Concurso SEFAZ/MT – FGV – Fiscal de Tributos Estaduais (FTE) – Temas inéditos para a prova discursiva! Grátis!

Professor Bruno Marques

Imagine chegar no dia da prova do concurso da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (SEFAZ/MT), para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE), organizado pela FGV e ver que o tema cobrado na prova discursiva você já conhece e treinou?!

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o da SEFAZ/MT, organizado pela Banca FGV, para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE), com salário inicial de 30.063,76 (trinta mil sessenta e três reais e setenta e seis centavos).

O edital do certame possui as seguintes informações sobre a prova discursiva do concurso da SEFAZ/MT:

  • A Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, totalizará 60 (sessenta) pontos, sendo constituída de 2 (duas) questões dissertativas de conhecimentos específicos a ser respondida em até 30 (trinta) linhas cada, valendo 30 (trinta) pontos cada.

Para ver mais dicas sobre a prova discursiva do concurso da SEFAZ/MT, veja o vídeo abaixo:

É claro que não é fácil acertar previamente quais serão os temas cobrados na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca FGV com duas questões.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 16 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de discursiva inéditos no estilo da Banca FGV, para o concurso da SEFAZ/MT para o cargo de Fiscal de Tributos Estaduais (FTE).

1º Tema

A empresa Gama realiza operações sujeitas ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS). A empresa é um estabelecimento industrial e atua no ramo frigorífico, na venda de carnes e fica sediada em Cáceres-MT.

Em janeiro de 2023, realizou diversas operações. Frequentemente, os produtos vendidos são devolvidos pelos clientes (destinatários) por motivos diversos, quais sejam: produto fora do padrão ou em desacordo comercial. Por vezes, os produtos devolvidos são revendidos para um novo destinatário sem retornar fisicamente para o estabelecimento.

Ademais, todas as operações de devolução, ainda que não haja retorno físico dos produtos, sempre são acobertadas por documentos fiscais eletrônicos devidamente autorizados e, ainda, com destaque do ICMS relativo à operação de devolução, conforme legislação em vigor.

Além disso, a empresa Gama realiza emissão de nota fiscal em operação simbólica para vendas entre a estabelecimentos de mesmo CNPJ.

Redija um texto dissertativo, de acordo com Decreto nº 2.212, de 20 de março de 2014 (RICMS) e com a situação narrada, que responda aos seguintes questionamentos:

  1. Sabe-se que o fato gerador das vendas realizadas pela empresa Gama ocorre na saída do estabelecimento. O que a legislação considera como “saída do estabelecimento” para o fato gerador mencionada?
  2. No caso de uma devolução de mercadoria realizada pela empresa Gama em operação interestadual, qual a base de cálculo e a alíquota deverão ser utilizadas? Qual é o objeto desta operação?
  3. Sobre a emissão de nota fiscal no retorno da mercadoria, quais os procedimentos devem ser adotados pela empresa Gama no caso de a mercadoria não ser entregue ao destino? Explique.
  4. A empresa Gama poderia emitir nota fiscal em operações simbólicas? Explique.

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (Exclusivo para assinantes)

2º Tema

Redija um texto dissertativo, de acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF/88), o Código Tributário Nacional (CTN) e a jurisprudência dos tribunais superiores, abordando os seguintes aspectos:

  1. Discorra acerca das diferenças entre imunidade, isenção e não incidência tributária.
  2. Conceitue imunidade tributária recíproca e explique se ela pode ser aplicada à empresa privada arrendatária de imóvel público que explore atividade econômica.
  3. Explique a diferença entre obrigação tributária principal e acessória. Caso o sujeito passivo seja albergado pela imunidade recíproca, ficará dispensando do cumprimento de obrigações tributárias acessórias? Explique.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (Exclusivo para assinantes)

3º Tema

Humberto, cidadão do Estado do Mato Grosso, solicitou informações sobre a utilização de recursos públicos para a Secretaria Estadual de Infraestrutura, referente a construção de um viaduto em sua cidade.

Após 30 dias do seu pedido, ele verificou que ainda não tinha recebido as informações pedidas pelo órgão e resolveu tomar as providências cabíveis para ter sua solicitação atendida.

Nesse contexto, escreva um texto dissertativo respondendo às perguntas abaixo, com base na Lei 12.527/2011.

  1. Qual o prazo que o órgão tem para responder a solicitação de Humberto? Esse prazo pode ser prorrogado? Explique.
  2. Caso o órgão não cumpra com os prazos estabelecidos pela lei para responder ao cidadão, ou negue a ele o acesso à informação solicitada, o que pode ser feito para ter seus direitos garantidos? Explique informando os prazos.
  3. Como a Lei n. 12.527/2011 pode contribuir para a transparência e a accountability do Estado brasileiro?
  4. Quais medidas devem ser tomadas pelos entes públicos para facilitar o acesso às informações solicitadas pelos cidadãos?
  5. Quais as sanções que pessoa física ou jurídica, que tenham vínculo com a administração pública e possuam informações que estão sob sua guarda, podem sofrer caso descumpram as determinações previstas na lei?

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (Exclusivo para assinantes)

Gostou dos temas de discursiva inéditos elaborados no estilo da Banca FGV?

Quer ver mais temas de discursivas especialmente selecionados para o concurso da SEFAZ/MT – Banca FGV? Veja no link abaixo:

Se você quer mandar bem na prova de discursiva, matricule-se no Curso de Discursiva para o concurso da SEFAZ/MT – Banca FGV.

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários