Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Este é um recurso em constante desenvolvimento. Pedimos que colabore avaliando as correções. =)

Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87826
Data de envio:
19/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

marceloarleite
marceloarleite
Inscrito
18 dias atrás
Tendo em vista a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991 que trata de benefícios da previdência social, definindo que acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, o que ocorre pelo exercício do trabalho dos segurados, a doença profissional, a doença do trabalho dentre outros. Além disso, o normativo caracteriza como acidente de trabalho aqueles ocorridos fora do ambiente laboral, como o acidente que ocorre no trajeto ida e volta do trabalho, inclusive, durante o percurso para almoço, repouso, abastecimento e guarda do veículo.
No que tange a doença laboral ser equiparada ao acidente de trabalho, cumpre destacar ser possível tal equiparação, em situações específicas como a doença profissional causada ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade, por exemplo a tendinite, a LER e doenças pulmonares causadas pela inalação da poeira. Para que a doença laboral seja equiparada ao acidente de trabalho, é necessário comprovar o nexo causal entre a doença e o trabalho e que a doença foi causada ou desencadeada pelas condições especiais em que o trabalho é realizado.
Diante do contexto laboral, é possível que o trabalhador esteja passível de sofrer acidentes no desempenho de suas atribuições, com o objetivo de garantir que o trabalhador acidentado ou doente tenha acesso aos seus direitos previdenciários, existe o documento de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). Para emissão do CAT, é necessário o cumprimento do seguinte requisito: emissão pela empresa em até 24 horas após o conhecimento do acidente de trabalho, ainda que o acidente tenha ocorrido fora do local de trabalho. Em caso de morte do trabalhador, o CAT deve ser emitido imediatamente.
Sendo assim, a proteção previdenciária ao acidente de trabalho representa um pilar fundamental do sistema de seguridade social, visando salvaguardar os direitos e a integridade dos trabalhadores no desempenho de suas atividades laborais.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno mencionou o conceito legal de acidente de trabalho e admitiu a possibilidade de sua caracterização fora do ambiente laboral, fornecendo um exemplo de hipótese para a aceitação do acidente fora do ambiente de trabalho. No entanto, não forneceu mais de duas hipóteses conforme esperado. A resposta poderia ser mais completa ao incluir outras situações previstas em lei, como a execução de ordem ou a prestação espontânea de serviço. Nota: 75%

Tópico 2: O aluno registrou a possibilidade de equiparação da doença laboral ao acidente de trabalho e apontou a doença profissional, fornecendo exemplos específicos. Contudo, não explicitou ambos os conceitos de doença profissional e doença do trabalho de forma clara e distinta, conforme esperado. Nota: 75%

Tópico 3: O aluno registrou os prazos para comunicação da CAT e mencionou a necessidade de emissão imediata em caso de morte. No entanto, não registrou a possibilidade de aplicação de multa, nem mencionou o encaminhamento de cópia ao acidentado ou seus dependentes e a possibilidade de comunicação por outras partes na ausência de comunicação do empregador. Além disso, houve um erro de informação ao mencionar a Lei nº 13.416/2015, quando deveria ser a Lei nº 8.213/1991. Nota: 25%

Uso do idioma: A redação do aluno apresenta uma estrutura adequada com introdução, desenvolvimento e conclusão. Não foram identificados erros de ortografia ou morfossintaxe. Nota: 100%

Nota final: A nota final para a redação do aluno é a média das notas dos tópicos e do uso do idioma, uma vez que não houve nota zero em Conhecimentos Específicos. A média é (75% + 75% + 25% + 100%) / 4 = 68,75%.

68,75%

Correção ID 87827
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O país estava com dificuldades na remoção de barreiras tarifárias e não tarifárias ao comércio local e internacional, bem como a redução do Imposto de Importação. Nas tratativas, foi levantada a hipótese de implantação de agendas regulatórias e parcerias público-privadas no país, como os avanços das concessões nas áreas de energia, petróleo e gás e transportes, além da simplificação e modernização da legislação trabalhista, entre outras ações.

O Ministro mencionou também a importância de ampliar constantemente a participação social nas decisões das Agências, de forma ampla e transparente, com o estabelecimento de plataforma única de consulta pública. Ele também defendeu mais envolvimento dos órgãos federais, estaduais e municipais na agenda de melhoria regulatória.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno:

Tópico 1: Qual a importância de uma agenda regulatória? Quais suas fases?

A redação do aluno não aborda diretamente a importância da agenda regulatória nem detalha suas fases. O texto apenas menciona a hipótese de implantação de agendas regulatórias, sem explicar seu conceito ou importância, nem descrever as fases do processo. Portanto, a redação não atende aos requisitos do padrão de resposta para este tópico.

Nota para o Tópico 1: 0%

Tópico 2: Conceitue governança regulatória e cite 3 pilares.

O texto do aluno não apresenta uma definição de governança regulatória nem cita os três pilares necessários para atender ao padrão de resposta. O aluno apenas menciona a necessidade de melhoria regulatória e a importância da participação social, sem conceituar governança regulatória ou exemplificar os pilares.

Nota para o Tópico 2: 0%

Tópico 3: Apresente o conceito e objetivos de três instrumentos de participação da sociedade nas Agências Reguladoras.

O aluno menciona a importância da participação social e a criação de uma plataforma única de consulta pública, mas não apresenta o conceito e os objetivos de três instrumentos de participação da sociedade nas Agências Reguladoras, conforme solicitado no padrão de resposta. Portanto, o texto não cumpre o que foi pedido para este tópico.

Nota para o Tópico 3: 0%

Nota Total: 0%

Correção ID 87828
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

As políticas públicas educacionais são uma forma efetiva de reparação histórica pelo Estado Brasileiro com as minorias, que são marginalizadas e têm seus direitos diminuídos em razão do preconceito. Dentre outras minorias, a comunidade LGBTQIAPN+ é exemplo disso.
Preliminarmente, cumpre ressaltar que a diversidade é inerente à sociedade, assim o respeito a ela deve estar pautado nas politicas públicas educacionais. Assim, para os estudiosos do tema, a política deve contemplar a inserção do grupo supracitado no meio que convive considerando, também, a interseccionalidade que faz parte, além da orientação sexual, a raça, a classe social e outras características.
Nesse contexto, para a efetividade dessas políticas públicas é preciso que os gestores públicos e e os profissionais da área de educação possuam competências para lidar com a diversidade do público-alvo. Para a doutrina educacional, esses profissionais precisam precisam conhecer as demandas e os desafios da população LGBTQIAPN+, bem como possuir habilidades para inibir o preconceito. Para refletir isso e colocar de forma adequada no texto da política a colaboração de representantes daquela comunidade é imprescindível.
Ademais, faz-se necessária a promoção da conscientização acerca do tema tratado, tanto nas instituições de ensino quanto na sociedade em geral. Os especialistas em diversidade sexual indicam a sensibilização de profissionais em diferentes áreas de atuação, por meio de ações afirmativas que indique a necessidade de promover campanhas de combate a "LGBTfobia".
Por fim, a eficácia das políticas públicas com foco no combate à discriminação de gênero e o respeito à diversidade só serão consolidadas se houver o monitoramento adequado e contínuo, visando o aprimoramento e efeito no ambiente escolar e sociedade como um todo.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Respeito à diversidade.

O aluno abordou o respeito à diversidade, mencionando a importância de políticas públicas educacionais que contemplem a inserção da comunidade LGBTQIAPN+ e a consideração da interseccionalidade. A resposta está alinhada com as expectativas do padrão de resposta, abordando todas as três abordagens esperadas. Nota: 100%

Tópico 2: Treinamento dos profissionais de educação.

O texto discute a necessidade de competências específicas dos gestores e profissionais da educação para lidar com a diversidade e conhecer as demandas da comunidade LGBTQIAPN+. Além disso, menciona a importância da colaboração com representantes da comunidade para a formulação de políticas. Todas as abordagens esperadas foram contempladas. Nota: 100%

Tópico 3: Promoção da conscientização.

O aluno menciona a promoção da conscientização e a sensibilização de profissionais, bem como a realização de campanhas de combate à LGBTfobia nas instituições de ensino e na sociedade. Ambas as abordagens esperadas foram abordadas. Nota: 100%

Tópico 4: Monitoramento das políticas públicas como instrumento de consolidação dos direitos.

O texto conclui com a importância do monitoramento adequado e contínuo das políticas públicas para garantir sua eficácia e consolidação dos direitos. Todas as abordagens esperadas foram contempladas. Nota: 100%

Uso do idioma:

A redação apresenta um bom uso do idioma, com uma estrutura textual clara e coesa. No entanto, há um erro de repetição na frase "esses profissionais precisam precisam conhecer as demandas". O correto seria "esses profissionais precisam conhecer as demandas". Além disso, há um erro de digitação na palavra "e efeito" que deveria ser apenas "efeito". Considerando esses aspectos, a nota será levemente reduzida. Nota: 95%

Nota Total: 98,75%

Correção ID 87829
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Scrum master é fofo

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

1. Papéis na metodologia Scrum [valor: 3,00 pontos]

O aluno apenas mencionou o termo "Scrum master" sem descrevê-lo ou citar os outros dois papéis necessários (product owner e time/dev). Portanto, a nota para este item é 0%.

2. Ritos da metodologia Scrum [valor: 4,00 pontos]

Não houve menção ou descrição dos quatro ritos da metodologia Scrum (planning, daily, review, retrospectiva). A nota para este item é 0%.

3. Técnica de planning poker [valor: 2,50 pontos]

O aluno não descreveu a técnica de planning poker nem citou a pontuação ou sequência de Fibonacci. A nota para este item é 0%.

Nota Total

0%

Não houve erros de grafia ou morfossintaxe para corrigir, pois a redação do aluno não contém conteúdo suficiente para tal análise.

Correção ID 87830
Data de envio:
18/03/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre o racismo no senário social, é importe ressaltar que é constante pelo mundo. Para aprofunda nesse assunto, é importante entender que a sociedade ao longo da historia não aprendeu a necessidade de ser combatido, o que se percebe uma mocidade discriminada velada por um racismo fenomenal.
Preliminarmente, cumpre destacar o racismo enraizado na sociedade, por pessoas maliciosas sem medo da lei. No que se refere a Constituição Federal de 1988 garante igualdade de todos, porém, o crime do racismo parece estar longe de ser resolvido pela conduta do sujeito perante a lei. O romance filosófico " Utopia', produzido pelo autor inglês Thomas Morus no século XVI, arriba uma civilização sem falha e ideais, na composição social e firme e desprovida de problemas / conflitos. Nota-se que em pleno século XXI, a obra se encontra distante da realidade brasileira ou mundo no que refere o racismo, uma ação a perceber panorama existente no seio social para ser combatido por todos.
No que tange a sociedade discriminada velado por um racismo fenomenal, trata-se de ser mundial a luta contra o racismo, e apesar de terem lutas em prol do combate á esse crime esta longe de ser combatido. Entretanto com vários noticiários d e casos, alarmante em situação que evidencia o crime do racismo. O mundo precisa de uma sociedade sem preconceito, um olhar humanitário, sem definira pessoa por cor, entender a historia de forma digna, pessoas humanas não interpreta o outro como um macaco, não é esse o fundamento atribuído perante os estudiosos pra uma sociedade de paz constituída por gente capaz de pensar e falar.
Por fim, como citado acima, o racismo na sociedade é um problema mundial, para ser combatido com leis duras. Nesse contexto, é preciso uma organização mundial tomar providencias e combater o racismo para sanar este problema recorrente na sociedade

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

1. Argumentação e Informatividade (AI):
A redação do aluno apresenta uma tentativa de argumentação, mas carece de originalidade e suficiência nas informações. A redação não contextualiza adequadamente o problema do racismo no Brasil, nem explora o reforço midiático e as formas de preconceito velado de maneira aprofundada. A argumentação é superficial e não se alinha com os argumentos sugeridos no padrão de resposta. A nota atribuída é de 10,00, considerando que a argumentação é regular.

2. Coerência e Coesão (CC):
A redação possui problemas de coesão e coerência. As ideias não são bem conectadas, e a progressão temática é fraca, o que dificulta a compreensão do texto. O uso de articuladores é inadequado, e a organização dos parágrafos não contribui para a continuidade das ideias. A nota atribuída é de 10,00, indicando uma performance regular.

3. Morfossintaxe (M):
Há vários erros de morfossintaxe no texto, incluindo concordância verbal e nominal, e estruturação inadequada de períodos. Por exemplo:
- Erro de concordância em "é importe ressaltar" deveria ser "é importante ressaltar".
- Erro de estruturação em "uma mocidade discriminada velada por um racismo fenomenal" deveria ser "uma modalidade de discriminação velada por um racismo fenomenal".
Considerando os erros encontrados, a nota atribuída é de 15,00.

3. Pontuação, acentuação e ortografia (PO):
Foram identificados erros de ortografia e pontuação, como:
- "senário" em vez de "cenário".
- "mocidade" em vez de "modalidade".
- "preliminarmente" deveria ser seguido de vírgula.
- "Utopia'," onde a vírgula está incorretamente posicionada após as aspas.
- "mundo no que refere" possui espaçamento extra.
- "noticiários d e casos" possui espaçamento e erro de digitação.
- Falta de pontuação adequada ao longo do texto.
Com base nos erros identificados, a nota atribuída é de 15,00.

Total:
Somando as notas de cada quesito, a nota final do aluno é de 50,00.

50,00%

Você Concursado - Logotipo Branco