Discursiva Estudo de Caso TRF3 (Vunesp) 2023: Como será a prova discursiva do concurso do TRF3?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva Estudo de Caso TRF3 (Vunesp) terá um peso muito grande neste concurso. Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva Estudo de Caso TRF3 (Vunesp), veja até o final as dicas que vou passar.

discursiva estudo de caso trf3

Discursiva Estudo de Caso TRF3 (Vunesp)

A prova discursiva Estudo de Caso TRF3 será aplicada no mesmo dia da prova objetiva (08/10/2023), no período da manhã, para os cargos de Técnico Judiciário, e no período da tarde, para os cargos de Analista Judiciário.

Segundo o edital, a prova discursiva Estudo de Caso TRF3, de caráter eliminatório e classificatório, será composta por: duas questão no modelo Estudo de Caso para os cargos de Analista Judiciário (diversas áreas) e Técnico Judiciário ( Área: Apoio Especializado – Especialidades: Edificações, Enfermagem, Informática e Segurança do Trabalho).

Segundo o edital do TRF3, a prova discursiva Estudo de Caso TRF3  – será composta por duas questões práticas, relacionadas ao conteúdo de conhecimentos específicos, para as quais o candidato deverá apresentar as soluções.

Essas questões são bem parecidas com a questão dissertativa, salvo pela existência de uma situação hipotética (caso) para ser analisado. A banca pede para o candidato discorrer sobre alguns tópicos, tendo como base uma situação criada pelo examinador. A ideia é representar, de fato, o dia a dia do trabalho.

Contudo, o edital não especifica o limite de linhas para a resposta de cada questão prática. Considerando o tempo de prova, as questões deverão ter no máximo 20 linhas.

Ademais, a prova discursiva Estudo de Caso TRF3 – visa avaliar os conhecimentos necessários ao desempenho pleno das atribuições do candidato ao respectivo cargo público, além de considerar sua capacidade de leitura, de interpretação e de escrita, na forma culta da língua portuguesa.

No que tange à correção da prova discursiva Estudo de Caso TRF3, serão analisados o conhecimento e a capacidade do candidato em desenvolver a questão proposta de forma precisa, com clareza, coerência e objetividade.

Serão avaliados, ainda, a organização do texto, a análise e síntese dos fatos examinandos, a correção gramatical e a capacidade de interpretação e exposição demonstrada.

Lembrando que a discursiva Estudo de Caso TRF3 deve ser feita apenas com a caneta preta e é vedado o uso de corretor de texto, de caneta marca-texto ou de qualquer outro material que possa identificar a prova, sob pena de atribuição de nota zero à questão.

Segundo o edital, a prova discursiva Estudo de Caso TRF3 valerá 20 pontos, ou seja, valerá o dobro de pontos que vale a prova objetiva, que vale 10 pontos.

Exemplo de Prova Discursiva Estudo de Caso TRF3

Para você ter uma ideia do estilo de cobrança da Vunesp, veja essa questão retirada do concurso da TCM/SP 2023:

discursiva fiscal de posturas sp

Considere a seguinte situação hipotética: A Câmara Municipal de São Paulo editou lei estabelecendo que “todos os contratos celebrados entre a Prefeitura e empresas particulares, referentes à execução de obras e prestação de serviço, dependerão de registro prévio junto ao Tribunal de Contas do Município, que terá 5 (cinco) dias de prazo para exarar parecer quanto à legalidade do contrato, contados da data de entrada no protocolo da Corte de Contas.”

Diante do exposto, responda:

a) O regulamento municipal é constitucional? Justifique.

b) As competências dos Tribunais de Contas e das Cortes de Contas Municipais têm assento constitucional? Justifique.

A primeira tarefa do candidato, antes de começar a responder, é encontrar os tópicos (isto é, o que a banca quer que seja respondido). Nesse caso, está fácil, pois a banca já trouxe expressamente os tópicos:

Tópico 1: O regulamento municipal é constitucional? Justifique.

Tópico 2: As competências dos Tribunais de Contas e das Cortes de Contas Municipais têm assento constitucional? Justifique.

Vale ressaltar que, nem sempre, a banca é “boazinha”. Algumas vezes, os tópicos vêm junto com o comando da questão, dificultando um pouco a vida do candidato.

Após definir os tópicos, aí você pode começar a estrutura sua redação. A regra geral é montar um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado. Como na questão há 2 tópicos, o seu texto deverá conter 2 parágrafos de desenvolvimento, sem a necessidade de introdução e conclusão. Assim:

Cada parágrafo de desenvolvimento possui uma estrutura própria, isto é, uma técnica de escrita, a qual vamos aprender ao longo desse curso. Ela é tão importante quanto o conhecimento do conteúdo, principalmente quando se trata de provas discursivas da Banca Vunesp.

A nota da prova Prova Discursiva Estudo de Caso TRF3 será o diferencial na classificação final do concurso, pois vale o dobro da nota da prova objetiva.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso CURSO DE DISCURSIVA ESTUDO DE CASO TRF3.

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas no vídeos abaixo para a Discursiva Estudo de Caso TRF3:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários