Discursiva DNIT (FGV) 2023: Como será a prova discursiva do concurso do DNIT?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva DNIT (FGV) será um diferencial neste concurso tão concorrido e desejado.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva DNIT (FGV) para os cargos de Analista de Infraestrutura e Transporte – Engenharia Civil, Analista Administrativo – Administração e Analista Administrativo – Contabilidade, veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva DNIT (FGV)

 

discursiva dnit

A prova discursiva DNIT (FGV), bem como as provas objetivas, serão realizadas todas as capitais do país, no dia 18 de dezembro de 2023, nos seguintes turnos:

  • Prova Objetiva – turno da manhã – 8h às 12h (horário de Brasília/DF); e
  • Prova Discursiva – turno da tarde – 15h às 18h30 (horário de Brasília/DF).

A prova objetiva DNIT (FGV) consistirá em 80 questões de múltipla escolha, valendo 1 (um) ponto cada questão de Conhecimentos Gerais e 2 pontos cada questão de Conhecimentos Específicos, no total de 120 pontos, dividida em:

  • Conhecimentos Gerais
    • Língua portuguesa: 10 questões;
    • Raciocínio Lógico Matemático 10 questões;
    • Noções de Administração Pública: 20 questões.
  • Conhecimentos específicos: 40 questões.

A prova discursiva DNIT (FGV) valerá 70,00 pontos e será constituída de:

  • 2 (duas) questões dissertativas de até 20 (vinte) linhas cada, sobre o Conteúdo Específico relativo ao respectivo cargo/especialidade, com valor máximo de 25 (vinte e cinco) pontos cada; e
  • 1 (uma) redação, de até 30 (trinta linhas), com valor máximo de 20 (vinte) pontos.

Os conteúdos específicos que poderão ser cobrados na discursiva DNIT (FGV) para cada cargo são as seguintes:

  • Analista Administrativo – Administração:
    • Contabilidade Pública;
    • Administração Geral;
    • Administração Pública;
    • Governo Digital; e
    • Orçamento Público.
  • Analista Administrativo – Contabilidade:
    • Contabilidade Pública; e
    • Administração Financeira e Orçamentária.
  • Analista de Infraestrutura de Transportes
    • Planejamento e Projetos.

Qualquer uma dessas matérias pode vir na prova discursiva DNIT (FGV), então, é bem mais complicado adivinhar o tema.

Nesse caso, ver várias provas anteriores e conhecer a técnica do curso é essencial para chegar bem-preparado.

Serão corrigidas as discursivas DNIT até 3 (três) vezes o número de vagas, respeitados os empates na última posição, conforme abaixo:

  • Analista Administrativo – Administração:
    • Ampla concorrência – 87 correções;
    • Negros – 6 correções; e
    • PCD – 24 correções.
  • Analista Administrativo – Contabilidade:
    • Ampla concorrência – 15 correções;
    • Negros – 3 correções; e
    • PCD – 3 correções.
  • Analista de Infraestrutura de Transportes
    • Ampla concorrência – 111 correções;
    • Negros – 9 correções; e
    • PCD – 30 correções.

Como a FGV pode cobrar a discursiva DNIT?

Tema de Redação da discursiva DNIT

Quanto ao tema da prova de redação, o edital informa que será um tema inédito e atual, com base em tema formulado pela banca examinadora, primando pela clareza, precisão, consistência e concisão.

Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova, veja a questão aplicada pela Banca FGV em um concurso recente:

POLITICAMENTE CORRETO E POLITICAMENTE INCORRETO

John Cleese, comediante britânico, comenta: “Começou como uma ideia bastante decente e em seguida transforma-se numa coisa completamente errada e é levada até ao absurdo”. Também o músico Nick Cave critica o exagero do politicamente correto: “Em tempos uma tentativa meritória de reimaginar a nossa sociedade de forma mais justa, agora apresenta todos os piores aspectos que a religião tem para oferecer, e nenhuma da sua beleza – [cheia de] certezas morais e de uma arrogância acima de qualquer capacidade de redenção.”

