Discursiva MEC (Cebraspe) 2023: Como será a prova discursiva do concurso do MEC?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva MEC (Cebraspe) será o diferencial neste concurso. Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva MEC (Cebraspe) para oo cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, veja até o final as dicas que vou passar.

discursiva mec

Inscrições

As inscrições ocorreram no período de 09 a 28 de agosto de 2023 e devem ser realizadas no site da banca Cebraspe.

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00. O último dia para pagamento da taxa de inscrição é 11 de setembro de 2023.

Vagas

Segundo o edital do concurso MEC, são 220 vagas divididas da seguinte forma:

  • Ampla concorrência – 165 vagas;
  • PCD – 11 vagas; e
  • Negros – 44 vagas.

Para concorrer a uma dessas vagas, basta ter nível superior concluído.

Provas concurso MEC (Cebraspe)

De acordo com o edital do concurso MEC (Cebraspe), os candidatos serão avaliados pelas seguintes etapas:

  • Provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório.

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data provável do dia 08 de outubro de 2023.

Prova objetiva concurso MEC (Cebraspe)

A prova objetiva terá 120 itens para serem julgado em CERTO e ERRADO e valerá 120 pontos.

Lembrando que uma questão que for marcada em desacordo com o gabarito levará a perda de um ponto, ou seja, uma errada anula uma certa.

As questões estarão dividas em:

  • Conhecimentos básicos: 50 questões; e
  • Conhecimentos específicos: 70 questões.

Prova discursiva MEC (Cebraspe)

Como o candidato terá 4h30 para responder a prova objetiva e elaborar a resposta para a prova discursiva MEC (Cebraspe), de início, já é possível perceber que o candidato precisa gerenciar bem o tempo.

Não pode gastar muito tempo nem na discursiva, nem na objetiva. É preciso um bom equilíbrio para que consiga fazer tudo (responder e preencher as folhas de respostas definitivas) dentro do tempo máximo previsto.

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá na redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de tema da atualidade, de administração pública e(ou) de educação pública.

Percebe-se que a discursiva vale, sozinha, 20% da nota final do concurso. Se considerarmos o peso de cada matéria, isoladamente, verifica-se que é a matéria mais importante do concurso.

Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova discursiva MEC (Cebraspe), veja a questão aplicada pela Banca Cebraspe em um concurso recente:

O principal motor da economia do século XXI é o saber. A disputa, hoje em dia, é pela fronteira do conhecimento, o que faz as nações desenvolvidas voltarem suas atenções para debates acerca da Revolução 4.0, da Internet das Coisas, da nanotecnologia, do uso sustentável dos recursos naturais e da inteligência artificial. É urgente que a ciência e a tecnologia estejam no centro da estratégia de desenvolvimento de qualquer país.

Soraya Smaili, Flavia Calé e Odir Dellagostin. Valorizar a ciência e os pesquisadores.
In: O Estado de S.Paulo, 15/3/2022, p. A6 (com adaptações).

Considerando que o fragmento de texto anterior tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

O CONHECIMENTO COMO A BASE DO DESENVOLVIMENTO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

1 conhecimento como motor do desenvolvimento tecnológico, econômico e social; [valor: 10,00 pontos]

2 educação de qualidade como premissa para o desenvolvimento; [valor: 10,00 pontos]

3 investimento brasileiro em ciência e tecnologia na atualidade. [valor: 8,50 pontos]

Em suma, para abordar adequadamente o tema, o candidato precisa responder ao que foi solicitado nos tópicos, na ordem em que eles aparecem, em um formato de texto dissertativo-expositivo. Para a Banca Cebraspe, você poderá utilizar uma das 3 estruturas abaixo:

discursiva mec

Observe que, no terceiro exemplo, não há introdução nem conclusão. O candidato pode usar as 30 linhas para discorrer diretamente sobre os tópicos. Isso só é possível, pois a banca Cebraspe direciona 95% da nota final a resposta aos tópicos e essa resposta está, justamente, nos parágrafos de desenvolvimento.

A nota da prova discursiva MEC (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva MEC (Cebraspe):

Tirar uma nota boa na prova discursiva MEC (Cebraspe) é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja a resolução de um tema de discursiva no estilo da banca Cebraspe, que pode ser cobrado na prova discursiva MEC (Cebraspe):

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários