Discursiva SMPOG BH (FGV) 2023: Como será a prova discursiva do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva SMPOG BH (FGV) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva SMPOG BH (FGV) para os cargos de Analista de Planejamento e Gestão Governamental (Administração e Ciências Contábeis) e Agente Executivo Governamental, veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva SMPOG BH (FGV)

 

discursiva smpog bh

As dicas que eu vou passar serve para os cargos de Analista de Planejamento e Gestão Governamental (Administração e Ciências Contábeis) e Agente Executivo Governamental.

A prova discursiva SMPOG BH (FGV) acontecerá no mesmo dia e horário da prova objetiva (17/12/2023), na cidade de Belo Horizonte, no período da tarde, com duração de 3 horas.

A prova discursiva SMPOG BH (FGV) valerá 100 pontos, isto é, mais de 60% da nota final do concurso.

O edital prevê que a prova discursiva SMPOG BH (FGV) será composta por 2 questões discursivas, versando sobre Conhecimento Específico, de 30 linhas cada.

Em primeira análise, percebe-se que o candidato terá 1h30 para cada questão discursiva! É um tempo razoável, mas que precisa ser bem gerenciado, para que o candidato consiga finalizar a tempo a discursiva com excelência.

Além disso, o valor de cada questão será 50 pontos, logo, a prova valerá um total de 100 pontos.

Será aprovado apenas o candidato que tirar 60% ou mais no total da prova.

Atenção: como o mínimo é 60 pontos, se deixar uma questão em branco, estará automaticamente eliminado.

Na prova discursiva, será cobrado algumas das matérias de conhecimento específico.

Para o cargo de Administração, são:

  • Administração Geral;
  • Administração Pública; e
  • Licitações e Contratos.

Para o cargo de Ciências Contábeis, são:

  • Contabilidade Geral; e
  • Contabilidade Pública.

Para o cargo de Agente Executivo Governamental, são:

Princípios da Administração Pública. O processo administrativo: planejamento, organização, influência, controle. Planejamento: fundamentos, tomada de decisões, ferramentas. Descentralização e desconcentração. Administração Direta e Indireta. Características básicas das organizações formais modernas: tipos de estrutura organizacional, natureza, finalidades e critérios de departamentalização. Convergências e diferenças entre a gestão pública e a gestão privada. Excelência nos serviços públicos. Gestão da Qualidade. Gestão de resultados na produção de serviços públicos. O papel do servidor: relações pessoais e interpessoais. Organização de reuniões e administração do tempo. Conduta profissional: comunicação verbal; apresentação pessoal e ética profissional. Comunicações administrativas: redação de correspondência e documentos oficiais.

O edital não informa se as questões discursivas serão teóricas ou práticas. Então, o candidato deve estar apto a se preparar para os dois.

Questões práticas são aquelas em que a banca conta uma história e pede para você aplicar o conhecimento sobre o assunto naquela situação hipotética.

Já a questão teórica não tem muita historinha. A banca cobra o conhecimento da matéria de forma mais direta.

O que será cobrado exatamente no dia do concurso ninguém sabe. Porém, para você ter uma boa noção de como devem ser os estilos de cobrança, selecionei, na Biblioteca de Discursivas, duas provas aplicadas no concurso recente do TCU/2022, retirada da Biblioteca de Discursivas, só para fins de exemplo:

 

discursiva smpog bh

João, servidor público federal estável, ocupante de cargo efetivo de médico no âmbito do Ministério da Saúde, acaba de ser aprovado em concurso público para o cargo de perito médico do Instituto Nacional do Seguro Social.

Diante do regime jurídico que lhe  é aplicável, responda aos itens abaixo, de forma objetivamente fundamentada, levando em consideração a atual jurisprudência dos Tribunais Superiores.
a) Sabendo que o somatório das cargas horárias dos dois cargos (médico no Ministério de Saúde e perito médico no INSS) ocasionará uma jornada semanal superior a 60 horas, é possível que João acumule licitamente os dois cargos públicos?

b) Caso João acumule licitamente seu cargo efetivo de médico no Ministério da Saúde com outro cargo público qualquer, o servidor poderá receber acima do teto remuneratório dos servidores previsto no Art. 37, XI, de Constituição da República de 1988.

c) Imagine que João seja casado com Maria, juíza federal, que acaba de falecer em abril de 2022. Em relação à eventual pensão por morte de sua esposa, como se aplicaria a regra do teto remuneratório dos servidores prevista no Art. 37, XI, da Constituição da República de 1988?

d) Suponha que João obteve licença para tratar de assuntos particulares pelo período de um ano e já está gozando a licença há seis meses. João é sócio e empregado da sociedade empresária Alfa, e o Ministério da Saúde acabou de publicar edital de licitação para adquirir determinados materiais hospitalares, sob o regime jurídico da Lei nº 14.133/2021. É lícito que a sociedade empresária Alfa participe dessa licitação?

discursiva smpog bh

O processo administrativo federal é regulado pela Lei nº 9784/99 e visa, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração. Essa lei se aplica a toda a Administração Pública Federal, inclusive a órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, quando no desempenho da função administrativa. Com base na Lei nº 9784/99,

a) cite quatro princípios expressos nessa lei que devem ser atendidos pelo processo administrativo.
b) cite as situações em que não será permitida a delegação de competências.
c) cite três situações em que a motivação dos atos será obrigatória.
d) cite a condição em que será possível a realização da avocação de competência.

Em suma, esse é o modelo que questões da Banca FGV. A banca traz um texto motivador ou uma situação hipotética e, depois, o comando da questão, com os tópicos.
Assim, a estratégia para conseguir uma boa nota é simplesmente responder aos tópicos, direcionando um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico. A estrutura seria assim (sem introdução e sem conclusão):

Ao longo do curso, vamos praticar discursivas com os dois formatos.

O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva SMPOG BH (FGV) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos nos nossos cursos:

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas no o que pode ser cobrado na prova discursiva SMPOG BH (FGV), no vídeo abaixo:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários