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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87851
Data de envio:
17/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre a gestão do orçamento público, é possível perceber a importância das técnicas de planejamento adotadas pelo Governo para garantir que os serviços públicos oferecidos atendam as demandas da sociedade. Nesse sentido, é importante entender a evolução do orçamento ao longo da administração pública considerando os orçamentos clássico ou tradicional, base-zero e orçamento-programa.

Preliminarmente, é importante conceituar o orçamento clássico ou tradicional. Segundo a doutrina, esse modelo era uma ferramenta de controle da legalidade e honestidade do gestor público com ênfase no objeto do gasto e nos aspectos contábeis. Entretanto, havia uma desvinculação entre o planejamento e o orçamento tornando-o ineficiente.

Em contraposição a esse modelo de orçamento, surgiu na década de 70, o orçamento base-zero com o objetivo de romper com o passado. Conforme explica a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a ênfase passa a ser na eficiência na alocação dos recursos afim de combater o aumento dos gastos públicos e evitar a perpetuação de erros históricos. Todavia, no orçamento base-zero não há direito adquirido, ou seja, todo ano há um novo orçamento partindo do zero, tornando a sua elaboração difícil, trabalhosa, lenta e cara.

Já, o orçamento-programa, técnica adotada atualmente no Brasil, surgiu para integrar o planejamento e o orçamento por meio dos programas de Governo. Ainda de acordo com o ENAP, o referido orçamento tornou-se um instrumento de operacionalização das ações da Administração Pública Federal para viabilizar seus projetos e atividades em consonância com os planos e diretrizes estabelecidos. Portanto, essa ferramenta expressa os programas do Governo com a quantificação e gerência de objetivos, a fixação de metas, as relações entre insumos/inputs e produtos/outputs, o acompanhamento físico-financeiro e a avaliação contínua a partir de indicadores de desempenho. O orçamento-programa representa uma evolução na gestão pública, priorizando a entrega de resultados e a efetividade das políticas públicas.

Desse modo, ao longo da história da Administração Pública Federal, percebe-se a busca contínua por soluções que aprimorem o planejamento, tragam resultados efetivos e promovam a excelência na gestão dos recursos públicos. Ademais, fica clara a importância das técnicas utilizadas para a gestão e planejamento do orçamento público pelo Governo para garantir maior efetividade no oferecimento de serviços públicos adequados, favorecer a transparência no acompanhamento das prioridades da Administração Pública e atender as demandas da sociedade de forma estratégica e completa.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: o orçamento clássico ou tradicional.

O aluno abordou o conceito do orçamento clássico ou tradicional, mencionando a ênfase no objeto do gasto e nos aspectos contábeis, bem como a desvinculação entre o planejamento e o orçamento. No entanto, não foram mencionadas explicitamente as características e desvantagens conforme o padrão de resposta, como a rigidez e a ênfase no curto prazo. A resposta carece de exemplos e fundamentação mais aprofundada. Nota: 50%.

Tópico 2: o orçamento base-zero.

O aluno explicou o conceito do orçamento base-zero e mencionou sua finalidade de romper com o passado e a eficiência na alocação dos recursos. Também foram citadas as desvantagens, como a dificuldade de elaboração, sendo trabalhosa, lenta e cara. A resposta foi bem estruturada, mas poderia ter explorado mais exemplos práticos para ilustrar a aplicação do orçamento base-zero. Nota: 75%.

Tópico 3: o orçamento-programa.

O aluno discutiu o orçamento-programa de maneira adequada, destacando sua integração com o planejamento e a operacionalização das ações do governo. Foram mencionados os elementos de quantificação e gerência de objetivos, fixação de metas, e a avaliação contínua a partir de indicadores de desempenho. A resposta foi clara e fundamentada, mas faltou abordar as vantagens e desafios na implementação do orçamento-programa, conforme solicitado no padrão de resposta. Nota: 75%.

Uso do idioma:

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno. O texto apresenta uma estrutura adequada com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo coerência e coesão ao longo do texto. Nota: 100%.

Nota total: 75%

Correção ID 87852
Data de envio:
17/03/2024
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Seu texto:

Atualmente, o planejamento estratégico é peça chave para a gestão de empresas. Sejam empresas públicas ou privadas, a utilização de ferramentas de gestão na etapa de planejamento, além de prevenir problemas futuros, é essencial para a manutenção de competitividade das organizações.
A etapa de planejamento estratégico é realizada pela alta cúpula da direção da empresa e consiste em um processo de análise, criação e estudo de alternativas até chegar a tomada de decisão. As decisões precisam alinhar os propósitos, projetos, pessoas e programa político (quando for o caso) à gestão estratégica da organização. O produto deste processo é um plano em que é documentada a missão, visão e valores da organização. O planejamento também elabora os objetivos que a organização deseja atingir, as ações a serem tomadas, e os indicadores para medir o nível de atingimento efetuado por tais ações.
Durante o planejamenot estratégico, algumas ferramentas são úteis para a definição do ambiente empresarial, como por exemplo, a matriz S.W.O.T. Ela analise o ambiente interno, as forças e fraquezas que estão sob o controle da organização e podem ser alteradas por ela, e também auxília na avaliação do ambiente externo a empresa, ou seja, as ameaças e oportunidades, fatores que muitas vezes fogem ao controle e a previsão da empresa.
Outra ferramente amplamente difundida é o Balanced Scorecard(BSC),ela propõe uma visão holística do esforço da organização por meio de várias perspectivas, as quais: a financeira (o que os acionistas esperam), a do usuário (expectativas do cliente), interna (avalia os processos internos) e de aprendizado e inovação (como a organização pode melhorar e criar mais valor). Assim, o BSC interrelaciona perspectivas financeiras a diversas outras medidas, buscando refletir a estratégia da organização em diversos níveis.
A partir desta análise é possível constatar que o planejamento estratégico é a etapa mais importante da gestão estratégica, pois é onde os rumos empresariais são definidos, impactando diretamente na competitividade da organização. A utilização de ferramentas como o BSC e a matriz S.W.O.T, auxiliam na tradução dos referenciais estratégicos em termos operacionais.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Planejamento estratégico: definição e fases

O aluno apresentou uma definição de planejamento estratégico, mencionando que é um processo de análise, criação e estudo de alternativas até a tomada de decisão. Também descreveu as fases do planejamento estratégico de maneira implícita, citando a documentação da missão, visão e valores, a elaboração de objetivos, ações e indicadores. No entanto, não detalhou explicitamente todas as fases conforme o padrão de resposta, faltando clareza e especificidade. Portanto, a nota atribuída é Conceito 2 (50 pontos).

Tópico 2: Matriz SWOT: conceito e componentes

O aluno abordou o conceito da matriz SWOT e identificou corretamente seus componentes, mencionando as forças e fraquezas internas e as ameaças e oportunidades externas. A explicação foi adequada e alinhada ao padrão de resposta, embora pudesse ser mais detalhada. A nota atribuída é Conceito 3 (75 pontos).

Tópico 3: Modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características

O aluno descreveu o BSC, mencionando suas perspectivas e a interrelação entre medidas financeiras e outras medidas. A finalidade e as características do BSC foram abordadas, mas a explicação poderia ser mais aprofundada e alinhada com o padrão de resposta, que exige uma fundamentação completa. A nota atribuída é Conceito 2 (50 pontos).

Uso do idioma

O texto do aluno apresenta boa proficiência no uso do idioma, com uma estrutura textual que inclui introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há erro de grafia em "planejamenot" onde o correto seria "planejamento". Também há erro de concordância no trecho "Ela analise o ambiente interno", onde o correto seria "Ela analisa o ambiente interno". A nota atribuída é 75 pontos.

Nota final

62,5%

Correção ID 87853
Data de envio:
17/03/2024
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Seu texto:

A auditoria no setor público, também conhecida como auditoria governamental é realizada como parte do controle interno, dentro das organizações, ou como controle externo, de uma organização sobre outra. Três dos tipos de auditoria são a operacional, a financeira e a de comformidade.
A auditoria operacional busca verificar a eficiência, eficácia e economicidade. Já a auditoria financeira verifica as informações financeiras e a adequação dos relatórios e demonstrativos financeiros. Por ultimo, a auditoria de conformidade verifica o atendimento aos requisitos presentes em leis, regulamentos, acordos, politicas e normas de condutas.
As três linhas de defesa são inicialmente a pessoa que está realizando a operação, que poderá realizar a operação em total atendimento às regras. Assim, o processo poderá ser corrigido já no início da operação, sendo realizado previamente ou concomitantemente à realização do ato.
A segunda linha são os controles internos que inclui a auditoria interna verificando a sua efetividade. Neste ponto, poderão ser aplicados controles de alçadas, necessidade de pareceres e decisões conjuntas. Pode ser aplicado previamente, concomitantemente ou posteriormente à realização do ato, e poderá reduzir e corrigir as consequências advindas.
Por último, há o controle externo, onde será aplicada a auditoria governamental. Dessa forma, poderá ser garantido o atendimento às regras legais. Neste fase, poderão ser aplicadas as auditorias operacionais, financeiras e de conformidade, individualmente ou conjuntamente. Em regra, é realizado posteriormente ao ato, mas também poderá ser concomitante.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno discorreu sobre os três principais tipos de auditoria do setor público, mencionando a auditoria operacional, financeira e de conformidade, e descrevendo brevemente o foco de cada uma. No entanto, a resposta carece de detalhamento e profundidade na descrição de cada tipo de auditoria conforme o padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída é de 65% da pontuação total para este tópico.

Tópico 2: A redação do aluno falha em apresentar claramente a composição de cada uma das três linhas de defesa. A resposta é vaga e não segue a estrutura detalhada exigida pelo padrão de resposta, que requer a identificação específica dos componentes de cada linha. A nota atribuída é de 30% da pontuação total para este tópico.

Tópico 3: O aluno descreveu de maneira genérica o objetivo das três linhas de defesa, mas não com a clareza e suficiência exigidas pelo padrão de resposta. A resposta não distingue claramente as funções e objetivos específicos de cada linha de defesa. A nota atribuída é de 40% da pontuação total para este tópico.

Abordagem geral: A redação do aluno aborda todos os tópicos solicitados, mas com falta de detalhamento e precisão. A nota atribuída é de 50% da pontuação total para a abordagem geral.

Há erro de grafia em "comformidade". O correto seria "conformidade".

Nota total: 45%

Correção ID 87854
Data de envio:
17/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A responsabilidade na gestão fiscal é estabelecida por princípios orçamentários que orientam a interpretação e aplicação das regras financeiras do Estado. Também a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe importantes regramentos para esta gestão de forma responsável e que não comprometa o funcionamento governamental.
Como exemplos dos princípios estabelecidos nessa lei, temos o princípio da transparência. De acordo com este, não deverá ser apenas dada publicidade à gestão, mas também instrumentalizada a participação popular nas elaborações dos orçamentos e no controle social. Outra regra é a que exige a apresentação do orçamento bruto. Assim, os valores de receitas e despesas não deverão ser apresentados líquidos, devendo-se separar valores brutos e suas deduções. Por fim, também há a vedação ao estorno, de forma que o Poder Executivo deverá executar o que foi autorizado, sem transferências sem autorização legislativa.
O projeto de lei anual, após sua aprovação poderá sofrer emendas, desde que estas sejam compatíveis com as demais leis orçamentárias: plano plurianual e lei de diretrizes orçamentárias. Estas propostas de alteração também deverão ser apresentadas pelo chefe do executivo, e se dará na forma de créditos adicionais: suplementares, especiais ou extraordinários. Neste últimos, a alteração poderá ser realizada por medida provisória, desde que dada conhecimento imediatamente ao Legislativo.
Bimestralmente, o Poder executivo irá verificar a realização das receitas de acordo com o previsto, de forma que, caso a arrecadação esteja sendo menor que a prevista, e que possa haver comprovametimento ao cumprimento das metas do anexo de metas fiscais da lei de diretrizes orçamentárias, deverão ser adotados comportamentos preventivos e reativos.
Deverão ser limitados os empenhos por atos emitidos pelos poderes e ministério público. Essa verificação irá constar no relatório resumido de execução orçamentária, publicado 30 dias após o encerramento do bimestre.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Abordagem Geral: 1,25/1,25 pontos

O aluno apresentou uma abordagem geral coerente com o tema proposto, introduzindo a discussão sobre os princípios orçamentários e a gestão fiscal responsável.