Na década de 2000, o jornalista Éric Zemmour desenvolveu a ideia de que a recusa de usar uma linguagem politicamente correta foi criminalizada e condenou a “lógica inquisitorial” das associações antirracistas.

Para o filósofo Dominique Lecourt, o politicamente correto é “uma retórica da dissuasão”, “um meio de intimidação que sugere que haveria um pensamento único, um caminho certo em relação ao qual todos devemos ser julgados.” Tornou-se, através das chamadas leis antirracistas ou memoriais, “um instrumento de conquista do poder” usado por “minorias ativas bem organizadas que espalham seu conformismo puro”, “muitas vezes de tom religioso”. (Wikipédia)

Temos, acima, diferentes opiniões sobre o emprego do politicamente correto/incorreto na linguagem. Diga o que você pensa sobre o assunto, em 20 a 30 linhas, em linguagem culta, sem transcrever trechos do texto apresentado, ainda que possa usar as ideias convenientes nele contidas. Tratando-se de texto argumentativo, selecione com cuidado os argumentos apresentados em defesa do que você expõe.

Em suma, para responder ao tema, bastaria que o candidato estruturasse o texto da seguinte maneira: 5-6 linhas para a introdução e para a conclusão e 6-8 linhas para cada parágrafo de desenvolvimento. Você pode optar por utilizar dois parágrafos de desenvolvimento ou três.

Na introdução e na conclusão, deveria ser inserido e retomado, respectivamente, o ponto de vista do candidato sobre o tema (chamada de tese). Nos parágrafos de desenvolvimento, é preciso separá-lo em dois ou três períodos, sendo o primeiro o tópico frasal (ideia central).

Essa estrutura é importante para atender aos critérios de correção da redação. Veja que o foco da banca será nos aspectos textuais e gramaticais do texto, e não no conteúdo em si, veja:

  • Abordagem do tema (4,00 pontos): Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero).
  • Estrutura – tipo de texto e coerência (8,00 pontos): Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação argumentativa, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerado aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativo-argumentativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.
  • Expressão – coesão e modalidade (8,00 pontos): Consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.

Verifica-se que a estrutura e a expressão são os aspectos mais importantes.

Quanto ao conteúdo, era esperado que o candidato ficasse atento ao que é pedido no comando da questão, a fim de que todas elas sejam respondidas na estrutura do texto. A relevância da resposta (conteúdo) ou o nível de aprofundamento, em regra, não é um aspecto muito relevante na correção da banca.

Questões Dissertativas DNIT

O enunciado de uma questão discursiva da Banca FGV, normalmente, é dividido em três partes: Texto motivador, Comando da questão e Tópicos.

No Texto motivador, a banca contextualiza o assunto que será cobrado. No Comando da questão, pede para você responder a algumas perguntas. Por fim, os tópicos são justamente as perguntas que você deve responder.

Em alguns casos, no entanto, a banca não traz texto motivador ou não apresenta de forma clara os tópicos.

Contudo, analisando o histórico, o perfil da banca na maioria das questões discursivas foi no sentido de ter a questão divida nas três partes: Texto motivador, Comando da questão e Tópicos.

Veja o exemplo de uma questão discursiva de 20 linhas exigida no concurso do TCE-ES em 2023, com o conteúdo para os cargos de Administração e Contabilidade:

O Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) traz disposições com o intuito de padronizar a estrutura e as definições dos elementos que compõem as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público (DCASP). Essas disposições incluem definição de objetivos informacionais das DCASP e considerações gerais para a apresentação apropriada e conformidade com as normas contábeis, das quais se destacam: consistência de apresentação, materialidade e agregação, compensação de valores e informação comparativa.

Considerando tais disposições, elabore um texto que explique:

a) o significado das considerações gerais destacadas no processo de elaboração das DCASP;

b) o objetivo informacional de cada uma das DCASP tratadas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

A primeira tarefa do candidato, antes de começar a responder, é encontrar os tópicos (isto é, o que a banca quer que seja respondido). Nesse caso, está fácil, pois a banca já trouxe expressamente os tópicos “a” e “b”.

Vale ressaltar que, nem sempre, a banca é “boazinha”. Algumas vezes, os tópicos vêm junto com o comando da questão, dificultando um pouco a vida do candidato.

Após definir os tópicos, aí você pode começar a estrutura sua redação. A regra geral é montar um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado. Como na questão há 2 tópicos, o seu texto deverá conter 2 parágrafos de desenvolvimento, sem a necessidade de introdução e conclusão.

Nesse caso, após analisar a questão, temos o seguinte:

Tópico 1: o significado das considerações gerais destacadas no processo de elaboração das DCASP.

Tópico 2: o objetivo informacional de cada uma das DCASP tratadas no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP).

Vale ressaltar que, as vezes, a banca é “boazinha” e já traz os tópicos enumerados, o que facilita muito a vida do candidato.

Após definir os tópicos, aí você pode começar a estrutura sua discursiva. A regra geral é montar um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado. Como na questão há 2 tópicos, o seu texto deverá conter 2 parágrafos de desenvolvimento, sem a necessidade de introdução e conclusão. Assim:

O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica.

Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.

Veja como ficaria o primeiro parágrafo da resolução da discursiva acima:

Não entendeu as cores dos textos? Não se preocupe, no curso eu explico certinho como funciona o sistema de cores. Após aprender você vai querer usar sempre.

Veja o exemplo de uma questão discursiva de 20 linhas exigida no concurso do TCE-ES em 2023, com o conteúdo para os cargos de Analista de Infraestrutura de Transportes:

O manual de custos de infraestrutura de transportes do DNIT, em seu volume 01, trata da metodologia SICRO e seus conceitos.

Na montagem de composições de custos que incluem equipamentos e no cálculo das produções de equipes mecânicas são importantes os seguinte conceitos: tempo ou hora produtiva, tempo ou hora improdutiva, fator de eficiência, fator de conversão e fator de carga.

a) Com base no manual supracitado, apresente a definição de cada um dos cinco conceitos supracitados;

b) A tabela abaixo apresenta a composição de uma equipe de máquinas para a execução do serviço de escavação, carga e transporte de material de 1ª categoria – DMT de 400 a 600m.

Se a produtividade de uma carregadeira é de 250m³/hora, determine a produtividade máxima de um caminhão basculante para a composição apresentada na tabela acima.

A primeira tarefa do candidato, antes de começar a responder, é encontrar os tópicos (isto é, o que a banca quer que seja respondido). Nesse caso, está fácil, pois a banca já trouxe expressamente os tópicos “a” e “b”.

Vale ressaltar que, nem sempre, a banca é “boazinha”. Algumas vezes, os tópicos vêm junto com o comando da questão, dificultando um pouco a vida do candidato.

Após definir os tópicos, aí você pode começar a estrutura sua redação. A regra geral é montar um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado. Como na questão há 2 tópicos, o seu texto deverá conter 2 parágrafos de desenvolvimento, sem a necessidade de introdução e conclusão. Assim:

Cada parágrafo de desenvolvimento possui uma estrutura própria, isto é, uma técnica de escrita, a qual vamos aprender ao longo desse curso. Ela é tão importante quanto o conhecimento do conteúdo, principalmente quando se trata de provas discursivas da Banca FGV.

O Termo de Referência não deixa claro como será a “redação de peça técnica”. Todavia, como vai cobrar conhecimento específico, a regra de resolução será a mesma: um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico.

Vale ressaltar que, nem sempre, a banca é “boazinha”. Algumas vezes, os tópicos vêm junto com o comando da questão, dificultando um pouco a vida do candidato, como na questão anterior.

Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?

Não necessariamente. Os candidatos que têm a discursiva corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.

Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!

Por quê?

Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva discursiva DNIT (FGV) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova discursiva na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova discursiva.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.

Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova discursiva, afinal, só tem a discursiva corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel.

É justamente isso que ensinamos nos nossos cursos de discursiva DNIT (FGV):

Tirar uma nota boa na prova discursiva é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas no o que pode ser cobrado na prova discursiva DNIT (FGV), no vídeo abaixo:

 

 

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