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Um dos grandes desafios no ecossistema de dados atual quanto à identificação de anomalias e fraudes. A produção massiva de dados estruturados provenientes dos diversos sistemas corporativos se soma aos dados não estruturados ou semi-estruturados provenientes de documentos, planilhas, imagens, vídeos e outros arquivos gerados pelas pessoas no dia-a-dia do trabalho, criando petabytes de informações que precisam ser armazenados, classificados, protegidos e auditados de forma eficiente.
Nesse cenário o método de análise e mineração de dados CRISP-DM surge com uma ferramenta de apoio, com suas fases delimitadas que perpassam desde o entendimento do negócio e entendimento dos dados, até a modelagem e implantação de sistemas de dados mais seguros e resilientes. O CRISP-DM como um metodologia robusta pode auxiliar na identificação de problemas nas diversas fases do ciclo de vida dos dados. Seja na sua formação inicial nos sistemas de onde de são extraídos, seja na qualidade dos dados armazenados ou inconsistências nos modelos de dados.
Questões técnicas como dimensões que mudam lentamente ao longo do tempo, quando implementadas de maneira incorreta podem levar à inconsistências de dados que se tornam possíveis alvos para fraudes, visto que os dados perdem sua consistência com as mudanças de dimensões. Outras vulnerabilidades que podem haver como falta de segurança quanto às regras de negócios também podem ser alvo de códigos maliciosos que alteram valores e escondem irregularidades nos processos.
Desta forma é importante implementar uma auditoria de dados que permita monitorar toda a linha que o dado percorre desde os sistemas fontes até os relatórios e painéis de visualização, ter pontos de comparação entre dados brutos e dados nos sistemas analíticos bem como formas de consistir os dados não só quanto à sua qualidade mas também quanto à sua integridade diante de regras de transformação e regras de negócios que podem ser utilizadas de forma mau intencionadas.
Prevenir fraudes é um processo que demanda qualidade de dados. Para garantir qualidade dos dados é necessário um olhar amplo sobre todas as camadas por onde os dados trafegam, já que é durante esse fluxo onde se registram ou se ocultam as irregularidades. Se os registros são alterados e não íntegros o papel de um auditor se torna ainda mais complexo. Portanto sem dados íntegros a probabilidade da não detecção das fraudes aumenta exponencialmente.
Tópico 1: Nota: 40% — Reconhece, ainda que de forma genérica, a existência de dados estruturados, semiestruturados e não estruturados. Não diferencia tecnicamente cada categoria nem relaciona a heterogeneidade ao caso concreto de fraude ou aos seus impactos na detecção.
Tópico 2: Nota: 45% — Menciona o CRISP-DM e algumas fases (entendimento, modelagem, implantação), mas a explicação é superficial e pouco articulada ao processo de descoberta de anomalias no caso. Falta detalhar como cada etapa orientou a investigação.
Tópico 3: Nota: 5% — Não explica técnicas de detecção de anomalias nem de modelagem preditiva (algoritmos, funcionamento ou finalidade). Ausente a relação dessas técnicas com a revelação de comportamentos fraudulentos.
Tópico 4: Nota: 55% — Aborda qualidade, integridade, auditoria, linhagem e comparação entre dados brutos e analíticos, relacionando ao risco de fraude. Porém, não detalha etapas-chave de pré-processamento (tratamento de ausências, padronização, normalização, codificação) nem os desafios de integração entre fontes heterogêneas.
Abordagem geral: Nota: 40% — Texto parcialmente alinhado ao tema, porém com pouca contextualização do caso, ausência de técnicas específicas e baixa integração entre os pontos solicitados.
Erros de grafia:
Grafia: Há erro de grafia em "semi-estruturados" [linha 2]. O correto seria "semiestruturados".
Grafia: Há erro de grafia em "dia-a-dia" [linha 2]. O correto seria "dia a dia".
Grafia: Há erro de grafia em "mau intencionadas" [linha 8]. O correto seria "mal-intencionadas".
Erros de morfossintaxe:
Morfossintaxe: Houve erro de estrutura frasal no trecho "Um dos grandes desafios no ecossistema de dados atual quanto à identificação de anomalias e fraudes." [linha 1]. O mais adequado seria "Um dos grandes desafios no ecossistema de dados atual é a identificação de anomalias e fraudes."
Morfossintaxe: Houve erro de concordância nominal no trecho "informações que precisam ser armazenados" [linha 2]. O mais adequado seria "informações que precisam ser armazenadas".
Morfossintaxe: Houve erro de regência no trecho "surge com uma ferramenta de apoio" [linha 3]. O mais adequado seria "surge como uma ferramenta de apoio".
Morfossintaxe: Houve erro de colocação/pontuação no trecho "Nesse cenário o método..." [linha 3]. O mais adequado seria "Nesse cenário, o método...".
Morfossintaxe: Houve erro de concordância nominal no trecho "O CRISP-DM como um metodologia robusta" [linha 4]. O mais adequado seria "O CRISP-DM, como uma metodologia robusta".
Morfossintaxe: Houve erro de repetição indevida no trecho "de onde de são extraídos" [linha 5]. O mais adequado seria "de onde são extraídos".
Morfossintaxe: Houve erro de construção frasal no período "Seja na sua formação inicial..., seja na qualidade..." [linha 5]. O mais adequado seria integrá-lo à frase anterior ou completar a oração para evitar fragmento.
Morfossintaxe: Houve erro de crase no trecho "levar à inconsistências" [linha 6]. O mais adequado seria "levar a inconsistências".
Morfossintaxe: Houve erro de concordância/regência no trecho "Outras vulnerabilidades que podem haver" [linha 7]. O mais adequado seria "Pode haver outras vulnerabilidades" ou "Podem existir outras vulnerabilidades".
Morfossintaxe: Houve erro de pontuação no trecho "Desta forma é importante" [linha 8]. O mais adequado seria "Desta forma, é importante".
Morfossintaxe: Houve impropriedade lexical no trecho "formas de consistir os dados" [linha 8]. O mais adequado seria "formas de verificar a consistência dos dados" ou "consistência dos dados".
Morfossintaxe: Houve erro de regência/ortografia no trecho "sistemas fontes" [linha 8]. O mais adequado seria "sistemas-fonte".
Morfossintaxe: Houve erro no uso do relativo no trecho "durante esse fluxo onde se registram..." [linha 9]. O mais adequado seria "durante esse fluxo, em que se registram...".
Morfossintaxe: Houve erro de pontuação no trecho "Se os registros são alterados e não íntegros o papel..." [linha 10]. O mais adequado seria "Se os registros são alterados e não íntegros, o papel...".
Morfossintaxe: Houve erro de pontuação no trecho "Portanto sem dados íntegros a probabilidade..." [linha 11]. O mais adequado seria "Portanto, sem dados íntegros, a probabilidade...".
Nota final: 36%
Preliminarmente, faz. se necessário conceitual os modelos de
serviços na nuvem: Software as a service (Saas), Infraestrutura as a
service (Iaas) e Plataforma as a service. De acordo com os preceitos de
recursos distribuídos na nuvem, O Saas é o modelo que proporciona a
utilização de aplicativos de terceiros, como o Word, Excel, teams
etc, na nuvem, isto é, não há necessidade de instalá-los nos com-
putadores locais , já o modelo I aas proporciona toda a infraestrutura
para aplicações próprias, quanto de terceiros, no contexto da Micropat
365, refere-se a toda base de softwares e recursos para se hospedar
a suite. Quanto ao modelo ParaS, consiste em prover toda a platafor
ma para desenvolvimento de softwares, como Azure da Microsoft.
Ademais, nesses modelos de serviços deve-se ter um cuidado
especial com a implementação da gestão de identidade e acessos
asplataformas. Nesse cenário, com o intuito de mitigar riscos e ge.
renciar com eficiência os acessos aos ativos da entidade, devem serili
lizados validação de multi-fator para acesso criticar a identidade do
usuário, criptografia nas crend credenciais e sessões statelees que
não guardem por muitotempo o estado da conexão. Por jum, no am-
biente do pacote Microjotuare 365, toda a estrutura do AD da organi-
zação deve ser compatível para se utilizar esses aplicativos na nuvem.
Tópico 1: Nota: 80% — Caracterizou SaaS, IaaS e PaaS e apresentou exemplos (Word, Excel, Teams; Azure). Relação com Microsoft 365 foi abordada, porém com imprecisões (IaaS como “hospedar a suíte”). Falhas conceituais pontuais e terminologia/acrônimos inconsistentes reduzem a aderência ao padrão.
Tópico 2: Nota: 60% — Definiu, ainda que de forma sucinta, a gestão de identidade e acesso e indicou práticas (MFA, criptografia). Contudo, faltou explicitar como funcionalidades do Microsoft 365/Entra ID (ex.: SSO, Conditional Access, logs, governança) auxiliam na implementação do IAM; menções a AD foram vagas.
Erros de grafia:
- Há erro de grafia em "faz. se" [linha 1]. O correto seria "faz-se".
- Há erro de grafia em "conceitual" [linha 1]. O correto seria "conceituar".
- Há erro de grafia em "Saas" [linha 2]. O correto seria "SaaS".
- Há erro de grafia em "Iaas" [linha 3]. O correto seria "IaaS".
- Há erro de grafia em "O Saas" [linha 4]. O correto seria "O SaaS".
- Há erro de grafia em "teams" [linha 5]. O correto seria "Teams".
- Há erro de grafia em "I aas" [linha 7]. O correto seria "IaaS".
- Há erro de grafia em "Micropat 365" [linha 8]. O correto seria "Microsoft 365".
- Há erro de grafia em "suite" [linha 10]. O correto seria "suíte".
- Há erro de grafia em "ParaS" [linha 10]. O correto seria "PaaS".
- Há erro de grafia em "asplataformas" [linha 14]. O correto seria "às plataformas".
- Há erro de grafia em "ge." [linha 14]. O correto seria remover o ponto ("ge").
- Há erro de grafia em "serili lizados" [linha 15]. O correto seria "ser utilizados".
- Há erro de grafia em "criticar a identidade" [linha 16]. O correto seria "validar a identidade".
- Há erro de grafia em "crend credenciais" [linha 17]. O correto seria "credenciais".
- Há erro de grafia em "statelees" [linha 17]. O correto seria "stateless".
- Há erro de grafia em "muitotempo" [linha 18]. O correto seria "muito tempo".
- Há erro de grafia em "Por jum" [linha 18]. O correto seria "Por fim".
- Há erro de grafia em "Microjotuare 365" [linha 19]. O correto seria "Microsoft 365".
Erros de morfossintaxe:
- Houve erro de regência e seleção vocabular no trecho "faz. se necessário conceitual os modelos" [linha 1]. O mais adequado seria "faz-se necessário conceituar os modelos".
- Houve erro de pontuação no trecho "recursos distribuídos na nuvem, O Saas" [linha 4]. O mais adequado seria "recursos distribuídos na nuvem, o SaaS".
- Houve erro de pontuação no trecho "locais , já o modelo" [linha 7]. O mais adequado seria "locais, já o modelo".
- Houve erro de concordância e construção no trecho "I aas proporciona toda a infraestrutura para aplicações próprias, quanto de terceiros" [linha 7-8]. O mais adequado seria "IaaS proporciona infraestrutura para aplicações próprias e de terceiros".
- Houve erro de coesão no trecho "refere-se a toda base de softwares e recursos para se hospedar a suíte" [linha 9-10]. O mais adequado seria "refere-se à infraestrutura subjacente, gerenciada pela Microsoft".
- Houve erro de crase no trecho "acessos asplataformas" [linha 14]. O mais adequado seria "acessos às plataformas".
- Houve erro de pontuação no trecho "devem serili lizados validação de multi-fator" [linha 15-16]. O mais adequado seria "devem ser utilizados: validação de multifator".
- Houve erro de regência no trecho "para acesso criticar a identidade do usuário" [linha 16]. O mais adequado seria "para validar a identidade do usuário".
- Houve erro de estrutura no trecho "sessões statelees que não guardem por muitotempo o estado" [linha 17-18]. O mais adequado seria "sessões stateless que não mantenham por muito tempo o estado".
Nota final: 72.63%
Trata-se de um parecer consultivo sobre o processo licitatório para a aquisição de equipamentos do tipo servidor, estimados em R$ 500 mil e enquadrados como bens comuns. Nesse contexto, observaram-se irregularidades na contratação e entendimentos equivocados entre os órgãos sobre a aquisição em questão.
Preliminarmente, a composição da equipe de planejamento foi realizada de maneira divergente das especificações normativas. Segundo a IN nº 94/2022, a equipe de planejamento deve ser composta pelo integrante requisitante, pelo integrante técnico e pelo integrante administrativo. Salienta-se, ainda, que estes devem ser indicados pelas respectivas áreas, e a equipe de planejamento deve ser adequadamente estruturada pela área administrativa. Diante disso, a composição da equipe de planejamento, com apenas três servidores da área de TI, encontra-se inconsistente.
Por outro lado, tanto a área técnica quanto a área administrativa estão equivocadas quanto à definição de qual legislação deve nortear o processo de contratação. Segundo a doutrina, a IN nº 94/2024 tem foco no planejamento das contratações de TI, instruindo a composição da equipe de planejamento, a equipe de contratação e o estudo técnico preliminar, entre outros itens. A Lei nº 14.133/2021, por sua vez, é mais abrangente, ocupando-se dos procedimentos das contratações como um todo. Nesse sentido, tanto a instrução normativa quanto a lei de licitações devem ser observadas e seguidas em conjunto, pois são complementares.
Em seguida, evidencia-se que não há fundamento legal para a dispensa da licitação. Conforme a Lei nº 14.133/2021, as contratações de bens e serviços comuns até R$ 100 mil podem ser dispensadas. Na situação em questão, o valor apresentado ultrapassa o permitido. De outra forma, para as contratações de itens comuns, ambas as legislações orientam a utilização da modalidade pregão, optando pelo me…por preço ou maior desconto. Dessa maneira, a alegação da área administrativa encontra-se condizente com o ordenamento, demonstrando a impossibilidade de se utilizar a dispensa de contratações para se adquirir os servidores.
Por fim, o convite das três empresas, pela área de TI, para elaborarem uma proposta orçamentária, também encontra-se irregular. De início, esse procedimento deve ser utilizado em situações excepcionais e devidamente justificadas para não frustrar o aspecto concorrencial do certame, nem o tratamento isonômico dos concorrentes. Todavia, para completar o processo de planejamento, deve ser efetuada uma pesquisa de preços, esta sob a responsabilidade conjunta da área técnica e da área administrativa. Nesse aspecto, devem ser observados se os preços estão condizentes com os praticados no mercado, com as contratações similares efetuadas em outros órgãos para o mesmo objeto, além da tempestividade da apresentação das propostas, prazo não superior a seis meses que antecedem o edital.
Diante do exposto, recomenda-se treinar e conscientizar as equipes sobre os detalhes referentes a contratações, para assegurar eficiência e regularidade dos processos.”
Tópico 2.1 (Composição da equipe): Nota: 50% — O aluno reconheceu a composição incorreta (três servidores de TI) e listou corretamente os três integrantes (requisitante, técnico e administrativo). Faltou definir cada integrante conforme a IN SGD/ME nº 94/2022 e citar a base normativa específica (art. 2º, IV).
Tópico 2.2 (Instituição da equipe): Nota: 33% — Indicou que a equipe deve ser instituída pela área administrativa e que os integrantes são indicados por suas áreas. Faltou descrever o fluxo completo do art. 10 da IN nº 94/2022 (DFD pela área requisitante; avaliação pela TIC e indicação do técnico; indicação do administrativo e decisão de prosseguimento; publicação do ato; ciência prévia dos integrantes).
Tópico 2.3 (Norma aplicável e fases): Nota: 33% — Acertou que IN nº 94/2022 e Lei nº 14.133/2021 devem ser aplicadas em conjunto. Não citou, integralmente, as fases do processo de TIC (planejamento da contratação; seleção do fornecedor; gestão do contrato – art. 8º da IN 94/2022) e houve referência incorreta a “IN nº 94/2024”.
Tópico 2.4 (Dispensa e modalidade): Nota: 50% — Afirmou corretamente que não cabe dispensa e indicou o pregão. Fundamentação insuficiente/correção parcial: errou o limite do art. 75 da Lei 14.133/2021 (para compras em geral é R$ 50 mil, não R$ 100 mil) e não citou o art. 25, parágrafo único, da IN 94/2022 sobre obrigatoriedade do pregão para bens/serviços comuns.
Tópico 2.5 (Pesquisa de preços e pesquisa direta): Nota: 75% — Acertou a responsabilidade: integrante técnico com apoio do administrativo. Mencionou a necessidade de observar preços de mercado/semelhantes e a antiguidade (até 6 meses). Faltou explicitar os requisitos da pesquisa direta do art. 23, §1º, IV, da Lei 14.133/2021 (mínimo de três fornecedores, solicitação formal e justificativa da escolha) e a ressalva do §1º do art. 20 da IN 94/2022 (uso exclusivo de propostas de fornecedores apenas mediante justificativa quando indisponíveis preços públicos).
Erros de grafia: Grafia: Há erro de grafia em "IN nº 94/2024" [linha 5]. O correto seria "IN nº 94/2022".
Grafia: Há erro de grafia em "me…por" [linha 7]. O correto seria "menor".
Erros de morfossintaxe: Morfossintaxe: Houve erro de concordância/estrutura no trecho "Nesse aspecto, devem ser observados se os preços estão..." [linha 9]. O mais adequado seria "Nesse aspecto, deve-se observar se os preços estão...".
Morfossintaxe: Houve erro de regência no trecho "referentes a contratações" [linha 11]. O mais adequado seria "referentes às contratações".
Nota final: 48%
Preliminarmente, faz. se necessário conceitual os modelos de
serviços na nuvem: Software as a service (Saas), Infraestrutura as a
service (Iaas) e Plataforma as a service. De acordo com os preceitos de
recursos distribuídos na nuvem, O Saas é o modelo que proporciona a
utilização de aplicativos de terceiros, como o Word, Excel, teams
etc, na nuvem, isto é, não há necessidade de instalá-los nos com-
putadores locais , Já o modelo I aas proporciona toda a infraestrutura
para aplicações próprias, quanto de terceiros, no contexto da Micropat
365, refere-se a toda base de softwares e recursos para se hospedar
a suite. Quanto ao modelo ParaS, consiste em prover toda a platafor
ma para desenvolvimento de softwares, como Azure da Microsoft.
Ademais, nesses modelos de serviços deve-se ter um cuidado
especial com a implementação da gestão de identidade e acessos
asplataformas. Nesse cenário, com o intuito de mitigar riscos e ge.
renciar com eficiência os acessos aos ativos da entidade, devem. se uti-
lizados validação de multi-fator para acesso criticar a identidade do
usuário, criptografia nas rend credenciais e sessões stateleis que
não guardem por muitotempo o estado da conexão. Por jim, no am-
biente do pacote Microjotuare 365, toda a estrutura do AD da organi-
zação deve ser compatível para se utilizar eses aplicativos na nuvem.
Quesito 2.1: Nota: 0% — A redação não abordou a composição da equipe de planejamento da contratação nem reconheceu o equívoco de indicar três integrantes da área de TIC, contrariando o inciso IV do art. 2.º da IN SGD/ME n.º 94/2022.
Quesito 2.2: Nota: 0% — A redação não explicou que a equipe deve ser instituída pela autoridade competente da área administrativa nem descreveu o processo de instituição previsto no art. 10 da IN SGD/ME n.º 94/2022.
Quesito 2.3: Nota: 0% — A redação não tratou da relação entre a IN n.º 94/2022 e a Lei n.º 14.133/2021, tampouco citou as fases das contratações de TIC previstas no art. 8.º da IN n.º 94/2022.
Quesito 2.4: Nota: 0% — A redação não respondeu sobre a possibilidade de dispensa de licitação nem indicou a modalidade correta (pregão) e sua fundamentação (parágrafo único do art. 25 da IN n.º 94/2022).
Quesito 2.5: Nota: 0% — A redação não indicou os responsáveis pela pesquisa de preços (integrante técnico com apoio do integrante administrativo) nem as especificidades da pesquisa direta (mínimo de três fornecedores, justificativa da escolha e prazos), conforme IN n.º 94/2022 e Lei n.º 14.133/2021.
Erros de grafia:
Grafia: Há erro de grafia em "faz. se" [linha 1]. O correto seria "faz-se".
Grafia: Há erro de grafia em "Saas" [linha 2]. O correto seria "SaaS".
Grafia: Há erro de grafia em "Iaas" [linha 2-3]. O correto seria "IaaS".
Grafia: Há erro de grafia em "O Saas" [linha 4]. O correto seria "O SaaS".
Grafia: Há erro de grafia em "teams" [linha 5]. O correto seria "Teams".
Grafia: Há erro de grafia em "etc," [linha 6]. O correto seria "etc.".
Grafia: Há erro de grafia em "I aas" [linha 7]. O correto seria "IaaS".
Grafia: Há erro de grafia em "Micropat" [linha 8]. O correto seria "Microsoft".
Grafia: Há erro de grafia em "suite" [linha 10]. O correto seria "suíte".
Grafia: Há erro de grafia em "ParaS" [linha 10]. O correto seria "PaaS".
Grafia: Há erro de grafia em "platafor ma" [linha 10-11]. O correto seria "plataforma".
Grafia: Há erro de grafia em "asplataformas" [linha 14]. O correto seria "às plataformas".
Grafia: Há erro de grafia em "ge." [linha 15]. O correto seria "ge-".
Grafia: Há erro de grafia em "devem. se" [linha 15]. O correto seria "devem-se".
Grafia: Há erro de grafia em "rend" [linha 17]. O correto seria "das".
Grafia: Há erro de grafia em "stateleis" [linha 17]. O correto seria "stateless" ou "sem estado".
Grafia: Há erro de grafia em "muitotempo" [linha 18]. O correto seria "muito tempo".
Grafia: Há erro de grafia em "Por jim" [linha 18]. O correto seria "Por fim".
Grafia: Há erro de grafia em "Microjotuare" [linha 19]. O correto seria "Microsoft".
Grafia: Há erro de grafia em "eses" [linha 20]. O correto seria "esses".
Erros de morfossintaxe:
Morfossintaxe: Houve erro de regência e construção no trecho "faz. se necessário conceitual os modelos de" [linha 1]. O mais adequado seria "faz-se necessário conceituar os modelos de".
Morfossintaxe: Houve erro de maiúscula após vírgula no trecho "..., O Saas é o modelo..." [linha 4]. O mais adequado seria "..., o SaaS é o modelo...".
Morfossintaxe: Houve erro de paralelismo e coordenação no trecho "para aplicações próprias, quanto de terceiros" [linha 7-8]. O mais adequado seria "para aplicações próprias, bem como as de terceiros".
Morfossintaxe: Houve erro de pontuação no trecho "locais , Já o modelo" [linha 7]. O mais adequado seria "locais. Já o modelo".
Morfossintaxe: Houve erro de crase e segmentação no trecho "acessos asplataformas" [linha 14]. O mais adequado seria "acessos às plataformas".
Morfossintaxe: Houve erro de colocação e verbo auxiliar no trecho "devem. se uti- lizados validação de multi-fator" [linha 15-16]. O mais adequado seria "devem ser utilizados mecanismos de validação multifator".
