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Trata-se de Parecer Técnico acerca da análise de impacto regulatório (AIR) devido à edição do Novo Regulamento das Concessões Rodoviárias (RCR4), que será submetido à audiência pública (AP), e da indicação para cargos de diretoria em agências reguladoras. Busca-se, nos parágrafos seguintes, fundamentar análise técnica sobre os temas narrados.
Inicialmente, quanto ao caso do RCR4, convém destacar que a AIR e a AP são macroetapas integrantes dos projetos regulatórios desenvolvidos no âmbito da Agenda Regulatória da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Nesse contexto, a AIR e a AP, juntamente com outras ferramentas, compõem um arcabouço de boas práticas regulatórias com vistas a aprimorar a visibilidade, transparência e eficiência da atuação da agência. Define-se como AIR o processo estruturado, com base em evidências, para identificar um problema regulatório, avaliar alternativas e estimar impactos dos potenciais cursos de ação a serem tomados com vistas a subsidiar o processo decisório na agência. Uma possível saída da AIR é a elaboração de uma proposta de ato normativo, como foi o caso do RCR4. Em etapa subsequente à minuta de resolução, esta é submetida à AP, que é um dos instrumentos de participação social e controle adotado pela agência. Objetiva-se com a AP apresentar a proposta à sociedade para a coleta de sugestões e críticas com o intuito de criar uma regulação mais eficiente, que reflita as preocupação e interesse de todas as partes e, sobretudo, seja concebida com alto rigor técnico e transparência.
No tocante à indicação política ao cargo de direção de agência reguladora, essa é uma situação indicativa de captura do regulador. Segundo Stigler, criador da Teoria da Captura, em determinadas circunstâncias, a atuação das agências reguladoras pode ficar subjugada ao interesse de pequenos grupos com elevado poder de articulação que são capazes de maximizar a utilidade do agente regulador, materializada na forma de poder e influência política. Tem-se, desse modo, a disvirtuação da finalidade última da regulação que é o bem-estar social. Em mercados capturados, é possível se deparar com preços abusivos, queda na qualidade de bens e serviços e práticas lesivas à concorrência. Nesse sentido, a fim de coibir a captura, é fundamental levar a cabo medidas já previstas na legislação brasileira com essa finalidade, como a indicação de profissionais tecnicamente capacitados para cargos de diretoria, o respeito a autonomia administrativa, financeira e decisória das agências, o processo colegiado de decisão e o descasamento entre os mandatos de diretores e chefes do executivo. Para além da legislação, é fundamental o fortalecimento institucional e a valorização das carreiras nas agências, bem como a adoção de boas práticas de governança regulatória, a exemplo dos já mencionados AIR e AP.
Os textos apresentados mostram duas situações do exercício da função reguladora do Estado. Essa função se justifica diante da necessidade de corrigir falhas de mercado e questões alocativas e distributivas. Busca-se com a regulação garantir o bem-estar social, a eficiência dos mercados, a distribuição justa de oportunidades e renda e a mitigação de externalidades. Para atingir tal fim, são exemplos de ações regulatórias a edição de normas e regulamentos, a repressão do abuso do poder econômico, a regulação de tarifa e a imposição de padrões para monopólios naturais.
Diante do exposto, opina-se favoravelmente quanto à realização de AIR e AP e sugere-se a adoção de providências para o caso exposto no Texto 2.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: A redação do aluno apresenta uma compreensão adequada da relação entre audiências públicas e análise de impactos regulatórios (AIR), destacando a importância de ambas as ferramentas no processo regulatório e como elas se complementam. O aluno descreve a AIR e a AP de forma detalhada, relacionando-as ao caso concreto da ANTT e o RCR4, e aponta a importância da transparência e participação social. Contudo, a redação poderia ter sido mais explícita ao descrever como as informações coletadas na AP podem influenciar a AIR. Ainda assim, a resposta aborda todos os elementos necessários para atingir o conceito 4, conforme o padrão de resposta.
Nota para o Tópico 1: 96%
Tópico 2: O aluno identifica corretamente a teoria da captura como a teoria que trata da politização das agências reguladoras no caso concreto, citando o nome da teoria, discutindo seus impactos e sugerindo medidas de prevenção à violação de governança. A redação menciona exemplos de impactos negativos e medidas de prevenção, como a nomeação de profissionais qualificados e o respeito à autonomia das agências. A resposta está bem fundamentada e relaciona a teoria ao caso concreto, atendendo ao padrão de resposta para o conceito 4.
Nota para o Tópico 2: 100%
Tópico 3: A redação do aluno aborda o papel regulador do Estado na regulamentação de mercados, mencionando a necessidade de corrigir falhas de mercado e garantir o bem-estar social. O aluno cita exemplos de ações regulatórias e a importância da distribuição justa de oportunidades e renda. No entanto, a resposta poderia ter sido mais detalhada ao discutir os cuidados na regulamentação de mercado para evitar efeitos negativos, como a captura do regulador, o que é um requisito para atingir o conceito 4. A resposta atinge o conceito 3.
Nota para o Tópico 3: 88%
Nota Total:
94%
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.
Ao refletir sobre a importância do planejamento estratégico na manutenção da competividade das organizações, é possível perceber a necessidade de delimitar estruturas estratégicas para alcançar este objetivo. Para aprofundar essa discussão, é importante entender sobre planejamento estratégico, matriz SWOT e Balanced Socrecard (BSC).
Preliminarmente, é válido entender o conceito e fases do planejamento estratégico. As organizações demanda o delineamento de um planejamento estratégico, pois este busca estabelecer a direção futura da empresa e alocação de recursos para alocação de recursos para alcançar os seus objetivos, sendo estabelecido através das seguintes fases: formulação de objetivos "organizacionais"; análise externa; análise interna; formulação de alternativas estratégicas e escolha de estratégias; e planos táticos e operacionais. Nesse sentido, o planejamento estratégico é a base da manutenção da competividade das organizações, pois representam as expectativas que buscam alcançar.
No que tange à matriz SWOT, trata-se de uma ferramenta útil no segmento administrativo. Segundo a doutrina, a Matriz SWOT possui suma importância, pois elenca fatores a serem considerados para montar uma estratégia de inserção ou expansão, sendo dividido em duas formas: visão interna: forças e fraquezas; e visão externa: oportunidades e ameaças. Assim, através, de uma analise permenorizada destas duas formas de divisão, é possivel identificar o que é útil ou prejudicial.
Por fim, é importante ressaltar o modelo BSC. De acordo com Robert Koplen e David Norton, trata-se de uma ferramenta que busca alinhar os objetivos estratégicos com as ações operacionais, viabilizando os meios para tomada de decisões mais estratégicas e baseadas em dados. Assim, percebe-se que nada adianta buscar a manutenção da competividades das organizações, sem um planejamento estratégico bem estruturado para alcançar esse objetivo.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Planejamento estratégico: definição e fases
O aluno apresentou uma definição de planejamento estratégico, mencionando a necessidade de estabelecer a direção futura da empresa e a alocação de recursos para alcançar objetivos. Contudo, a definição não abordou a manutenção de uma adequação razoável entre objetivos e recursos da empresa, e as mudanças e oportunidades de mercado, conforme exigido pelo padrão de resposta. As fases foram mencionadas, mas não de forma completa e alinhada com o padrão de resposta, faltando especificidade e clareza nos termos utilizados. Por exemplo, "formulação de objetivos 'organizacionais'" não corresponde exatamente à "Definição de missão, visão e valores". Portanto, a nota atribuída é Conceito 2, pois houve uma apresentação parcial da definição e das fases.
Tópico 2: Matriz SWOT: conceito e componentes
O aluno mencionou a matriz SWOT como uma ferramenta administrativa importante e descreveu seus componentes de maneira geral, mas não apresentou o conceito de maneira completa, faltando a menção de que a ferramenta examina o ambiente interno e externo da organização. Além disso, não mencionou explicitamente que as ameaças e oportunidades são resultado de um ambiente não controlável. A descrição dos componentes foi adequada, mas poderia ser mais detalhada. A nota atribuída é Conceito 2, pois houve uma abordagem parcial dos conceitos e componentes.
Tópico 3: Modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características
O aluno mencionou o BSC como uma ferramenta que alinha objetivos estratégicos com ações operacionais e mencionou a tomada de decisões baseadas em dados. No entanto, não abordou as quatro perspectivas do BSC nem sua característica principal de estabelecer relações de causa e efeito entre atividades e resultados. A finalidade do BSC também não foi claramente expressa. A nota atribuída é Conceito 1, pois o aluno apresentou apenas parcialmente as características do BSC, sem mencionar as finalidades.
Uso do idioma
Há erro de grafia em "Balanced Socrecard". O correto seria "Balanced Scorecard". Além disso, houve um erro de repetição na frase "alocação de recursos para alocação de recursos", o que compromete a coesão textual. O mais adequado seria "alocação de recursos para alcançar os seus objetivos".
Nota final
60%
Ao refletir sobre a importância do planejamento estratégico na manutenção da competividade das organizações, é possível perceber a necessidade de delimitar estruturas estratégicas para alcançar este objetivo. Para aprofundar essa discussão, é importante entender sobre planejamento estratégico, matriz SWOT e Balanced Socrecard (BSC).
Preliminarmente, é válido entender o conceito e fases do planejamento estratégico. As organizações demanda o delineamento de um planejamento estratégico, pois este busca estabelecer a direção futura da empresa e alocação de recursos para alocação de recursos para alcançar os seus objetivos, sendo estabelecido através das seguintes fases: formulação de objetivos "organizacionais"; análise externa; análise interna; formulação de alternativas estratégicas e escolha de estratégias; e planos táticos e operacionais. Nesse sentido, o planejamento estratégico é a base da manutenção da competividade das organizações, pois representam as expectativas que buscam alcançar.
No que tange à matriz SWOT, trata-se de uma ferramenta útil no segmento administrativo. Segundo a doutrina, a Matriz SWOT possui suma importância, pois elenca fatores a serem considerados para montar uma estratégia de inserção ou expansão, sendo dividido em duas formas: visão interna: forças e fraquezas; e visão externa: oportunidades e ameaças. Assim, através, de uma analise permenorizada destas duas formas de divisão, é possivel identificar o que é útil ou prejudicial.
Por fim, é importante ressaltar o modelo BSC. De acordo com Robert Koplen e David Norton, trata-se de uma ferramenta que busca alinhar os objetivos estratégicos com as ações operacionais, viabilizando os meios para tomada de decisões mais estratégicas e baseadas em dados. Assim, percebe-se que nada adianta buscar a manutenção da competividades das organizações, sem um planejamento estratégico bem estruturado para alcançar esse objetivo.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Planejamento estratégico: definição e fases
O aluno apresentou uma definição de planejamento estratégico, mencionando a importância de estabelecer a direção futura da empresa e a alocação de recursos para alcançar os objetivos. No entanto, as fases do planejamento estratégico foram apenas parcialmente abordadas, com algumas divergências em relação ao padrão de resposta, como a menção a "planos táticos e operacionais", que não são fases do planejamento estratégico conforme o padrão. Além disso, a redação contém repetição na frase "alocação de recursos para alocação de recursos". Portanto, a nota atribuída é de 50%.
Tópico 2: Matriz SWOT: conceito e componentes
O conceito de matriz SWOT foi abordado de maneira adequada, mencionando sua importância e divisão em visão interna e externa. Contudo, a explicação dos componentes não foi detalhada, faltando a explicitação de que as forças e fraquezas são internas e as oportunidades e ameaças são externas. A redação poderia ter sido mais explícita ao descrever cada componente. A nota atribuída é de 75%.
Tópico 3: Modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características
O aluno mencionou o BSC e sua utilidade no alinhamento dos objetivos estratégicos com as ações operacionais. No entanto, não abordou as quatro perspectivas (finalidades) do BSC nem suas características principais de maneira completa, como estabelecido no padrão de resposta. A nota atribuída é de 50%.
Uso do idioma
Há erro de grafia em "Balanced Socrecard". O correto seria "Balanced Scorecard". Além disso, houve erro de repetição no trecho "alocação de recursos para alocação de recursos". O mais adequado seria "alocação de recursos para alcançar os seus objetivos". Considerando que a nota quanto aos Conhecimentos Específicos não foi zero, a proficiência no uso do idioma é avaliada. A redação apresenta uma estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão, mas a coesão e coerência são prejudicadas pelos erros mencionados. A nota atribuída para o uso do idioma é de 75%.
Nota Total
62,5%
A Lei nº 8080/1990, que dispõe sobre as condições de prevenção, proteção e recuperação da saúde, deu origem ao Serviço Único de Saúde - SUS. O referido dispositivo legal possui diretrizes e princípios que devem balizar as políticas públicas relacionadas à saúde em todo o território nacional.
Inicialmente, insta destacar que a gestão da saúde pública é compartilhada entre todos os entres federativos: União, Estados, Municípios e Distrito Federal, cabendo a esses a execução de atribuições comuns. De acordo com a lei, uma das atribuições comuns é a elaboração de normas de regulação das atividades e serviços privados de saúde, tendo em vista a sua relevância pública. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada, porém sua atuação deve ser regulada, cabendo aos entes estabelecer condições para seu funcionamento. Outra atribuição comum aos entes federativos é a realização de pesquisas e estudos na área da saúde, inclusive através da estimulação de parcerias com órgãos educacionais de formação profissional, com o intuito de otimizar a formação de recursos humanos, transferir conhecimento e tecnologia.
Nesse ínterim, os princípios da Universalidade, Equidade e Integralidade, norteiam as políticas públicas e contribuem para a eficácia do sistema de saúde. O princípio da Universalidade, segundo a Constituição Federal Brasileira, garante que a saúde é direito de todos os cidadãos, devendo o Estado garantir acesso universal e igualitário. Já o princípio da Equidade diz respeito ao reconhecimento das necessidades diferentes de grupos específicos, atuando na redução do impacto dessas diferenças. Por fim, o princípio da Integralidade versa sobre o foco no cidadão, considerando-o de forma ampla, integrando as ações voltadas para a promoção, prevenção e recuperação da saúde dele.
Conclui-se que as políticas de saúde no Brasil devem ser orientadas em conformidade com os princípios e as diretrizes que regem a Lei 8080/1990, por se tratar de uma rede ampla, abrangente, solidária e participativa.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: O aluno cita duas atribuições comuns à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, que são a regulação das atividades e serviços privados de saúde e a realização de pesquisas e estudos na área da saúde. As atribuições são mencionadas de forma correta e estão de acordo com o art. 15 da Lei nº 8.080/1990. Além disso, o aluno descreve sucintamente cada uma delas, explicando o papel regulador dos entes federativos e a importância das pesquisas e estudos para a otimização da formação de recursos humanos e transferência de conhecimento e tecnologia. Portanto, o aluno atende plenamente ao solicitado no tópico 1.
Nota para o Tópico 1: 3 (três pontos).
Tópico 2: O aluno explica corretamente os princípios de Universalização, Equidade e Integralidade, relacionando-os com a eficácia do sistema de saúde brasileiro. O texto apresenta uma visão clara de como cada princípio contribui para o funcionamento do SUS, destacando o acesso universal e igualitário à saúde, a atenção às necessidades específicas de diferentes grupos e a abordagem holística da saúde. O aluno demonstra compreensão dos princípios e sua aplicação prática, cumprindo o que foi pedido no tópico 2.
Nota para o Tópico 2: 3 (três pontos).
Uso do idioma: O texto do aluno está bem escrito, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa. Não foram identificados erros de ortografia ou morfossintaxe que comprometam a compreensão do texto. A redação apresenta uma estrutura textual adequada, com introdução, desenvolvimento e conclusão, e mantém a coerência e coesão ao longo do texto.
Nota para o Uso do Idioma: 50 (cinquenta pontos).
Nota total para a redação do aluno: A soma das notas dos tópicos 1 e 2 é de 6 pontos, que corresponde a 50% do valor total da questão. Somando-se a nota do uso do idioma, que é de 50 pontos, a nota final da redação do aluno é de 100 pontos.
100%
Trata-se de parecer técnico destinado à Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (ABRATI) acerca da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5906 ao Supremo Tribunal Federal (STF). Neste documento, objetiva-se esclarecer sobre o papel fiscalizatório da Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT) e sobre sua função regulatória como autarquia especial.
Preliminarmente, entende-se que a ANTT é uma autarquia de regime especial que atua na fiscalização, controle e normatização. Nesse sentido, a fiscalização refere-se às atividades da administração pública e de seus agentes que visam o cumprimento de obrigações legais. No âmbito da agência a função fiscalizatória é realizada por meio da examinação dos contratos de concessão e do transporte de cargas, passageiros e produtos perigosos nas rodovias, ferrovias e dutovias federais. Já o controle é um instrumento no qual verifica se a qualidade do serviço prestado. A ANTT acompanha se os requisitos necessários para eficiência do serviço estão sendo atendidos, observando os níveis de segurança, conforto e modicidade nos transportes terrestres. Por fim, a normatização é o poder de alterar normas e atos visando o bem estar da sociedade. Nesse contexto, a Agência, por meio de Análise de Impacto Regulatório (AIR) e audiências públicas, pode realizar edição de normativos de interesse geral. Sendo assim, a ADI ajuizada pela Abrati não deve prosperar visto que as três funções supracitadas inerentes à Agência são constitucionais e devem ser exercidas por ela.
Por serem autarquias especiais, as agências reguladoras, como a ANTT, possuem diversas particularidades que a colocam nessa posição. São criadas por lei específica e exercem atividades típicas da administração pública. Essas pessoas jurídicas de direito público possuem algumas características únicas como maior autonomia administrativa, técnica e financeira, além disso, seus membros possuem mandato fixo e organizam-se de maneira colegiada.
Ademais, a ANTT, no papel de autarquia sobre regime especial atua na regulação fazendo uso de diversas ferramentas regulatórias. Entre elas está a regulação por incentivos que possui quatro tipos principais: "yardstick regulation" (regulação por comparação), "price-cap" (preço teto), "sliding scale" (lucros compartilhados) e "performance standards" (regulação por padrão de qualidade). Essa categoria regulatória consiste em fornecer a empresa regulada certa liberdade tarifária enquanto oferece recompensa no caso de ganhos de produtividade. De maneira geral, a regulação por incentivos beneficia o usuário pois ajuda a reduzir os custos das tarifas, incentiva a inovação e a melhoria da qualidade. Outrossim, essa regulação atua diretamente na redução do risco da captura e torna o serviço fornecido mais eficiente. Desse modo, aponta-se a capacidade normativa e fiscalizatória das agências reguladoras, de modo especial a ANTT, que possuem ferramentas satisfatórias para execução de suas funções.
Destarte, diante dos fatos apresentados conclui-se que a Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada pela Abrati é infundada visto que a Agência Nacional de Transportes Terrestres possui plena capacidade e ferramentas adequadas para editar normativos e manter a fiscalização adequada do setor a qual é responsável.
Avaliação do Tópico 1:
O aluno abordou de maneira adequada os conceitos de fiscalização, controle e normatização da ANTT, fornecendo exemplos para cada um e conectando-os ao contexto da ADI ajuizada pela Abrati. A argumentação é consistente ao afirmar que as funções da ANTT são constitucionais e que a ADI não deve prosperar. No entanto, faltou uma análise mais aprofundada sobre as alegações da Associação em relação à ADI, conforme exigido pelo padrão de resposta. A resposta do aluno poderia ter sido mais explícita ao relacionar as funções da ANTT com o mérito da ADI, fundamentando com base na jurisprudência do STF. Portanto, a nota para este tópico é de 80%.
Avaliação do Tópico 2:
O aluno explicou o conceito de autarquias especiais e citou características pertinentes à ANTT, como maior autonomia e organização colegiada. Contudo, a resposta carece de detalhamento sobre as prerrogativas específicas que caracterizam a ANTT como uma autarquia especial, como mandato fixo para diretores e autonomia administrativa, orçamentária e financeira. A resposta não atingiu a profundidade esperada pelo padrão de resposta, que exigia a citação de pelo menos três prerrogativas. A nota para este tópico é de 60%.
Avaliação do Tópico 3:
O aluno mencionou a possibilidade de a ANTT atuar com regulação por incentivos e descreveu diferentes tipos de regulação por incentivos. Também foram citadas vantagens gerais dessa abordagem regulatória. No entanto, a resposta não estabeleceu uma relação clara entre a regulação por incentivos e o caso concreto da ADI, nem discutiu como essa abordagem poderia ser aplicada pela ANTT em substituição ao controle e punição. A resposta ficou incompleta em relação ao que foi solicitado pelo padrão de resposta. A nota para este tópico é de 60%.
Há erro de grafia em “examinação”. O correto seria “examinação”.
Nota Total:
67%

