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Para desenvolver o tema da redação, observe o quadro e leia os textos apresentados a seguir:
 
(Época, 02.06.03)
 
Entender a violência, entre outras coisas, como fruto de nossa horrenda desigualdade social, não nos leva a desculpar os criminosos, mas poderia ajudar a decidir que tipo de investimentos o Estado deve fazer para enfrentar o problema: incrementar violência por meio da repressão ou tomar medidas para sanear alguns problemas sociais gravíssimos?
 
(Maria Rita Kehl. Folha de S. Paulo)
 
Ao expor as pessoas a constantes ataques à sua integridade física e moral, a violência começa a gerar expectativas, a fornecer padrões de respostas. Episódios truculentos e situações-limite passam a ser imaginados e repetidos com o fim de legitimar a idéia de que só a força resolve conflitos. A violência torna-se um item obrigatório na visão de mundo que nos é transmitida. O problema, então, é entender como chegamos a esse ponto.

Penso que a questão crucial, no momento, não é a de saber o que deu origem ao jogo da violência, mas a de saber como parar um jogo que a maioria, coagida ou não, começa a querer continuar jogando.

(Adaptado de Jurandir Costa. O medo social.)
 
Considerando a leitura do quadro e dos textos, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?

Rascunho Eficiente

Assunto: violência no Brasil
Tema: transformação das regras da violência na sociedade brasileira
Tese: a violência no Brasil pode ser mitigada por meio de investimentos sociais e mudança de mentalidade
Tópico 1: papel dos investimentos sociais na redução da violência
Tópico 2: importância da mudança de mentalidade coletiva sobre a violência

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre violência, percebe-se que a transformação das regras da segurança na sociedade brasileira é essencial para o progresso social. Nesse contexto, defende-se que a violência no Brasil pode ser mitigada por meio de investimentos sociais e mudança de mentalidade. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o papel dos investimentos sociais na redução da violência e a importância da mudança de mentalidade coletiva sobre a violência.

Preliminarmente, o papel dos investimentos sociais na redução da violência é crucial. De acordo com especialistas em segurança pública, investir em educação, saúde e infraestrutura pode diminuir significativamente os índices de criminalidade. Além disso, a criação de oportunidades de emprego e programas de inclusão social são fundamentais para afastar os jovens do crime. Por exemplo, países que priorizaram políticas sociais, como a Noruega, apresentam baixos índices de violência.

Ademais, a importância da mudança de mentalidade coletiva sobre a violência não pode ser subestimada. Segundo sociólogos, a cultura de violência enraizada na sociedade brasileira precisa ser desmantelada por meio da promoção de valores de paz e diálogo. Consequentemente, campanhas educativas e o fortalecimento de instituições que promovem a justiça social são passos essenciais. Um exemplo disso é o sucesso de programas de mediação de conflitos em comunidades carentes, que têm reduzido a violência local.

Desse modo, percebe-se que a mitigação da violência no Brasil requer uma abordagem integrada que combine investimentos sociais e mudança de mentalidade. Por isso, é importante que o governo implemente políticas públicas focadas em educação e inclusão social, além de promover uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos.


PROPOSTA DE REDAÇÃO
 
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O histórico desafio de se valorizar o professor”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
 
TEXTO I
 
A escolha profissional passava necessariamente pela ideia de frequentar um curso de qualidade, que dava uma excelente cultura geral e preparo adequado para exercer uma profissão que era reputada como digna e prestigiada, fosse ela exercida por homens ou por mulheres. A figura da mulher que lecionava era bem aceita e apontada às moças como exemplo de honestidade e ideal a ser seguido. O mesmo acontecia com o professor. A família tinha a figura da professora e do professor em grande consideração e estes detinham um prestígio social que estava em claro desacordo com a remuneração salarial percebida. Eles desfrutavam um prestígio advindo do saber, e não do poder aquisitivo.
 
ALMEIDA, J. S. D. Mulher e educação: a paixão pelo possível. São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado).
 
TEXTO II
 
Disponível em: http://www.sinpro-rs.org.br. Acesso em: 26 jun. 2015 (adaptado).
 
 
TEXTO III
 
O estatuto social e econômico é a chave para o estudo dos professores e da sua profissão. Num olhar rápido temos a impressão que a imagem social e a condição econômica dos professores se encontram num estado de grande degradação, sentimento que é confirmado por certos discursos das organizações sindicais e mesmo das autoridades estatais. Mas, cada vez que a análise é mais fina, os resultados são menos concluentes e a profissão docente continua a revelar facetas atrativas. É evidente que há uma perda de prestígio, associada à alteração do papel tradicional dos professores no meio local: os professores do ensino primário já não são, ao lado dos párocos, os únicos agentes culturais nas aldeias e vilas da província; os professores do ensino secundário já não pertencem à elite social das cidades.
 
NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In NÓVOA, A. (Ed.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995 (adaptado).
 
 
TEXTO IV
 
Disponível em: http://www.sinprodf.org.br. Acesso em: 26 jun.2015.
 
 

Rascunho Eficiente

Assunto: Valorização do professor
Tema: O desafio de valorizar o docente
Tese: A valorização do professor é crucial para o desenvolvimento educacional e social, mas enfrenta obstáculos históricos e estruturais.
Tópico 1: Importância do professor na sociedade
Tópico 2: Desafios enfrentados para a valorização docente

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a educação, defende-se que a valorização do professor é crucial para o desenvolvimento educacional e social, mas enfrenta obstáculos históricos e estruturais. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância do professor na sociedade e os desafios enfrentados para a valorização docente.

Preliminarmente, a importância do professor na sociedade é inquestionável, pois eles são os principais agentes na formação de cidadãos críticos e conscientes. Conforme defende Paulo Freire, a educação é um ato político que visa à transformação social, e os professores são fundamentais nesse processo. Além disso, os docentes não apenas transmitem conhecimento, mas também inspiram e motivam os alunos a buscarem seus sonhos e a desenvolverem suas potencialidades. Por exemplo, professores que incentivam o pensamento crítico e a criatividade contribuem para a formação de indivíduos inovadores e preparados para os desafios do século XXI.

Ademais, os desafios enfrentados para a valorização docente são numerosos e complexos. Segundo dados da UNESCO, a desvalorização salarial e a falta de condições adequadas de trabalho são problemas recorrentes que afetam a motivação e a qualidade do ensino. Além disso, a profissão docente tem perdido prestígio social ao longo dos anos, o que desestimula novos talentos a ingressarem na carreira. Um exemplo disso é a crescente evasão de professores das salas de aula, em busca de melhores condições de trabalho e reconhecimento em outras áreas.

Desse modo, percebe-se que a valorização do professor é essencial para o progresso educacional e social, mas enfrenta desafios históricos e estruturais que precisam ser superados. Por isso, é importante implementar políticas públicas que garantam melhores salários, condições de trabalho dignas e reconhecimento social para os docentes, além de promover campanhas de conscientização sobre a importância da profissão para a sociedade.


Leia os textos para fazer sua redação.

As obras de arte assumem a função da representação da cultura de um povo desde os tempos mais remotos da história das civilizações. É através delas que o ser humano transmite uma ideia ou expressão sensível. Contudo algumas obras de arte fogem do conceito de retratação do belo e do sensível, parecendo terem sido feitas para chocar e causar polêmicas.

A principal obra do escultor inglês contemporâneo Marc Quinn é uma réplica de sua cabeça feita com cerca de 4,5 litros de seu próprio sangue – extraído ao longo de cinco meses. Uma peça nova é feita a cada cinco anos, e elas ficam armazenadas em um recipiente de refrigeração especialmente desenvolvido para elas.

http://gente.ig.com.br/cultura. Adaptado.

Graças aos seus três urubus, a obra “Bandeira Branca” é o acontecimento mais movimentado da 29ª Bienal [2010]. No dia da abertura, manifestantes de ONGs de proteção aos animais se posicionaram diante da instalação segurando cartazes com dizeres que pediam a libertação das aves. Chegaram a ser confundidos com a própria obra. “Me entristece o fato de que apenas os animais estejam sendo ressaltados. Espalharam informações erradas sobre como os urubus estão sendo tratados”, lamenta Nuno Ramos. Na obra, os urubus estão cercados por uma rede de proteção e têm como poleiro várias caixas de som que, de tempos em tempos, tocam uma tradicional marchinha de carnaval. As aves tinham a permanência na Bienal autorizada pelo próprio Ibama, que, depois, voltou atrás, alegando que as instalações estavam inapropriadas para a manutenção dos animais. Denúncias e proibições à parte, a obra de Nuno Ramos ganha sentido e fundamentação apenas na presença dos animais. Sem eles, a obra perde seu estatuto artístico e vira mero cenário, já que os animais são seus principais atores.

IstoÉ. 08/10/2010. Adaptado.

A exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", realizada desde 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada após protestos em redes sociais. A mostra ficaria em cartaz até 8 de outubro, mas o espaço cultural cedeu às pressões de internautas. A seleção contava com 270 obras que tratavam de questões de gênero e diferença. Os trabalhos, em diferentes formatos, abordam a temática sexual de formas distintas, por vezes abstratas, noutras, mais explícitas. São assinados por 85 artistas, como Adriana Varejão, Candido Portinari, Ligia Clark, Yuri Firmesa e Leonilson.

Folha de S.Paulo. 10/09/2017. Adaptado.

Nos últimos dias, recebemos diversas manifestações críticas sobre a exposição “Queermuseu – Cartografias da diferença na Arte Brasileira”.

Ouvimos as manifestações e entendemos que algumas das obras da exposição “Queermuseu” desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo. Quando a arte não é capaz de gerar inclusão e reflexão positiva, perdeu seu propósito maior, que é elevar a condição humana.

Por essa razão, decidimos encerrar a mostra neste domingo, 10/09. Garantimos, no entanto, que seguimos comprometidos com a promoção do debate sobre diversidade e outros grandes temas contemporâneos.

https://www.facebook.com/SantanderCUltural/posts. Adaptado.

A arte é um exercício contínuo de transgressão, principalmente a partir das vanguardas do começo do século 20. Isso dá a ela uma importância social muito grande porque, ao transgredir, ela aponta para novos caminhos e para soluções que ainda não tínhamos imaginado para problemas que muitas vezes sequer conhecíamos. A seleção dos trabalhos dos artistas para a próxima edição do festival [Videobrasil], por exemplo, me fez ver que os artistas estão muito antenados com as diversas crises que estamos vivendo e oferecem uma visão inovadora para o nosso cotidiano e acho que isso é um bom exemplo.

Solange Farkas. https://www.nexojornal.com.br.
 
Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: Devem existir limites para a arte?

Rascunho Eficiente

Assunto: a função e os limites da arte
Tema: a existência de limites para a expressão artística
Tese: a arte deve ter liberdade para transgredir, mas com responsabilidade social
Tópico 1: a importância da liberdade artística para a inovação cultural
Tópico 2: a necessidade de responsabilidade social na arte

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre arte, percebe-se que a existência de limites para a expressão artística é um tema complexo e multifacetado. Nesse contexto, defende-se que a arte deve ter liberdade para transgredir, mas com responsabilidade social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da liberdade artística para a inovação cultural e a necessidade de responsabilidade social na arte.

Preliminarmente, a liberdade artística é essencial para a inovação cultural e o avanço das ideias. Como especialistas, a arte, ao transgredir, aponta para novos caminhos e soluções inovadoras para problemas sociais. Além disso, a arte tem a capacidade de desafiar normas estabelecidas e provocar reflexões profundas. Por exemplo, obras, como as de Marc Quinn, que utilizam materiais inusitados, desafiam nossa percepção do que é considerado belo ou aceitável.

Por outro lado, é crucial que a arte seja exercida com responsabilidade social. Conforme parte dos artistas, a arte pode gerar controvérsias e ofender sensibilidades, o que demanda um equilíbrio entre liberdade de expressão e respeito ao público. Ademais, a arte deve considerar o impacto que pode ter sobre diferentes grupos sociais e culturais. Um exemplo disso é a obra "Bandeira Branca" de Nuno Ramos, que gerou protestos por seu uso de animais, levantando questões éticas sobre os limites da expressão artística.

Desse modo, percebe-se que a arte deve ser livre para inovar e transgredir, mas com uma consciência social que respeite o público e as normas éticas. Por isso, é importante que artistas, curadores e instituições culturais promovam um diálogo aberto e inclusivo sobre os limites e responsabilidades da arte, garantindo que ela continue a ser um espaço de inovação e reflexão sem desrespeitar valores fundamentais da sociedade.


Leia os textos para fazer sua redação.

As obras de arte assumem a função da representação da cultura de um povo desde os tempos mais remotos da história das civilizações. É através delas que o ser humano transmite uma ideia ou expressão sensível. Contudo algumas obras de arte fogem do conceito de retratação do belo e do sensível, parecendo terem sido feitas para chocar e causar polêmicas.

A principal obra do escultor inglês contemporâneoMarc Quinn é uma réplica de sua cabeça feita com cerca de 4,5 litros de seu próprio sangue – extraído ao longo de cinco meses. Uma peça nova é feita a cada cinco anos, e elas ficam armazenadas em um recipiente de refrigeração especialmente desenvolvido para elas.

http://gente.ig.com.br/cultura. Adaptado.
 
Graças aos seus três urubus, a obra “Bandeira Branca” é o acontecimento mais movimentado da 29ª Bienal [2010]. No dia da abertura, manifestantes de ONGs de proteção aos animais se posicionaram diante da instalação segurando cartazes com dizeres que pediam a libertação das aves. Chegaram a ser confundidos com a própria obra. “Me entristece o fato de que apenas os animais estejam sendo ressaltados. Espalharam informações erradas sobre como os urubus estão sendo tratados”, lamenta Nuno Ramos. Na obra, os urubus estão cercados por uma rede de proteção e têm como poleiro várias caixas de som que, de tempos em tempos, tocam uma tradicional marchinha de carnaval. As aves tinham a permanência na Bienal autorizada pelo próprio Ibama, que, depois, voltou atrás, alegando que as instalações estavam inapropriadas para a manutenção dos animais. Denúncias e proibições à parte, a obra de Nuno Ramos ganha sentido e fundamentação apenas na presença dos animais. Sem eles, a obra perde seu estatuto artístico e vira mero cenário, já que os animais são seus principais atores.

IstoÉ. 08/10/2010. Adaptado.
 
A exposição "Queermuseu - Cartografias da Diferença na Arte Brasileira", realizada desde 15 de agosto no Santander Cultural, em Porto Alegre, foi cancelada após protestos em redes sociais. A mostra ficaria em cartaz até 8 de outubro, mas o espaço cultural cedeu às pressões de internautas. A seleção contava com 270 obras que tratavam de questões de gênero e diferença. Os trabalhos, em diferentes formatos, abordam a temática sexual de formas distintas, por vezes abstratas, noutras, mais explícitas. São assinados por 85 artistas, como Adriana Varejão, Candido Portinari, Ligia Clark, Yuri Firmesa e Leonilson.

Folha de S.Paulo. 10/09/2017. Adaptado.
 
Nos últimos dias, recebemos diversas manifestações críticas sobre a exposição “Queermuseu – Cartografias da diferença na Arte Brasileira”.

Ouvimos as manifestações e entendemos que algumas das obras da exposição “Queermuseu” desrespeitavam símbolos, crenças e pessoas, o que não está em linha com a nossa visão de mundo. Quando a arte não é capaz de gerar inclusão e reflexão positiva, perdeu seu propósito maior, que é elevar a condição humana.

Por essa razão, decidimos encerrar a mostra neste domingo, 10/09. Garantimos, no entanto, que seguimos comprometidos com a promoção do debate sobre diversidade e outros grandes temas contemporâneos.

https://www.facebook.com/SantanderCUltural/posts. Adaptado.
 
A arte é um exercício contínuo de transgressão, principalmente a partir das vanguardas do começo do século 20. Isso dá a ela uma importância social muito grande porque, ao transgredir, ela aponta para novos caminhos e para soluções que ainda não tínhamos imaginado para problemas que muitas vezes sequer conhecíamos. A seleção dos trabalhos dos artistas para a próxima edição do festival [Videobrasil], por exemplo, me fez ver que os artistas estão muito antenados com as diversas crises que estamos vivendo e oferecem uma visão inovadora para o nosso cotidiano e acho que isso é um bom exemplo.

Solange Farkas. https://www.nexojornal.com.br.
 
Considerando as ideias apresentadas nos textos e também outras informações que julgar pertinentes, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha seu ponto de vista sobre o tema: Devem existir limites para a arte?

Rascunho Eficiente

Assunto: Arte
Tema: A existência de limites na arte
Tese: A arte deve ter liberdade, mas com responsabilidade ética
Tópico 1: A arte como expressão cultural e social
Tópico 2: O impacto social e ético das obras de arte

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre arte, percebe-se que a existência de limites na arte é um tema controverso que gera debates intensos na sociedade. Nesse contexto, defende-se que a arte deve ter liberdade, mas com responsabilidade ética. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a arte como expressão cultural e social e o impacto social e ético das obras de arte.

Preliminarmente, a arte como expressão cultural e social é fundamental para o desenvolvimento humano e a reflexão crítica. Segundo o filósofo Friedrich Nietzsche, a arte é uma forma de transgredir e desafiar normas estabelecidas, permitindo que novas ideias e perspectivas sejam exploradas. Além disso, a arte tem o poder de capturar e refletir a essência de uma época, funcionando como um espelho da sociedade. Por exemplo, as obras renascentistas não apenas celebraram a beleza e a forma humanas, mas também marcaram uma transição cultural significativa na história europeia.

Ademais, o impacto social e ético das obras de arte não pode ser ignorado. De acordo especialistas na área, a arte contemporânea frequentemente aborda temas polêmicos e desafiadores, que podem provocar reações intensas e debates públicos. Por conseguinte, é essencial que os artistas considerem as implicações éticas de suas obras, especialmente quando estas podem impactar negativamente grupos ou indivíduos. Um exemplo disso é a exposição "Queermuseu", que gerou controvérsias e discussões sobre os limites da liberdade artística e o respeito às crenças e símbolos culturais.

Desse modo, percebe-se que a arte deve ser livre, mas com uma consideração ética sobre seu impacto na sociedade. Por isso, é importante que instituições culturais e artistas promovam diálogos abertos e inclusivos sobre os temas abordados em suas obras, garantindo que a arte continue a ser um meio de reflexão e transformação social, sem desrespeitar valores fundamentais.


Leia com atenção os seguintes textos:
 
Caco Galhardo. 2001
 
Os programas sensacionalistas do rádio e os programas policiais de final da tarde em televisão saciam curiosidades perversas e até mórbidas tirando sua matéria-prima do drama de cidadãos humildes que aparecem nas delegacias como suspeitos de pequenos crimes. Ali, são entrevistados por intimidação. As câmeras invadem barracos e cortiços, e gravam sem pedir licença a estupefação de famílias de baixíssima renda que não sabem direito o que se passa: um parente é suspeito de estupro, ou o vizinho acaba de ser preso por tráfico, ou o primo morreu no massacre de fim de semana no bar da esquina. A polícia chega atirando; a mídia chega filmando.

Eugênio Bucci. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
 
Quem fiscaliza [a imprensa]? Trata-se de tema complexo porque remete para a questão da responsabilidade não só das empresas de comunicação como também dos jornalistas. Alguns países, como a Suécia e a Grã-Bretanha, vêm há anos tentando resolver o problema da responsabilidade do jornalismo por meio de mecanismos que incentivam a auto-regulação da mídia.

http://www.eticanatv.org.br
Acesso em 30/05/2004.
 
No Brasil, entre outras organizações, existe o Observatório da Imprensa – entidade civil, não-governamental e nãopartidária –, que pretende acompanhar o desempenho da mídia brasileira. Em sua página eletrônica , lê-se:

Os meios de comunicação de massa são majoritariamente produzidos por empresas privadas cujas decisões atendem legitimamente aos desígnios de seus acionistas ou representantes. Mas o produto jornalístico é, inquestionavelmente, um serviço público, com garantias e privilégios específicos previstos na Constituição Federal, o que pressupõe contrapartidas em deveres e responsabilidades sociais.

http://www.observatorio.ultimosegundo.ig.com.br (adaptado)
Acesso em 30/05/04.
 
Incisos do Artigo 5º da Constituição Federal de 1988:

IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
 
Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação em prosa sobre o seguinte tema:

Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?

Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas.

Rascunho Eficiente

Assunto: imprensa
Tema: Garantia da liberdade de informação e prevenção de abusos na mídia
Tese: É necessário equilibrar a liberdade de imprensa com a responsabilidade ética para evitar abusos
Tópico 1: Importância da autorregulação e ética jornalística
Tópico 2: Papel das entidades fiscalizadoras e da legislação

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre o papel da imprensa, percebe-se que a garantia da liberdade de informação deve ser equilibrada com a prevenção de abusos na mídia. Nesse contexto, defende-se que é necessário equilibrar a liberdade de imprensa com a responsabilidade ética para evitar abusos. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da autorregulação e ética jornalística e o papel das entidades fiscalizadoras e da legislação.

Preliminarmente, a autorregulação e ética jornalística são fundamentais para garantir a integridade da informação e evitar abusos. Segundo especialistas em comunicação, a autorregulação permite que os próprios veículos de comunicação estabeleçam normas e padrões éticos, promovendo um jornalismo responsável e comprometido com a verdade. Além disso, a ética jornalística atua como um guia para os profissionais da área, assegurando que a busca por audiência não comprometa a veracidade e a imparcialidade das informações. Por exemplo, em países como a Suécia, a autorregulação tem sido uma prática eficaz na promoção de um jornalismo ético e responsável.

Ademais, o papel das entidades fiscalizadoras e da legislação é crucial para coibir abusos nos meios de comunicação. Conforme estudos sobre regulação da mídia, entidades como o Observatório da Imprensa no Brasil desempenham uma função essencial ao monitorar e avaliar o desempenho dos veículos de comunicação, incentivando a transparência e a responsabilidade social. Além disso, a legislação, como os incisos do Artigo 5º da Constituição Federal, assegura direitos fundamentais, como a inviolabilidade da intimidade e da imagem, protegendo os cidadãos contra abusos midiáticos. Um exemplo é a atuação de conselhos de ética que, em diversos países, têm o poder de aplicar sanções a veículos que desrespeitem normas éticas.

Desse modo, percebe-se que equilibrar a liberdade de imprensa com a responsabilidade ética é essencial para evitar abusos nos meios de comunicação. Por isso, é importante promover a autorregulação ética e fortalecer o papel das entidades fiscalizadoras e da legislação para assegurar um jornalismo responsável e comprometido com a verdade.


TEMA: Sonhos, sucessos e frustrações na busca de brasileiros por emigrar de seu país.
 
"O Brasil é, hoje, uma nação exportadora de gente. Desde que a crise econômica entre nós se iniciou – e mesmo antes disso, em menor medida –, é enorme a quantidade de brasileiros que abandonam o país todos os anos. A maioria vai para nações mais ricas e com menos problemas sociais (violência, desigualdade, corrupção). Esse movimento inclui cidadãos das classes mais baixas até indivíduos ricos e de sólida formação humana e profissional."

Rascunho Eficiente

Assunto: Emigração de brasileiros
Tema: Sonhos, sucessos e frustrações na busca de brasileiros por emigrar de seu país
Tese: A busca por melhores condições de vida leva muitos brasileiros a emigrarem, mas nem sempre os resultados são satisfatórios
Tópico 1: Razões econômicas e sociais para a emigração
Tópico 2: Desafios e desilusões enfrentados no exterior

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre emigração de brasileiros, percebe-se que sonhos, sucessos e frustrações na busca de brasileiros por emigrar de seu país são uma realidade complexa e multifacetada. Nesse contexto, defende-se que a busca por melhores condições de vida leva muitos brasileiros a emigrarem, mas nem sempre os resultados são satisfatórios. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar razões econômicas e sociais para a emigração e desafios e desilusões enfrentados no exterior.

Preliminarmente, as razões econômicas e sociais que impulsionam a emigração de brasileiros são significativas e variadas. Conforme estudos de especialistas, a instabilidade econômica, o desemprego e a violência são fatores preponderantes que motivam muitos a buscarem uma vida melhor fora do Brasil. Ademais, a busca por oportunidades de trabalho e educação em países desenvolvidos é um atrativo considerável. Por exemplo, a crescente comunidade de brasileiros nos Estados Unidos e na Europa reflete essa busca por melhoria de vida e segurança.

Além disso, os desafios e desilusões enfrentados no exterior são igualmente impactantes. De acordo com relatos de imigrantes, a adaptação cultural, a saudade da família e as dificuldades com a língua são obstáculos comuns enfrentados por muitos brasileiros. Consequentemente, muitos acabam enfrentando condições de trabalho precárias e preconceito, o que pode levar à frustração. Um exemplo disso é a experiência de brasileiros que, ao chegarem em países como Portugal, enfrentam dificuldades para validar seus diplomas e exercer suas profissões.

Desse modo, percebe-se que a busca por melhores condições de vida no exterior nem sempre resulta em sucesso e satisfação para os brasileiros. Por isso, é importante que políticas públicas sejam implementadas para melhorar as condições de vida no Brasil, reduzindo assim a necessidade de emigração e promovendo o retorno daqueles que desejam voltar.


O abraço como tecnologia

“O abraço como poderosa tecnologia emocional, com alto potencial para solucionar problemas ao redor do mundo e ainda por cima gratuito. Foi com essa ideia que o gaúcho Tiago Matos, com seu sotaque cantado, óculos, cabelo bagunçado e sua barba por fazer, ganhou a plateia formada por empreendedores, professores e alunos do curso de verão da Singularity University, em julho de 2012”[...]

Ele partiu do significado da palavra tecnologia (o conhecimento de técnicas para solucionar um problema ou atingir um objetivo), para mostrar o quanto um abraço pode ser eficiente para aliviar angústias, tristezas, medos e fazer com que pessoas se sintam bem. Mostrou ainda como o ato de abraçar, quando bem feito, pode ser contagiante e se espalhar facilmente.

Ao final, Tiago causou comoção: foi aplaudido, ganhou fortes abraços e, como prêmio, a experiência de fazer um voo em gravidade zero na Nasa, que custa cerca de 7 mil dólares.

A Instituição (Singularity) tem como objetivo identificar pessoas e projetos com capacidade de mudar o mundo e encontrar soluções para os grandes problemas da humanidade, como a fome, a miséria, a desigualdade social e as epidemias. Procuram encontrar indivíduos que possam influenciar positivamente a vida de milhares e milhares de pessoas, usando o poder das tecnologias exponenciais […].

CASTRO, Mariana. Empreendedorismo Criativo. São Paulo: Portfolio-Penguin, 2014, p.52-53.
 
INSTRUÇÕES:

Seu texto deve ter, no mínimo, 20 (vinte) e, no máximo, 30 (trinta) linhas.

Sirva-se da leitura do texto apresentado somente para fazer uma reflexão sobre o assunto e crie ideias para sua redação. Não o transcreva como se fosse seu.

Escreva somente com caneta de tinta azul ou preta. Não se identifique com marcas, assinaturas etc., na Folha de Redação.

Rascunho Eficiente

Assunto: O abraço como tecnologia emocional
Tema: O poder transformador do abraço como ferramenta social
Tese: O abraço pode ser uma solução eficaz para problemas emocionais e sociais
Tópico 1: Impacto emocional e psicológico do abraço
Tópico 2: O abraço como ferramenta de transformação social

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre tecnologia emocional, percebe-se que o poder transformador do abraço como ferramenta social é significativo e abrangente. Nesse contexto, defende-se que o abraço pode ser uma solução eficaz para problemas emocionais e sociais. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar o impacto emocional e psicológico do abraço e o abraço como ferramenta de transformação social.

Preliminarmente, o impacto emocional e psicológico do abraço é inegável e profundo. Segundo estudos na área de Psicologia, o abraço libera oxitocina, conhecida como o "hormônio do amor", que promove sentimentos de bem-estar e felicidade. Além disso, o ato de abraçar pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aliviando tensões e promovendo calma. Por exemplo, em situações de crise, como desastres naturais, o abraço tem sido utilizado como uma forma de apoio emocional, ajudando as pessoas a lidarem com o trauma.

Ademais, o abraço como ferramenta de transformação social é extremamente relevante. De acordo com especialistas em Sociologia, o abraço pode servir como um meio de quebrar barreiras sociais e culturais, promovendo a empatia e a solidariedade entre diferentes grupos. Além disso, em campanhas de conscientização e movimentos sociais, o abraço é frequentemente utilizado como símbolo de união e resistência. Por exemplo, a campanha "Free Hugs" ("Abraços Grátis") tem se espalhado globalmente, incentivando a conexão humana e a compaixão em espaços públicos.

Desse modo, percebe-se que o abraço é uma solução poderosa e acessível para enfrentar desafios emocionais e sociais. Por isso, é importante promover iniciativas que incentivem o uso do abraço como ferramenta de apoio emocional e social, integrando essa prática em programas educacionais e comunitários.


Leia com atenção os seguintes textos:
 
(O Globo. Megazine, 11/05/2004.)
 
“A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecidos: por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético.”
(Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. Diário de Natal. 21/10/2000.)
 
“Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinqüentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas.”
(Joel B. Marin. O trabalho infantil na agricultura moderna. www.proec.ufg.br.)
 
“Art. 4o . – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.”
(Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990.)
 
Com base nas idéias presentes nos textos acima, redija uma dissertação sobre o tema:
 
O trabalho infantil na realidade brasileira.
 
Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.

Rascunho Eficiente

Assunto: Trabalho infantil no Brasil
Tema: A realidade do trabalho infantil no Brasil
Tese: A persistência do trabalho infantil no Brasil é um reflexo da ineficácia das políticas públicas e da omissão social
Tópico 1: Falhas nas políticas públicas de combate ao trabalho infantil
Tópico 2: A responsabilidade da sociedade na perpetuação do trabalho infantil

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre trabalho infantil no Brasil, percebe-se que a realidade ainda é alarmante e persistente. Nesse contexto, defende-se que a persistência do trabalho infantil no Brasil é um reflexo da ineficácia das políticas públicas e da omissão social. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar falhas nas políticas públicas de combate ao trabalho infantil e a responsabilidade da sociedade na perpetuação do trabalho infantil.

Preliminarmente, as falhas nas políticas públicas de combate ao trabalho infantil são evidentes e preocupantes. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, é dever do poder público assegurar a proteção integral das crianças, mas a implementação dessas diretrizes enfrenta desafios significativos. Além disso, a falta de fiscalização adequada e a insuficiência de programas sociais eficazes contribuem para a continuidade do trabalho infantil. Por exemplo, muitas crianças ainda são vistas trabalhando em feiras livres e semáforos, o que demonstra a falha na aplicação das leis existentes.

Ademais, a responsabilidade da sociedade na perpetuação do trabalho infantil é igualmente significativa. Conforme especialistas, a postura individualista e a omissão da sociedade diante do problema são fatores que agravam a situação. Além disso, a naturalização do trabalho infantil por parte de algumas famílias, que veem o trabalho como uma forma de moralização, perpetua essa prática. Um exemplo disso é a crença de que o trabalho precoce pode afastar os jovens da marginalidade, o que ignora os danos físicos e psicológicos causados a essas crianças.

Desse modo, percebe-se que a continuidade do trabalho infantil no Brasil é um reflexo da ineficácia governamental e da omissão social. Por isso, é importante que o governo intensifique a fiscalização e amplie os programas de assistência social, enquanto a sociedade deve ser conscientizada sobre os malefícios do trabalho infantil, promovendo uma cultura de proteção e respeito aos direitos das crianças.


Suplementos dietéticos apresentam riscos fatais para jovens

Substâncias que prometem massa muscular, energia e perda de peso levam menores de 25 anos a óbito.

Suplementos dietéticos (para ganho de massa muscular, energia extra e, principalmente, perda de peso) podem desencadear em graves problemas para adolescentes – levando até a morte. É o que aponta um novo estudo da Iniciativa de Treinamento Estratégico para a Prevenção de Transtornos Alimentares, da universidade de Harvard (EUA).

Os pesquisadores do estudo, publicado no Journal of Adolescent Health, ressaltam que leis para manter suplementos potencialmente nocivos fora do alcance de jovens são urgentemente necessárias.

Além das chances de óbito, os estudiosos verificaram que os suplementos dietéticos estão diretamente ligados a maiores chances de AVC, câncer de testículo e danos ao fígado.

Suplementos dietéticos que prometiam perda rápida de peso, massa muscular e maior energia apresentam um risco três vezes maior à saúde em comparação com suplementos de vitaminas. Suplementos comercializados para aumentar o apetite sexual também apresentaram altos riscos de incidentes médicos.

O estudo aponta ainda que muitos dos suplementos são adulterados, com substâncias ilegais, metais pesados, pesticidas e elementos químicos extremamente prejudiciais. Fazem sucesso entre os jovens justamente por esses estarem numa fase de autoconhecimento e aceitação, com uma preocupação excessiva e até mesmo irreal relacionada à autoimagem.

(Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/minha-
vida/suplementos-dieteticos-apresentam-riscos-fatais-para-jovens-11062019. Acesso em: 11/06/2019.)
 
Vigorexia: o que é e como identificar a obsessão pelo corpo perfeito

Vigorexia ou dismorfia muscular é um transtorno relacionado com a busca por uma aparência “perfeita”. É caracterizada pela preocupação excessiva em ter um corpo forte e com grande volume muscular, levando a pessoa afetada a passar muitas horas praticando atividades físicas e a evitar atividades sociais e profissionais caso não alcance o ideal desejado.

(Disponível em: https://www.ativosaude.com/saude/vigorexia/ Acesso em: 06/2019.)
 
 
(Ile Machado/Carolina Horita/Camilla Loureiro. Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/saude/doencas-da-beleza-quando-a-vaidade-setransforma- em-obsessao/)

A partir dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

“Saúde ou obsessão?
Nada mais além da imagem”.

Rascunho Eficiente

Assunto: a obsessão por padrões de beleza
Tema: riscos dos suplementos dietéticos e obsessão pela imagem corporal
Tese: a busca desenfreada pelo corpo perfeito impulsionada por suplementos dietéticos pode ter consequências fatais para jovens
Tópico 1: impactos dos suplementos dietéticos na saúde dos jovens
Tópico 2: influência da vigorexia na busca por um corpo ideal

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre a obsessão por padrões de beleza, percebe-se que os riscos dos suplementos dietéticos e a obsessão pela imagem corporal são questões alarmantes que afetam a saúde dos jovens. Nesse contexto, defende-se que a busca desenfreada pelo corpo perfeito impulsionada por suplementos dietéticos pode ter consequências fatais para jovens. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar os impactos dos suplementos dietéticos na saúde dos jovens e a influência da vigorexia na busca por um corpo ideal.

Preliminarmente, os impactos dos suplementos dietéticos na saúde dos jovens são alarmantes e devem ser considerados com seriedade. De acordo com estudos recentes, o consumo de suplementos dietéticos por jovens está associado a riscos significativos, incluindo AVC, câncer de testículo e danos ao fígado. Além disso, esses produtos muitas vezes contêm substâncias ilegais e contaminantes prejudiciais. Por exemplo, um estudo da Universidade de Harvard destacou que muitos suplementos são adulterados, expondo os consumidores a perigos ocultos.

Ademais, a influência da vigorexia na busca por um corpo ideal é um fator crítico que exacerba o uso de suplementos. Conforme especialistas em saúde mental, a vigorexia, ou dismorfia muscular, leva indivíduos a uma obsessão por músculos volumosos, muitas vezes negligenciando a saúde em prol da aparência. Consequentemente, essa condição psicológica pode motivar o uso excessivo de suplementos, agravando os riscos à saúde. Um exemplo notável é o aumento de jovens que evitam interações sociais e profissionais devido à insatisfação com a própria imagem corporal.

Desse modo, percebe-se que a busca desenfreada por um corpo perfeito, alimentada pelo uso de suplementos dietéticos, pode ter consequências fatais para os jovens. Por isso, é importante implementar políticas rigorosas de regulamentação e conscientização sobre os riscos dos suplementos, além de promover a saúde mental e a aceitação corporal entre os jovens.


PROPOSTA DE REDAÇÃO
 
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
 
 
Liberdade sem fio
 
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano - assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de Wi-fi, organizações e governos se mobilizam para expandira rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.
 
ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240,qu. 2011 (fragmento).
 
A internet tem ouvidos e memória
 
Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais. A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado", acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídias.
 
As redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro.
 
Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).
 
DAHMER, A. Disponível em: httpzllmalvadoswordpresscom. Acesso em: 30 jun. 2011.

Rascunho Eficiente

Assunto: Convivência em redes sociais no século XXI
Tema: Limites entre o público e o privado na era digital
Tese: A convivência em redes sociais exige a conscientização sobre os limites entre o público e o privado, a fim de garantir a segurança e a privacidade dos indivíduos.
Tópico 1: A importância da educação digital para a conscientização dos usuários
Tópico 2: O papel das plataformas digitais na proteção da privacidade

Proposta de Resolução

Ao refletir sobre convivência em redes sociais no século XXI, percebe-se que os limites entre o público e o privado na era digital são cada vez mais tênues e complexos. Nesse contexto, defende-se que a convivência em redes sociais exige a conscientização sobre os limites entre o público e o privado, a fim de garantir a segurança e a privacidade dos indivíduos. Para se aprofundar no assunto, é importante analisar a importância da educação digital para a conscientização dos usuários e o papel das plataformas digitais na proteção da privacidade.

Preliminarmente, a educação digital é essencial para que os usuários compreendam os riscos e as responsabilidades associados ao uso das redes sociais. Segundo especialistas em segurança digital, a falta de conhecimento sobre como proteger informações pessoais pode levar a consequências graves, como roubo de identidade e exposição indesejada de dados. Além disso, a educação digital pode capacitar os indivíduos a fazer escolhas mais conscientes sobre o que compartilhar online. Por exemplo, programas educacionais em escolas e comunidades podem ensinar práticas seguras de navegação e a importância de senhas fortes.

Ademais, as plataformas digitais têm um papel crucial na proteção da privacidade dos usuários. De acordo com estudos de tecnologia da informação, as empresas que gerenciam redes sociais devem implementar políticas claras de privacidade e segurança, além de oferecer ferramentas que permitam aos usuários controlar suas informações pessoais. Além disso, é fundamental que essas plataformas sejam transparentes sobre como os dados dos usuários são coletados e utilizados. Um exemplo disso é a adoção de criptografia de ponta a ponta em aplicativos de mensagens, garantindo que apenas os remetentes e destinatários possam acessar o conteúdo das conversas.

Desse modo, percebe-se que a conscientização sobre os limites entre o público e o privado é fundamental para uma convivência segura nas redes sociais. Por isso, é importante que governos, instituições educacionais e empresas de tecnologia colaborem para promover a educação digital e garantir a proteção da privacidade dos usuários.