Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Este é um recurso em constante desenvolvimento. Pedimos que colabore avaliando as correções. =)

Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87889
Data de envio:
12/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Inicialmente, de acordo com as regras de Administração Pública, a avaliação é uma etapa que tem como objetivo a melhoria social. Ademais, a doutrina apresenta vários tipos de avaliações públicas a serem implementadas. Quanto ao momento de realização, a avaliação pode ser de três tipos: diagnóstica, formativa e somativa. A primeira, trata-se do controle prévio, o qual ocorre antes da implementação e tem como objetivo acompanhar o andamento da obra. Já a segunda, caracteriza-se pelo controle concomitante, o qual tem como objetivo detectar e corrigir os desvios do projeto. A terceira, por sua vez, trata-se do controle posterior, o qual tem o foco nos resultados. Com base nisso, para a análise de processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para portadores de HIV/AIDS, ISTs e Hepatites virais, a etapa de avaliação mais utilizada é a somativa, a qual traz análises, com foco no resultado, referentes ao público-alvo, quantitativo de despesas, entre outros.
Ademais, para Howlett e Ramesh, as fases das políticas públicas são as seguintes: construção da agenda, formulação da política, tomada de decisão, implementação e avaliação. No que tange ao componente preponderante na análise dos processos de aquisições é a etapa de implementação, a qual os planos e as decisões são colocados em prática.
Dessa forma, de acordo com Theodore Lowi, quanto aos Impactos (custos e benefícios) gerados/esperados na sociedade, as políticas públicas podem ser classificadas de 04 tipos: regulatórias, as quais regulam a atuação e comportamento das pessoas e equipes; distributivas, os benefícios são concentrados apenas para alguns grupos; redistributivas, Os benefícios são concentrados em determinado grupo de atores da sociedade, enquanto os custos são concentrados em outro grupo de pessoas; e constitutivas, são as políticas que definem as “regras do jogo”.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno não conseguiu apontar claramente as distinções entre as avaliações diagnóstica, formativa e somativa, limitando-se a mencionar controle prévio, concomitante e posterior, sem detalhar as especificidades de cada tipo de avaliação conforme esperado. Além disso, a escolha da avaliação somativa como preponderante na análise dos processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos não está de acordo com o padrão de resposta, que esperava a identificação da avaliação formativa como preponderante. Nota: 10%

Tópico 2: O aluno não abordou os principais componentes a serem considerados na avaliação de uma política pública, como custo-benefício, escala, efetividade e impacto. Em vez disso, mencionou fases das políticas públicas e tipos de políticas segundo Theodore Lowi, o que não atende ao que foi solicitado. Nota: 0%

Tópico 3: O aluno não discorreu sobre os possíveis impactos das variações nos gastos com aquisição de imunobiológicos e medicamentos antirretrovirais na eficácia das políticas de saúde pública. O tópico foi completamente ignorado na redação. Nota: 0%

Uso do idioma: A redação não apresenta erros de grafia ou morfossintaxe significativos que comprometam a compreensão do texto. No entanto, a redação não possui uma estrutura textual adequada com introdução, desenvolvimento e conclusão claros, e a coesão e coerência são prejudicadas pela falta de conexão entre os tópicos abordados e o tema proposto. Nota: 20%

Nota total: 7,5%

Correção ID 87890
Data de envio:
12/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Segundo a Constituição Federal de 1988 (CF-88), saúde é um direito de todos, sendo um dever do estado promovê-la a todos indiscriminadamente. Nesse contexto, o Brasil possui o Sistema Único de Saúde (SUS) para auxiliar na efetivação dessa diretriz constitucional.
São atribuições comuns: a administração dos recursos financeiros destinados à saúde e a elaboração e atualização do plano de saúde. Nesse cenário, o plano de saúde é um programa que reúne as diretrizes para a saúde nos próximos quatros anos, sendo a base para as atividades de cada ente da federação. Já a administração dos recursos, compreende gestão dos repasses financeiros para atender devidamente a população assistida pelo SUS.
Dentre os princípios do SUS, a Universalização refere-se ao dever do SUS atender a toda a população, independente de classe, raça ou gênero. Dessa maneira, busca-se atender ao exigido pela Carta Magna: sáude é um direito de todos.
Ademais, o princípio da Equidade busca destinar mais atenção aqueles em condição de vunerabilidade. Dessa forma, politicas públicas podem favorecer o combate a desigualdades no atendimento à saúde.
Em tempo, a Integralidade é um princípio que norteia o SUS a atender o cidadão sob diversas óticas de saúde pública, com ações multidisciplinares e integrativas. Dessa forma, pode-se promover a saúde de forma mais completa ao cidadão.
Por fim, o Sistema Único de Saúde é fundamental para população brasileira, contribuindo para o atendimento, vigilância e promoção da saúde por meio de ações e políticas públicas que visão concretizar os direitos relacionados ao tema pela CF-88.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno cita duas atribuições comuns à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, que são a administração dos recursos financeiros destinados à saúde e a elaboração e atualização do plano de saúde. Ele descreve de forma sucinta o que consiste o plano de saúde e o que envolve a administração dos recursos financeiros. A resposta está alinhada com o que é solicitado no padrão de resposta, apresentando compreensão e conhecimento sobre as atribuições comuns. Portanto, a nota atribuída é 3.

Tópico 2: O aluno explica corretamente os três princípios do SUS: Universalização, Equidade e Integralidade. Ele descreve o impacto de cada princípio na eficácia do sistema de saúde brasileiro, alinhando-se ao que é solicitado no padrão de resposta. A explicação é clara e coerente, demonstrando entendimento de como esses princípios contribuem para a eficácia do SUS. Assim, a nota atribuída é 3.

Uso do idioma: A redação do aluno apresenta uma boa proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos e gramaticais adequados à norma-padrão. A estrutura textual (introdução, desenvolvimento, conclusão) está presente, e o texto é coerente e coeso. No entanto, há um erro de grafia em "vunerabilidade". O correto seria "vulnerabilidade". Não foram identificados erros de morfossintaxe. Portanto, a nota atribuída é 47 (descontando 3 pontos pela grafia errada).

Nota total: Somando as notas dos tópicos específicos (3 + 3) e a nota do uso do idioma (47), a nota final é 53 de 60 possíveis, que corresponde a 88,33% da nota máxima. Considerando que o tópico 1 vale 50% e o tópico 2 vale 50%, a nota final é a média simples dos dois tópicos.

88,33%

Correção ID 87891
Data de envio:
12/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre o Governo Aberto e o exercício do controle social, é possível perceber que este depende da existência e aprofundamento daquele. Para aprofundar essa discussão, é importante entender as diretrizes normativas e legais do modelo de Governo Aberto, sua conceituação e importância para a promoção da transparência ativa e como a cultura de transparência e o controle social se relacionam.
Inicialmente, cabe apontar algumas das fontes legais e normativas de onde o conceito de Governo Aberto retira seu embasamento. Em primeiro lugar, a Constituição Federal de 1988 (CF/88), por meio do princípio da publicidade em seu artigo 37, estabelece a diretriz de que a Administração Pública deve prezar pela transparência de seus atos frente à sociedade. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), por sua vez, é um exemplo de aplicação do princípio constitucional citado ao determinar a obrigatoriedade de a União, os Estados, os Munícipios e o Distrito Federal adotarem mecanismos de transparência da gestão fiscal que propiciem a possibilidade de controle social. Já a Lei de Acesso à Informação (LAI), esclarece regras e conceitos em relação aos dados do governo, de forma que busca facilitar, além do dever constitucional da publicidade, o exercício do controle social, por meio, por exemplo, da garantia de disponibilidade de dados para acesso por máquinas.
Nesse sentido, fica claro que as ações de expansão de Governo Aberto visam promover a transparência ativa. A Open Government Partnership (OGP) conceitua Governo Aberto como a busca de quatro objetivos, quais sejam: o aumento de disponibilidade de informações sobre atividades governamentais; o apoio à participação social; a implementação dos mais altos padrões de integridade na Administração Pública; e a ampliação do acesso a novas tecnologias para fins de abertura e prestação de contas. O Governo Aberto é, portanto, essencial para a sustentação de uma transparência ativa, entendida, de acordo com a LAI, como a divulgação de informações da Administração Pública sem a necessidade de solicitação, com a utilização dos meios de publicação mais modernos disponíveis.
Nesse contexto, a transparência ativa é o mecanismo de transmissão das ações de Governo Aberto que possibilita o exercício do controle social. De acordo com a Controladoria-Geral da União, o controle social é a participação da sociedade na Administração Pública, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações do governo, e garantir que a aplicação dos recursos públicos gerem benefícios nas áreas onde a sociedade mais precisa. Dessa forma, a transparência ativa é a ferramenta por meio da qual a sociedade pode exercer seu controle de forma independente e autônoma em relação às autoridades responsáveis pelo planejamento e execução das políticas públicas.
Desse modo, percebe-se que a continuidade das ações relacionadas ao conceito de Governo Aberto é de suma importância para o empoderamento da sociedade no que tange às atividades de controle social e para a garantia de que as políticas públicas sejam corretamente executadas e produzam efeitos positivos na vida da população.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Cite as diretrizes normativas e legais relacionadas ao modelo de Governo Aberto [valor: 9,50 pontos]

