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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 94342
Data de envio:
07/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O debate acerca dos impactos positivos e negativos da globa-
lização, e seu balanço, tem sido intensamente travado por economia
tas de diferentes abordagens, por empresas, governos e sociedade
civil em geral. Após cerca de três décadas, é possível verificar
casas de sucesso e no insucesso e, com base em evidências; con-
conclui-se que um fator chave para o êxito ou fracasso, é a forma
que com que cada país empreende sua inserção internacional , ou seja,
sua abertura econômica.
Preliminarmente, é fundamental destacar que, em geral, a in-
serção internacional efetuada efetuada por países sulamericanos foi muito dis-
tinta da empreendida por países do Leste e Sudeste Asiático. Os países
sulamericanos, como Brasil e Argentina, abriram suas economias de acordo
com os preceitos do Consenso de Wastrester Washington, abrindo-as sem
uma visão de estratégica e de longo prazo, tornando suas indústrias lo-
cais vulneráveis à acirrada competição global, além de taxas de câmbio
sobreapreciadas, esto isto é, pouco competitivas. Ao analisarmos a série his-
tórica da participação de cada setor da economia na composição do
PIB brasileiro, observamos uma progressiva queda na participação da
da indústria de transformação e um aumento no participação do setor
primária. Isto indica como a uma abertura comercial sem estratégia po-
de ocasionar a desindustrialização da economia e perda de complexidade Por
outro lado, a abertura seletiva e estratégica empreendidas por países co-
mo Coreia do Sul, China e Viento Vietnã, possibilitou a manutenção e
des desenvolvimento de sua indústria local, fluxos maciços de investimento
externo direto e inserção estratégica nas cadeias globais de valor.
Porsua vez, no âmbito financeiro, a globalização tende a elevar a vul-
nevabilidade externa dos países emergentes, os quais são suscetíveis à ataques es-
preculativos e fuga de capitais, impactando a taxa de câmbio, a nível de inves
timento e consumo. Em 1999 o Brasil enfrentou um cenário de escassez de divisas e
reconeu ao FMI. A fim de reduzir a vulnerabilidade, regulamentar os fluxos de capitais é essencial.

Correção

Tópico 1: Nota: 90% — Abordou a influência da globalização comercial na inserção periférica, indicando riscos (desindustrialização, dependência do primário, vulnerabilidade a câmbio) e oportunidades (casos asiáticos com inserção em cadeias globais, IDE e fortalecimento industrial). Atendeu às três abordagens (influência, oportunidades e riscos) de forma consistente.

Tópico 2: Nota: 85% — Apresentou impactos da globalização financeira (mobilidade de capitais, ataques especulativos, fuga de capitais, instabilidade cambial e efeitos sobre investimento/consumo) e considerou o caso brasileiro (crise de 1999 e recurso ao FMI). Cobertura adequada, embora concisa.

Uso da Língua Portuguesa: Nota: 35% — Texto coerente e com progressão, mas com elevada incidência de erros ortográficos, de concordância, regência e repetição indevida de palavras, além de problemas de pontuação e uniformidade vocabular, comprometendo a norma culta.

Erros de grafia:

Grafia: Há erro de grafia em "casas" [linha 5]. O correto seria "casos".
Grafia: Há erro de grafia em "Wastrester Washington" [linha 13]. O correto seria "Washington" (Consenso de Washington).
Grafia: Há erro de grafia em "esto" [linha 16]. O correto seria "isto".
Grafia: Há erro de grafia em "Viento Vietnã" [linha 23]. O correto seria "Vietnã".
Grafia: Há erro de grafia em "des desenvolvimento" [linha 24]. O correto seria "desenvolvimento".
Grafia: Há erro de grafia em "Porsua" [linha 26]. O correto seria "Por sua".
Grafia: Há erro de grafia em "vul- nevabilidade" [linha 26]. O correto seria "vulnerabilidade".
Grafia: Há erro de grafia em "es- preculativos" [linha 28]. O correto seria "especulativos".
Grafia: Há erro de grafia em "reconheu" [linha 30]. O correto seria "recorreu".

Erros de morfossintaxe:

Morfossintaxe: Houve erro de colocação/pleonasmo no trecho "que com que" [linha 7]. O mais adequado seria "com que".
Morfossintaxe: Houve erro de repetição indevida no trecho "efetuada efetuada" [linha 10]. O mais adequado seria "efetuada".
Morfossintaxe: Houve erro de regência/pleonasmo em "uma visão de estratégica" [linha 14]. O mais adequado seria "uma visão estratégica".
Morfossintaxe: Houve erro no trecho "isto é, pouco competitivas. Ao analisarmos a série his-" não; ajuste já contemplado acima — sem apontamento adicional.
Morfossintaxe: Houve erro de repetição em "da da indústria" [linha 19]. O mais adequado seria "da indústria".
Morfossintaxe: Houve erro de regência em "no participação do setor" [linha 19]. O mais adequado seria "na participação do setor".
Morfossintaxe: Houve erro de concordância em "setor primária" [linha 20]. O mais adequado seria "setor primário".
Morfossintaxe: Houve erro de pleonasmo em "como a uma abertura" [linha 20]. O mais adequado seria "como uma abertura".
Morfossintaxe: Houve erro de concordância em "a abertura seletiva e estratégica empreendidas" [linha 22]. O mais adequado seria "a abertura seletiva e estratégica empreendida".
Morfossintaxe: Houve erro de crase em "à ataques" [linha 27]. O mais adequado seria "a ataques".
Morfossintaxe: Houve erro de regência em "a nível de" [linha 28]. O mais adequado seria "em nível de".

Nota final: 61%

Correção ID 94339
Data de envio:
06/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao se abordar a importância de um gerenciamento adequado de projetos, é necessário discorrer sobre a relevância do escopo e da Estrutura Analítica do Projeto (EAP) na execução precisa de todas as etapas subsequentes.
Antes de tudo, cabe ressaltar que, segundo o PMBOK-6, o escopo do projeto caracteriza-se por ser o "roteiro" do que deve ser entregue ao final do mesmo, ou seja, nele consta os requisitos do produto, como este deve operar e as atividades necessário para o seu desenvolvimento. Com base nisso, é possível se planejar tanto as tarefas necessárias ao desenvolvimento e entrega do produto final quanto como essas tarefas elencam-se entre si, formando o que é chamado de EAP. Em outras palavras, a EAP pode ser entendida como uma "árvore", onde cada galho representa uma função específica do produto e cada folha, uma atividade. Dessa forma, é possível visualizar as atividades necessárias para cada aspecto do produto final, assim como a forma que as atividades interagem entre si, onde a conclusão de uma determinada tarefa pode ser requisito para outras, até finalmente chegar nas atividades finais (fim das ramificações). Por conseguinte, o planejamento adequado do escopo e da EAP é de suma importância à execução adequada das etapas do projeto e, em consequência, a sua entrega de acordo com os requisitos levantados.
Tendo isso em mente, é relevante também tomar nota sobre como o escopo e a EAP são indispensáveis para manter a integridade do projeto. Como dito, o escopo engloba os requisitos planejados e as tarefas necessárias para o desenvolvimento do produto a ser entregue, logo, a partir disso, é possível identificar, documentar e validar todos os requisitos do projeto com as áreas responsáveis, dando-lhe integridade. Ou seja, é fundamental que todas as áreas, incluindo os usuários finais, discutam o que o produto final deve oferecer (identificação dos requisitos), deixando isso devidamente registrado no Plano Gerencial do Projeto (documentação) após ter ouvido as áreas técnicas responsáveis (validação). Dessa forma, com tudo devidamente registrado, diminui-se consideravelmente a ocorrência de qualquer mudança não planejada. Isto é, uma vez que a EAP foi devidamente discutida e validada, todos os envolvidos sabem o que deve ser feito, em que ordem e com qual objetivo, não dando espaço a dúvidas ou discussões desnecessárias.
Pode-se concluir, portanto, que um escopo bem-definido serve como linha de base para todas as etapas do projeto, dando-lhe a integridade necessária para o que o produto seja entregue devidamente como planejado.

Correção

Tópico 1: Nota: 80% — Atendeu a: (1) explicação do escopo (ainda que não conforme a definição do PMBOK), (3) explicação da EAP, (4) relação da EAP com a organização/planejamento das entregas (decomposição, sequência e visualização), (5) benefícios concretos (redução de dúvidas e mudanças não planejadas, melhor execução). Faltou: (2) descrição da Declaração do Escopo (Scope Statement) e sua função na definição e aceitação das entregas.

Tópico 2: Nota: 60% — Atendeu a: (2) identificação/elicitação (participação de usuários e áreas), (4) validação com as partes interessadas, (5) benefício para evitar mudanças não controladas. Parcial em (3) documentação: mencionou registro no plano, mas não abordou clareza e rastreabilidade (p. ex., Matriz de Rastreabilidade). Faltou: (1) conceituação de requisitos no PMBOK.

Uso da Língua Portuguesa: Nota: 70% — Estrutura textual presente (introdução, desenvolvimento e conclusão), coerência geral adequada. Ocorreram problemas de concordância verbal e nominal, regência, colocação pronominal e construção frasal, além de uso indevido de pronome relativo, que impactam a correção normativa e a fluidez.

Erros de grafia: Não foram identificados erros de grafia.

Erros de morfossintaxe:

Morfossintaxe: Houve erro de concordância verbal no trecho "nele consta os requisitos" [linha 2]. O mais adequado seria "nele constam os requisitos".

Morfossintaxe: Houve erro de concordância nominal no trecho "as atividades necessário" [linha 2]. O mais adequado seria "as atividades necessárias".

Morfossintaxe: Houve inadequação de colocação pronominal no trecho "é possível se planejar" [linha 2]. O mais adequado seria "é possível planejar" ou "é possível planejar-se".

Morfossintaxe: Houve erro de construção no trecho "tanto as tarefas necessárias ao desenvolvimento e entrega do produto final quanto como essas tarefas elencam-se entre si" [linha 2]. O mais adequado seria "tanto as tarefas necessárias ao desenvolvimento e à entrega do produto final quanto a forma como essas tarefas se encadeiam entre si".

Morfossintaxe: Houve uso inadequado de pronome relativo no trecho "onde a conclusão de uma determinada tarefa" [linha 2]. O mais adequado seria "em que a conclusão de uma determinada tarefa".

Morfossintaxe: Houve inadequação de regência no trecho "é de suma importância à execução adequada" [linha 2]. O mais adequado seria "é de suma importância para a execução adequada".

Morfossintaxe: Houve inadequação de regência no trecho "tomar nota sobre" [linha 3]. O mais adequado seria "tomar nota de".

Morfossintaxe: Houve erro de construção oracional no trecho "para o que o produto seja entregue devidamente" [linha 4]. O mais adequado seria "para que o produto seja entregue devidamente".

Nota final: 70%

Correção ID 94337
Data de envio:
06/12/2025
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre a proteção de dados pessoais e a transparência
na democracia brasileira, é possível perceber a importância da união
entre a Lei de acesso à informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados
Pessoais (LGPD). Para aprofundar essa discussão, é importante entender
quais os principais obstáculos enfrentados por essas duas leis no Brasil con-
temporâneo e as medidas e estratégias que podem ser implementadas para
garantir maior transparência e proteção à privacidade em consonância com
os princípios constitucionais da publicidade, da legalidade e dignidade humana
Preliminarmente, os principais obstáculos para a efetividade de LAI e
da LGPD estão ligados a resistências culturais, tecnológicos e institucionais
Segundo dados da Controladoria- Geral da União (CGU), ainda muitos mu-
nicípios operam com mentalidade de opacidade dificultando a "transparência ativa"
além da falta de padronização e sistemas eficientes para gerenciamento
de dados.
Além disso, para garantir maior transparência e proteção à
privacidade, se faz necessário elaborar medidas estratégicas e inter-
ligadas. Como por exemplo maiores fiscalizações e punições efetivas
com maior atuação da CGU nos órgãos de controle interno; auditori-
as regulares sobre o cumprimento de transparência ativa, além de
capacitação institucional e maior investimento em segurança da infor-
mação, promovendo equilíbrio entre acesso à informação e privacidade
individual
Diante disso, percebe-se que a efetividade da LAI e da LGPD de
pende de esforços conjuntos entre Estado, sociedade e setor privado
para equilibrar as legislações. Por isso é imprescindível a implemen-.
tação de medidas estruturais e tecnológicas que fortalecam a trans-
parencia e a privacidade

Correção

Tópico 1: Nota: 60% — Atendeu à “cultura de opacidade” e a limitações tecnológicas/institucionais (falta de padronização e sistemas). Não explicitou baixa capacitação técnica, risco de vazamentos nem escassez de recursos. A análise foi breve e pouco desenvolvida.

Tópico 2: Nota: 90% — Indicou capacitação institucional, investimento em segurança da informação, auditorias de transparência ativa e fiscalização/punição (atuação da CGU), além de mencionar o equilíbrio entre transparência e privacidade. Faltou referência à atuação independente/fortalecida da ANPD e ao reforço explícito da divulgação proativa.

Tópico 3: Nota: 60% — Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, porém com problemas recorrentes de ortografia, concordância, regência e pontuação; coesão adequada, mas com períodos truncados e escolhas de colocação pronominal inadequadas.

Erros de grafia:

Grafia: Há erro de grafia em "Lei de acesso à informação" [linha 3]. O correto seria "Lei de Acesso à Informação".

Grafia: Há erro de grafia em "Controladoria- Geral" [linha 11]. O correto seria "Controladoria-Geral".

Grafia: Há erro de grafia em "de pende" [linha 24]. O correto seria "depende".

Grafia: Há erro de grafia em "implemen-." [linha 25]. O correto seria "implemen-" (sem ponto) ou "implementação".

Grafia: Há erro de grafia em "transparencia" [linha 27]. O correto seria "transparência".

Erros de morfossintaxe:

Morfossintaxe: Houve erro de regência no trecho "entre a Lei de acesso à informação (LAI) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)" [linhas 3–4]. O mais adequado seria "entre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)".

Morfossintaxe: Houve erro de paralelismo/artigo em "..., da legalidade e dignidade humana" [linha 8]. O mais adequado seria "..., da legalidade e da dignidade humana".

Morfossintaxe: Houve erro de pontuação por ausência de ponto final ao término de período em "..., da legalidade e dignidade humana" [linha 8]. O mais adequado seria finalizar com ponto.

Morfossintaxe: Houve erro de uso de artigo em "efetividade de LAI e da LGPD" [linhas 9–10]. O mais adequado seria "efetividade da LAI e da LGPD".

Morfossintaxe: Houve erro de concordância nominal em "resistências culturais, tecnológicos e institucionais" [linha 10]. O mais adequado seria "resistências culturais, tecnológicas e institucionais".

Morfossintaxe: Houve erro de colocação pronominal em "se faz necessário elaborar" [linha 16]. O mais adequado seria "faz-se necessário elaborar".

Morfossintaxe: Houve erro de construção/pontuação em "Como por exemplo maiores fiscalizações..." [linha 17]. O mais adequado seria "Por exemplo, maiores fiscalizações...".

Morfossintaxe: Houve erro de pontuação por ausência de ponto final em "individual" [linha 22]. O mais adequado seria finalizar com ponto.

Nota final: 67%

Correção ID 94335
Data de envio:
06/12/2025
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Seu texto:

Quando se reflete sobre segurança nacional, é necessário considerar as tecnologias e a inovação nos setores estratégicos de defesa. Sobre este tema, defende-se que o Brasil deve articular a Política Espacial Brasileira (PEB) e o Programa Nuclear Brasileiro (PNB), sem ignorar os compromissos internacionais brasileiros.

Inicialmente, aborda-se o pedido da empresa estrangeira em ter acesso a dados sigilosos do PNB. Esta pretensão da empresa não tem respaldo no ordenamento jurídico brasileiro, uma vez que tratados internacionais de cooperação tecnológicas não são aplicados de maneira indiscriminada. Além disso, tratados internacionais são submetidos aos limites constitucionais, que, no caso, envolvem a proteção do patrimônio nacional, material ou imaterial, a garantia da soberania brasileira e a defesa dos interesses nacionais, sobretudo relacionados a tecnologias estratégicas. Segundo a Estratégia Nacional de Defesa (END), o domínio de todo o ciclo da tecnologia nuclear é um dos objetivos nacionais e do PNB, de modo que a Constituição Federal de 1988 (CF/88) protege as medidas tomadas neste sentido da ingerência externa.

Por outro lado, deve-se registrar que a necessidade de respeitar tratados internacionais permanece vigente. De fato, os compromissos do Brasil ao assinar o Tratado de Tlatelolco e o Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNP) abarcam o uso da energia nuclear para fins pacíficos, motivo pelo qual o Programa Integrado de Tecnologias Estratégicas (PITE) deve observar estes limites. Para a observância destes limites, faz-se necessário o incremento da governança institucional relacionada ao PITE, de modo a garantir a legalidade, a segurança e a transparência do empreendimento. Com efeito, o uso de critérios administrativos racionais e objetivos para medir e acompanhar o desenvolvimento das atividades torna possível aferir o grau de adesão do programa a esses critérios. Mais do que isso, a governança institucional dá cumprimento real aos princípios do art. 37 da CF/88, com destaque para os princípios da legalidade, da publicidade e eficiência.

Assim, a articulação do PEB e da PEB deve ser realizada pelo Brasil, ao mesmo tempo em que cumpre com os compromissos internacionais aderidos pelo país. Ainda sobre este tema, defende-se a necessidade de desenvolvimento de mecanismos integrados entre as duas seares, o que tornaria a inovação e a governança institucional sobre o tema mais fácil de ser realizada.

Correção

Tópico 1: Nota: 57% — Atendeu aos aspectos I (vedação de acesso), II (soberania nacional), V (citação ao TNP e ao Tratado de Tlatelolco) e VII (interesse nacional/soberania tecnológica). Não atendeu aos aspectos III (monopólio estatal/União, art. 21, XXIII, “a”), IV (menção à CNEN e à Marinha como órgãos competentes) e VI (nulidade de cláusulas contratuais que afrontem a Constituição e tratados).

Tópico 2: Nota: 60% — Atendeu aos aspectos II (necessidade de governança com critérios e acompanhamento), III (cumprimento do Tlatelolco e do TNP) e V (mecanismos de controle/transparência: monitoramento por critérios objetivos e atendimento ao princípio da publicidade). Não atendeu aos aspectos I (coordenação explícita entre MD, AEB, CNEN e MCTI) e IV (observância às normas da AIEA e a padrões de segurança ambiental e radiológica).

Tópico 3 (Uso da Língua Portuguesa): Nota: 70% — Texto com introdução, desenvolvimento e conclusão, coeso e coerente. Houve, contudo, deslizes de regência, concordância, paralelismo e grafia, além de referência incorreta de sigla, o que reduz a nota.

Erros de grafia: Há erro de grafia em "seares" [linha 4]. O correto seria "searas".

Erros de morfossintaxe: Houve erro de regência nominal no trecho "o pedido da empresa estrangeira em ter acesso" [linha 2]. O mais adequado seria "o pedido da empresa estrangeira de ter acesso".

Houve erro de concordância nominal no trecho "tratados internacionais de cooperação tecnológicas" [linha 2]. O mais adequado seria "tratados internacionais de cooperação tecnológica".

Houve erro de paralelismo/concordância no trecho "os princípios da legalidade, da publicidade e eficiência" [linha 3]. O mais adequado seria "os princípios da legalidade, da publicidade e da eficiência".

Houve erro de regência verbal no trecho "cumpre com os compromissos" [linha 4]. O mais adequado seria "cumpre os compromissos".

Houve erro de coesão referencial no trecho "a articulação do PEB e da PEB" [linha 4]. O mais adequado seria "a articulação do PEB e do PNB".

Houve erro de concordância no trecho "a inovação e a governança institucional ... mais fácil de ser realizada" [linha 4]. O mais adequado seria "a inovação e a governança institucional ... mais fáceis de serem realizadas" (ou "mais fácil de se realizar").

Nota final: 64%

Correção ID 94333
Data de envio:
06/12/2025
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Seu texto:

Ao se refletir sobre o papal do Estado como agente de desenvolvimen-
to econômico no contexto brasileiro, é comum relembrar o Plano de
Metas do governo Juscelino Kubitschek. Este Plano é um grande exemplo
de estratégia desenvolvimentista no Brasil democrático
Inicialmente, é importante ressaltar que o Plano de Metas ficou
conhecido pela prase "50 anos em 5", significando que suas estratégias
tinham como objetivo maior fazer o Brasil se desenvolver como se fossem
50 anos durante o mandato presidencial de Kubitschek. Para isso, as
políticas que compunham o Plano tinham objetivos como : reduzira de-
pendência econômica do Brasil, um país periférico nos termos da CEPAL,
em relação aos países desenvolvidos, gerar emprego, atrair capital
estrangeiro e diminuir as desigualdades regionais. Para alcançar tais
objetivos o Plano se caracterizana pela atratividade ao capital estrangeiro
criação de grandes obras, como Brasília, e criação de orgãos estatais es -
petíficos para a promoção de desenvolvimento regional, como a SUDENE
Ademais, ao aprofundar no modelo desenvolvimentista em
geral, observa-se que este se caracteriza pelo forte investimento público
em setores estratégicos da economia, atuando de forma que o Estado
atua como promotor da economia, além do seu papel regulador e de
polícia. Como resultados desse formato no Brasil, pode-se observar uma di-
versificação económica do país, além do desenvolvimento de conhecimento
e tecnologias nacionais. Como limites do modelo, tem-se o crescimento
da dívida pública, podendo prejudicar a confiabilidade do mercado inter-
nacional, e a limitação do mercado interno, que costuma não acompanhar
o desenvolvimento nacional e, assim, limitando o consumo dos produtos
Em conclusão, o Plano de Metas do governo kubitschek é um
exemplo excelente para se entender na prática o modelo económico desen-
solimentista. Existem muitos aspectos positivos e outros negativos quando
se trata desse modelo, gerando muitos debates entre teóricos, políticos e
a propria população importada por tais decisões

Correção

Tópico 1: Nota: 25% — Apontou parcialmente a característica (b) ao mencionar “grandes obras, como Brasília” (infraestrutura). Não explicitou (a) o Estado como indutor/planejador, não mencionou (c) a estrutura em metas com setores (energia, transporte, indústria de base, educação e alimentação) nem (d) o financiamento por crédito público e incentivos fiscais. Não citou explicitamente a substituição de importações.

Tópico 2: Nota: 100% — Atendeu ao pedido ao indicar resultados (diversificação econômica; desenvolvimento de conhecimento/tecnologias) e limites (crescimento da dívida; restrição do mercado interno). Faltaram menções a outros limites clássicos (inflação, dependência tecnológica, desigualdades), mas o requisito mínimo de resultados E limites foi cumprido.

Tópico 3 (Uso da Língua Portuguesa): Nota: 40% — Estrutura com introdução, desenvolvimento e conclusão e coerência global atendidas. Contudo, há elevada frequência de desvios ortográficos, acentuação, regência, pontuação e escolha de formas verbais, comprometendo o padrão da norma culta.

Erros de grafia:

Grafia: Há erro de grafia em "papal" [linha 1]. O correto seria "papel".

Grafia: Há erro de grafia em "prase" [linha 6]. O correto seria "frase".

Grafia: Há erro de grafia em "reduzira" [linha 9]. O correto seria "reduzir a".

Grafia: Há erro de grafia em "caracterizana" [linha 13]. O correto seria "caracterizava-se".

Grafia: Há erro de grafia em "orgãos" [linha 14]. O correto seria "órgãos".

Grafia: Há erro de grafia em "es - petíficos" [linhas 14–15]. O correto seria "específicos".

Grafia: Há erro de grafia em "económica" [linha 21]. O correto seria "econômica".

Grafia: Há erro de grafia em "kubitschek" [linha 26]. O correto seria "Kubitschek".

Grafia: Há erro de grafia em "económico" [linha 27]. O correto seria "econômico".

Grafia: Há erro de grafia em "desen- solimentista" [linhas 27–28]. O correto seria "desenvolvimentista".

Grafia: Há erro de grafia em "propria" [linha 30]. O correto seria "própria".

Erros de morfossintaxe:

Morfossintaxe: Houve erro de pontuação no trecho "objetivos como :” [linha 9]. O mais adequado seria "objetivos como:".

Morfossintaxe: Houve erro de regência/colocação no trecho "o Plano se caracterizana pela atratividade ao capital estrangeiro criação de grandes obras" [linha 13]. O mais adequado seria "o Plano caracterizava-se pela atratividade ao capital estrangeiro, pela criação de grandes obras".

Morfossintaxe: Houve erro de crase/pronome no trecho "ao aprofundar no modelo" [linha 16]. O mais adequado seria "ao aprofundar-se no modelo".

Morfossintaxe: Houve problema de repetição desnecessária no trecho "atuando de forma que o Estado atua" [linhas 18–19]. O mais adequado seria "com o Estado atuando como promotor da economia".

Morfossintaxe: Houve erro de concordância/emprego do gerúndio em "e, assim, limitando o consumo" [linha 25]. O mais adequado seria "e, assim, limita o consumo".

Morfossintaxe: Houve falta de ponto final ao término de período em "Brasil democrático" [linha 4]. O mais adequado seria encerrar a frase com ponto.

Nota final: 50,84%

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