Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Você precisa estar logado para acessar este recurso.

Este é um recurso em constante desenvolvimento. Pedimos que colabore avaliando as correções. =)

Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87991
Data de envio:
18/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

O balanço de pagamentos é um instrumento de contabilidade nacional que registra todas as transações econômicas entre residentes e não residentes de um país em um determinado período. Ele é composto por três contas principais: a conta de transações correntes, a conta de capital e a conta financeira.

A conta de transações correntes registra as receitas e despesas do país com o comércio de bens e serviços, as rendas primárias e secundárias e as transferências unilaterais com o exterior. Dentro dessa conta, há quatro subcontas: A balança comercial, que registra as exportações e importações de mercadorias. A balança de serviços, que registra as receitas e despesas com serviços prestados ou contratados pelo país, como transportes, viagens, aluguel de equipamentos, seguros, royalties, etc. A renda primária, que registra os rendimentos auferidos ou pagos pelo país em decorrência de investimentos diretos, investimentos em carteira, empréstimos e depósitos. A renda secundária, que registra as transferências unilaterais entre residentes e não residentes do país, sem contrapartida de bens ou serviços. Essas transferências podem ser públicas ou privadas, como doações, remessas de imigrantes, contribuições a organizações internacionais, etc. O saldo em transações correntes é a soma dos saldos das quatro subcontas.
A relação entre o saldo em transações correntes e a poupança externa é dada pela seguinte identidade contábil: Poupança externa = Investimento - Poupança interna. Isso significa que quando o país tem um déficit em transações correntes (ou seja, gasta mais do que recebe do exterior), ele precisa recorrer à poupança externa para financiar seus investimentos. A poupança externa é igual ao saldo da conta financeira (ver abaixo), que reflete o fluxo líquido de capitais entre o país e o resto do mundo. Por outro lado, quando o país tem um superávit em transações correntes (ou seja, recebe mais do que gasta com o exterior), ele gera poupança externa que pode ser usada para investir em outros países ou aumentar suas reservas internacionais.

A conta financeira registra as variações nos ativos e passivos financeiros do país em relação ao exterior. Ela é composta por três componentes: O investimento direto no país (IDP), que registra os fluxos líquidos de capitais entre empresas matrizes e filiais localizadas no país e no exterior. Esses fluxos podem ser operações intercompanhia (empréstimos ou aportes de capital) ou participação no capital (aquisição ou venda de ações). O investimento em carteira, que registra os fluxos líquidos de capitais entre residentes e não residentes do país relacionados à compra ou venda de títulos de renda fixa ou variável. Os demais investimentos, que registram os fluxos líquidos de capitais entre residentes e não residentes do país relacionados a outros tipos de ativos ou passivos financeiros, como empréstimos, depósitos, derivativos, etc. O saldo da conta financeira é a soma dos saldos dos três componentes.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno apresentou corretamente as quatro contas que compõem o saldo em Transações Correntes e descreveu as transações registradas em cada uma delas. A explicação das contas foi feita de maneira adequada, seguindo o que é esperado pelo padrão de resposta. Nota: 100%

Tópico 2: O aluno estabeleceu a relação entre o saldo em Transações Correntes e a Poupança Externa, explicando corretamente que um déficit em Transações Correntes implica a necessidade de recorrer à poupança externa para financiar investimentos. A identidade contábil foi mencionada, e o conceito de superávit em Transações Correntes também foi explicado de forma correta. Nota: 100%

Tópico 3: O aluno mencionou corretamente três componentes da Conta Financeira: Investimento Direto no país, Investimento em Carteira e Demais Investimentos. No entanto, o padrão de resposta indica que a Conta Financeira é composta por cinco subcontas, e o aluno não mencionou Derivativos e Ativos de Reserva. Portanto, a resposta está incompleta. Nota: 60%

Uso do idioma: A redação do aluno está bem escrita, seguindo a norma-padrão da língua portuguesa. Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção. Nota: 100%

Nota total: 90%

Correção ID 87992
Data de envio:
17/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

A avaliação é etapa fundamental do ciclo da política pública, uma vez que é a fase na qual há a aferição de resultados de modo a possibilitar a identificação de problemas que eventualmente estejam impedindo ou venham a impedir o atingimento dos objetivos.
Tradicionalmente, a avaliação é dividida quanto ao agente avaliador, ao momento e à natureza. No que se refere ao agente avaliador, ele pode ser interno, quando pertence à própria organização que está implementando a política; pode ser externo, quando o avaliador é de organização diversa daquela que implementou a política; ou, pode ser mista, quando abrange avaliadores internos e externos.
No que se refere ao momento da avaliação, a ex ante é feita antes da fase de implementação da política pública e a ex post é realizada após a fase de implementação até a finalização de todo o processo.
No que tange à natureza da avaliação, ela pode ser formativa, que visa a verificação da regularidade do processo como um todo, em cada uma de suas fases. Além disso, pode se tratar de avaliação somativa, que é aquela que visa a aferição dos resultados, ou seja, se a política pública está atingindo os objetivos esperados.
Diante de tais considerações, pode-se concluir que para chegar às conclusões apresentadas nos itens I, II e III as avaliações realizadas foram: quanto ao agente avaliador, interno; quanto ao momento da avaliação, ex post; e, quando à natureza, formativa.
Em relação ao item IV a avaliação foi: quando ao agente, interno; quanto ao momento, ex post; e, quanto à natureza somativa, eis que avaliou o alcance dos objetivos propostos.

Correção

Avaliação do Tópico 1:

O aluno não atendeu ao que foi solicitado no tópico 1 da questão. O padrão de resposta exigia a citação e descrição de dois tipos de avaliação de políticas públicas que poderiam ter sido utilizadas para chegar às conclusões dos itens I, II e III. O aluno, em vez disso, discorreu sobre os agentes avaliadores, o momento da avaliação e a natureza da avaliação, sem citar ou descrever especificamente os tipos de avaliação como Avaliação Executiva, Avaliação de Implementação, Avaliação de Desenho, Avaliação de Governança, Avaliações Ex Ante ou diagnósticas, e Avaliações In Itinere ou formativas. Portanto, a nota para o tópico 1 é:

0 – Não citou nem descreveu nenhum tipo de avaliação corretamente.

Avaliação do Tópico 2:

Similarmente ao tópico 1, o aluno não atendeu ao que foi solicitado no tópico 2 da questão. O padrão de resposta exigia a citação e descrição de dois tipos de avaliação de políticas públicas que poderiam ter sido utilizadas para chegar à conclusão do item IV. O aluno repetiu a mesma estrutura de resposta do tópico anterior, mencionando agentes avaliadores, momentos e natureza da avaliação, mas não citou ou descreveu especificamente os tipos de avaliação como Avaliação de Resultados, Avaliação de Impacto ou Eficácia, Avaliações Econômicas ou Retorno Econômico e Social, e Avaliações Ex Post ou Somativas. Portanto, a nota para o tópico 2 é:

0 – Não citou nem descreveu nenhum tipo de avaliação corretamente.

Não houve erros de grafia ou morfossintaxe a serem corrigidos na redação do aluno.

Nota total: 0%

Correção ID 87993
Data de envio:
17/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

No âmbito da gestão fiscal, é preciso estar bem ciente das exigências legais para determinar a renúncia de receitas. Segundo a LRF, exige-se a estimativa do impacto orçamentário-financeiro no exercício de vigência e nos dois seguintes, em atendimento às regras da LDO e uma das seguintes condições: ter sido considerada na estimativa de receita da LOA e de que não afetará as metas de resultado fiscal da LDO; ou estar acompanhada de medidas de compensação, por meio de aumento de receita, proveniente da elevação de alíquotas, ampliação da base de cálculo, majoração ou criação de tributo ou contribuição.

Com base no exposto, é possível propor encaminhamento para as constatações apontadas no trabalho de acompanhamento. Tendo como base as boas práticas de gestão, no que tange à variação negativa da receita líquida de transferência combinada com elevação de despesas obrigatórias, sugere-se que indique a necessidade de realizar o contingenciamento de despesas discricionárias, cabendo ao Poder Executivo e aos demais Poderes a limitação de empenho e movimentação financeira. Por fim, no que se refere ao aumento do estoque de restos a pagar processados e não processados, principalmente aos relativos às despesas obrigatórias, sugere-se que determine a apresentação de um plano de ação para conter o aumento dos restos a pagar, uma vez que fere o princípio da anualidade orçamentária, pois a execução da despesa pode-se estender por vários exercícios.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: As exigências legais para a concessão de renúncia de receita.

O aluno apresentou corretamente as exigências legais para a concessão de renúncia de receita, mencionando a necessidade de estimativa do impacto orçamentário-financeiro, atendimento às regras da LDO e a condição de que a renúncia deve ter sido considerada na estimativa de receita da LOA ou estar acompanhada de medidas de compensação. Dessa forma, o aluno atendeu integralmente ao tópico 1, abordando todas as exigências legais conforme o padrão de resposta.
Nota para o Tópico 1: 100% (19,00 pontos).

Tópico 2: Apresentar as propostas de encaminhamento para as duas constatações verificadas.

O aluno propôs o encaminhamento adequado para as duas constatações apontadas no trabalho de acompanhamento. A primeira proposta foi o contingenciamento de despesas discricionárias diante da variação negativa da receita líquida de transferências combinada com a elevação de despesas obrigatórias. A segunda proposta foi a determinação para que os entes responsáveis apresentem um plano de ação para conter o aumento do estoque de restos a pagar. Assim, o aluno respondeu satisfatoriamente às duas propostas.
Nota para o Tópico 2: 100% (19,00 pontos).

Abordagem Geral:

A redação do aluno foi clara e objetiva, atendendo à abordagem geral requerida. O aluno apresentou as informações de forma organizada e coesa, fornecendo uma resposta completa e adequada ao que foi solicitado.
Nota para Abordagem Geral: 100% (2,00 pontos).

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota Total: 100% (40,00 pontos)

Correção ID 87994
Data de envio:
16/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

As notícias falsas têm encontrado um ambiente propício para se espalhar pelas redes sociais e outros meios de comunicação virtuais. E, com isso, suas consequências acabam sendo amplificadas, podendo até trazer risco à vida das pessoas. Por isso, diferentes setores da sociedade precisam agir para combatê-las.
Inicialmente, cabe ao Estado assumir um papel pró-ativo. Cabe ao governo federal estabelecer as diretrizes educacionais. Também podem atuar, estados e municípios, ao fornecerem, nos ensinos médio e fundamental públicos, instrumentos para que as novas gerações adotem posturas céticas ao se depararam com notícias suspeitas.
Outro agente importante no combate às noticias é o setor jornalístico. A imprensa já tem a técnica de, ao elaborar matérias jornalísticas, investigar os fatos, buscar fontes primárias, testemunhas e diferentes opiniões. E estes são, justamente, os meios que poderão ser usados para descobrir a verdade por trás das notícias fantasiosas.
Por fim, também os consumidores precisam fazer a sua parte. Adotar postura cética frente a notícias recebidas em redes sociais e pesquisá-las antes de reenviar para outras pessoas, são atitudes que já mostrariam as inverdades disseminadas.
Com a atuação desses diferentes setores da sociedade épossível diminuir a disseminação das "fake news". E, considerandoos efeitos da educação dos jovens, poderemos rapidamente combater esse problema moderno.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico: Como as notícias falsas podem afetar o direito à cidadania.

O aluno abordou de forma indireta o impacto das notícias falsas no direito à cidadania ao mencionar as consequências amplificadas dessas notícias e o risco que podem trazer à vida das pessoas. No entanto, não houve uma explanação direta sobre como a cidadania é afetada pela assimetria da informação e pelas decisões no processo eleitoral ou na elaboração de políticas públicas, conforme sugerido no padrão de resposta. Portanto, a nota para este tópico é de 50%.

Tópico: Quais as principais dificuldades de se combater as notícias falsas.

O aluno não abordou especificamente as dificuldades enfrentadas pelos órgãos de fiscalização no combate às notícias falsas, como a identificação do criador da notícia ou a falta de instrumentos tecnológicos, que foram pontos importantes mencionados no padrão de resposta. A redação focou mais nas ações de combate do que nas dificuldades propriamente ditas. Assim, a nota para este tópico é de 30%.

Tópico: Como a imprensa e o Estado devem atuar para coibir esse tipo de notícias.

O aluno apresentou ações que a imprensa e o Estado podem tomar para combater as notícias falsas, como a educação para o ceticismo e a técnica jornalística de investigação. No entanto, não mencionou a importância da colaboração entre imprensa e Estado, nem o investimento em tecnologia para investigação e punição dos responsáveis, como sugerido no padrão de resposta. A nota para este tópico é de 60%.

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe na redação do aluno.

Nota total: 47%

Correção ID 87995
Data de envio:
16/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao Refletir sobre a “uberização”, não se pode deixar de analisar a precarização dessas novas relações de trabalho. Nesse contexto, é necessário urgentemente encontrar meios para combater o trabalho informal oferecido por meio para com de aplicativos.
A princípio, é fulcral pontuar como a “uberização” impacta diretamente nas condições de trabalho. Segundo páginas de notícias, com a crescente onda de desempregos durante a pandemia, pessoas se viram obrigadas a se sujeitarem ao trabalho remoto. Desta forma, com o aumento de trabalhadores disponíveis, aumentou-se também a flexibilização, informalidade, terceirização e precarização da mão de obra. Nota-se na “uberização” que os trabalhadores, agora parceiros, perderam seus direitos básicos como salário mínimo, horas fixas de trabalho, ferias, licenças etc. Logo, percebe-se o quão negativo é para o trabalhador se submeter a essas condições de emprego.
No que tange a adaptação dos trabalhadores às demandas das plataformas digitais redefinindo a concepção clássica de empregado e empregador, constata-se uma ausência de previsão legal. De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, há relação de emprego quando existir subordinação, onerosidade, pessoalidade e habitualidade a um empregador. Contudo, para os trabalhadores do ciberproletariado, essas regras ainda não se aplicam. Para estes, como o serviço e o lucro são incertos, precisam sempre estar atualizados com as novas tecnologias e adaptando-se a novas formas de executar o trabalho.
Nesse contexto, observa-se que a insuficiência de estruturas sociais e políticas torna a dignidade do trabalho uma utopia. Conforme a Constituição Federal de 1988, o trabalho digno é direito social básico. Logo, é fundamental a atuação destas estruturas para solucionar a problema do trabalho informal por meio da criação de mecanismos de proteção.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: A redação do aluno aborda a precarização das condições de trabalho decorrente da "uberização", mencionando a perda de direitos trabalhistas como salário mínimo e horas fixas de trabalho. No entanto, o texto não explora de maneira aprofundada a questão das habilidades digitais emergentes nem a obsolescência de funções tradicionais, conforme esperado no padrão de resposta. Nota: 50%

Tópico 2: O aluno menciona a ausência de previsão legal para a nova relação de trabalho estabelecida pela "uberização" e a necessidade de adaptação dos trabalhadores às novas tecnologias. Contudo, não aborda a flexibilização ocupacional ou o impacto nas estruturas sociais de maneira explícita. Nota: 50%

Tópico 3: O texto reconhece a insuficiência das estruturas sociais e políticas para lidar com a "uberização" e a importância de sua atuação para garantir a dignidade do trabalho. No entanto, não menciona a complexidade dos interesses sociais, o impacto nas estruturas sociais e políticas de maneira detalhada, nem a participação dos movimentos associativos. Nota: 50%

Há erro de grafia em "para com de". O correto seria "por meio de".

Houve erro de regência no trecho "para solucionar a problema". O mais adequado seria "para solucionar o problema".

Nota total: 50%

Você Concursado - Logotipo Branco