O aluno abordou o tópico de maneira satisfatória, citando o artigo 37 da Constituição Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei de Acesso à Informação como fundamentos legais do Governo Aberto. No entanto, o aluno não mencionou outros decretos e normativas específicas, como o Decreto Presidencial nº 6.666, o Decreto s/nº de 2011, o Decreto Presidencial nº 7.724, a Instrução Normativa nº 4, o Decreto Presidencial nº 8.777, a Resolução CGINDA nº 3, entre outros. Por não citar três ou mais exemplos, conforme o padrão de resposta, a nota neste tópico é parcialmente atendida.

Nota: 70%

Tópico 2: Conceito de Governo Aberto e sua importância para a promoção da transparência ativa. [valor: 9,50 pontos]

O aluno apresentou de forma clara o conceito de Governo Aberto, referenciando a Open Government Partnership (OGP) e destacando a importância do Governo Aberto para a promoção da transparência ativa, conforme a Lei de Acesso à Informação. A relação entre o conceito de Governo Aberto e a transparência ativa foi bem estabelecida, atendendo ao padrão de resposta esperado para o tópico.

Nota: 100%

Tópico 3: A cultura da transparência e a relação com o controle social. [valor: 9,50 pontos]

O aluno discorreu sobre a cultura da transparência e sua relação intrínseca com o controle social, mencionando a participação da sociedade na Administração Pública e a importância da transparência ativa como ferramenta para o exercício do controle social. A resposta está alinhada ao padrão de resposta, abordando a relação entre transparência e controle social de maneira adequada.

Nota: 100%

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota Total: 90%

Correção ID 87892
Data de envio:
12/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Cláusulas exorbitantes são as cláusulas presentes em contratos administrativos regidos pelas lei 8.666, lei 14.133, entre outras que colocam a administração pública em condição de desigualdade em relação ao contratado. Essas cláusulas são decorrentes do princípio constitucional implícito da supremacia do interesse público. Como exemplo, temos a possibilidade de alteração unilateral do objeto para aumento e supressões que adequem ao fins sociais, as previsão de multas contratuais por falhas na execução, e a proibição do contrato suspender a execução do acordado em caso de inadimplemento do contratante.
Como as cláusulas exorbitantes trazem uma condição superior para a administração pública, as cláusulas econômico-financeiras somente podem ser alteradas mediante termo aditivo que expresse consentimento entre as partes. Assim, o equilíbrio estabelecido no início da contratação precisará sempre ser mantido, a menos que ambas as partes concordem com a alteração. Dessa forma, se a administração aumenta as quantidades contratadas, o contratado terá direito ao aumento de sua remuneração para manter o equilíbrio inicial.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

a) Definição de “cláusulas exorbitantes” e fundamentação jurídica:

A redação do aluno apresenta uma definição adequada de cláusulas exorbitantes e identifica corretamente o princípio da supremacia do interesse público como seu fundamento jurídico. No entanto, o aluno cita apenas dois exemplos específicos, quando o padrão de resposta solicita ao menos três. A menção à proibição do contrato suspender a execução do acordado em caso de inadimplemento do contratante não é um exemplo claro de cláusula exorbitante.

