Discursiva EBSERH (IBFC) 2023: Como será a prova discursiva do concurso para Analista?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva EBSERH (IBFC) será um diferencial neste concurso tão concorrido e desejado.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva EBSERH (IBFC) para os cargos de Advogado e Analista Administrativo (diversas áreas), veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva EBSERH (IBFC)

discursiva ebserh

 

 

As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Advogado e Analista Administrativo, nas especialidades Administração, Contabilidade e Qualquer Nível Superior.

A prova discursiva EBSERH (IBFC), bem como as provas objetivas, acontecerão no dia 17 de dezembro de 2023, com duração de 4 horas e serão aplicadas em diversas cidades.

O edital prevê que, para os cargos de nível superior, a prova discursiva EBSERH (IBFC) será composta por 2 questões, cada uma valendo 10,00 pontos.

A prova discursiva EBSERH (IBFC), portanto, valerá 20,00 pontos e, para não ser eliminador, será preciso tirar um mínimo de 10,00 pontos.

Cada questão deverá ser redigida em um mínimo de 10 e um máximo de 15 linhas, e versará sobre matéria de Conhecimento Específico.

Para o cargo de Advogado, as matérias possíveis de serem cobradas na prova discursiva EBSERH (IBFC) são as seguintes:

  • Direito Constitucional;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Financeiro e Econômico;
  • Direito Tributário;
  • Direito da Seguridade Social;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Civil;
  • Direito Processual Civil;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Processual do Trabalho; e
  • Legislação Sobre Educação e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para o cargo de Analista Administrativo – Administração, as matérias possíveis de serem cobradas na prova discursiva EBSERH (IBFC) são as seguintes:

  • Administração Geral;
  • Administração Financeira e Orçamentária; e
  • Orçamento Público.

Para o cargo de Analista Administrativo – Contabilidade, as matérias possíveis de serem cobradas na prova discursiva EBSERH (IBFC) são as seguintes:

  • Contabilidade Geral;
  • Contabilidade Pública; e
  • Legislação Tributária aplicada às Contratações Públicas.

E para o cargo de Analista Administrativo – Qualquer Nível Superior, as matérias possíveis de serem cobradas na prova discursiva EBSERH (IBFC) são as seguintes:

  • Noções de Administração Geral; e
  • Administração de Recursos Materiais.

Como a IBFC pode cobrar a discursiva EBSERH?

Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova, veja um tema aplicado pela Banca IBFC:

discursiva ebserh

O Município ABC necessita adquirir canetas, lápis e borrachas para a sede da prefeitura. Tratam-se de bens comuns que serão adquiridos pelo critério de julgamento menor preço. A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC – Lei nº 14.133/2021) traz 05 (cinco) modalidades de licitação. Sobre o assunto, disserte sobre as 05 (cinco) modalidades de licitação e aponte a modalidade que deverá ser adotada para aquisição dos bens mencionados.

Veja que a banca traz o enunciado apenas em um parágrafo, o qual contém o texto motivador, comando da questão e os tópicos.

Texto motivador: é a parte em que a banca contextualiza o tema: “O Município ABC necessita adquirir canetas, lápis e borrachas para a sede da prefeitura. Tratam-se de bens comuns que serão adquiridos pelo critério de julgamento menor preço. A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (NLLC – Lei nº 14.133/2021) traz 05 (cinco) modalidades de licitação.”

Comando da questão/tópicos: é a parte em que a banca pede para o candidato responder algo: “Sobre o assunto, disserte sobre as 05 (cinco) modalidades de licitação e aponte a modalidade que deverá ser adotada para aquisição dos bens mencionados.”

Tópicos: é o que deve ser respondido. Às vezes, eles vêm expressos no enunciado, as vezes não. Nesse caso, eles vieram mesclados ao comando da questão. Então, precisam ser extraídos:

Tópico 1: disserte sobre as 05 (cinco) modalidades de licitação; e

Tópico 2: aponte a modalidade que deverá ser adotada para aquisição dos bens mencionados.”

Nesse caso, a banca trouxe apenas dois tópicos. Assim, para esse exemplo de prova, bastaria um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico. A introdução e a conclusão são facultativas, uma vez que a banca não exige, expressamente, a estrutura formal de um texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Os critérios que serão utilizados para correção da sua prova serão:

Veja que são 3 critérios avaliativos. Ao analisar a distribuição de pontos, fica evidente que o critério Conteúdo é o que vale mais pontos.

Contudo, em questões com menos tópicos, a fim de atender ao critério Estrutura, seria interessante um parágrafo de introdução e conclusão, porém, com poucas linhas (3 no máximo).

Veja outra forma da banca IBFC cobrar o discursiva:

Para que qualquer ideia seja implementada em empresas ou em qualquer atividade que necessite administração é necessário que se faça o planejamento. Descreva o processo de planejamento.

Veja que a banca traz o enunciado apenas em um parágrafo, o qual contém o texto motivador, comando da questão e os tópicos.

Texto motivador: é a parte em que a banca contextualiza o tema: “Para que qualquer ideia seja implementada em empresas ou em qualquer atividade que necessite administração é necessário que se faça o planejamento.”

Comando da questão/Tópico: é a parte em que a banca pede para o candidato responder algo: “Descreva o processo de planejamento”

Nesse caso, a banca trouxe apenas um tópico. Assim, para esse exemplo de prova, bastaria um parágrafo de desenvolvimento ou 6 parágrafos de desenvolvimento, um para cada etapa do processo.

A introdução e a conclusão são facultativas, uma vez que a banca não exige, expressamente, a estrutura formal de um texto dissertativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?

Não necessariamente. Os candidatos que têm a discursiva corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.

Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!

Por quê?

Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva discursiva EBSERH (IBFC) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova discursiva na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova discursiva.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.

Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova discursiva, afinal, só tem a discursiva corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel.

É justamente isso que ensinamos nos nossos cursos de discursiva EBSERH (IBFC):

Curso de Discursiva EBSERH (pós-edital) IBFC – Analista Administrativo – Qualquer Nível Superior – 5 correções individualizadas (voceconcursado.com.br)

Curso de Discursiva EBSERH (pós-edital) IBFC – Analista Administrativo – Administração – 5 correções individualizadas (voceconcursado.com.br)

Curso de Discursiva EBSERH (pós-edital) IBFC – Analista Administrativo – Contabilidade – 5 correções individualizadas (voceconcursado.com.br)

Curso de Discursiva EBSERH (pós-edital) IBFC – Advogado – 5 correções individualizadas (voceconcursado.com.br)

Tirar uma nota boa na prova discursiva é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas no o que pode ser cobrado na prova discursiva EBSERH (IBFC), no vídeo abaixo:

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários