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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87997
Data de envio:
15/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Com a evolução tecnológica, veio também à reinvenção dos estelionatários, esses acompanharam as mudanças e passaram a praticar crimes virtuais. Sendo assim, a atuação desses criminosos impacta diariamente os novos meios de comunicação, fazendo necessário uma maior conscientização no uso de aplicativos de mensagens.
Entre os novos tipos de golpes desenvolvidos, o mais comum é o “phishing”. Conforme relatório de órgãos de segurança, a maior parte dos golpes acontecem de pessoas que passam informações ou até acessam sites fraudulentos enviados por criminosos que se passam por empresas, esse esquema é conhecido como “phishing”. Nesse cenário, o mais comum é se passarem por bancos, alegando que o cartão da vítima foi clonado, ou para confirmar uma transferência incomum identificada, contendo as vezes de informações privilegiadas da vítima, tornando o golpe difícil de ser identificado.
Contudo, existem maneiras para se prevenir e de se proteger quando estiver diante dessa situação. Segundo a doutrina, os aplicativos usados para meio de comunicação se adequaram a normativas de segurança, como a identificação de empresas e com isso adição de selos que validam e garantem a autenticidade do contato. Em adição a isso, faz-se necessário uma maior conscientização da população sobre esses selos de segurança, e como pesquisar sobre os meios de comunicação oficiais das instituições. Com base nisso, é recomendável também evitar números desconhecidos e caso tenha passado alguma informação sensível, deve-se criar um boletim de ocorrência sobre o fato e caso necessário, o bloqueio das contas.
Nesse contexto, a polícia judiciaria e a polícia investigativa têm um papel muito importante para coibir essas ações. De acordo com a constituição federal de 1988, a polícia deve proteger sua população, tanto de forma preventiva como proativa. A polícia militar pode preventivamente ajudar com ações de conscientização, também pode auxiliar na criação de boletins de ocorrência e na instrução para recuperação de bens, caso tenha acontecido transferências ou compras ilegais. Já a polícia civil pode instaurar investigações dos perfis que praticam esses crimes, divulgar sobre o ocorrido para alertar a população e descobrir as pessoas por trás dos crimes.
Em vista disso, podemos notar como os crimes evoluíram e impactam diariamente as pessoas que utilizam meios de comunicação digitais. Sendo muito importante a participação das polícias no auxílio da população e da população de se conscientizar preventivamente.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1) Quais os principais exemplos de golpes em aplicativos por mensagens praticados atualmente

O aluno menciona o "phishing" como um tipo de golpe comum, mas não aborda a variedade de golpes em aplicativos de mensagens como o WhatsApp clonado, contas falsas, ou golpes relacionados ao Auxílio Emergencial e álcool em gel, conforme mencionado no padrão de resposta. A resposta está incompleta e não apresenta mais de um exemplo específico relacionado a aplicativos de mensagens. Portanto, a nota atribuída é de 40%, correspondendo ao conceito 2, por apresentar apenas um exemplo de golpe relacionado com aplicativos de mensagens.

Nota Tópico 1: 40%

Tópico 2) Como o usuário pode se prevenir e agir caso suspeite que está sendo alvo de algum crime online e quais os mecanismos oferecidos para proteger os usuários das fraudes e golpes na rede

O aluno menciona a importância da conscientização sobre selos de segurança e ações preventivas, como evitar números desconhecidos e criar um boletim de ocorrência em caso de compartilhamento de informações sensíveis. No entanto, não menciona mecanismos específicos como a verificação em duas etapas ou a criptografia de ponta a ponta. A resposta aborda a prevenção e a ação em caso de suspeita, mas carece de detalhes sobre os mecanismos de proteção oferecidos. A nota atribuída é de 50%, correspondendo ao conceito 1, por citar apenas um exemplo de prevenção/ação caso suspeite que está sendo alvo de algum crime online.

Nota Tópico 2: 50%

Tópico 3) Discorra sobre a competência da polícia judiciária e da polícia investigativa no combate a crimes online

O aluno confunde as funções da polícia militar com a polícia judiciária e não distingue claramente as competências da polícia judiciária e da polícia investigativa, nem relaciona essas competências aos crimes cibernéticos de forma adequada. A resposta não segue o padrão de resposta esperado, que requer a diferenciação entre as duas polícias e a relação com os crimes online. Portanto, a nota atribuída é de 20%, correspondendo ao conceito 1, por discorrer apenas sobre a competência da polícia judiciária ou polícia investigativa, sem apresentar as diferenças entre elas e sem relacionar as competências aos crimes cibernéticos.

Nota Tópico 3: 20%

Houve erro de grafia em “à reinvenção dos estelionatários”. O correto seria “a reinvenção dos estelionatários”.

Houve erro de concordância no trecho “veio também à reinvenção”. O mais adequado seria “veio também a reinvenção”.

Nota Total: 37%

Correção ID 87998
Data de envio:
15/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Trata-se de aspectos que indicam a relação existente entre a regulamentação e a segurança operacional da aviação no país. Nesse contexto, o objetivo deste documento é discorrer, sobre tal relação, levando-se em consideração variáveis de: segurança; cultura operacional; e conectividade de voos aplicada a infraestrutura aeroportuária do setor.
De início, entende-se que existe uma relação diretamente proporcional, e de sentido parcialmente equiparado, entre regulação e segurança operacional. De acordo com a Lei de criação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), é de suma atribuição, direta, regular o setor garantindo a fiscalização, criação de regulamentos, segurança de suas operações, emissão de licenças e certificados de aeronavegabilidade, além de gerir e monitorar a qualidade dos indicadores operacionais. No caso concreto, a alteração do regimento interno, pela ANAC, assim como a disposição de sua nova estrutura, visa utilizar de sua função reguladora e como autoridade da aviação civil para aumentar os níveis de segurança operacional como um todo, utilizando-se, para isso, de ações como a adequação e atualização de serviços conforme mudanças no mercado e setorização de processos buscando a eficiência máxima e o tratamento de áreas sensíveis. Dessa forma, percebe-se que a segurança operacional se eleva na medida em que as atribuições de regulação vão sendo cumpridas.
Quanto aos aspectos que relacionam as operações e fiscalizações de ANAC com os fundamentos da cultura de segurança operacional, observa-se a acertividade da reestruturação visto a necessidade de se aumentar os níveis de segurança. Segundo o DOC 9859 da ICAO, a cultura de segurança operacional é fator indispensável para a manutenção e funcionamento do Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO). Já para a situação analisada, entende-se como essenciais os fundamentos da cultura, sendo definidos em: a) universalidade da segurança; b) melhoria contínua; c) compartilhamento de informações; d) integração entre todas as operações; e) envolvimento de todos; e prevenção de acidentes .
No que condia a influência da falta de conectividade de voos no Brasil sobre a infraestrutura aeroportuária do mesmo, denota-se o impacto extremamente negativo para a segurança e as operações desse setor. Conforme o Plano Nacional de Segurança Operacional Específico (PSOE) , o investimento na infraestrutura adequada é fator primordial para a garantia da segurança nas operações. De igual maneira, sabe-se que a ausência de uma malha aérea conectada inclui um desenvolvimento desigual nas diferentes regiões, fato este que influencia, direta e exponencialmente, nas operações, na qualidade e na segurança da aviação global e regional. Ademais, observa-se, da situação descrita, impactos quanto a irregularidades e precariedades de pistas, pátios, equipamentos, suporte, combate e capacidade, fatos estes que operam , devido a uma dificuldade de acesso, sobre indices muito a cima dos limites permitidos na operação usual, aumentando, assim, os riscos da aviação em geral.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno apresenta uma compreensão da relação entre regulação e segurança operacional, destacando a importância da ANAC e suas atribuições regulatórias para garantir a segurança operacional. No entanto, a resposta carece de uma análise mais detalhada e específica da Situação 1, conforme solicitado no padrão de resposta. A menção à alteração do regimento interno e à nova estrutura da ANAC é relevante, mas não há uma explanação clara sobre como essas mudanças impactam diretamente a segurança operacional. Portanto, a resposta atende parcialmente aos requisitos do tópico. [Nota: 70%]

Tópico 2: O aluno menciona o DOC 9859 da ICAO e o Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO), o que demonstra conhecimento sobre o tema. Contudo, os fundamentos da cultura de segurança operacional citados pelo aluno diferem dos apresentados no padrão de resposta. Apesar disso, a resposta aborda a importância da cultura de segurança operacional e sua relação com a reestruturação da ANAC. A resposta tangencia o tema, mas não cumpre integralmente o que foi pedido, faltando a conexão direta com a Situação 1. [Nota: 60%]

Tópico 3: O aluno aborda a falta de conectividade de voos e seus impactos na infraestrutura aeroportuária e na segurança da aviação, o que está alinhado com o padrão de resposta. A resposta menciona o Plano Nacional de Segurança Operacional Específico (PSOE) e destaca a importância do investimento em infraestrutura. No entanto, a resposta não faz uma correlação direta com a Situação 2, faltando exemplos específicos sobre a região norte, acidentes e concentração de voos no sudeste brasileiro. A resposta é parcialmente adequada, mas incompleta. [Nota: 60%]

Há erro de grafia em "condia". O correto seria "condiz".

Houve erro de pontuação no trecho "e prevenção de acidentes". O mais adequado seria "e; prevenção de acidentes".

Nota total: 63%

Correção ID 87999
Data de envio:
15/02/2024
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Seu texto:

Preliminarmente, ressalta-se a importância do planejamento estratégico para a manutenção da competitividade das organizações, principalmente no que condiz a boa prestação de serviço. nesse sentido, conceitua-se isso como metas e objetivos com o escopo de alcançar resultados almejados com o fim de beneficiar a sociedade, nesse interim, há fases do dito planejamento na qual se encontram a formulação, implementação e avaliação que são as mais importantes para a continuidade das ações e para o vislumbre competitivo das organizações.
Ademais, ao tratar de planejamento estratégico há o chamado matriz SWOT que se explica como uma forma de inovação, fortalecimento e construção individualizada para o melhoramento das prestações e possui como componentes a sustentabilidade, o bem estar comum, a transparência e a eficiência.
Por fim, o planejamento estratégico possui liames ao balanço scorecard que possui a finalidade de verificar os resultados alcançados das atuações do estado, possuindo como características eficiência, efetividade, transparência, acolhimento de resultados qualitativos e resiliência para alcançar resultados melhores. Dado o exposto, verifica-se a importância da manutenção do planejamento estratégico para a continuidade da competição organizacional.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Planejamento estratégico: definição e fases

O aluno não conseguiu definir adequadamente o planejamento estratégico, limitando-se a mencionar "metas e objetivos com o escopo de alcançar resultados almejados com o fim de beneficiar a sociedade", o que é uma descrição muito genérica e incompleta. Além disso, as fases mencionadas pelo aluno ("formulação, implementação e avaliação") são apresentadas de forma superficial e não correspondem exatamente às fases detalhadas no padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída para este tópico é Conceito 1.

Tópico 2: Matriz SWOT: conceito e componentes

O conceito de Matriz SWOT foi abordado de maneira incorreta, associando-o a "uma forma de inovação, fortalecimento e construção individualizada", o que não reflete a análise de ambiente interno e externo da ferramenta. Os componentes mencionados pelo aluno também não correspondem aos quatro elementos da Matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças). Dessa forma, a nota atribuída para este tópico é Conceito 0.

Tópico 3: Modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características

O aluno mencionou a finalidade do BSC de forma imprecisa, referindo-se apenas a "verificar os resultados alcançados das atuações do estado". As características listadas, como "eficiência, efetividade, transparência", são genéricas e não refletem as particularidades do BSC, como as quatro perspectivas e a relação de causa e efeito entre atividades e resultados. Portanto, a nota atribuída para este tópico é Conceito 1.

Uso do idioma

Devido ao conceito 0 no Tópico 2, a redação do aluno não será avaliada quanto ao uso do idioma.

Há erro de grafia em "interim". O correto seria "interim".

Houve erro de concordância no trecho "há o chamado matriz SWOT". O mais adequado seria "há a chamada matriz SWOT".

Houve erro de pontuação no trecho "principalmente no que condiz a boa prestação de serviço". O mais adequado seria "principalmente no que condiz à boa prestação de serviço".

Nota total: 20%

Correção ID 88000
Data de envio:
15/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O planejamento de políticas públicas envolve uma série de etapas - não lineares e muitas vezes sobrepostas - para o desenvolvimento daquelas: a construção da agenda; a formulação de propostas; a tomada de decisões; a implantação; e por fim a avaliação das políticas públicas. É nesta última fase que os responsáveis pelas avaliações chegam à conclusões, conforme evidenciado no texto, para tomadas de decisões que envolva determinada política públicas.
Desta forma, para os avaliadores terem chego à conclusão I, II e III, esses usaram métodos que avaliam as políticas públicas no decorrer de suas execuções, ou seja, quanto ao "momento" da avaliação foi "in itinere", assim, durante o processo. Quanto ao resultado da política pública pode-se observar se essa foi, ou não, eficiente, uma vez que esse método bisca avaliar se atingiu a todos e se monstro eficiente durante o processo.
Já para chegar a conclusão do item IV foi necessário usar tipos de avaliação que tem como objetivo avalia-las em seu fim. Logo, quanto ao momento é uma avaliação "ex post" (ao final). Quanto ao resultado pode-se avaliar se a política pública foi eficaz (atingiu os objetivos) e efetiva (houve impacto na sociedade).
Destarte, resta evidente a necessidade das avaliações das políticas públicas antes, durante e depois da execução daquelas, uma vez que servem como parâmetro para a continuação, ou não, do programa.

Correção

Avaliação do Tópico 1:

O aluno menciona o uso de métodos de avaliação "in itinere" para chegar às conclusões dos itens I, II e III, o que indica uma compreensão parcial do que foi solicitado. No entanto, ele não cita explicitamente os tipos de avaliação de políticas públicas conforme descritos no padrão de resposta, como a "Avaliação executiva" ou a "Avaliação de implementação". Além disso, a descrição fornecida pelo aluno é genérica e não aborda especificamente os aspectos de planejamento e execução da política. Portanto, a nota atribuída a este tópico é de 25%.

Avaliação do Tópico 2:

O aluno menciona avaliações "ex post" para o item IV, o que está alinhado com o padrão de resposta. No entanto, a descrição e a diferenciação entre os tipos de avaliação, como "Avaliação de resultados" e "Avaliação de impacto", não são claras ou detalhadas. A menção de eficácia e efetividade é relevante, mas não substitui a descrição dos tipos específicos de avaliação. Assim, a nota atribuída a este tópico é de 25%.

Uso do idioma:

O texto do aluno apresenta uma estrutura básica com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, há erros de grafia e morfossintaxe que comprometem a qualidade do texto. Há erro de grafia em "bisca". O correto seria "busca". Houve erro de concordância no trecho "os avaliadores terem chego". O mais adequado seria "os avaliadores terem chegado". Além disso, o texto carece de coesão e coerência em alguns pontos, com frases que não estabelecem uma conexão clara entre si. Considerando esses aspectos, a nota atribuída ao uso do idioma é de 50%.

Nota total: 50%

Correção ID 88001
Data de envio:
15/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Sabe-se que a política econômica sobre o emprego reflete na demanda e oferta de trabalho de tal forma que um incentivo ou retirada de benefícios são desafios que devem ser abordados e planejados cuidadosamente, pois o mercado é representado principalmente pelos trabalhadores, empresas e governo, que influenciam diretamente na riqueza econômica da nação.
Inicialmente, sobre a questão da fixação do salário-mínimo acima do ponto de equilibro, em primeiro momento irá proporcionar melhores salários, beneficiando imediatamente os trabalhadores já empregados, por outro lado, as empresas se sobrecarregam e limitam a demanda por trabalho, o que gera mais desemprego e uma pior distribuição de renda de um todo, o que a médio prazo culmina em mais desemprego.
Além disso, na questão do imposto sobre a folha de pagamentos, é notório que a pressão tributária pode acarretar um desestímulo a novas contratações de pessoal. Nesse caso, segundo especialistas, o estabelecimento tenderá a contratar menos para evitar altas cargas tributárias, culminando em menores índices de emprego.
Há de se comentar também a questão do subsídio governamental, o qual influencia de forma mais impactante a parte mais elástica. A sua implementação pode ser um benefício a mais na criação de empregos por parte das empresas e no aumento da oferta de trabalho da população. Nesse aspecto um aumento no número de subsídios estimulará a contratação pelas empresas.
Desse modo, na análise da questão econômica se destacou os pontos principais nas políticas mencionadas, como a fixação do salário mínimo acima do ponto de equilíbrio, a tributação e o subsídio, que se bem administrados acarretarão em mais empregos e renda, do contrário trarão prejuízos e desemprego.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: A resposta do aluno aborda superficialmente os efeitos de uma política de salário-mínimo estabelecida acima do salário de equilíbrio no mercado de trabalho. O aluno menciona que tal política beneficiaria os trabalhadores já empregados e que as empresas limitariam a demanda por trabalho, resultando em desemprego e pior distribuição de renda. No entanto, não há detalhamento das implicações econômicas, como a perda de eficiência econômica ou a redução do excedente total. A resposta não atinge a profundidade requerida para uma análise completa. Conceito 1.

Tópico 2: O aluno reconhece que o imposto sobre a folha de pagamento pode desestimular novas contratações e aumentar a carga tributária, mas não analisa como as diferentes elasticidades da demanda e da oferta de trabalho afetam a distribuição do ônus do imposto entre empregadores e trabalhadores. Não há menção ao conceito de peso morto ou à perda de eficiência no mercado. A análise é superficial e incompleta. Conceito 1.

Tópico 3: A resposta do aluno indica que o subsídio governamental pode estimular a criação de empregos e o aumento da oferta de trabalho, mas não detalha como a repartição do subsídio entre trabalhadores e empregadores depende de suas respectivas elasticidades. O aluno menciona que o subsídio influencia a parte mais elástica, mas não explica como isso afeta os salários e o emprego de maneira detalhada. A análise é parcial e carece de profundidade. Conceito 1.

Uso do idioma: A redação do aluno apresenta uma estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo coerência e coesão. Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção. Conceito 3.

Nota final: A redação do aluno atende parcialmente aos critérios estabelecidos para os Conhecimentos Específicos, com uma análise superficial ou parcial em todos os tópicos, resultando em um Conceito 1 para cada tópico. No entanto, o uso do idioma é adequado, alcançando um Conceito 3. Portanto, a nota total para a redação do aluno é de 50% do valor total da questão.

50%

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