Em seguida, vem a terceira etapa, a verificação, que consiste na avaliação dos resultados obtidos na execução. Por fim, a quarta etapa trata sobre a tomada de medidas corretivas levando em consideração todo o processo, para que um novo ciclo seja iniciado de forma mais eficiente.
Nesse contexto, é possível observar que a gestão da Unidade X pode se beneficiar com a aplicação do ciclo PDCA em sua gestão. Conforme as regras de Administração Pública, deve-se definir de forma detalhada as metas e processos a fim de padronizar a atuação dos colaboradores envolvidos e reduzir a quantidade de erros. Já na etapa de execução, poderia ser implementado o treinamento dos servidores, conforme as diretrizes previamente definidas, acompanhado da coleta de informações, afim de realizar o aprimoramento contínuo.
Desse modo, é possível perceber que a implantação do Ciclo PDCA na gestão da Unidade X contribui para a prestação de serviços com maior qualidade. Diante dessas constatações, caberá ao órgão público analisar as etapas de planejamento e execução a afim de alcançar o aprimoramento contínuo.
Avaliação do Tópico 1:
O aluno apresentou uma compreensão adequada do conceito do Ciclo PDCA e descreveu as quatro etapas de forma correta, embora não tenha discorrido de maneira completa sobre cada uma delas. A resposta incluiu uma descrição geral das etapas, mas faltou detalhamento sobre as subetapas do planejamento e exemplos práticos de como cada etapa é realizada. Consequentemente, a resposta se enquadra no Conceito 2, conforme o padrão de resposta.
Nota Tópico 1: 50%
Avaliação do Tópico 2:
O candidato mencionou ações de planejamento e execução, relacionando-as com a situação apresentada. Ele sugeriu a definição detalhada de metas e processos para padronizar a atuação e reduzir erros, bem como a implementação de treinamento dos servidores. No entanto, a resposta poderia ser mais específica ao relacionar as ações propostas com as queixas relatadas, como a demora no atendimento e o descumprimento dos prazos. A resposta atende ao requisito mínimo para o Conceito 3, mas poderia ser mais detalhada para uma pontuação mais alta.
Nota Tópico 2: 50%
Uso do Idioma:
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno. A redação apresenta uma estrutura textual adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão, além de manter coerência e coesão ao longo do texto.
Nota Uso do Idioma: 50%
Nota Total: 50%

