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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87836
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O Brasil vive uma elevação no número de casos de assédio moral no trabalho. Nesse contexto, é importante entender o seu conceito, suas formas de manifestação no ambiente de trabalho e, principalmente, os impactos negativos para o empregado, empregador e toda sociedade.
De início, assédio moral é a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma prolongada e repetitiva, no exercício de suas atividades laborais. Desse modo, a prática dessa conduta ilegal traz consequências como transtornos psicológicos, problemas de relacionamento, redução de autoestima e desmotivação para o exercício das funções.
Desse forma, para caracterização do assédio moral existem alguns critérios. Preliminarmente, é importante destacar que para sua caracterização não exige subordinação, pois pode ocorrer assédio moral ascendente, partindo do subordinado para com o chefe, e descendente, do chefe com o subordinado. Ainda, é necessário que seja uma ação ou omissão reiterada e prolongada visando de alguma forma intimidar, constranger ou humilhar o indivíduo.
Como resultado, o assédio moral impacta tanto o empregador como o empregado. Nesse sentido, essa conduta, do ponto de vista institucional, cria um clima de trabalho ruim, reduz a produtividade, aumenta os gastos com tratamentos psicológicos e gera pedidos de demissões. Do ponto de vista do empregado, o assédio moral cria conflitos interpessoais, quebra a coesão grupal e pode até mesmo levar a afastamentos do trabalhador por períodos prolongados para tratamento.
Ainda, a existência de um programa de prevenção de riscos psicológicos e sociais auxilia na manutenção da qualidade do clima de trabalho e evitais possíveis casos de assédio por meio de projetos de conscientização constante das condutas adequadas ao ambiente de trabalho que transmitam valores éticos como respeito e responsabilidade.
Por fim, o assédio moral é um tema relevante que exige a cooperação de todos para garantia de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso para todos.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Conceito e consequências do assédio moral para o trabalhador

O aluno apresentou uma definição de assédio moral que abrange a exposição prolongada e repetitiva a situações humilhantes, alinhando-se ao conceito esperado. Além disso, mencionou consequências como transtornos psicológicos e problemas de relacionamento, que estão de acordo com as consequências esperadas. Contudo, não mencionou especificamente a ocorrência de forma encoberta e sutil, nem a possibilidade de adoecimento, incapacidade ou morte.

Nota para o Tópico 1: 75%

Tópico 2: Critérios para a caracterização do assédio moral

O aluno citou corretamente que o assédio moral não exige subordinação e pode ocorrer em diferentes direções, o que está em conformidade com o padrão de resposta. Também mencionou a necessidade de ações ou omissões reiteradas e prolongadas, mas não abordou todos os critérios definidores, como o caráter processual, a reiteração, a duração, a orientação a um alvo específico, a relação de poder ou força e a intencionalidade.

Nota para o Tópico 2: 50%

Tópico 3: Impactos institucionais do assédio moral

O aluno identificou corretamente vários impactos institucionais, como clima de trabalho ruim, redução de produtividade, aumento de gastos com tratamentos psicológicos e pedidos de demissão. Do ponto de vista do empregado, mencionou conflitos interpessoais e afastamentos para tratamento. Embora não tenha citado todos os impactos esperados, como o prejuízo à imagem institucional e o risco aumentado de acidentes de trabalho, a resposta foi abrangente.

Nota para o Tópico 3: 75%

Tópico 4: Efeitos positivos de programas de prevenção

O aluno abordou a importância de um Programa de Prevenção de Riscos Psicológicos e Sociais e mencionou a conscientização sobre condutas adequadas e a transmissão de valores éticos. No entanto, não mencionou um Programa de Avaliação Psicológica nem discorreu sobre a mitigação do assédio moral e a promoção de um ambiente de trabalho saudável e inclusivo de forma específica.

Nota para o Tópico 4: 50%

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota Total: 62,5%

Correção ID 87837
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Em um ambiente cada vez mais competitivo, é necessário que as empresas elevem sua gestão de projetos a um grau de excelência. O Guia PMBOK confere às organizações o caminho para as boas práticas de gestão de projetos. Para isto, o mencionado guia sugere um grupo de processos e áreas de conhecimento referentes ao gerenciamento de processos.
O guia PMBOK fornece uma base sobre a qual as organizações podem criar metodologias, políticas, procedimentos, regras etc. Devido ao fato do guia não ter caráter prescritivo, cabe a organização adaptar essas recomendações fornecidas pelo guia as necessidades específicas de cada projeto. Desta forma, o guia sugere um agrupamento lógico de cinco processos de gerenciamento. Quais sejam: Grupos de processos (gp) de iniciação: consiste em autorização para iniciar novo projeto; gp de planejamento: definir o escopo do projeto e refinar os objetivos;gp de execução: executar os processos que devem satisfazer os requisitos do plano de gerenciamento;gp de monitoramento e controle: acompanhar o progresso e identificar mudanças necessárias; gp de encerramento: concluir formalmente o projeto.
A respeito das áreas de conhecimento, o Guia PMBOK define as seguintes categorias e suas breves definições: Gerenciamento (g.) da integração: trata-se de identificar e coordenar os vários processos e atividades de gerenciamento; g. de escopo do projeto: assegurar que o necessário seja contemplado no projeto; g. de cronograma do projeto: gerenciar a pontualidade da entrega; g. de custos: controlar para que o orçamento esteja dentro do aprovado;g. da qualidade do projeto;g.dos recursos; e há ainda o g. das comunicações,g. dos riscos, g. das aquisições e g. das partes interessadas.
A partir do exposto, pode-se concluir que o Guia PMBOK é um norteador indispensável para organizações que desejam gerenciar projetos de acordo com as melhores práticas. A partir do que o guia preconiza, a organização deve fazer suas próprias adaptações (tailoring). Portanto nem tudo que está especificado no guia será utilizado em todo e qualquer projeto, pois cada projeto é único. O guia PMBOK pode auxiliar na melhoria do gerenciamento de todos eles.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Quanto aos Conhecimentos Específicos (50% do valor total da questão), a redação do aluno menciona os cinco grupos de processos, detalhando brevemente cada um deles, o que atende ao requisito mínimo para a obtenção de conceito 4. No entanto, a redação não detalha dois processos de cada grupo, conforme solicitado, o que impede a atribuição da nota máxima. A menção das áreas de conhecimento é feita de forma genérica, sem detalhar duas de cada uma delas, o que resulta em uma nota parcial. Portanto, a nota atribuída para Conhecimentos Específicos é de 60%.

Quanto ao uso do idioma (50% do valor total da questão), a redação apresenta uma estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão, observando-se coerência e coesão. Entretanto, há erros de grafia e morfossintaxe que precisam ser corrigidos:

Há erro de grafia em “gerenciamento (g.) da integração”. O correto seria “gerenciamento (g.) da Integração” com a inicial maiúscula, pois se refere ao nome próprio de uma área de conhecimento.

Houve erro de pontuação no trecho “planejamento: definir o escopo do projeto e refinar os objetivos;gp de execução”. O mais adequado seria “planejamento: definir o escopo do projeto e refinar os objetivos; gp de execução”, com um espaço após o ponto e vírgula.

Considerando esses aspectos, a nota atribuída para o uso do idioma é de 80%.

A nota total para a redação do aluno, considerando ambos os critérios, é de 70%.

70%

Correção ID 87838
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A avaliação de Políticas Públicas (PP) está incluída na função administrativa de controle e pode ser classificada de diversas formas, como quanto ao momento que é realizada, ao agente avaliador, à função e ao conteúdo avaliado. É parte importante do controle para garantir a real execução das ações e dos resultados do planejamento e pode ser feita utilizando indicadores qualitativos e quantitativos.
No primeiro momento da avaliação efetuada, para concluir os itens I, II e III, o avaliador pode ter utilizado os seguintes tipos de avaliação: a) Ex Ante; b) In Itinere e c) Avaliação de Implementação e Gestão de Programa. A avaliação Ex Ante é um tipo de diagnóstico, realizada antes de iniciar a PP para entender em qual situação será implementada e auxiliar no seu desenho. Já a In Itinere, ocorre durante a execição da PP, a fim de verificar se seu andamento está em conformidade com o que foi planejado. Por último, a Avaliação de Implementação e Gestão de Programa serve para saber como a PP está sendo gerida e averiguar sua capacidade de implementação, monitorização e avaliação.
Posteriormente, no segundo momento da avaliação, concluiu-se, já na fase final da PP, que os objetivos da mesma não estão sendo alcançados. Para chegar em tal conclusão, o avaliador pode ter utilizado a avaliação Formativa, a qual é efetuada com a PP em andamento para auxiliar na sua implementação. Além disso, a Formativa é uma avaliação focada nos processos para se obter informação e melhorar os resultados atingidos até então. Por outro lado, também pode ter sido utilizado a Avaliação de Impacto e Resultados que verifica o nível em que a PP atinge os objetivos, valores dos parâmetros e critérios definidos previamente no planejamento.
Por fim, existem diversos tipos de Políticas Públicas, classificados usando diferentes critérios, mas que são todos importantes no exercício da função administrativa de controle. Ademais, para avaliação em questão realizada podem ter sido utilizadas, nos seus diferentes momentos, as avaliações Ex Ante; In Itinere, Avaliação de Implementação e Gestão de Programas; Formativa e Avaliação de Impactos e Resultados.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno mencionou três tipos de avaliação de políticas públicas: Ex Ante, In Itinere e Avaliação de Implementação e Gestão de Programa. A descrição da avaliação Ex Ante está parcialmente correta, mas não aborda a sua aplicação no diagnóstico e planejamento da política. A In Itinere foi mencionada de maneira adequada, mas a Avaliação de Implementação e Gestão de Programa não é um tipo de avaliação reconhecido pelo padrão de resposta. Portanto, o aluno cita dois tipos de avaliação corretamente, mas descreve apenas um de forma correta. A nota para este tópico é 2.

Tópico 2: O aluno cita a avaliação Formativa e a Avaliação de Impacto e Resultados. A descrição da avaliação Formativa está incorreta, pois o aluno a confunde com a avaliação In Itinere, que ocorre durante a implementação da política. A Avaliação de Impacto e Resultados não é um tipo de avaliação reconhecido pelo padrão de resposta, que cita a Avaliação de Impacto ou Eficácia e a Avaliação de Resultados separadamente. Portanto, o aluno não descreveu corretamente nenhum dos tipos de avaliação. A nota para este tópico é 0.

Uso do idioma: Não foram identificados erros de ortografia ou morfossintaxe na redação do aluno. O texto apresenta uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo a coerência e coesão. A nota para o uso do idioma é 50.

Considerando que o aluno obteve nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos no Tópico 2, a avaliação quanto ao uso do idioma para esse tópico não será realizada, conforme o padrão de resposta. A nota final é a média ponderada dos tópicos, sendo 25% para o Tópico 1 e 0% para o Tópico 2, resultando em uma nota final de 12.5% para os Conhecimentos Específicos. Somando-se a nota do uso do idioma, a nota total da redação do aluno é 31.25%.

31.25%

Correção ID 87839
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao reflitir sobre Políticas Públicas, é importante perceber sobre a utilização de metodologias das Políticas Públicas nas situações apresentadas no texto.
Preliminarmente, cumpre destacar os tipos de avaliação utilizados para chegar às conclusões dos itens I, II e III. Conforme a doutrina disponível sobre o tema, foram utilizadas as avaliações executiva e de implimentação para analisar os itens I, II e III. Para os itens II e III observa-se a avaliação de implementação, que tem como destaque verificar se a execução da Política Pública está conforme o planejado. Já o item II verificou-se a avaliação executiva, que tem como característica principal identificar fragilidades relacionadas aos processos da Política Pública.
No que tange os tipos de valiação de Políticas Públicas utilizadas para concluir o item IV, podemos destacar a avalição de resultados e de impactos. Conforme doutrina, a avaliação de resultados buscar verificar o cumprimento das metadas, podendo ser atilizado indicadores qualitativos e quantitativos. Já a avaliação de impacto verifica se a Política Pública está gerando os resultados esperados no público-alvo ou na sociedade em geral.
Desse modo, percebe-se que a utilização de metodologias de avaliação de Políticas Públicas é essencial para o sucesso de sua aplicação desde as etapas inicias a sua conclusão.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno mencionou as avaliações executiva e de implementação para os itens I, II e III, porém, não descreveu adequadamente esses tipos de avaliação conforme o padrão de resposta exigido. A descrição fornecida é superficial e não aborda os detalhes e objetivos específicos de cada tipo de avaliação. Além disso, há erro de grafia em "implimentação" e "atilizado". O correto seria "implementação" e "utilizado". Portanto, a nota atribuída para este tópico é 1 – Citou apenas um tipo de avaliação corretamente, mas não a descreveu ou descreveu incorretamente.

Tópico 2: O aluno mencionou as avaliações de resultados e de impacto para o item IV, mas a descrição fornecida é insuficiente e não atende aos requisitos do padrão de resposta. A redação não detalha adequadamente como essas avaliações são realizadas e quais são seus objetivos específicos. Há também erro de grafia em "valiação" e "avalição". O correto seria "avaliação". Portanto, a nota atribuída para este tópico é 1 – Citou apenas um tipo de avaliação corretamente, mas não a descreveu ou descreveu incorretamente.

Uso do idioma: A redação apresenta erros de grafia e morfossintaxe. Há erro de concordância no trecho "buscar verificar". O mais adequado seria "busca verificar". Além disso, a redação carece de uma estrutura textual mais clara, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos. A coerência e coesão também podem ser melhoradas. Portanto, a nota atribuída para o uso do idioma é 50% - Metade do valor total da questão, considerando os erros e a estrutura textual.

Considerando os critérios de avaliação, a nota total para a redação do aluno é de 25% para cada tópico e 50% para o uso do idioma, resultando em uma nota final de 25%.

25%

Correção ID 87840
Data de envio:
17/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre a o trabalho na contemporaneidade , é preciso debruçar sobre a "uberização" nas relações de trabalho. Nesse contexto, defende-se que esta nova modalidade de trabalho trouxe consigo a precarização. Para aprofundar nesta discussão, é importante entender como a "uberização" traz impactos diretos na flexibilização, na terceirização e na informalidade e de como os trabalhadores se adaptam a esta nova realidade. Importante discutir também sobre o papel da sociedade e suas instituições diante desta nova realidade.
Preliminarmente entendemos que a "uberização" impactou diretamente na flexibilização, na informalidade e na terceirização. Os trabalhadores que prestam serviços a estas plataformas digitais não possuem vínculo empregatício através da carteira assinada, trabalham em cargas horárias exaustivas e sem o descanso remunerado. E isso trás consequências como adoecimento, pressão por resultados e sem garantia de continuidade na relação de emprego.
Além disso podemos perceber que os trabalhadores vão se adaptando a esta nova realidade buscando a sobrevivência diante desta nova realidade. A maioria começa a viver em função, quase exclusiva, destas plataformas digitais com longas jornadas e na dependência dos recursos digitais sem compreender a real situação de exploração e precarização por trás destas plataformas. Estes trabalhadores acabam por dedicar maior tempo ao trabalho para compensar as faltas de garantias como o FGTS, 13º e Seguridade Social.
Não podemos deixar de debater a importância do papel das estruturas sociais e políticas diante desta nova realidade. Sociedade , empresas e estado devem discutir a situação e propor mudanças que venham contribuir para a melhoria das relações de trabalho. Deve-se buscar garantias mínimas de segurança e saúde para o trabalhador. Sem estas garantias estaremos, num futuro próximo, com um quantitativo enorme de trabalhadores doentes e na dependência da boa vontade governamental.
Diante disso entendemos que a realidade da "uberização" veio para ficar e trouxe consigo a precarização do trabalho impactando fortemente na flexibilização, na informalidade e na terceirização. Ademais os trabalhadores ao se adaptarem a esta nova realidade acabam por se entregar a exaustivas cargas horárias e sem a devidas garantias de segurança e saúde. As estruturas sociais, por sua vez, devem debater e buscar alternativas para fazer do trabalho mais digno desta grande parcela de cidadãos.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

Tópico 1: A redação do aluno aborda a precarização do trabalho, a flexibilização, a informalidade e a terceirização, mas não explora a fundo a questão das habilidades digitais emergentes ou a obsolescência de funções tradicionais. O texto menciona a adaptação dos trabalhadores à nova realidade e as consequências negativas da "uberização", mas não desenvolve completamente os aspectos esperados no padrão de resposta. Nota: 50%.

Tópico 2: O aluno menciona a adaptação dos trabalhadores às demandas das plataformas digitais e a dedicação a longas jornadas de trabalho, mas não detalha a flexibilização ocupacional ou a concepção contemporânea de emprego de forma aprofundada. O impacto nas estruturas sociais é mencionado, mas não é explorado em detalhe. Nota: 50%.

Tópico 3: O texto do aluno toca na importância das estruturas sociais e políticas, mas não analisa a complexidade dos interesses sociais, o impacto direto nas estruturas sociais e políticas ou a participação dos movimentos associativos de forma satisfatória. A discussão é superficial e não atende completamente aos critérios esperados. Nota: 50%.

Uso do idioma: A redação apresenta uma estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo a coerência e a coesão. No entanto, há erros de grafia em "trás" (duas ocorrências). O correto seria "traz". Além disso, há erro de concordância no trecho "E isso trás consequências como adoecimento". O mais adequado seria "E isso traz consequências como adoecimento". Nota: 75%.

Nota Total: 56.25%

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