Tópico 1: 3,17/9,50 pontos

O aluno mencionou o princípio da transparência, que está correto e alinhado ao padrão de resposta. No entanto, o princípio da apresentação do orçamento bruto e a vedação ao estorno não são princípios orçamentários reconhecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e não correspondem ao esperado na resposta. A menção ao princípio do planejamento e ao princípio do equilíbrio nas contas públicas, que são centrais para a LRF, foi omitida. Logo, a pontuação é parcialmente concedida pela menção correta ao princípio da transparência.

Tópico 2: 3,17/9,50 pontos

O aluno mencionou a compatibilidade das emendas com o plano plurianual e a lei de diretrizes orçamentárias, o que está correto e alinhado ao Inciso I do Art. 166 da Constituição Federal. Contudo, as informações sobre a apresentação das emendas pelo chefe do executivo e a forma de créditos adicionais não correspondem às condições específicas para a aprovação de emendas ao projeto de lei do orçamento anual. Além disso, a menção à medida provisória não se enquadra nas condições previstas para aprovação de emendas. Portanto, a pontuação é parcialmente concedida pela menção correta ao Inciso I.

Tópico 3: 6,33/9,50 pontos

O aluno mencionou corretamente que o Poder Executivo deve verificar a realização das receitas e que, em caso de arrecadação menor que a prevista, devem ser adotadas medidas preventivas e reativas. A limitação de empenho por atos dos poderes e do Ministério Público também foi mencionada, assim como a publicação no relatório resumido de execução orçamentária. No entanto, o aluno não especificou o prazo de 30 dias subsequentes para a limitação de empenho e movimentação financeira, nem mencionou as exceções ao empenho. A menção ao relatório resumido de execução orçamentária não é uma das condições previstas no art. 9º da LRF. Portanto, a pontuação é parcialmente concedida pela menção correta a alguns dos elementos requeridos.

Nota Total: 12,75/25,00 pontos

51%

Há erro de grafia em "comprovametimento". O correto seria "comprometimento".

Houve erro de pontuação no trecho "Também a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe importantes regramentos". O mais adequado seria "Também, a Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe importantes regramentos".

Correção ID 87855
Data de envio:
16/03/2024
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Seu texto:

A problemática do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho não é novo, mas vem se tornando tema de debates e tratativas de soluções nos últimos anos. Já foram realizadas campanhas com objetivo de disseminar informações sobre o assédio, objetivando a identificação dos seus autores e das condutas e a eliminação ou ao menos sua diminuição no ambiente laboral.
A conduta de assédio moral, é uma forma de depreciação do empregado na organização, de modo a afetar a sua auto-imagem e auto-estima. Extrapolando assim, o modo de tratamento respeitoso e cordial que se espera e partindo para adoção de condutas caracterizadas de forma a denegrir, minorar ou mesmo humilhar o outro (a). Referida conduta, leva o trabalhador a se sujeitar a um ambiente laboral sujeito a desânimo, medo, incertezas e ao um péssimo ambiente de trabalho.
Esse assédio se caracteriza pelo modo ofensivo e pela conduta reiterada do profissional na organização, que age em relação a outro colega, seja ele superior, subordinado ou sem relação hierárquica; não sendo assim necessária subordinação para configurar a conduta, que ocorre de forma rotineira, com ofensas, tratamentos desrespeitosos, degradantes, humilhantes ou vexatórios, de modo a afetar a imagem do colega perante os demais ou mesmo a afetar diretamente a personalidade e sua auto-imagem através de tais atitudes agressivas.
Sendo notório que a conduta de assédio leva a um grande impacto na organização, seja a longo, médio ou curto prazo, pode-se afirmar que o ambiente laboral repercute com sinais que indicam algo de errado nos procedimentos e na rotina de trabalho. Advindo então, redução de produtividade, ambiente hostil e inseguro, levando a estados de desconfianças, incertezas e deixando como um local não agradável nem propício para que trabalhadores desenvolvam seu potencial de forma saudável. Já para as vítimas de tais condutas, restam resultados insatisfatórios, absenteísmo, falta de motivação, sujeitos a desenvolver quadros de depressão, de ansiedade, de pânico, dentre outros transtornos pssicossomáticos. Levando por fim, aos afastamentos e desligamentos da organização.
A problemática relatada, deve ser tratada com seriedade pela organização que preza pelo zelo nas suas rotinas laborais. Corroborando na tentativa de viabilizar soluções, a CIPA que atualmente também abrange o combate ao assédio na sua atuação, bem como a legislação já versa sobre sanções e formas de punição a quem comete tais condutas, a organização também deve adotar medidas que consigam eliminar ou ao menos diminuir os casos de assédios. De modo que Programas de Prevenção de Riscos Psicológicos e de Avaliação Psicológica são fundamentais para que sejam identificados, por meio de diagnósticos e avaliações profissionais que estão expostos a tais assédios, visto que tais condutas muitas vezes não são denunciados ou mesmos ficam em anonimatos devido a medos, represálias, ao receio de agravamento da conduta que por vezes tem sido até mesmo como assédio institucional praticado como rotina dentro da cultura organizacional entre os colaboradores. Identificados e ainda sujeitos a receber tratamentos específicos de tentativas de resolução, bem como de combate a tais condutas, são essenciais dentro desses programas que podem ser implementados contribuindo até mesmo para que a vítima seja assistida e tenha atendimentos que reduzam ao máximo os possíveis danos advindos do assédio moral e sexual.
Por fim, é necessário uma atuação ampla da organização com o fim de combater as condutas de assédio que prejudicam sobremaneira a empresa e os empregados. Para tanto adotando mecanismos de denúncia, “compliance”, divulgação de informação sobre condutas caracterizadoras de assédio moral e sexual, implantação de programas de avaliação psicológica e de prevenção ao assédio e mecanismos efetivos de apuração e sanção dessas condutas devassadoras das organizações.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

Tópico 1: Conceito e consequências do assédio moral para o trabalhador

O aluno apresentou um entendimento adequado do conceito de assédio moral, mencionando a depreciação do empregado e o impacto na autoimagem e autoestima. Além disso, abordou as consequências para o trabalhador, como desânimo, medo e um ambiente de trabalho negativo. No entanto, a resposta poderia ser mais direta e alinhada com os termos do padrão de resposta, como a menção explícita de violência psicológica extrema e relações desumanas sem ética. Ainda assim, o aluno conseguiu abordar três das abordagens esperadas, embora de forma menos estruturada.

Nota para o Tópico 1: 70%

Tópico 2: Critérios para a caracterização do assédio moral

O aluno mencionou o caráter ofensivo e reiterado do assédio moral, bem como a não necessidade de uma relação de subordinação, o que está alinhado com a resposta esperada. Contudo, faltou a menção de outros critérios importantes como o caráter processual, a duração e a intencionalidade. A resposta foi parcialmente completa, abordando dois dos critérios esperados.

Nota para o Tópico 2: 50%

Tópico 3: Impactos institucionais decorrentes do assédio moral

O aluno discorreu sobre os impactos institucionais do assédio moral, mencionando a redução de produtividade, o ambiente hostil e inseguro, e o absenteísmo. No entanto, a resposta poderia ser mais específica em relação aos impactos na imagem institucional e no risco de acidentes de trabalho. A resposta abordou mais de duas consequências, mas faltou detalhamento.

Nota para o Tópico 3: 60%

Tópico 4: Efeitos positivos de programas de prevenção e avaliação psicológica

O aluno mencionou a importância dos Programas de Prevenção de Riscos Psicológicos e de Avaliação Psicológica, destacando a identificação e tratamento de indivíduos expostos ao assédio. A resposta está alinhada com a resposta esperada, abordando os três aspectos principais dos programas. No entanto, a resposta poderia ser mais direta e estruturada conforme o padrão de resposta.

Nota para o Tópico 4: 80%

Uso do idioma:

A redação apresenta uma boa proficiência no uso do idioma, com poucos erros. No entanto, há erro de grafia em "pssicossomáticos". O correto seria "psicossomáticos". Além disso, houve erro de pontuação no trecho "de modo a afetar a sua auto-imagem e auto-estima". O mais adequado seria "de modo a afetar sua autoimagem e autoestima", pois não é necessário o uso de hífen nesses termos. A resposta do aluno demonstra coerência e coesão, mas poderia melhorar na estruturação dos parágrafos e na clareza das ideias.

Nota para o uso do idioma: 80%

Nota total: 65%

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