Discursiva IPEA (Cesgranrio) 2024: Como será a prova discursiva do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva IPEA (Cesgranrio) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva IPEA (Cesgranrio) para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa (TPP), veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva IPEA (Cesgranrio)

discursiva ipea

As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa (TPP), para o perfil “I. Planejamento, Gestão e Logística”.

Segundo o Edital, o Especialista possui um salário inicial de R$20.924,80.

Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.

O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!

Segundo o Edital, são 80 vagas divididas nas três perfis, que estão subdivididos em algumas especialidades, conforme a seguir:

Perfil Planejamento, Gestão e Logística

Especialidade Vagas
Gestão e Logística 13

Perfil Planejamento e Gestão do Conhecimentos e de Dados

Especialidade Vagas
Processo Editorial 3
Comunicação Social e Divulgação Científica 5
Ciência de Dados 4
Infraestrutura de Tecnologia da Informação 5
Desenvolvimento de Sistemas 5

Perfil Planejamento, Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas e da Gestão Governamental

Especialidade Vagas
Políticas Públicas e Desenvolvimento 16
Políticas Públicas e Sociedade 16
Políticas Públicas e Avaliação 8
Políticas Públicas e Sustentabilidade 5

 

 

Cabe salientar que, atualmente, existem mais de 110 cargos vagos no quadro de pessoal do órgão para o cargo de Técnico de Planejamento e Pesquisa

Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.

Para concorrer a uma dessas vagas é necessário possuir diploma, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação.

O concurso do IPEA terá as seguintes fases:

  • Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
  • Prova de Títulos, de caráter eliminatório.

As provas objetivas de Conhecimentos Gerais e a prova discursiva terão duração de 4 (quatro) horas e serão aplicadas no turno da manhã, na data provável de 25/02/2024.

Por outro lado, as provas objetivas de Conhecimentos Específicos terão duração de 4 (quatro) horas e serão aplicadas no turno da tarde.

Então, não dá para deixar o estudo da discursiva IPEA para depois.

A prova objetiva do concurso do IPEA será constituída de 100 questões de múltipla escolha, sendo 30 de conhecimentos gerais e 70 de conhecimentos específicos, com 5 alternativas de resposta..

Como o Cesgranrio pode cobrar a discursiva IPEA?

Ao analisar a pontuação, é possível perceber que a Discursiva, sozinha, equivale a 20% da nota final do concurso, isto é, 200 pontos em um total de 1000.

discursiva ipea

Considerando que cada uma das provas objetivas possui várias matérias, e que a prova discursiva, sozinha, equivale a 20% da nota final, percebe-se que ela terá um impacto significativo na nota. Logo, quem realmente busca uma boa colocação no concurso, não pode deixar a discursiva de lado na preparação.

Segundo o edital, a Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, versará sobre conhecimento específico e conterá duas questões, que poderão constituir-se, a depender do perfil e da especialidade, em:

  • textos dissertativos,
  • elaboração de estratégia de avaliação
  • elaboração de estratégia de divulgação em mídias sociais,
  • elaboração de matéria jornalística; ou
  • prática de revisão textual (Especialidade: Processo Editorial).

Cada questão valerá 100 pontos e a nota final será a média ponderada das duas provas, acrescido de peso 2. Para ser aprovado, o candidato precisa tirar o mínimo de 50% do total da pontuação da prova discursiva.

A prova discursiva IPEA, aplicável a todos os cargos, será avaliada com base nos seguintes critérios de correção:

50% da nota – Conteúdo

  • a capacidade de lidar com os conceitos;
  • as técnicas e as atividades próprias na Área de Conhecimento, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos;
  • a conexão e a pertinência ao assunto abordado; e
  • o atendimento aos tópicos solicitados.

50% da nota – Gramática*

  • a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão).

*Obs: se o candidato tirar zero na parte de conteúdo, também receberá zero em gramática.

Acredito que, para a Especialidade: Gestão e Logística, a banca poderá cobrar um texto dissertativo e uma elaboração de estratégia de avaliação, acerca das seguintes matérias:

  • Direito Administrativo
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Gestão de Pessoas nas Organizações
  • Planejamento e Gestão Estratégicos
  • Licitações e Contratos

Embora seja uma Banca antiga, ela não tem um histórico significativo de provas discursivas aplicadas sobre essas matérias. Contudo, para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova, veja a questão aplicada pela Banca Cesgranrio, retirada da Biblioteca de Discursivas:

A sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. possui ampla experiência na participação em processos licitatórios. Especializada no fornecimento de materiais para a execução de solda submarina, a sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. fora selecionada e participara em doze processos licitatórios dos quinze em que tomara parte.

Em 10/02/2015, a sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. foi excluída da participação na licitação para aquisição de materiais de solda a serem usados na Plataforma de Exploração de Petróleo XYZ. A licitação foi promovida pela sociedade de economia mista DEF Óleo S.A.

A causa da exclusão da participação da sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. se deveu ao não recebimento pelos organizadores do processo licitatório de documento enviado pela Empresa de Correios que continha a proposta de contrato da sociedade ABC. A correspondência deveria ter sido expedida no dia 10/12/2014 para a cidade do Rio de Janeiro/RJ, e, por equívoco da Empresa de Correios, foi remetida para Vila Velha/ES.

As cláusulas da proposta contratual enviada pela sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. eram plenamente exequíveis, tanto pela especialidade demandada como pelo menor preço de alguns produtos licitados. Ademais, ela já possuía amplo conhecimento sobre o funcionamento de licitações, além de já haver participado em processos licitatórios semelhantes anteriormente.

Considerando o instituto da responsabilidade civil e os fatos acima narrados, elabore um texto apresentando as providências jurídicas que podem ser tomadas pela sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. na tutela de seu direito, justificando-as a partir da abordagem dos seguintes temas:

    • responsabilidade civil;
    • ato ilícito;
    • dano

Para responder às questões discursivas, o candidato deve, em primeiro lugar, buscar os tópicos. Neles, o examinador deixa claro o que ele quer. NO caso dessa questão, há 3 tópicos:

  • Tópico 1: providências jurídicas que podem ser tomadas pela sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. na tutela de seu direito, no que se refere à responsabilidade civil;
  • Tópico 2: providências jurídicas que podem ser tomadas pela sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. na tutela de seu direito, no que se refere ao ato ilícito;
  • Tópico 3: providências jurídicas que podem ser tomadas pela sociedade ABC Materiais Submarinos Ltda. na tutela de seu direito, no que se refere ao dano.

Cada tópico deverá ser respondido em um parágrafo de desenvolvimento. Então, o texto terá:

Introdução

Desenvolvimento 1 (resposta ao tópico 1)

Desenvolvimento 2 (resposta ao tópico 2)

Desenvolvimento 3 (resposta ao tópico 3)

Conclusão

A nota da prova discursiva IPEA será o diferencial na classificação final do concurso.

Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?

Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.

Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!

Por quê?

Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva IPEA (Cesgranrio) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova discursiva IPEA na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.

Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova discursiva, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva IPEA (Cesgranrio):

Tirar uma nota boa na prova discursiva é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas da prova discursiva IPEA (Cesgranrio), no vídeo abaixo:

 

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários