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Uma das missões do BCB é assegurar que o sistema financeiro seja sólido e eficiente, e para isso, ele advém de recursos como a política monetária afim de garantir o cumprimento desse objetivo.
É necessário destacar, de início, que alguns comportamentos dos indivíduos podem ter grandes influências na maneira, com a qual, o BCB irá conduzir essas políticas. Preliminarmente, o comportamento de efeito manada que é a tendência de seguir outras pessoas em qualquer tipo de decisão, das pequenas do dia a dia, como comprar um sorvete que está todo mundo comprando, às maiores, como vender títulos públicos durante um período de alta volatilidade só porque muitas pessoas estão vendendo. Esse tipo de comportamento, tem impacto na política monetária, uma vez que, em um cenário onde ocorrem muitas vendas de títulos públicos, compromete-se a estabilidade da moeda, fazendo assim, portanto, que o BC precise intervir nesse mercado, como por exemplo, aumentando a taxa básica de juros afim de desestimular o consumo.
Conforme esse raciocínio, a aversão à perda é um comportamento que também levará o indivíduo a tomar algumas decisões, pode-se citar, portanto, o aumento da demanda por moeda estrangeira em um contexto no qual há a desvalorização do real. A aversão à perda é um comportamento muito comum quando tratado em um cenário de incertezas, os indivíduos com medo de perder o que já possuem, tomam decisões para se precaver. No que tange a desvalorização do real, os indivíduos podem perceber essa desvalorização como perda do poder de compra, sendo assim, para evitar essa perda, eles podem buscar proteger seu patrimônio convertendo parte de seus ativos para moeda estrangeira, que pode ser vista como mais estável ou segura em comparação com a moeda nacional em declínio. Notadamente, essa demanda por moeda estrangeira fará com que a taxa de câmbio se eleve, contribuindo assim para a desvalorização contínua do real. Como forma de controlar esse ciclo, o BCB poderá intervier através de política cambial, comprando reais e vendendo moeda estrangeira para tentar conter a desvalorização excessiva da moeda nacional. No entanto, se a aversão à perda continuar a aumentando a demanda por moeda estrangeira, o BC pode enfrentar dificuldades em manter a eficácia de suas intervenções.
Nesse contexto, no que tange os comportamentos dos indivíduos, a heurística de ancoragem tem um papel de grande relevância no comportamento do indivíduo, pois, se ancorar em algo é ter como base uma informação passada que afeta a decisão ou comportamento no momento presente, ou seja, históricos passados tendem a influenciar as decisões dos indivíduos, causando assim, a ancoragem. Ademais, diante de um período inflacionário e de incertezas os indivíduos tendem a se basear em cenários passados, que resulta, diretamente no comportamento do agente no presente. Esse comportamento, poderá fazer com que ele demande mais ou menos de moeda, por exemplo. Afim de diminuir e corrigir essas expectativas o BCB tem papel crucial, devendo assim, fornecer as informações necessárias para alinhar as expectativas do indivíduo e do cenário atual.
Portando, ao analisar os vieses comportamentais, o BCB poderá adotar ferramentas que visam mitigar o impacto desses comportamentos na política monetária. O BCB através dos seus canais oficiais, como: site, Intagram, Youtube – Live BC ou BC te explica – pode fornecer informações claras e objetivas sobre as expectativas futuras da economia, afim de influenciar as decisões dos agentes. Esse tipo de comunicação, já faz parte de uma das politicas monetárias não convencionais adotas pelo BCB. A credibilidade que o agente tem junto ao BCB é de extrema importância e alinhados poderá resulta em comportamentos mais previsíveis e seguros para uma política monetária eficaz.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Efeito Manada e Venda de Títulos Públicos [valor: 12,00 pontos]
O aluno abordou o efeito manada e suas implicações na política monetária do BCB de maneira adequada, identificando a tendência dos investidores de seguir a massa e as possíveis ações do BCB em resposta, como a elevação da taxa de juros. No entanto, a discussão sobre as consequências desse comportamento para a política monetária foi superficial e não abrangeu todos os aspectos relevantes, como a possível perda de confiança nas políticas do BCB. Nota: 75%
Tópico 2: Aversão à Perda e Demanda por Moeda Estrangeira [valor: 12,00 pontos]
O aluno explicou corretamente a aversão à perda e sua relação com o aumento na demanda por moeda estrangeira, mas a análise do impacto desse comportamento nas intervenções cambiais do BCB foi limitada. A resposta poderia ter explorado mais profundamente as consequências para a política cambial e as dificuldades que o BCB pode enfrentar. Nota: 75%
Tópico 3: Ancoragem e Expectativas Inflacionárias [valor: 12,00 pontos]
O aluno discutiu a ancoragem e seu papel nas expectativas inflacionárias, mencionando a influência de cenários passados nas decisões atuais. Entretanto, a importância da comunicação do BCB na gestão dessas expectativas foi apenas tangencialmente abordada, sem uma avaliação abrangente da sua eficácia. Nota: 70%
Tópico 4: Recomendações para o Banco Central do Brasil [valor: 11,50 pontos]
O aluno propôs estratégias para mitigar o impacto dos vieses comportamentais, focando na comunicação do BCB. A resposta, porém, não mencionou outras estratégias importantes como educação financeira, monitoramento e análise comportamental, e intervenções direcionadas. Nota: 60%
Há erro de grafia em "advém" [advém]. O correto seria "advém".
Há erro de concordância no trecho "ele advém de recursos". O mais adequado seria "ele dispõe de recursos".
Há erro de grafia em "Intagram" [Instagram]. O correto seria "Instagram".
Há erro de grafia em "afim de garantir" [a fim de garantir]. O correto seria "a fim de garantir".
Há erro de grafia em "afim de desestimular" [a fim de desestimular]. O correto seria "a fim de desestimular".
Há erro de grafia em "afim de diminuir" [a fim de diminuir]. O correto seria "a fim de diminuir".
Há erro de grafia em "afim de influenciar" [a fim de influenciar]. O correto seria "a fim de influenciar".
Há erro de pontuação no trecho "afim de garantir o cumprimento desse objetivo". O mais adequado seria "a fim de garantir o cumprimento desse objetivo,".
Nota Total: 70%
No contexto da globalização, a forma como o governo define sua atuação na economia diz muito sobre suas relações internacionais, impactando não apenas a dinâmica nacional. Numa economia aberta, os regimes cambiais, a balança comercial e o balanço de pagamentos desempenham papéis importantes no desenvolvimento econômico de um país, pois são esses instrumentos que vão indicar como uma nação lida com as flutuações monetárias e os desequilíbrios comerciais.
O regime cambial pode ser fixo, flutuante ou um intermediário entre os dois. No primeiro caso, o governo faz uma ancoragem forçada do câmbio da sua moeda em relação a uma moeda estrangeira, o que traz estabilidade à economia, porém pode acarretar em limitação da capacidade de resposta a choques econômicos. Com a valorização da moeda nacional em relação à estrangeira, o volume de importações pode aumentar, impactando na balança comercial e por isso, esse modelo exige um volume alto de reservas internacionais. Quando o país não tem esse volume de reservas internacionais, ele precisa ser financiado com a poupança estrangeira (do resto do mundo) para que sua balança de pagamentos fique equilibrada.
No regime cambial fixo, o desequilíbrio da balança comercial pode provocar uma dependência maior de financiamentos externos para cobrir o déficit. Nesse caso, o país precisaria recorrer a empréstimos internacionais, com pagamento de juros e podendo até mesmo, acarretar em classificação de risco mais elevada, o que impactaria numa pressão inflacionária sobre a moeda.
Em contrapartida, os países que optam por um câmbio flutuante, possui muito mais flexibilidade, pois permite que as taxas de câmbio se ajustem às forças do mercado. Portanto, se existe mais moeda estrangeira entrando no país, seja através de exportações ou de investimentos diretos ou em carteiras, que são as 3 mais relevantes transações impactadas pelo câmbio, a moeda nacional se valoriza. Porém, se ocorre o oposto, a moeda nacional tende a se desvalorizar.
Se nesse cenário, houver a desvalorização cambial, o que tornam as importações mais caras e que pode resultar num aumento de preço dos bens importados, contribuindo para uma elevação da inflação. Por outro lado, as exportações tendem a aumentar, pois os nossos produtos ficaram mais baratos para o mercado externo, o que provocaria um aumento de demanda.
Se houver valorização cambial, as importações tendem a aumentar, assim como as viagens internacionais, que podem provocar um desequilíbrio na balança comercial, que precisará ser financiada com as reservas internacionais ou pela poupança do resto do mundo.
É importante reconhecer, que na prática, é muito difícil ter uma abordagem única para todos os países. Portanto, o país pode escolher usar uma pouco dos 2 modelos para que consiga ter uma estabilidade da economia, permitindo que haja alguma flutuação, conforme entrada e saída de capital, mas intervindo quando as oscilações extrapolam um limite.
Em síntese, os regimes cambiais, a balança comercial e o balanço de pagamentos são peças de um complexo quebra-cabeça da economia global. Uma peça errada, pode bagunçar todo o jogo. Nesse mundo interligado, é crucial que os formuladores de políticas adotem abordagens flexíveis, com transparência e busquem equilibrar a balança de pagamentos, através de desenvolvimento e estabilidade econômica, combinadas com políticas fiscais e monetárias sólidas.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Regimes cambiais [13,75 pontos]
O aluno abordou de maneira adequada as características dos regimes cambiais fixo e flutuante, mencionando as consequências para a política monetária brasileira. No entanto, a menção aos regimes intermediários foi superficial e não houve uma explanação clara sobre o regime atualmente adotado no Brasil, que é o de câmbio flutuante gerenciado. A resposta careceu de detalhes sobre os regimes intermediários e não mencionou explicitamente o regime adotado pelo Brasil.
Nota atribuída: 50%
Tópico 2: Investimentos internacionais [10,00 pontos]
O aluno não desenvolveu adequadamente a relação entre a evolução da taxa de câmbio cambial e o fluxo de investimentos internacionais recebido pelo Brasil. A resposta tangenciou o tema, mas não explorou os impactos específicos da desvalorização e valorização cambial nos investimentos estrangeiros diretos e de portfólio, nem mencionou estratégias de hedge.
Nota atribuída: 30%
Tópico 3: Balança comercial [10,00 pontos]
A relação entre as variações cambiais e o comportamento da balança comercial brasileira foi parcialmente abordada. O aluno mencionou o impacto da desvalorização e valorização cambial nas importações e exportações, mas não discutiu a elasticidade da demanda ou a dependência de exportações e importações, que são aspectos relevantes para o entendimento completo do tópico.
Nota atribuída: 50%
Tópico 4: Balanço de Pagamentos e reservas internacionais [13,75 pontos]
O texto não abordou de forma clara a relação e as consequências sobre o balanço de pagamentos brasileiro de grandes emissões monetárias praticadas nos EUA e na Europa. A resposta não mencionou como essas políticas podem afetar o comércio exterior brasileiro, as reservas internacionais ou o balanço de pagamentos de maneira específica.
Nota atribuída: 20%
Apresentação e estrutura textual: [2,50 pontos]
A redação do aluno apresenta uma estrutura textual coerente e uma apresentação adequada. No entanto, a conclusão não amarra todos os pontos discutidos anteriormente, e a falta de desenvolvimento em alguns tópicos prejudica a qualidade geral do texto.
Nota atribuída: 70%
Nota Total
44%
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção.
Nos últimos anos, a tecnologia avançou rapidamente, promovendo uma revolução no sistema financeiro. O open baking e o pix emergiram como catalisadores dessas transformações, transformando a forma como as pessoas e as empresas interagem com os serviços bancários e realizam transações financeiras.
O Open Baking promove a abertura e o compartilhamento de dados financeiros entre instituições financeiras, terceiros e consumidores. Isso significa que os clientes podem autorizar bancos e outras empresas a acessar suas informações financeiras para obter uma visão mais abrangente de sua saúde financeira e, potencialmente, obter produtos e serviços financeiros mais personalizados e competitivos.
Essa abordagem permite que os clientes aproveitem melhor as oportunidades do mercado financeiro. Com o open baking, os consumidores podem comparar produtos, contas bancárias, empréstimos e investimentos com mais facilidade, além de poderem fazer pagamentos e transferências de forma mais eficiente e conveniente.
O PIx, por sua vez, é um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que permite transações financeiras 24 horas por dia, 7 dias por semana, em tempo real e sem custo para pessoas físicas. Essa iniciativa revolucionária visa simplificar e acelerar o processo de pagamento, eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo significativamente o tempo necessário para que o dinheiro seja transferido entre contas bancárias.
O PIX está mudando a forma como as pessoas lidam com o dinheiro, tornando as transações mais rápidas, mais seguras e acessíveis. Ele oferece uma alternativa aos métodos de pagamento tradicionais, como transferências bancárias e pagamentos com cartão, que muitas vezes são mais lentos e envolvem taxas adicionais.
A combinação do Open baking com o pix representa um salto significativo em direção a um ecossistema financeiro mais inclusivo, eficiente e inovador. Ao permitir maior acesso aos dados financeiros e facilitar transações instantâneas, essas iniciativas estão nivelando o campo do jogo e capacitando consumidores, especialmente aqueles em comunidades subatendidas, a participarem mais plenamente da economia digital.
No entanto, é importante reconhecer que os desafios e preocupações associados a essas transformações, tais como questões de privacidade, segurança da informação e de dados, além da necessidade de regulamentação eficaz para garantir a integridade e a estabilidade do sistema financeiro são considerações importantes que precisam ser abordadas de forma responsável.
Em resumo, o Open Baking e o PIX estão moldando o futuro do setor financeiro, promovendo inovação, a concorrência e inclusão financeira. À medida que essas iniciativas continuam a evoluir e a se expandir, é fundamental que os reguladores, as instituições financeiras e os consumidores trabalhem juntos para garantir que aproveitemos ao máximo os benefícios dessa nova era digital.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Os conceitos de PIX e Open Banking.
O aluno menciona corretamente o conceito de PIX como um sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, que permite transações financeiras 24/7, em tempo real e sem custo para pessoas físicas. Além disso, o aluno descreve o Open Banking (apesar de grafar incorretamente como "Open Baking") como um sistema que promove a abertura e o compartilhamento de dados financeiros entre instituições financeiras, terceiros e consumidores, permitindo que os clientes autorizem o acesso às suas informações financeiras. Portanto, o aluno atende aos dois aspectos esperados para o Tópico 1.
Conceito 2: Citou 2 dos 2 aspectos esperados (1- conceito de Pix; e 2- conceito de Open Banking).
Nota para o Tópico 1: 100%
Tópico 2: Oportunidades do Pix e do Open Banking para o sistema financeiro.
O aluno explora várias oportunidades proporcionadas pelo PIX e pelo Open Banking, como a simplificação e aceleração do processo de pagamento, a eliminação da necessidade de intermediários, a redução de tempo para transferências, a comparação de produtos e serviços financeiros, e a promoção de um ecossistema financeiro mais inclusivo, eficiente e inovador. O texto aborda mais de duas oportunidades do PIX e mais de uma oportunidade do Open Banking, cumprindo o requisito para o conceito máximo.
Conceito 3: Citou duas ou mais oportunidades do PIX E duas ou mais oportunidades de Open Banking.
Nota para o Tópico 2: 100%
Tópico 3: Desafios do Pix e do Open Banking para o sistema financeiro.
O aluno identifica desafios relacionados à privacidade, segurança da informação e dados, e a necessidade de regulamentação eficaz para garantir a integridade e a estabilidade do sistema financeiro. No entanto, o texto não especifica se esses desafios são exclusivos do PIX ou do Open Banking, ou se aplicam a ambos. Para atingir o conceito máximo, seria necessário citar dois ou mais desafios específicos de cada um. Portanto, o texto atende parcialmente ao requisito.
Conceito 2: Citou dois ou mais desafios de PIX E um desafio de Open Banking; ou um desafio de PIX E dois ou mais desafios de Open Banking;
Nota para o Tópico 3: 80%
Há erro de grafia em [open baking]. O correto seria [open banking].
Nota Total: 93,33%
A sociedade tem vivido grandes transformações tecnológicas, cujo reflexo tem sido traduzido numa população mais conectada e mais imediatista. As mudanças provocadas pela inovação em tecnologia, aplicativos, automação e inteligência artificial permitiram a ascensão de serviços bancários online e até mesmo, revolucionou até o sistema financeiro com o surgimento de bancos digitais, sem agências físicas, com mais rapidez no atendimento e custos menores.
Os smartphones e os aplicativos levaram os serviços bancários para a mão do cliente, com acesso 24h por dia, promovendo praticidade e rapidez com apenas um toque na tela do celular. Além dos avanços nas ferramentas que possibilitaram essa conveniência, também foi preciso evolução no quesito de segurança digital, com o intuito de proteção contra fraudes e implementação de autenticação biométrica.
E se antes era preciso se deslocar para uma agência física para fazer uma transação bancária, agora na era digital, surgiram os bancos digitais que operam online, permitindo que o cliente acesse uma variedade de serviços financeiros por meio de aplicativos móveis ou de plataforma web. Essas instituições oferecem uma experiência bancária mais ágil, com menos burocracia na abertura de contas, na realização de transações financeiras e até de ofertas personalizadas de produtos financeiros selecionadas com o uso de inteligência artificial e aprendizado de máquina.
Nesse cenário tão disruptivo tecnologicamente, a otimização dos processos e a adequação dos serviços financeiros antes realizado apenas pessoalmente numa agência física e agora pode ser feito de qualquer lugar do mundo com um smartphone na mão, trouxe além de outros benefícios como conveniência e flexibilidade para o usuário, também promoveu redução das taxas bancárias, uma vez que o custo do serviço fica bem inferior quando comparado com toda a estrutura física de várias agências espalhadas pelo país.
A revolução tecnológica provocou transformações profundas no sistema financeiro, no conceito de banco, e também, na forma como realiza-se as operações bancárias, pois trouxe uma abordagem mais inovadora e centrada na necessidade do cliente, com respostas rápidas às demandas, com redução de custo do serviço, facilidade na execução dos serviços e principalmente, segurança e rapidez. Os bancos conseguiram se adaptar rapidamente a essa nova era digital.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico a) Mudança de comportamento do cliente e o impacto nas atividades bancárias: O aluno abordou adequadamente a mudança de comportamento do cliente, destacando a população mais conectada e imediatista, a ascensão de serviços bancários online e o surgimento de bancos digitais. Além disso, mencionou o impacto dessas mudanças nas atividades bancárias, como a praticidade e rapidez proporcionadas pelos smartphones e aplicativos, e a redução das taxas bancárias devido à menor necessidade de estrutura física. O texto atende aos dois pontos relevantes exigidos na questão. [Conceito 2: 9,50 pontos]
Tópico b) Os desafios enfrentados pelos bancos para se adaptarem à nova realidade no que se refere à segurança da informação: O aluno mencionou a evolução no quesito de segurança digital, com proteção contra fraudes e implementação de autenticação biométrica. No entanto, a redação não detalha suficientemente os desafios específicos enfrentados pelos bancos, como a sofisticação de ataques cibernéticos, ameaças internas, expansão de canais digitais, entre outros. A menção à segurança é genérica e não aborda a profundidade e variedade de desafios conforme o padrão de resposta. [Conceito 1: 4,75 pontos]
Tópico c) O desafio de humanizar o atendimento tecnológico e manter a valorização das pessoas nesse novo cenário digital: O aluno não abordou especificamente o desafio de humanizar o atendimento tecnológico, nem discutiu a importância da valorização das pessoas no cenário digital. O texto se concentra mais na eficiência, na conveniência e na segurança proporcionadas pela tecnologia, sem mencionar como os bancos estão enfrentando o desafio de manter um toque humano no atendimento ao cliente. [Conceito 0: 0 pontos]
Há erro de grafia em "revolucionou até o sistema financeiro". O correto seria "revolucionou o sistema financeiro".
Houve erro de pontuação no trecho "E se antes era preciso se deslocar para uma agência física para fazer uma transação bancária, agora na era digital, surgiram os bancos digitais que operam online". O mais adequado seria "E se, antes, era preciso se deslocar para uma agência física para fazer uma transação bancária, agora, na era digital, surgiram os bancos digitais que operam online".
Nota Total: 47,50%
A educação é considerada umas das chaves para a ascensão social e, também, o motor propulsor do desenvolvimento econômico de um país. Paradoxalmente, a solução para a menor desigualdade social é o principal fator determinante para a manutenção do status quo das divisões socioeconômicas.
A educação emerge como uma solução para diminuir a desigualdade social, ao fornecer habilidades e conhecimentos, capacitando o indivíduo a conseguir melhores oportunidades no mercado de trabalho, em postos com salários mais elevados, contribuindo assim para o progresso econômico do país. Além disso, a educação vai contribuir para a formação de um cidadão com valores, habilidades sociais e pensamentos crítico, permitindo a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Apesar da educação ser a solução para a desigualdade social, ela também é o principal fator para continuação da condição atual, uma vez que as barreiras financeiras se configuram obstáculo inicial enorme para as famílias de baixa renda, tais como aquisição de material escolar, custo do transporte e uniformes. Outro agravante é a qualidade das escolas em áreas economicamente desfavorecidas, que geralmente deixam a desejar pela infraestrutura precária, falta de recursos didáticos e corpo docente mal remunerado. Quando as famílias conseguem superar esses desafios, ainda surgem outros como a necessidade dos jovens contribuírem com a renda familiar, os forçando a abandonar a escola e assim, perpetuando um ciclo de baixa escolaridade e oportunidades limitadas.
A relação intríseca entre educação e desigualdade social é um tema que exige profunda atenção e ação da sociedade e dos governos. Se por um lado, ela é, inegavelmente, a solução para desbloquear melhores oportunidades de trabalho e renda, por outro, a educação se torna um campo desigual de acesso a um futuro mais igualitário para todos, porque as disparidades ficam expostas em uma sociedade que diz ser meritrocrática, porém é incapaz de fornecer uma linha de partida igual para todos.
Avaliação da Redação do Aluno
Discorra sobre o direito constitucional à educação;
A redação do aluno aborda o direito à educação como um meio de ascensão social e desenvolvimento econômico, destacando a importância da educação na formação de cidadãos críticos e na construção de uma sociedade mais justa. O texto, porém, não menciona explicitamente a Constituição Federal de 1988 ou o fato de que a educação é um direito social e dever do Estado e da família, conforme solicitado no padrão de resposta. Ainda que o candidato trate da relevância da educação, a falta de referência direta à CF e às suas disposições sobre educação limita a pontuação nesse critério. [Nota: 8,00 pontos de 14,25]
Relacione a desigualdade social e o efetivo exercício do direito a educação;
O aluno estabelece uma relação clara entre desigualdade social e educação, identificando as barreiras financeiras e a qualidade do ensino em áreas desfavorecidas como fatores que perpetuam a desigualdade. O texto apresenta uma análise crítica das dificuldades enfrentadas por famílias de baixa renda e como isso afeta o acesso e a permanência na educação, refletindo no ciclo de baixa escolaridade e oportunidades limitadas. O candidato cumpre bem este aspecto, relacionando efetivamente a desigualdade social ao exercício do direito à educação, embora pudesse ter explorado mais algumas das disposições inerentes à educação abordadas na CF para enriquecer o argumento. [Nota: 12,00 pontos de 14,25]
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção.
Nota Total: 20,00 pontos de 28,50