Nota: 70%

b) Consequência da utilização das cláusulas exorbitantes em face das cláusulas econômico-financeiras:

O aluno compreendeu e explicou corretamente que as cláusulas econômico-financeiras só podem ser alteradas com o consentimento do contratado, e que o equilíbrio inicial do contrato deve ser mantido. Contudo, a redação poderia ter sido mais detalhada ao explicar as consequências da utilização das cláusulas exorbitantes, como a necessidade de revisão das cláusulas econômico-financeiras para manter o equilíbrio contratual, conforme indicado no padrão de resposta.

Nota: 80%

Nota Total:

75%

Erros de grafia:

Há erro de grafia em “lei 8.666, lei 14.133”. O correto seria “Lei nº 8.666/93, Lei nº 14.133/21”.

Há erro de grafia em “as previsão”. O correto seria “a previsão”.

Erros de morfossintaxe:

Não foram identificados erros de morfossintaxe que necessitem correção.

Correção ID 87893
Data de envio:
11/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Acerca da gestão administrativa, percebe-se que o planejamento estratégico é de extrema importância para a manutenção da competitividade das
organizações, sendo essencial o uso de algumas ferramentas de gestão. Entre elas, destacam-se a Matriz SWOT e o Balance Scorecard (BSC).
Preliminarmente, o planejamento estratégico é indispensável para a definição de metas da organização. Segundo a doutrina, ele é definido como o
processo gerencial que visa estabelecer o equilíbrio entre objetivos e recursos organizacionais, de forma a garantir o melhor desenvolvimento possível em
direção às suas metas. O planejamento estratégico é dividido nas fases: definição da identidade organizacional, análise dos ambientes interno e externo,
definição de estratégias, elaboração do plano de ação, e monitoramento e avaliação dos resultados.
Em sequência, a Matriz SWOT auxilia em parte desse processo de planejamento. Conforme especialistas, ela é uma ferramenta que permite a visibilidade de aspectos negativos e positivos que envolvem a organização. Nesse contexto, ela elenca forças e fraquezas derivadas do ambiente interno, e oportunidades e ameaças decorrentes do ambiente externo, possibilitando maior poder de decisão por parte do administrador, visando o crescimento estratégico.
Por fim, outra ferramenta de grande valia é o BSC, cuja finalidade é mensurar o desempenho e o progresso da organização como um todo. Conforme a ciência da administração, é um instrumento que visa a avaliação de metas a longo prazo, observando quatro aspectos principais: financeiro, mercado, processos internos e aprendizado.
Diante do exposto, não há dúvidas de que as ferramentas de gestão, como a Matriz SWOT e o BSC, dentre outras, auxiliam no embasamento para um planejamento estratégico de sucesso, inclusive na administração pública.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Planejamento estratégico: definição e fases

O aluno apresentou uma definição de planejamento estratégico que está alinhada ao conceito solicitado, mencionando o processo gerencial e o equilíbrio entre objetivos e recursos. Além disso, descreveu as fases do planejamento estratégico, incluindo a definição da identidade organizacional, análise dos ambientes, definição de estratégias, elaboração do plano de ação, e monitoramento e avaliação dos resultados. Embora as fases tenham sido mencionadas, a descrição não segue exatamente a terminologia do padrão de resposta, mas o conteúdo essencial está presente. Portanto, a nota atribuída é 80%.

Tópico 2: Matriz SWOT: conceito e componentes

O estudante abordou o conceito da Matriz SWOT de maneira adequada, mencionando que ela permite a visibilidade de aspectos negativos e positivos que envolvem a organização. Também identificou corretamente os componentes da matriz (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) e relacionou-os aos ambientes interno e externo. A resposta está completa e fundamentada, correspondendo ao que foi solicitado no padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída é 100%.

Tópico 3: Modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características

O aluno mencionou a finalidade do BSC, que é mensurar o desempenho e o progresso da organização, e identificou corretamente os quatro aspectos principais observados pelo modelo: financeiro, mercado, processos internos e aprendizado. No entanto, o termo "mercado" foi utilizado em vez de "clientes", e a característica principal do BSC, que é o acompanhamento da gestão estratégica por meio de indicadores de desempenho e a relação de causa e efeito, não foi explicitamente mencionada. Assim, a resposta é parcialmente completa. A nota atribuída é 70%.

Uso do idioma

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno. O texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, com coerência e coesão. Portanto, a nota atribuída é 100%.

Nota final

87,5%

Você Concursado - Logotipo Branco