Morfossintaxe: Houve erro de regência verbal no trecho "para acesso criticar a identidade do usuário" [linha 16]. O mais adequado seria "para validar a identidade do usuário".
Morfossintaxe: Houve erro de preposição no trecho "criptografia nas rend credenciais" [linha 17]. O mais adequado seria "criptografia nas credenciais".
Morfossintaxe: Houve erro de concordância e tempo verbal no trecho "não guardem por muito tempo o estado da conexão" [linha 18]. O mais adequado seria "não guarde por muito tempo o estado da conexão" (concordando com "sessão").
Morfossintaxe: Houve erro de regência no trecho "compatível para se utilizar esses aplicativos" [linha 20]. O mais adequado seria "compatível com a utilização desses aplicativos".
Nota final: 0%
Tipos de controle e sistema de controle interno
O controle na administração pública é de suma importância para
a eficiência, eficácia, economicidade das ações governamentais, assim
como para verificar se a execução está em conformidade com as leis.
De acordo com a CF/88, temos os seguintes tipos de controle no Poder
Público, sendo eles: o Parlamentar, que cabe suitar atos que exorbitem
o poder regulamentar do poder executivo, convocar ministros para escla-
recimentos de fatos de interesse público, sabatinar indicações para ocupação
de cargos na administração indireta; em sequência, o Ju-
dicial, que possui a prerrogativa do poder decisório final, sistema uno
de jurisdição, em que provocado pode anular atos eivados de vicíos insa-
náveis; e por fim, o Administrativo, que possui o poder de autotutela, em
que anula atos ilegais próprios ou revogá-os de acordo com o mérito.
Somado a isto, todos os poderes (Legislativo, Judiciário e Execu-
tivo), segundo a CF/88, são legitimados a exercer o controle interno de
forma integrada. Entre as finalidades constitucionais : o controle do
Orçamento da União, o acompanhamento da gestão operacional
financeira e patrimonial dos recursos públicos em termos da efici-
ência e eficácia, de reportar denúncias de irregularidades sob pena
de responsabilidade além de apoiar o controle externo em suas ações e
também no controle de garantías e contra garantias da União.
Tópico 1: Nota: 100% — Abordou corretamente os três controles: parlamentar (exemplificou sustação de atos regulamentares, convocações e sabatinas), judicial (controle de legalidade/constitucionalidade com poder decisório final e anulação de atos viciados) e administrativo (autotutela: anulação de atos ilegais e revogação por mérito), em conformidade com o padrão.
Tópico 2: Nota: 50% — Mencionou corretamente: (IV) apoio ao controle externo; (II) avaliação de resultados quanto à eficiência e eficácia da gestão financeira e patrimonial (faltou “comprovar a legalidade” e menção às entidades privadas). Parcialmente tratou de (III) ao citar garantias/contragarantias (faltaram operações de crédito, avais e direitos/haveres) e de (I) ao mencionar apenas o orçamento (faltaram metas do PPA e execução dos programas de governo). Assim, discorreu corretamente sobre 2 das 4 finalidades.
Erros de grafia: Há erro de grafia em "suitar" [linha 6]. O correto seria "sustar". Há erro de grafia em "vicíos" [linha 11]. O correto seria "vícios". Há erro de grafia em "revogá-os" [linha 13]. O correto seria "revogá-los". Há erro de grafia em "garantías" [linha 21]. O correto seria "garantias". Há erro de grafia em "contra garantias" [linha 21]. O correto seria "contragarantias".
Erros de morfossintaxe: Houve erro de pontuação no trecho "Entre as finalidades constitucionais :" [linha 16]. O mais adequado seria "Entre as finalidades constitucionais:". Houve erro de pontuação no trecho "gestão operacional financeira e patrimonial" [linha 17]. O mais adequado seria "gestão operacional, financeira e patrimonial". Houve erro de pontuação no trecho "em que provocado pode anular" [linha 11]. O mais adequado seria "em que, provocado, pode anular".
Nota final: 76,3%

