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Texto I

Burnout: a síndrome do esgotamento profissional

No filme Tempos Modernos, de 1936, Charlie Chaplin encarna um operário de uma fábrica. As cenas clássicas dessa obra mostram a repetição do trabalho, a cobrança do chefe e a frustração do funcionário por não conseguir realizar todas as tarefas. Tudo isso é retratado com o humor característico do genial cineasta.

Na época em que o longa foi filmado, os teóricos ainda não tinham uma definição para o distúrbio que o personagem enfrentava.

Somente na década de 1970, o médico alemão Herbert Freudenberger utilizou pela primeira vez o termo Síndrome de Burnout para classificar o esgotamento mental e emocional relacionado à vida profissional. Em inglês, o termo significa “esgotar ou queimar totalmente até desaparecer”.

O distúrbio, no entanto, existe há mais tempo do que a data de sua classificação. Especialistas apontam esse mal como uma das consequências da aceleração do tempo na modernidade e das mudanças nas relações de trabalho após a revolução industrial.

Fonte: https://dcomercio.com.br/publicacao/s/burnout-a-sindrome-do-esgotamento-profissional?gclid=CjwKCAiA8YyuBhBSEiwA5R3-E7q952dOCq23uEWumwDklOve9FRi51S41Z-tPw_NJuJyadwp6rrv4RoCqlgQAvD_BwE. Acesso em 07/02/2024

Texto II

Síndrome de Burnout

Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho. Esta síndrome é comum em profissionais que atuam diariamente sob pressão e com responsabilidades constantes, como médicos, enfermeiros, professores, policiais, jornalistas, dentre outros.

A Síndrome de Burnout também pode acontecer quando o profissional planeja ou é pautado para objetivos de trabalho muito difíceis, situações em que a pessoa possa achar, por algum motivo, não ter capacidades suficientes para os cumprir. Essa síndrome pode resultar em estado de depressão profunda e por isso é essencial procurar apoio profissional no surgimento dos primeiros sintomas.

Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/sindrome-de-burnout#:~:text=S%C3%ADndrome%20de%20Burnout%20ou%20S%C3%ADndrome,justamente%20o%20excesso%20de%20trabalho. Acesso em 07/02/2024

Como informado nos textos, o burnout é uma síndrome que acomete os trabalhadores em função de um quadro de forte estresse ou de esgotamento. Esse é um grave problema e, por conta disso, demanda ações de ordem prática para o seu enfrentamento. Diante das informações apresentadas nos Textos 1 e 2, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que se discuta o seguinte ponto:

Como combater a Síndrome de Burnout no ambiente de trabalho?

Rascunho Eficiente

Assunto: Síndrome de Burnout no trabalho
Tema: Combate ao esgotamento profissional
Tese: Implementação de medidas preventivas e de apoio psicológico
Tópico 1: Importância da gestão de carga horária e pausas regulares
Tópico 2: Relevância do suporte psicológico e programas de bem-estar

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a Síndrome de Burnout no trabalho, percebe-se que o combate ao esgotamento profissional é essencial para a saúde dos trabalhadores e para a eficiência organizacional. Nesse contexto, defende-se que a implementação de medidas preventivas e de apoio psicológico é crucial para mitigar os efeitos da síndrome. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da gestão de carga horária e pausas regulares e a relevância do suporte psicológico e programas de bem-estar.

Preliminarmente, a gestão de carga horária e pausas regulares é fundamental para prevenir o esgotamento. Conforme especialistas em saúde ocupacional, a sobrecarga de trabalho sem intervalos adequados pode levar ao aumento do estresse e à diminuição da produtividade. Além disso, a implementação de políticas que incentivem pausas regulares pode melhorar o bem-estar dos funcionários e reduzir a incidência de Burnout. Por exemplo, empresas que adotam horários flexíveis e promovem pausas durante o expediente relatam maior satisfação e engajamento dos colaboradores.

Ademais, o suporte psicológico e programas de bem-estar são essenciais para lidar com o estresse no ambiente de trabalho. De acordo com estudos em psicologia organizacional, o acesso a aconselhamento psicológico e atividades de bem-estar pode ajudar os trabalhadores a gerenciar melhor suas emoções e reduzir os sintomas de Burnout. Consequentemente, a criação de espaços de escuta e apoio dentro das empresas contribui para um ambiente de trabalho mais saudável. Por exemplo, programas de mindfulness e sessões de terapia em grupo têm se mostrado eficazes na redução do estresse ocupacional.

Desse modo, percebe-se que a implementação de medidas preventivas e de apoio psicológico é essencial para combater a Síndrome de Burnout. Por isso, é importante que as organizações adotem políticas de gestão de carga horária e ofereçam suporte psicológico aos seus funcionários, promovendo um ambiente de trabalho mais equilibrado e saudável.


Leia o texto a seguir:

A arte possui muitas personalidades, formatos, ideias, universos e culturas. Por falar em universo, a arte é universal! Não importa em qual lugar do mundo você esteja, ao avistar uma, você saberá que é arte.

Pode ser na música, na pintura, na literatura, no teatro, na dança, no desenho, a arte é democrática. Todo mundo pode participar, não importa idade, gênero, crença ou etnia, é o lugar onde artistas profissionais e amadores interagem na mesma frequência.

E ela apresenta, a quem se arriscar a experimentá-la, um novo olhar sobre o mundo, sobre a sociedade, sobre as relações pessoais e sobre as coisas mais simples do cotidiano, estimulando a criatividade, a imaginação e a força de vontade por uma nova oportunidade como uma ferramenta para transformar o mundo.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

(Fonte: www.institutosocialhcb.com.br/midia/a-arte-como-instrumento-de-transformacao-social/)

A partir da leitura do texto anterior, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:

O papel da arte na sociedade atual.

Rascunho Eficiente

Assunto: A importância da arte na sociedade
Tema: O papel da arte na sociedade contemporânea
Tese: A arte é um instrumento essencial para a transformação social e o desenvolvimento cultural
Tópico 1: A arte como ferramenta de inclusão e diversidade
Tópico 2: O impacto da arte na educação e no pensamento crítico

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a importância da arte na sociedade, defende-se que ela é um instrumento essencial para a transformação social e o desenvolvimento cultural. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a arte como ferramenta de inclusão e diversidade e o impacto da arte na educação e no pensamento crítico.

Preliminarmente, a arte como ferramenta de inclusão e diversidade desempenha um papel crucial na sociedade contemporânea, promovendo a aceitação e o respeito às diferenças. Segundo a Sociologia, a arte tem o poder de romper barreiras sociais e culturais, permitindo que indivíduos de diferentes origens se conectem e compartilhem experiências. Além disso, a arte oferece um espaço onde vozes marginalizadas podem ser ouvidas e valorizadas. Por exemplo, movimentos artísticos como o grafite e a música rap têm sido fundamentais para dar visibilidade a questões sociais e culturais de comunidades periféricas.

Ademais, o impacto da arte na educação e no pensamento crítico é inegável e extremamente significativo. De acordo com estudos educacionais, a inclusão de disciplinas artísticas no currículo escolar estimula a criatividade, a imaginação e a capacidade de resolução de problemas dos alunos. Consequentemente, os estudantes desenvolvem habilidades críticas que são essenciais para a formação de cidadãos conscientes e participativos. Um exemplo disso é o uso de teatro e dramatização em sala de aula, que ajuda os alunos a explorar diferentes perspectivas e a compreender melhor as complexidades do mundo ao seu redor.

Desse modo, percebe-se que a arte é um vetor indispensável para a transformação social e o enriquecimento cultural. Por isso, é importante que políticas públicas incentivem o acesso à arte e à cultura, promovendo a inclusão de atividades artísticas no sistema educacional e garantindo espaços para a expressão artística em todas as suas formas.


Texto 1

Nos últimos anos, grandes empresas do mundo da moda têm faturado bilhões com um novo padrão de produção e consumo no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados de uma forma mais rápida – a tão conhecida fast fashion.

Um exemplo desse novo momento de rapidez e roupas descartáveis é a chinesa Shein, que aproveitou as mídias sociais durante a pandemia e caiu no gosto do público jovem com preços baixos, entregas rápidas e tendências usadas por influenciadores digitais.

Reportagem de um jornal britânico mostra que a empresa saiu de uma receita de US$ 2 bilhões em 2018 para US$ 15,7 bilhões em 2021, com um marketing agressivo, descontos constantes e com tempo limitado. A ideia é mostrar que o consumidor não terá outra oportunidade e, assim, a marca chinesa produz 10 000 novos produtos por dia.

O problema, dizem especialistas, é a velocidade da produção, do consumo e o destino dessas roupas. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria da moda é responsável por entre 2% e 8% das emissões globais de carbono, com grande impacto sobre o clima.

(Ingrid Oliveira. Roupas descartáveis: novo padrão de consumo na era do “ultra fast fashion”. www.cnnbrasil.com.br. 24.07.2023. Adaptado)

Texto 2

O fast fashion é uma tendência que surgiu no final da década de 90 em contraponto às campanhas de moda, que envolvem muito tempo de planejamento, são lançadas por estação e em grande escala. Nesse tipo de moda, você acompanha as tendências quase em tempo real, planeja minicoleções e atende às necessidades do momento de seus consumidores. O custo diminui e o estoque também. As vendas, que fazem as empresas se movimentarem, sobem. E esse ciclo se acelera, pois os consumidores vão querer sempre novidades.

No fast fashion, a ideia é agradar o seu consumidor a todo o momento. Assim como sempre há música nova sendo lançada, não importa a estação do ano, seu consumidor terá sempre novas peças de roupa para compor visuais cada vez mais diferentes e diversos. A novidade em si é a nova moda, e a rapidez é essencial nesse processo.

Uma das principais vantagens para os clientes que consomem fast fashion é o preço reduzido das peças. Para eles conseguirem renovar constantemente o guarda-roupas, é preciso tornar mais simples os processos de fabricação. Como tudo é muito rápido, as peças não precisam ser planejadas para durar uma vida toda. É normal que as peças feitas para esse nicho de mercado tenham menos durabilidade.

(Já ouvir falar no Fast fashion? Veja como funciona. https://luaratextil.com.br. Adaptado)

Texto 3

As empresas que trabalham no modelo fast fashion observam o que as pessoas estão consumindo das marcas renomadas. Logo, fabricam em larga escala modelos parecidos, porém com qualidade inferior. Desse modo, há uma maior garantia de que as peças serão consumidas.

Peças fast fashion são utilizadas menos de cinco vezes e geram 400% mais emissões de carbono do que peças comuns, as quais são utilizadas, em média, 50 vezes. Além disso, a produção de roupas não polui apenas com emissão de carbono.

Para produzir fibras têxteis é preciso desmatar, utilizar fertilizantes, agrotóxicos, extrair petróleo e transportar, entre outras formas de poluição. Ademais, para além dos impactos gerados na produção, também existe o problema do descarte. Com um ciclo de vida tão curto, muitas peças vão parar precocemente em aterros sanitários e lixões.

A fibra têxtil mais empregada na moda é o poliéster, um plástico, o qual demora em torno de 200 anos para se decompor. Dependendo da configuração do tipo de fibra têxtil (muitas vezes há mistura de poliéster e algodão), a peça pode não ser reciclável. Além disso, lavar roupa libera microplásticos que vão parar no mar e, depois, em nós mesmos.

(Stella Legnaioli. Fast fashion: o que é, impactos e alternativas. www.ecycle.com.br. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

CONSUMO DE FAST FASHION: ENTRE A ECONOMIA PARA O CONSUMIDOR E OS DANOS AMBIENTAIS

Rascunho Eficiente

Assunto: Economia e Consumo
Tema: consumo de moda rápida e suas consequências econômicas e ambientais
Tese: o consumo de fast fashion, embora econômico para o consumidor, gera danos ambientais significativos
Tópico 1: impacto ambiental do fast fashion
Tópico 2: atratividade econômica para o consumidor

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre fast fashion e seus impactos, defende-se que o consumo de "fast fashion", embora econômico para o consumidor, gera danos ambientais significativos. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o impacto ambiental do "fast fashion" e a atratividade econômica para o consumidor.

Preliminarmente, o impacto ambiental do "fast fashion" é alarmante e merece atenção. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a indústria da moda é responsável por uma parcela significativa das emissões globais de carbono. Além disso, a produção de roupas envolve desmatamento, uso de fertilizantes e agrotóxicos, além da extração de petróleo para a produção de fibras têxteis. Por exemplo, o poliéster, uma das fibras mais utilizadas, é um plástico que pode levar até 200 anos para se decompor, contribuindo para a poluição ambiental.

Ademais, a atratividade econômica do "fast fashion" para o consumidor é inegável. Conforme especialistas do setor, esse modelo de negócio oferece preços reduzidos e uma constante renovação de produtos, o que atrai consumidores que desejam acompanhar as tendências de moda sem gastar muito. Consequentemente, os consumidores são incentivados a comprar mais frequentemente, contribuindo para o ciclo de consumo acelerado. Um exemplo disso é a popularidade de marcas como a Shein, que se destacam por oferecer uma vasta gama de produtos a preços acessíveis, especialmente entre o público jovem.

Desse modo, percebe-se que o consumo de moda rápida, embora atraente economicamente, traz consigo um custo ambiental elevado. Por isso, é importante promover a conscientização sobre os impactos ambientais do "fast fashion" e incentivar práticas de consumo mais sustentáveis, como a valorização de marcas que adotam práticas ecológicas e a promoção de campanhas de reciclagem de roupas.


Instruções

Você deve desenvolver um dos gêneros oferecidos nas propostas de construção textual. O tema é único para os dois gêneros e deve ser desenvolvido segundo a proposta escolhida. O texto deve ser redigido em prosa. A fuga do tema ou cópia da coletânea anula a redação. A leitura da coletânea é obrigatória. Ao utilizá-la, você não deve copiar trechos ou frases. Quando for necessário, a transcrição deve estar a serviço do seu texto. Independentemente do gênero escolhido, o seu texto NÃO deve ser assinado.

Tema:

PERSISTÊNCIA DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL

Coletânea

Texto 1

II - OS CRIMES CONTRA O SENTIMENTO RELIGIOSO

Estudam-se os tipos penais que constituem os crimes contra o sentimento religioso.

A Constituição de 1988, em seu artigo quinto, inciso VI, dispõe “ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção de culto e suas liturgias”. Dispõe o Código Penal, no artigo 208:

Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:

Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.

Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

Disponível em: <https://www.jusbrasil.com.br/artigos/crimes-contra-o-sentimento-religioso/1496804894>. Acesso em: 22 dez. 2023.

Texto 2

Liberdade religiosa ainda não é realidade’: os duros relatos de ataques por intolerância no Brasil

André Bernardo

Um pai de santo celebrava um culto em um terreiro de candomblé em Vitória da Conquista, na Bahia, quando, na noite de 24 de janeiro de 2022, começou a ouvir, em altíssimo volume, frases como “Jesus Salva!”.

Do lado de fora, um homem, que se declarou evangélico, acabara de estacionar um carro de som para interromper a cerimônia e tentava “exorcizar” quem chegava ao local. Indignado, o líder religioso registrou um boletim de ocorrência e fez uma denúncia à Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo do Ministério Público da Bahia (MPBA).

Três meses depois, em 25 de abril, uma jovem de 16 anos foi agredida em uma escola municipal de Joinville, em Santa Catarina, após dizer que era praticante de umbanda, religião de matriz africana. Segundo a mãe da adolescente, que é mãe de santo e registrou um boletim de ocorrência, sua filha conversava sobre religião com um colega de turma quando outra aluna ouviu e, entre outras ofensas, disse que a estudante “cultuava o demônio”.

Em 2 de novembro, uma mãe de santo foi impedida de entrar em um hospital estadual na cidade do Rio de Janeiro para atender um paciente na UTI. Segundo ela, que dirige um terreiro de candomblé em Guapimirim, na Baixada Fluminense, os funcionários alegaram que a família não teria autorizado sua entrada.

Depois de esperar por cerca de seis horas do lado de fora, a mãe de santo registrou um boletim de ocorrência e denunciou o caso à Comissão de Combate à Discriminação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Uma lei federal de 2000 assegura o livre acesso de líderes religiosos aos hospitais da rede estadual e privada atender pacientes.

“Os ataques estão sempre rondando o povo do axé”, lamenta Ana Paula Santana de Souza, conhecida como Iya Paula de Odé, mãe de santo que foi impedida de entrar em um hospital de Marechal Hermes, na Zona Norte do Rio, para fazer um ritual em Jerônimo Rufino dos Santos Júnior, de 39 anos, que sofreu um AVC em 31 de outubro e morreu cinco dias depois.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/brasil-64393722>. Acesso em: 22 dez. 2023.

Texto 3

A - Artigo de Opinião

O artigo de opinião é um gênero que assume o caráter argumentativo e tem por finalidade expressar o ponto de vista do autor sobre determinada temática, a fim de persuadir seu interlocutor. É comum que esse gênero seja veiculado em mídias de comunicação de massa, como jornais e revistas.

Tendo em vista seu papel como cidadão atuante na sociedade, você foi convidado(a) por um jornal de grande circulação para que pudesse escrever uma coluna sobre o assunto religião. Tomando como base a coletânea proposta e o repertório sociocultural adquirido ao longo de sua formação e prática, produza um artigo de opinião para esse jornal sobre o tema “Persistência da intolerância religiosa no Brasil”. Não assine o artigo, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.

B - Carta de leitor

O gênero carta de leitor manifesta a opinião do emissor sobre assuntos publicados na mídia, como jornais e revistas, dirigindo-se, comumente, ao(à) autor(a) da matéria veiculada, ou ainda ao(à) representante dessa mídia, por exemplo, o(a) editor(a). A carta de leitor possui caráter argumentativo e tom persuasivo na busca de convencer o seu interlocutor sobre o ponto de vista apresentado.

Escreva uma carta do leitor direcionada a André Bernardo, da BBC, comentando a reportagem “Liberdade religiosa ainda não é realidade": os duros relatos de ataques por intolerância no Brasil”. Utilize-se dos textos da coletânea como base para delinear sua premissa e defender seu ponto de vista, além do repertório sociocultural adquirido ao longo de sua formação e prática. Não assine a carta, tampouco adote nomes fictícios e/ou abreviações.

ATENÇÃO
Em qualquer uma das duas propostas que você escolher, o seu texto NÃO deve ser assinado.

Rascunho Eficiente

Assunto: Intolerância religiosa no Brasil
Tema: Persistência da intolerância religiosa no Brasil
Tese: A intolerância religiosa persiste no Brasil devido à falta de educação e respeito à diversidade religiosa
Tópico 1: Falta de educação religiosa nas escolas
Tópico 2: Desrespeito à diversidade cultural e religiosa

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre intolerância religiosa no Brasil, defende-se que ela persiste no Brasil devido à falta de educação e respeito à diversidade religiosa. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a falta de educação religiosa nas escolas e o desrespeito à diversidade cultural e religiosa.

Preliminarmente, a ausência de educação religiosa nas escolas brasileiras contribui significativamente para a intolerância religiosa. Segundo especialistas em educação, a falta de um currículo que aborde de forma abrangente e respeitosa as diversas religiões existentes no país impede que os jovens desenvolvam uma compreensão e respeito pelas diferenças religiosas. Além disso, a educação religiosa nas escolas poderia promover o diálogo inter-religioso e a convivência pacífica entre pessoas de diferentes crenças. Por exemplo, em países onde a educação religiosa é parte do currículo escolar, observa-se uma maior tolerância e respeito entre as diversas comunidades religiosas.

Ademais, o desrespeito à diversidade cultural e religiosa é outro fator que alimenta a intolerância no Brasil. De acordo com sociólogos, a sociedade brasileira ainda carrega preconceitos históricos que marginalizam religiões de matriz africana, por exemplo, associando-as a práticas negativas. Consequentemente, essas religiões e seus praticantes são frequentemente alvos de discriminação e violência. Um exemplo disso é o relato de ataques a terreiros de candomblé e umbanda, que são frequentemente noticiados na mídia, demonstrando a persistência desse problema.

Desse modo, percebe-se que a intolerância religiosa no Brasil persiste devido à falta de educação e respeito à diversidade religiosa. Por isso, é importante implementar políticas educacionais que promovam o ensino sobre diversidade religiosa e cultural, além de campanhas de conscientização que incentivem o respeito e a tolerância entre as diferentes crenças.


Texto 1

Alimentos ultraprocessados são produtos alimentícios que passaram por diversos processos industriais, geralmente envolvendo a adição de substâncias como açúcares, gorduras, sal, corantes, estabilizantes, aromatizantes, entre outros. Esses produtos são frequentemente encontrados em embalagens prontas para consumo e são altamente convenientes, pois requerem pouco ou nenhum preparo antes do consumo.

Alguns dos alimentos ultraprocessados, por terem a maioria de ingredientes exclusivamente industriais, nem chegam a ser considerados alimentos, mas formulações artificiais, compostos por corantes, aromatizantes, espessantes e mais outros aditivos. Normalmente os ultraprocessados são mais baratos, tanto para a indústria quanto para o público.

Na esfera industrial, os alimentos ultraprocessados vieram para agregar valor ao mercado, uma vez que facilitaram o reaproveitamento de matéria-prima para criar novos produtos. Como exemplo, podemos citar a indústria frigorífica, que utiliza quase toda a carcaça do boi na produção de alimentos emulsionados, como salsichas e mortadelas. Além do aproveitamento eficiente de matéria-prima, os ultraprocessados podem ser armazenados por meses e até anos, representando uma conquista notável da indústria alimentícia.

Em última análise, a escolha de consumir ou não os alimentos ultraprocessados permanece nas mãos do consumidor, proporcionando liberdade de escolha diante da ampla gama de produtos disponíveis.

(Alimentos ultraprocessados: quais os benefícios?.

www.foodconnection.com.br/alimentos/alimentos-ultraprocessados-quais-os-beneficios. 08.11.2023. Adaptado)

Texto 2

“É um pouco assustador ver esses resultados depois de apenas duas semanas”. Aimee, de 24 anos, passou duas semanas seguindo uma dieta de alimentos ultraprocessados como parte de um estudo realizado por cientistas do Kingis College, de Londres. Nancy, sua irmã gêmea, seguia uma dieta que continha exatamente a mesma quantidade de calorias, nutrientes, gordura, açúcar e fibras. Mas, no caso dela, comendo apenas alimentos frescos ou pouco processados. Aimee, que apresentou níveis piores de açúcar no sangue e aumento dos níveis de gordura, engordou quase um quilo. Enquanto isso, sua irmã Nancy perdeu a mesma quantidade de peso.

Os resultados reforçam temores de cientistas que têm acumulado evidências de que os alimentos ultraprocessados são prejudiciais à saúde de maneiras inesperadas. “Estamos falando de todos os tipos de câncer, doenças cardíacas, derrame e demência”, diz Tim Spector, professor de epidemiologia no King’s College e pesquisador do comportamento das doenças.

O termo “alimentos ultraprocessados” começou a ser usado há apenas 15 anos. Esse tipo de alimento representa aproximadamente metade do que se come em países como o Reino Unido. No Brasil, um estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que cerca de 20% das calorias consumidas pelos brasileiros vêm de ultraprocessados.

De pães integrais fatiados a pratos prontos e sorvetes, esse é um grupo de alimentos feitos com níveis muitas vezes altos de processamento industrial. Ingredientes utilizados para o seu preparo como conservantes, adoçantes artificiais e emulsificantes não costumam ser utilizados na culinária caseira.

A revista científica The Lancet publicou em janeiro um dos estudos mais abrangentes sobre o tema, feito pela Faculdade de Saúde Pública do Imperial College. O estudo, realizado com 200 mil adultos no Reino Unido, determinou que o maior consumo de alimentos ultraprocessados pode estar relacionado ao aumento do risco de desenvolver câncer em geral e, especificamente, câncer de ovário e cérebro.

(Os efeitos dos alimentos ultraprocessados revelados em

teste: É assustador. www.bbc.com/portuguese/articles/c809pyredx9o. 31.01.2024. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo -argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

As vantagens trazidas pelos alimentos ultraprocessados compensam os riscos que esses alimentos podem oferecer?

Rascunho Eficiente

Assunto: Alimentos ultraprocessados
Tema: As vantagens trazidas pelos alimentos ultraprocessados compensam os riscos que esses alimentos podem oferecer?
Tese: Os riscos à saúde associados ao consumo de alimentos ultraprocessados superam suas vantagens de conveniência e custo.
Tópico 1: Impactos negativos dos ultraprocessados na saúde
Tópico 2: A conveniência e o custo dos ultraprocessados

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre alimentos ultraprocessados, defende-se que os riscos à saúde associados ao consumo desses alimentos superam suas vantagens de conveniência e custo. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar os impactos negativos dos ultraprocessados na saúde e a conveniência e o custo desses alimentos.

Preliminarmente, os impactos negativos dos ultraprocessados na saúde são significativos e preocupantes. Estudos científicos, indicam que o consumo desses alimentos está associado a um aumento no risco de doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e diabetes. Além disso, o estudo mencionado revelou que mesmo em curto prazo, uma dieta rica em ultraprocessados pode levar ao ganho de peso e a alterações metabólicas prejudiciais. Um exemplo claro é o caso das irmãs gêmeas Aimee e Nancy, onde a dieta ultraprocessada resultou em piora nos níveis de açúcar no sangue e ganho de peso para Aimee.

Por outro lado, a conveniência e o custo dos ultraprocessados são fatores que atraem muitos consumidores. De acordo com especialistas em economia alimentar, esses produtos são frequentemente mais baratos e acessíveis, permitindo que pessoas com orçamentos limitados tenham acesso a uma variedade de alimentos. Além disso, a praticidade de alimentos que não requerem preparo é um atrativo em sociedades com ritmo de vida acelerado. Entretanto, essa conveniência tem um custo oculto, que é o impacto negativo na saúde a longo prazo, como demonstrado por diversos estudos epidemiológicos.

Desse modo, percebe-se que os riscos à saúde associados ao consumo de alimentos ultraprocessados superam suas vantagens de conveniência e custo. Por isso, é importante promover a conscientização sobre os riscos desses alimentos e incentivar políticas públicas que facilitem o acesso a opções alimentares mais saudáveis e acessíveis.


Texto 1

A adolescência consiste em uma fase de transição da infância para a vida adulta, na qual a perda da identidade infantil, oriunda das modificações corporais, cognitivas e das novas demandas sociais, implica a busca de uma nova identidade. Nessa etapa da vida humana, o indivíduo reconstrói seu universo interno na busca da identificação com novos ideais para a construção da sua subjetividade (ou seja, aquilo que diz respeito aos seus sentimentos, a sua opinião sobre diversos assuntos e a sua maneira de ver o mundo). Nessa busca, as referências desses adolescentes não são mais apenas os pais ou os cuidadores familiares, mas também personalidades impessoais, vindos da expansão tecnológica: essas referências passam a ser personagens de filmes, famosos que os adolescentes seguem nas redes sociais, ícones da música, moda e esporte, que servirão de eixo para construção de um estilo de vida. Nesse sentido, vemos que a tecnologia trouxe novos espaços para as manifestações típicas dessa idade, assim como ampliou o leque de elementos que contribuem para formação da identidade. Assim sendo, podemos constatar que o impacto causado nas redes sociais facilmente será reproduzido na vida offline, visto que adolescência se trata de uma etapa de maturação que sofre influência social e cultural.

(Danila Gomes Freire da Silva; Liberalina Santos de Souza Gondim. Tecnologia e adolescência: influência nas relações interpessoais e na construção de identidade. http://pepsic.bvsalud.org. 2022. Adaptado)

Texto 2

Os desafios que surgem nas redes sociais são muito variados – tanto nas acrobacias que envolvem como nas razões pelas quais as pessoas os praticam. Mas por que adolescentes aceitam desafios que são ameaças à saúde, ao bem-estar e, ocasionalmente, às suas próprias vidas? Os professores Kapil Chalil Madathil e Heidi Zinzow conduziram uma série de pesquisas sobre o assunto. Eles identificaram quatro fatores-chave que motivam os jovens a participar de um desafio: a pressão social, o desejo de atenção, o valor do entretenimento e um fenômeno denominado “efeito contágio”.

Pressão social: A pressão social normalmente surge quando um amigo incentiva outro amigo a fazer algo e a pessoa acredita que alcançará aceitação dentro de um determinado grupo social se fizer o que esperam dela.

Desejo de atenção: Um comportamento de busca de atenção foi constatado entre os participantes de desafios que promovem conscientização sobre determinado assunto, ou seja, foi notado que havia o desejo de ser reconhecido por apoiar uma causa louvável.

Entretenimento: Muitos jovens participaram de desafios por diversão e curiosidade. Alguns ficavam intrigados com as possíveis reações das pessoas que testemunhavam seu desempenho.

Efeito contágio: Os desafios, mesmo aqueles que parecem benignos, podem espalhar-se rapidamente pelas redes sociais. Isso se deve ao “efeito contágio”, em que comportamentos, atitudes e ideias se espalham de pessoa para pessoa. A forma como os criadores de conteúdo retratam estes desafios nas redes sociais também contribui para o “efeito contágio”, incentivando outros a participar.

(Heidi Zinzow. 4 motivos que levam adolescentes a participar de desafios nas redes sociais. g1.globo.com. 23 set 2023. Adaptado)

Texto 3

Uma professora do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Pedro II, no Humaitá, zona sul do Rio, foi agredida por alunos. Segundo testemunhas, o tapa foi motivado por um desafio da internet. O caso veio à tona depois que o Departamento de Inglês do colégio publicou uma nota denunciando a agressão. Em nota, a direção do colégio disse que se solidariza com a professora sobre o lamentável episódio. A violência ocorreu por conta do desafio de uma rede social em que o aluno precisa “dar uma bofetada no professor da turma e, quando possível, filmar a cena da agressão”.

(Alunos do Colégio Pedro II dão tapa em professora motivados por desafio em rede social. g1.globo.com. 26 set 2023. Adaptado)

Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

OS IMPACTOS DOS DESAFIOS DE INTERNET NA FORMAÇÃO DE IDENTIDADE DOS ADOLESCENTES

Rascunho Eficiente

Assunto: Influência das redes sociais na adolescência
Tema: Impactos dos desafios de internet na formação de identidade dos adolescentes
Tese: Os desafios de internet influenciam negativamente a formação da identidade dos adolescentes, promovendo comportamentos de risco e distorcendo valores sociais.
Tópico 1: Pressão social e busca por aceitação
Tópico 2: Efeito contágio e disseminação de comportamentos de risco

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre redes sociais, percebe-se que os desafios de internet impactam significativamente a formação de identidade dos adolescentes, muitas vezes de maneira negativa. Nesse contexto, defende-se que os desafios de internet influenciam negativamente a formação da identidade dos adolescentes, promovendo comportamentos de risco e distorcendo valores sociais. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar pressão social e busca por aceitação e efeito contágio e disseminação de comportamentos de risco.

Preliminarmente, a pressão social e a busca por aceitação são fatores cruciais que levam os adolescentes a participar de desafios online, muitas vezes perigosos. De acordo com estudos realizados por especialistas em comportamento juvenil, os adolescentes são altamente suscetíveis à influência de seus pares, buscando aceitação e validação social através da participação em atividades que são populares entre seus grupos. Além disso, a necessidade de pertencer a um grupo pode levar os jovens a ignorar os riscos associados a esses desafios, priorizando a aprovação social sobre a segurança pessoal. Um exemplo disso é o caso de agressões a professores motivadas por desafios de redes sociais, onde a busca por aceitação entre colegas supera o respeito por figuras de autoridade.

Ademais, o efeito contágio e a disseminação de comportamentos de risco são amplificados pelas redes sociais. Conforme apontado por especialistas em psicologia social, as redes sociais funcionam como catalisadores para a rápida propagação de ideias e comportamentos, muitas vezes sem uma avaliação crítica de suas consequências. Consequentemente, os adolescentes podem ser expostos a comportamentos nocivos que são retratados como inofensivos ou até mesmo desejáveis, levando a uma distorção de valores e normas sociais. Um exemplo notório é a participação em desafios que envolvem riscos físicos, como acrobacias perigosas, que são amplamente divulgados e incentivados por influenciadores digitais.

Desse modo, percebe-se que os desafios de internet têm um impacto negativo na formação da identidade dos adolescentes, promovendo comportamentos de risco e distorcendo valores sociais. Por isso, é importante que pais, educadores e formuladores de políticas públicas trabalhem juntos para promover a educação digital e o desenvolvimento de um senso crítico entre os jovens, a fim de mitigar os efeitos nocivos das redes sociais na formação de sua identidade.


Leia o texto a seguir:

Saúde não significa simplesmente a ausência de doenças. O termo “saúde” engloba aspectos físicos, psíquicos e sociais. Portanto, o indivíduo deve interagir com seu meio plenamente, necessitando para isso de uma capacidade funcional preservada. Entende-se por capacidade funcional a capacidade de realizar as atividades de vida independentemente, incluindo atividades de deslocamento, atividades de autocuidado, sono adequado e participação em atividades ocupacionais e recreativas.

(Fonte: https://www.grupoacasa.com.br/papel-da-fisioterapia/)

A partir da leitura do texto anterior, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:

O papel do exercício físico e da fisioterapia para uma melhor qualidade de vida.

Rascunho Eficiente

Assunto: Importância da saúde integral
Tema: O papel do exercício físico e da fisioterapia para uma melhor qualidade de vida
Tese: A prática de exercícios físicos e a fisioterapia são essenciais para a manutenção da saúde integral e da capacidade funcional
Tópico 1: Benefícios do exercício físico para a saúde física e mental
Tópico 2: Contribuições da fisioterapia na reabilitação e prevenção de doenças

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre importância da saúde integral, percebe-se que o papel do exercício físico e da fisioterapia é fundamental para uma melhor qualidade de vida. Nesse contexto, defende-se que a prática de exercícios físicos e a fisioterapia são essenciais para a manutenção da saúde integral e da capacidade funcional. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar os benefícios do exercício físico para a saúde física e mental e as contribuições da fisioterapia na reabilitação e prevenção de doenças.

Preliminarmente, os benefícios do exercício físico para a saúde física e mental são amplamente reconhecidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática regular de atividades físicas ajuda a prevenir doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, além de melhorar a saúde mental, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão. Além disso, o exercício físico promove o fortalecimento muscular e a flexibilidade, contribuindo para a manutenção da capacidade funcional ao longo da vida. Por exemplo, um estudo publicado no "Journal of Aging and Physical Activity" demonstrou que idosos que praticam exercícios regularmente têm melhor mobilidade e independência funcional.

Ademais, as contribuições da fisioterapia na reabilitação e prevenção de doenças são igualmente significativas. Segundo especialistas, a fisioterapia é crucial para a recuperação de lesões e cirurgias, além de auxiliar na prevenção de complicações decorrentes de doenças crônicas. Consequentemente, a fisioterapia atua na melhoria da qualidade de vida, permitindo que os indivíduos retomem suas atividades diárias com maior segurança e eficácia. Um exemplo disso é o uso da fisioterapia em pacientes com doenças respiratórias, como a DPOC, que pode melhorar significativamente a capacidade pulmonar e a qualidade de vida.

Desse modo, percebe-se que a prática de exercícios físicos e a fisioterapia são fundamentais para garantir a saúde integral e a manutenção da capacidade funcional. Por isso, é importante promover políticas públicas que incentivem a prática de atividades físicas e o acesso à fisioterapia, assegurando que todos os indivíduos possam usufruir de uma vida mais saudável e independente.


A partir da leitura dos textos motivadores e com base em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal na língua portuguesa oficial do Brasil, com base no tema “A relevância dos museus para a nossa contínua construção social”.

Texto 1 - Aprovada nova definição de museu

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.gov.br/

museudoindio/ptbr/assuntosnoticias/2022/2022-noticias-durante-o-periodo-de-defeso-eleitoral/aprovada-

nova-definicao-demuseu#:~text=Um%20museu%20%C3%A9%20uma%20institui%C3%A7%C3%A3o,a%

20diversidade%20e%20a%20sustentabilidade).

“Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe patrimônio material e imaterial. Abertos ao público, acessíveis e inclusivos, os museus promovem a diversidade e a sustentabilidade. Atuam e se comunicam de forma ética, profissional e com a participação das comunidades, oferecendo experiências variadas de educação, entretenimento, reflexão e compartilhamento de conhecimento”.

Texto 2- Desconhecimento e falta de hábito explicam baixa procura por museus

(Texto adaptado especificamente para este concurso. O texto original está disponível em https://www.terra.com.br/noticias/dino/

desconhecimentoe-falta-de-habito-explicam-baixa-procura-por-museus,102cde2508b4a841b9954

d719516e454kfoek2i3.html ; 21 jan-24))

“Em uma sociedade complexa como a brasileira, o papel dos museus é fundamental para a valorização do patrimônio cultural como dispositivo estratégico de aprimoramento dos processos democráticos. Para cumprir essa função, esses espaços devem estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento.

Apesar do aumento gradual e constante nos últimos anos, o número de visitantes em museus daqui ainda é muito baixo em relação a outros países. E são várias as explicações para a baixa procura. Segundo Nelson Colás, diretor de Relações Institucionais da Feambra (Federação de Amigos de Museus do Brasil), uma das causas é a falta de hábito do brasileiro em frequentar esses locais. "Por sermos um país jovem, com uma grande miscigenação ética e educação patrimonial ainda tão precária, também existem aqueles que acham que só o que é novo é bom e interessante", diz Colás.

A falta de conhecimento e reconhecimento com o que está sendo exposto em instituições culturais também justificam esse distanciamento.(...)”

Texto 3- Museus brasileiros investem em tecnologias digitais e apontam para o futuro

(Texto adaptado especificamente para este concurso. Texto original está disponível em https://www.fundacaotelefonicavivo.

org.br/noticias/museusbrasileiros-investem-em-tecnologias-digitais-e-apontam-para-o-futuro/ acesso em 23 jan-24)

“Em diversas cidades do país, há museus que, por meio de seus acervos e exposições, dialogam com o mundo que está por vir usando tecnologias digitais

Quando pensamos em museu, a primeira imagem que nos vem à mente é, muitas vezes, a de um lugar que preserva o passado com enfoque em relíquias e materiais analógicos evidenciando espaços que nos auxiliam a entender como chegamos até o presente. No entanto, hoje em dia, os museus oferecem uma rica experiência com tecnologias digitais, nos apresentando também como o futuro pode ser.

No Brasil, não é diferente. Em diversas cidades do país, há museus que, munidos de seus acervos e exposições, dialogam com o mundo que está por vir. Um dos exemplos é o Museu do Amanhã.

Inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã é uma referência internacional na relação entre acervo museológico e tecnologias digitais. Instalado no Píer Mauá, no centro do Rio de Janeiro (RJ), o espaço busca aliar a tecnologia digital à maioria das exposições “de forma funcional e não meramente ilustrativa”, de acordo com Bruna Baffa, diretora geral do Museu em foco. Interessa salientar que são utilizados vídeos, jogos, sons, instalações e estruturas interativas para ampliar a conexão do visitante com os temas abordados, enriquecendo sua experiência e provocando reflexões.

“Usamos a tecnologia como uma forma de conexão com o nosso público, que nos possibilita estreitar laços e sugerir reflexões sobre os futuros que desejamos”, afirma Baffa. “Nosso objetivo é propor um amanhã mais sustentável e social, usando tecnologias tradicionais e exponenciais com uma abordagem transversal.”

A exemplo da exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, que, para além das fotografias, utiliza vídeos e trilha sonora ambiente com a finalidade de reforçar a experiência do público, transportando-o sensorialmente para a região retratada. É uma forma do visitante se sentir parte da floresta a partir da ambientação. “Somos um museu de ciências orientado pela ideia central de que o amanhã é uma construção e de que essa construção começa hoje. Jogamos luz no passado para entender o presente e estamos sempre propondo atividades que incentivem reflexões sobre os amanhãs possíveis, apontando caminhos compatíveis com a sustentabilidade e a convivência”, define a diretora.

Para atingir esses objetivos, o uso de tecnologias digitais é muito importante. “Através da realização de oficinas, seminários, projetos educativos e artísticos, queremos ser um espaço de cocriação desses futuros desejados, onde a gente possa plantar a semente desses amanhãs.” Por fim, o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), dedicado à inovação e à experimentação, atua por meio de conexões transdisciplinares de arte, ciência e tecnologia e ilustra o compromisso do Museu com as tecnologias digitais. (...)” explica Baffa.

Rascunho Eficiente

Assunto: Importância dos museus na sociedade
Tema: A relevância dos museus para a construção social contínua
Tese: Os museus são essenciais para a educação e preservação cultural, além de promoverem a inclusão social
Tópico 1: Educação e preservação cultural
Tópico 2: Inclusão social e diversidade

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a importância dos museus na sociedade, percebe-se que a relevância dos museus para a construção social contínua é inegável. Nesse contexto, defende-se que os museus são essenciais para a educação e preservação cultural, além de promoverem a inclusão social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar educação e preservação cultural e inclusão social e diversidade.

Preliminarmente, a educação e preservação cultural são funções primordiais dos museus, que atuam como guardiões da memória coletiva e agentes de disseminação do conhecimento. De acordo com especialistas em museologia, os museus oferecem um espaço onde o público pode aprender sobre a história, a arte e a ciência, promovendo uma compreensão mais profunda do mundo ao nosso redor. Além disso, eles preservam artefatos e documentos que são essenciais para a manutenção da identidade cultural de uma sociedade. Um exemplo notável é o Museu do Amanhã, que utiliza tecnologias digitais para conectar o passado ao futuro, enriquecendo a experiência educacional dos visitantes.

Ademais, a inclusão social e a promoção da diversidade são aspectos fundamentais do papel dos museus na sociedade contemporânea. Conforme destacado por especialistas em inclusão cultural, os museus têm a capacidade de serem espaços acessíveis e inclusivos, onde diferentes vozes e perspectivas são representadas e valorizadas. Consequentemente, eles contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, ao oferecerem oportunidades de reflexão e diálogo sobre temas relevantes e atuais. Um exemplo disso é a exposição "Amazônia" de Sebastião Salgado, que utiliza recursos audiovisuais para transportar os visitantes para o coração da floresta, promovendo uma conexão sensorial e emocional com a diversidade cultural e natural da região.

Desse modo, percebe-se que os museus desempenham um papel crucial na educação, preservação cultural e promoção da inclusão social. Por isso, é importante que políticas públicas sejam implementadas para incentivar o acesso e a valorização desses espaços, garantindo que continuem a contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e inclusiva.


Texto 1

O termo capacitismo é relativamente novo na sociedade, assim como na própria esfera dos movimentos sociais. De acordo com Luciana Maia, psicóloga e professora do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, “o capacitismo é um preconceito dirigido a qualquer pessoa que apresenta uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial [...] Como outras formas de preconceito, ele contribui para privar os direitos e a dignidade humana das pessoas com deficiência, determinando e perpetuando desigualdades e injustiças sociais, e contribuindo diretamente para a exclusão social de membros desse grupo.

(Adaptado de :UNIFOR. Saiba o que é capacitismo e por que é importante combate-lo. Disponível em <https://g1.globo.com. Publicado em: 27 de out. de 2021.Acesso em: 11 de nov. de 2023)

Texto 2

Texto 3

Agência Senado - Como a sra. define,

Senadora Mara Gabrili - É comum, ainda hoje, encontrar referências às pessoas que não possuem uma deficiência como “pessoas normais”. Isso acontece por conta da construção social de um “corpo padrão”. Muitos ainda subestimam a capacidade de uma pessoa em função de uma deficiência. O capacitismo define erroneamente a pessoa pela sua deficiência. Mas a pessoa é muito mais do que aquele impedimento físico, sensorial, intelectual ou mental, que adquiriu ao longo da vida ou nasceu com ele. Por isso, é tão importante discutir o capacitismo. Muitas vezes isso acontece por maldade até, por crueldade, quando a pessoa desqualifica a outra por conta de um impedimento, acabando por discriminar e excluir. Mas há os que fazem por puro desconhecimento ou por preconceitos inconscientes.

(Adaptado de: SASSE, Cintia. Capacistismo: subestimar e excluir pessoas com deficiência tem nome. Disponível em <https://www12.senado.leg.br. Acesso em: 10 de nov. de 2023)

Texto 4

Texto 5

A conceituação da deficiência é um campo em disputa até os dias de hoje. Até meados do século XVIII, predominavam concepções pré-científicas, com um olhar majoritariamente supersticioso ou de caridade, envolvendo culpa ou castigo divino. No século XIX, a ciência médica passou a compreendé-la como patologia. “A ciência via a deficiência como um impedimento corporal, físico e social, situando-a no sujeito e fazendo com que políticas públicas focassem na busca pela reabilitação”, explica a psicóloga Marivete Gesser, coordenadora do Núcleo de Estudos da Deficiência da UFSC. A partir da década de 1960, com os aportes das ciências humanas e sociais, emergiu outro modelo, que compreende que o principal problema enfrentado pelas pessoas com deficiência são as barreiras impostas pela sociedade. “Essa vertente propiciou um salto à produção científica, ao tirar a deficiência de um enfoque individual e patológico e posicioná-la como algo que seria neutro, caso as barreiras sociais fossem suprimidas”, descreve Gesser.

(Adaptado de: QUEIROZ, Christina. Mudanças e desafios que pessoas com deficiência trazem para instituições de ensino. Disponível em: <https://revistapesquisa.fapesp.br. Publicado em : abr, de 2023, Acesso em: 10 de nov, de 2023)

Texto 6

A partir da leitura e compreensão dos textos acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

As consequências do capacitismo para a vida de pessoas com deficiência e para a sociedade como um todo.

Rascunho Eficiente

Assunto: preconceito contra pessoas com deficiência
Tema: as consequências do capacitismo para indivíduos com deficiência e para a sociedade
Tese: o capacitismo perpetua desigualdades, privando pessoas com deficiência de direitos e oportunidades, e impacta negativamente o desenvolvimento social
Tópico 1: exclusão social e privação de direitos das pessoas com deficiência
Tópico 2: impacto do capacitismo no desenvolvimento e na coesão social

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre preconceito contra pessoas com deficiência, percebe-se que as consequências do capacitismo para indivíduos com deficiência e para a sociedade são profundas e abrangentes. Nesse contexto, defende-se que o capacitismo perpetua desigualdades, privando pessoas com deficiência de direitos e oportunidades, e impacta negativamente o desenvolvimento social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar exclusão social e privação de direitos das pessoas com deficiência e impacto do capacitismo no desenvolvimento e na coesão social.

Preliminarmente, a exclusão social e a privação de direitos das pessoas com deficiência são consequências diretas do capacitismo, que se manifesta de forma insidiosa e persistente. De acordo com a Psicologia, o capacitismo priva as pessoas com deficiência de direitos e dignidade, perpetuando desigualdades e injustiças sociais. Além disso, essa forma de preconceito contribui para a exclusão social, limitando o acesso dessas pessoas a oportunidades de educação, emprego e participação social plena. Por exemplo, ainda é comum encontrar ambientes de trabalho e instituições de ensino que não são acessíveis, o que reforça a marginalização de pessoas com deficiência.

Ademais, o impacto do capacitismo no desenvolvimento e na coesão social é significativo e multifacetado. Conforme especialistas, o capacitismo subestima as capacidades das pessoas com deficiência, definindo-as erroneamente por suas limitações e não por suas potencialidades. Consequentemente, isso resulta em uma perda de talentos e contribuições valiosas que essas pessoas poderiam oferecer à sociedade. Um exemplo disso é a sub-representação de pessoas com deficiência em cargos de liderança e em setores inovadores, o que empobrece a diversidade e a inovação social.

Desse modo, percebe-se que o capacitismo não apenas prejudica diretamente as pessoas com deficiência, mas também limita o potencial de desenvolvimento da sociedade como um todo. Por isso, é importante implementar políticas públicas inclusivas, promover a conscientização sobre o capacitismo e garantir a acessibilidade em todos os âmbitos sociais.


Leia o texto a seguir:

Saúde não significa simplesmente a ausência de doenças. O termo “saúde” engloba aspectos físicos, psíquicos e sociais. Portanto, o indivíduo deve interagir com seu meio plenamente, necessitando para isso de uma capacidade funcional preservada. Entende-se por capacidade funcional a capacidade de realizar as atividades de vida independentemente, incluindo atividades de deslocamento, atividades de autocuidado, sono adequado e participação em atividades ocupacionais e recreativas.

(Fonte: https://www.grupoacasa.com.br/papel-da-fisioterapia/)

A partir da leitura do texto anterior, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema a seguir:

O papel do exercício físico e da fisioterapia para uma melhor qualidade de vida.