Discursiva PM PA Oficial (Cebraspe) 2023: Como será a prova discursiva do concurso?

Professor Bruno Marques

A prova discursiva PM PA Oficial (Cebraspe) será o diferencial neste concurso.

Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva PM PA Oficial (Cebraspe) para o cargo de Oficial da Polícia Militar do Pará – CFO/PMPA/2023, veja até o final as dicas que vou passar.

Discursiva PM PA Oficial (Cebraspe)

 

discursiva pm pa oficial

As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Oficial da Polícia Militar do Pará – CFO/PMPA/2023.

Segundo o Edital, durante a realização do CFO/PM, o Aluno Oficial receberá remuneração no valor de R$ 5.728,08, além do auxílio alimentação.

Contudo, após a conclusão do CFO/PM, já na condição de Aspirante-a-Oficial PM, passará a receber a remuneração de R$ 5.896,56, além do auxílio alimentação.

Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.

O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!

Segundo o Edital, são 320 vagas para Oficial-Masculino e 80 para Soldado-Feminino. Porém, ao todo, serão corrigidas a prova discursiva PM PA Oficial:

  • Soldado- Masculino: 400 redações
  • Soldado- Feminino: 100 redações

Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.

As provas objetiva e discursiva terá duração de 5 horas e será aplicada no dia 10/12/2023, no turno da tarde. Então, não dá para deixar o estudo da discursiva para depois.

Como o Cebraspe pode cobrar a discursiva PM PA Oficial?

A prova discursiva valerá 30,00 pontos e consistirá da redação de texto dissertativo, de até 30 linhas, a respeito de temas relacionados aos conhecimentos específicos.

Segundo o edital, os conhecimentos específicos são:

  • Direito Civil;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional;
  • Direito Penal;
  • Direito Processual Penal;
  • Legislação Penal Extravagante;
  • Direito Penal Militar;
  • Direito Processual Penal Militar;
  • Legislação institucional; e
  • Direitos humanos.

No caso de questões que cobram conhecimento específico, não se deve inserir introdução e conclusão. O texto deve conter, basicamente, um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado.

Vamos ver, por exemplo, uma questão cobrada recentemente pelo Cebraspe no concurso de Oficial da PM/SC:

 

Rosa foi indiciada pela prática do crime de extorsão (Código Penal, art. 158, caput), para o qual é prevista pena privativa de liberdade de 4 a 10 anos de reclusão e multa. Durante a investigação, a autoridade policial requereu a interceptação das comunicações telefônicas de Rosa, sob o fundamento de não ser possível a obtenção da prova por outro meio, e representou pela prisão temporária, no intuito de assegurar a futura aplicação da lei penal. O juiz indeferiu o pedido de interceptação telefônica, sob a justificativa de que o crime não preenche o requisito legal, e decretou a prisão pelo prazo de 30 dias, acolhendo a fundamentação do delegado.

Em face da situação hipotética apresentada, responda, fundamentadamente, aos questionamentos seguintes.

1 O crime de extorsão admite interceptação telefônica? Quais os requisitos legais para autorização dessa medida? [valor: 0,50 ponto]

2 Admite-se decretação de prisão temporária em relação ao crime praticado por Rosa? No caso, a fundamentação da decretação da prisão foi acertada? [valor: 0,63 ponto]

3 O prazo da prisão temporária decretada foi adequado? [valor: 0,30 ponto]

Então, nesse tipo de prova, basta você responder diretamente ao que foi solicitado nos tópicos, sem se preocupar com introdução nem conclusão.

A primeira tarefa do candidato, antes de começar a responder, é encontrar os tópicos (isto é, o que a banca quer que seja respondido). Nesse caso, está fácil, pois a banca já trouxe expressamente os tópicos:

Tópico 1: O crime de extorsão admite interceptação telefônica? Quais os requisitos legais para autorização dessa medida?

Tópico 2: Admite-se decretação de prisão temporária em relação ao crime praticado por Rosa? No caso, a fundamentação da decretação da prisão foi acertada?

Tópico 3: O prazo da prisão temporária decretada foi adequado?

Vale ressaltar que, nem sempre, a banca é “boazinha”. Algumas vezes, os tópicos vêm junto com o comando da questão, dificultando um pouco a vida do candidato.

Após definir os tópicos, aí você pode começar a estrutura da sua discursiva. A regra geral é montar um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado. Como na questão há 3 tópicos, o seu texto deverá conter 3 parágrafos de desenvolvimento, sem a necessidade de introdução e conclusão. Assim:

Cada parágrafo de desenvolvimento possui uma estrutura própria, isto é, uma técnica de escrita, a qual vamos aprender ao longo desse curso. Ela é tão importante quanto o conhecimento do conteúdo, principalmente quando se trata de provas discursivas da Banca Cebraspe.

Assim, o grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica nos parágrafos de desenvolvimento. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento eficiente. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.

A nota da prova discursiva PM PA Oficial será o diferencial na classificação final do concurso.

Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?

Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.

Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!

Por quê?

Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.

Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.

A nota da prova discursiva PM PA Oficial (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.

É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:

  • Não sabem como se preparar para escrever um texto;
  • Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
  • Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
  • Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.

Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.

Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.

Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva PM PA Oficial (Cebraspe):

Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!

Veja mais dicas da prova discursiva PM PA Oficial (Cebraspe), no vídeo abaixo:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários