Redação EBSERH (IBFC) 2023: Como será a prova de redação do concurso?
A prova de redação EBSERH (IBFC) será o diferencial neste concurso. Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova de redação EBSERH (IBFC) para os cargos de NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO, veja até o final as dicas que vou passar.
Redação EBSERH (IBFC)
As dicas que eu vou passar serve para os cargos de Assistente Administrativo, Técnico em Contabilidade e Técnico em Segurança do Trabalho.
A prova de redação EBSERH (IBFC) será aplicada no mesmo dia da prova objetiva (17/12/2023).
Segundo o edital, a prova de redação EBSERH (IBFC), será constituída de 1 (uma) redação, cujo tema será fornecido no momento da prova objetiva. Dessa forma, tendo como base o histórico de provas da Banca IBFC, conclui-se que o tema será sobre atualidades.
Além disso, a redação EBSERH terá o mínimo de 20 e o máximo de 30 linhas.
Segundo o edital, a redação EBSERH (IBFC) vale 20,00 pontos e o candidato que não alcançar a pontuação mínima de 10,00 pontos será eliminado.
A banca apresenta 5 (cinco) critérios de correção da redação, são eles:
- Conhecimento do Tema (cobertura dos tópicos apresentados: domínio e interrelação entre os conceitos centrais do tema proposto) – 4 pontos;
- Habilidade Argumentativa (atualização, originalidade e relevância das informações) – 4 pontos;
- Sequência Lógica e de Organização do Pensamento (introdução, desenvolvimento e considerações finais) – 4 pontos;
- Coerência e Coesão (pontuação, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores) – 4 pontos;
- Morfossintaxe (relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome) – 4 pontos; e
- Acentuação e Ortografia – 2 pontos.
Segundo a banca IBFC, serão corrigidas as redações dos candidatos dentro do limite contido no Anexo VIII do edital.
O edital prevê ainda que, para o desenvolvimento de redação EBSERH (IBFC), o candidato deverá redigir com clareza, concisão, precisão, coerência e objetividade, sendo desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado, estiver rasurada, ilegível ou incompreensível ou escrito em língua diferente da portuguesa, bem como se tiver extensão inferior ao mínimo de linhas estabelecido ou ultrapassar a extensão máxima de linhas estabelecida.
Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova, veja a questão aplicada pela Banca IBFC em um concurso recente:
TEXTO I
Percebemos a ausência de cidadania, por exemplo, quando uma sociedade gera uma criança de rua. Ela é o sintoma mais agudo da crise social. Os pais são pobres e não conseguem garantir a educação dos filhos, que muitas vezes são obrigados a trabalhar desde crianças. Por isso esses filhos, quando crescerem, vão continuar pobres, já que sem formação educacional é difícil arrumar bons empregos. E os filhos de seus filhos não terão condições de progredir. Então surge a pergunta: a família é pobre porque não conseguiu estudar ou é porque não estudou que continua pobre?
Esse círculo vicioso não atinge só os que têm menos dinheiro. Revela uma sociedade que fecha oportunidades a todos, inclusive a você.
(DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel, a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 2011, p. 10)
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/05/22/mais-de-9-milhoes-de-criancas-e-adolescentes-de-ate-14-anos-vivem-emextrema-pobreza-no-brasil-diz-abrinq.ghtml. Acesso em: 29/09/2022)
Proposta de Redação:
As crianças e os adolescentes na rua e vivendo em situação de extrema pobreza no Brasil devem ser entendidos como um sintoma de uma crise social, como nos mostra Dimenstein. Nesse sentido, considerando as ideias apresentadas pelos textos motivadores e sua visão de mundo, escreva, em registro formal da Língua, um texto dissertativo-argumentativo, que contenha entre 20 e 30 linhas a respeito do seguinte tema: “Os efeitos sociais do abandono de crianças e adolescentes no Brasil”.
Em suma, o enunciado é dividido em duas partes: texto motivador e comando da questão.
Texto motivador: Traz, em regra, o assunto, com o objetivo de contextualizar o candidato sobre o tema. Em regra, a banca traz vários textos.
Comando da questão: expõe o tipo textual exigido (dissertativo-argumentativo) e, em regra, apresenta o tema (“Os efeitos sociais do abandono de crianças e adolescentes no Brasil”).
Com base nessas informações, cabe ao candidato montar uma tese, isto é, criar um ponto de vista a ser defendido acerca do tema e elabora tópicos para respondê-lo.
Uma excelente dica para as provas de redação da Banca IBFC é usar as palavras-chaves do tema na hora de definir o seu ponto de vista (tese) e na definição das ideias centrais (tópicos frasais). Ao fazer isso, você já evita de fugir do tema.
Para fins da Banca IBFC, você pode adotar duas estruturas de texto:
TEXTO COM 3 PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO
TEXTO COM 2 PARÁGRAFOS DE DESENVOLVIMENTO
Eu sugiro que utilize o segundo modelo (2 parágrafos de desenvolvimento). Todavia, ao longo do Curso de redação EBSERH (IBFC), vamos praticar redação com os dois formatos.
Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova de redação EBSERH, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na redação pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na redação.
A nota da prova de redação EBSERH será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova de redação na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na redação basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso CURSO DE REDAÇÃO EBSERH (IBFC).
Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!
Veja mais dicas para a prova de redação EBSERH (IBFC), no vídeo abaixo: