Você precisa estar logado para acessar este recurso.
As normas aplicáveis para o caso 01 do ativo imobilizado é o CPC 01 que determina como calcular a redução do valor recuperável do ativo. O bem está registrado contabilmente em R$140.000,00 e com depreciação registrada de R$ 35.000,00, portanto, o valor contábil do bem depreciado é R$105.000,00. Entretanto, considerando que o valor de venda do bem é R$ 120.000, e descontados os gastos com comissão e frete, R$ 3.000,00 e R$ 2.500,00, respectivamente, o valor financeiro líquido da venda é de R$ 114.500,00. Considerando que o valor do bem no mercado é maior que o valor contábil, conforme CPC 01, não é necessário fazer o teste de recuperabilidade (impairment). Nesse item não é necessário fazer nenhum lançamento contábil.
Para o caso da provisão com processos judiciais de R$ 150 mil, o CPC 25 é que detalha como deve ser o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de provisões das contigências. Para os processos judiciais que forem classificados como “provável”, a empresa deve realizar a provisão do valor. Nos casos em que for possível, a empresa não deve provisionar, mas deve informar nas notas explicativas e para o caso de remoto, não é preciso nem provisionar e nem mencionar nas notas explicativas das demonstrações financeiras. Como existem apenas 2 processos como “provável”, então o valor correto da provisão deveria ser R$ 110.000,00. Como a provisão foi realizada no valor de R$ 150.000,00, é necessário debitar 40 mil na conta de provisão do passivo e creditar 40 mil na conta de resultado para reversão de provisão.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1 – Normas aplicáveis nas duas situações: O aluno mencionou o CPC 01 e o CPC 25, que são as normas aplicáveis para avaliação do ativo imobilizado e para a provisão de processos judiciais, respectivamente. No entanto, não discorreu sobre o objetivo das normas, limitando-se a mencionar a aplicabilidade de cada uma. De acordo com o padrão de resposta, o aluno deveria ter informado a aplicação do CPC 01 e do CPC 25, discorrendo sobre o objetivo da norma para alcançar o conceito 3. Portanto, a nota atribuída é 50% (Conceito 2).
Tópico 2 – Alterações a equipe de inspeção deve indicar em relação ao ativo: O aluno identificou corretamente que não é necessário realizar ajustes no ativo, pois o valor de venda é superior ao valor contábil. No entanto, não realizou todos os cálculos necessários para chegar a essa conclusão, como o cálculo do valor em uso, que é necessário para a comparação com o valor justo e o valor contábil. Além disso, não demonstrou o registro contábil, pois não era necessário. Dessa forma, a nota atribuída é 50% (Conceito 1).
Tópico 3 – Alterações a equipe de inspeção deve indicar em relação ao passivo: O aluno indicou corretamente que há um excesso de provisão e que é necessário ajustar o passivo para R$110.000,00. Além disso, apresentou o registro contábil necessário para a reversão da provisão. Portanto, a nota atribuída é 100% (Conceito 3).
Nota Final:
67%
Observações:
Há erro de grafia em "detalha". O correto seria "detalha".
Houve erro de pontuação no trecho "Para o caso da provisão com processos judiciais de R$ 150 mil, o CPC 25 é que detalha como deve ser o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de provisões das contigências." O mais adequado seria "Para o caso da provisão com processos judiciais de R$ 150 mil, o CPC 25 é o que detalha como deve ser o reconhecimento, a mensuração e a divulgação de provisões das contingências."
O Governo aberto se refere a uma nova visão da administração pública voltada para implementação de ações, que suportadas pela legislação brasileira e com desenvolvimento de novas tecnologias e inovação, que permitam a divulgação e a transparência das informações, prestação de contas para a população, responsabilização (accountability) dos gestores, além de fomentar e permitir a participação dos cidadãos na fiscalização das contas públicas.
Na Carta Magna do país, o princípio da publicidade é exigido no cumprimento das atividades da administração pública. Além da importância dada na Constituição, diversas leis em diversas áreas ajudam a detalhar melhor a forma de atuação, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que dispõe sobre a obrigatoriedade do Poder Público em adotar ferramentas de transparência na gestão fiscal para permitir à população o acesso às informações orçamentárias e gastos do governo. A Lei de Acesso à Informação, também conhecida como “LAI”, regulamentou o dever do Poder Público de divulgar as informações na internet, garantir fácil acesso e disponibilizá-las em formatos acessíveis e abertos, inclusive sem custo, se for o caso.
A transparência e a publicidade nas informações do Governo fomentam o controle social, racionaliza os gastos e estimula a inovação em setores que prestem serviços aos cidadãos. O controle social invoca o envolvimento da população na fiscalização das ações do Poder Público, colaborando para que cada órgão zele pelo seu fiel cumprimento da sua atribuição, para que os gestores respeitem os limites orçamentários e para que os gastos sejam condizentes com as atividades desempenhadas.
A legislação do país reconhece a importância da transparência e de uma governança na gestão pública, ressaltando que a divulgação de informações de interesse público, exceto em casos de sigilos permitidos em lei, ainda que contenham dados pessoais devem se sobrepor, inclusive sem necessitar de solicitação, tais como nome de servidor público e o valor da remuneração. A LAI proíbe a divulgação de dados sensíveis, como gênero, raça, religião e outros a fim de evitar qualquer tipo de discriminação, assim também nos casos em que houver risco de segurança do país ou pesquisas de inovação tecnológica.
O controle social da população é benéfico para construção de uma sociedade mais justa e igualitária, com o uso adequado dos recursos orçamentários do país e com o bom funcionamento das instituições na prestação de serviços para a população.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Cite as diretrizes normativas e legais relacionadas ao modelo de Governo Aberto [valor: 9,50 pontos]
O aluno mencionou o princípio da publicidade na Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, assim como a Lei de Acesso à Informação (LAI), que são elementos fundamentais no contexto do Governo Aberto. No entanto, faltou a citação de outros decretos e normativas específicas, como o Decreto Presidencial nº 6.666, o Decreto s/nº de 2011, o Decreto Presidencial nº 7.724, entre outros mencionados no padrão de resposta. Portanto, a resposta do aluno abordou o tópico, mas não com a profundidade e a variedade de exemplos requeridos para alcançar a nota máxima. Nota atribuída: 65%
Tópico 2: Conceito de Governo Aberto e sua importância para a promoção da transparência ativa. [valor: 9,50 pontos]
O aluno abordou o conceito de Governo Aberto, mencionando a transparência, a prestação de contas, a responsabilização e a participação cidadã. Contudo, a relação entre o Governo Aberto e a transparência ativa não foi suficientemente explorada, faltando uma discussão mais aprofundada sobre como o Governo Aberto promove especificamente a transparência ativa. Nota atribuída: 70%
Tópico 3: A cultura da transparência e a relação com o controle social. [valor: 9,50 pontos]
O aluno discorreu sobre o controle social e sua importância na fiscalização das ações do Poder Público, bem como a legislação que suporta a transparência e a divulgação de informações. No entanto, a relação entre a cultura da transparência e o controle social poderia ter sido mais detalhadamente explorada, com exemplos específicos e uma discussão mais profunda sobre como a cultura da transparência se relaciona com o exercício do controle social. Nota atribuída: 75%
Erros de grafia ou morfossintaxe:
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção.
Nota total: 70%
Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas na gestão estratégica, inclusive para aferir e/ou melhorar a qualidade de determinados processos, cita-se o Ciclo PDCA. Esse instrumento compõe-se de quatro etapas as quais se repetem continuamente, sendo elas denominadas de “Plan, Do, Check e Act”. Em português, significam respectivamente “Planejar, Fazer, Checar e Agir.” De acordo com a ferramenta, a etapa “Panejar” consiste em estabelecer objetivos determinados, bem como planos para alcançá-los; a etapa “Fazer” caracteriza-se por implementar aquilo que foi delineado na etapa anterior; na etapa “Checar” ocorre a verificação de tudo aquilo que foi executado e, por fim, na etapa “Agir” são efetuadas as medidas corretivas visando ajustar os resultados insatisfatórios ou aperfeiçoar os processos. Depois disso, o ciclo repete-se com vistas à melhoria contínua.
No caso da Unidade X, para sanar os problemas relacionados ao atendimento, ao alto índice de erros e ao descumprimento dos prazos de entrega, algumas melhorias podem ser sugeridas tanto na etapa de planejamento quanto na de execução. Ao nortear-se pelas regras de Boa Administração, na fase de planejamento poderia ser definido um modo de atendimento padrão ao público, além do mais, o desenho de um treinamento dos funcionários também seria viável, melhorando substancialmente aspectos relacionados à comunicação com o público. Além disso, estipular prazos diários de entrega seria outro ponto importante. Já na fase de execução, implementar o atendimento padrão e o treinamento dos servidores da maneira que foi definida na etapa de planejamento, além de monitorar essas ações para verificar se estão sendo executadas como estabelecido na etapa anterior, são funções imprescindíveis dessa fase. Dessa maneira, as propostas citadas poderiam colaborar na melhora do atendimento prestado pela Unidade X e, por sua vez, reduzir a insatisfação dos usuários.
Avaliação do Tópico 1:
O aluno apresentou uma compreensão adequada do Ciclo PDCA, descrevendo corretamente o conceito e as etapas do ciclo. A resposta incluiu uma descrição das quatro etapas (Planejar, Fazer, Checar e Agir), embora não tenha detalhado as subetapas de "Planejar" conforme o padrão de resposta exigia. Portanto, a resposta atende parcialmente ao padrão de resposta. A nota para este tópico é de 75%, pois o aluno discorreu sobre o conceito e citou corretamente as etapas, mas não detalhou completamente cada uma delas.
Avaliação do Tópico 2:
O aluno conseguiu relacionar as etapas de planejamento e execução com o caso concreto da Unidade X, sugerindo ações específicas para cada etapa que poderiam ajudar a gerenciar as queixas relatadas pelo público. Foram mencionados exemplos de ações como definir um modo de atendimento padrão, desenhar treinamentos para os funcionários e estipular prazos diários de entrega na etapa de planejamento, e implementar o atendimento padrão e o treinamento, além de monitorar essas ações na etapa de execução. A resposta atende ao padrão de resposta exigido, e a nota para este tópico é de 100%.
Nota total: 87.5%
Erro de grafia: “Panejar” deveria ser “Planejar”.
Entre as diversas ferramentas que podem ser utilizadas na gestão estratégica, inclusive para aferir e/ou melhorar a qualidade de determinados processos, cita-se o Ciclo PDCA. Esse instrumento compõe-se de quatro etapas as quais se repetem continuamente, sendo elas denominadas de “Plan, Do, Check e Act”. Em português, significam respectivamente “Planejar, Fazer, Checar e Agir.” De acordo com a ferramenta, a etapa “Panejar” consiste em estabelecer objetivos determinados, bem como planos para alcançá-los; a etapa “Fazer” caracteriza-se por implementar aquilo que foi delineado na etapa anterior; na etapa “Checar” ocorre a verificação de tudo aquilo que foi executado e, por fim, na etapa “Agir” são efetuadas as medidas corretivas visando ajustar os resultados insatisfatórios ou aperfeiçoar os processos. Depois disso, o ciclo repete-se com vistas à melhoria contínua.
No caso da Unidade X, para sanar os problemas relacionados ao atendimento, ao alto índice de erros e ao descumprimento dos prazos de entrega, algumas melhorias podem ser sugeridas tanto na etapa de planejamento quanto na de execução. Ao nortear-se pelas regras de Boa Administração, na fase de planejamento poderia ser definido um modo de atendimento padrão ao público, além do mais, o desenho de um treinamento dos funcionários também seria viável, melhorando substancialmente aspectos relacionados à comunicação com o público. Além disso, estipular prazos diários de entrega seria outro ponto importante. Já na fase de execução, implementar o atendimento padrão e o treinamento dos servidores da maneira que foi definida na etapa de planejamento, além de monitorar essas ações para verificar se estão sendo executadas como estabelecido na etapa anterior, são funções imprescindíveis dessa fase. Dessa maneira, as propostas citadas poderiam colaborar na melhora do atendimento prestado pela Unidade X e, por sua vez, reduzir a insatisfação dos usuários.
Avaliação da Redação do Aluno
Tópico 1: Gestão de Processos e Projetos.
O aluno não abordou diretamente a distinção entre gestão de processos e projetos, focando apenas no Ciclo PDCA, que é uma ferramenta de gestão de processos. Não houve menção explícita aos projetos ou à diferença entre os dois conceitos. Portanto, a nota atribuída é 0%.
Tópico 2: Ferramentas e Metodologia.
O aluno mencionou o Ciclo PDCA como uma ferramenta de gestão de processos, mas não abordou outras ferramentas ou metodologias, especialmente aquelas relacionadas à gestão de projetos. A menção ao PDCA é relevante, mas insuficiente para cobrir completamente o tópico. A nota atribuída é 50%.
Tópico 3: Indicadores de Desempenho.
Não houve menção aos indicadores de desempenho (KPIs) ou à sua importância na gestão e controle de processos e projetos. O aluno não discorreu sobre como os KPIs contribuem para a tomada de decisões baseada em dados. Portanto, a nota atribuída é 0%.
Tópico 4: Comunicação Assertiva.
O aluno não abordou a importância da comunicação assertiva dentro de uma gestão eficiente. Não houve menção à comunicação ou às habilidades de liderança necessárias para a gestão de processos e projetos. Portanto, a nota atribuída é 0%.
Abordagem geral:
A redação do aluno apresentou uma estrutura coerente e focou em um aspecto da gestão de processos, mas não abordou de maneira abrangente os tópicos solicitados na questão. A nota atribuída é 25%.
Nota Total:
15%
Observações:
Há erro de grafia em "Panejar". O correto seria "Planejar".
Houve erro de concordância no trecho "as etapas as quais se repetem continuamente". O mais adequado seria "as etapas que se repetem continuamente".
Os direitos humanos se caracterizam como prerrogativas inerentes e fundamentais para a existência digna dos indivíduos e perpassa direitos civis, políticos e sociais. A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (CF 88), inclusive, aduz que tratados e convenções internacionais que versem acerca dos direitos humanos sejam equivalentes às emendas constitucionais desde que critérios, como a aprovação pelo Congresso Nacional conforme o rito especial próprio, sejam obedecidos.
No ano passado, segundo o disque 100, o Ministério dos Direitos Humanos recebeu 430 mil denúncias de violações de Direitos Humanos, esse dado apesar de demonstrar uma realidade nacional, denota a importância de convenções e tratados internacionais que abordem essas contravenções. Um exemplo, é a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (CADH) que traz a proteção internacional aliada à salvaguarda do direito interno dos Estados Americanos.
O dispositivo citado institui dois órgãos essenciais na defesa dos direitos humanos, são eles: a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Este possui função jurisdicional e consultiva, aquele função de analisar e investigar petições, fazer recomendações aos Estados membros e apresentar casos à Corte Interamericana, etc.
Ao refletir sobre a legitimidade de propor demandas é importante analisar que em relação à CIDH qualquer pessoa ou grupo de pessoas e entidades não-governamentais reconhecidas em um ou mais Estados membros da Organização têm validade para propositura, já no âmbito da Corte possuem legitimidade os próprios Estados-membros e a Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Além disso, para que uma denúncia seja encaminhada à Comissão, devem existir critérios de admissibilidade, como: legitimidade das partes, necessidade de esgotamento dos recursos internos, pressuposto temporal, etc.
Em síntese, os direitos humanos são de extrema importância para uma vivência digna e necessitam ser devidamente protegidos e defendidos. Nesse sentido, órgãos como a Comissão e a Corte de Direitos Humanos denotam-se como instrumentos importantes de promoção, articulação de medidas e, principalmente, mecanismos que asseguram que violações não serão vistas de modo indiferente.
Avaliação da Redação do Aluno:
Tópico 1: Funções da Comissão e Legitimidade para propor demanda.
O aluno abordou as funções da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos, destacando a função jurisdicional e consultiva da Corte e a função investigativa e de recomendação da CIDH. Também mencionou a legitimidade para propor demandas, tanto para a CIDH quanto para a Corte. No entanto, não fez uma distinção clara entre as funções da CIDH e da Corte, nem detalhou as atribuições principais da CIDH conforme esperado na resposta padrão. A resposta do aluno é parcialmente alinhada com o esperado, mas carece de especificidade e clareza na distinção das funções de cada órgão. Nota: 50%
Tópico 2: Procedimento para apresentação de demandas.
O aluno mencionou a necessidade de esgotamento dos recursos internos e o pressuposto temporal como critérios de admissibilidade para a apresentação de demandas à CIDH, mas não detalhou todos os requisitos conforme estabelecido no Artigo 46 do Pacto de San José da Costa Rica. Faltou mencionar a não pendência de outro processo de solução internacional e os detalhes sobre a identificação da pessoa ou entidade que submete a petição. A resposta do aluno abordou parcialmente o tópico. Nota: 50%
Tópico 3: Hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos.
O aluno mencionou a equivalência dos tratados internacionais sobre direitos humanos a emendas constitucionais, conforme a CF 88, mas não desenvolveu a resposta de forma a detalhar a hierarquia normativa desses tratados no ordenamento jurídico brasileiro. Não houve distinção entre os tratados de direitos humanos e outros temas, nem foi mencionado o rito especial para aprovação de tratados com status de emenda constitucional. A resposta não atendeu completamente ao esperado para o tópico. Nota: 25%
Uso do idioma:
Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que comprometam a avaliação do uso do idioma. O texto apresenta coerência e coesão, com uma estrutura textual adequada, incluindo introdução, desenvolvimento e conclusão. Nota: 100%
Nota final:
56.25%

