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Alunos da Academia de Discursivas podem enviar 7 redações por dia para correção da IA.

Correção ID 87956
Data de envio:
28/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Ao refletir sobre a seguridade social, percebe-se a importância da proteção previdenciária ao acidente de trabalho. Nesse contexto defende-se que a manutenção da dignidade e qualidade de vida dos trabalhadora depende de uma rede de proteção social eficaz. Para aprofundar nessa discussão, é relevante definir o acidente de trabalho, a doença laboral e as regas para emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).
Preliminarmente, deve-se conceituar o que é considerado acidente de trabalho. Segundo a doutrina, acidente de trabalho é todo agravo que acomete a saúde e a integridade física do trabalhador, podendo ser de caráter temporário, permanente ou levar a morte. Pode ser caracterizado fora do ambiente laboral, a exemplo do acidente de trajeto, que pode ocorrer com o empregado durante o deslocamento da sua residência para o trabalho, ficando caracterizado acidente de trabalho, independente do meio de locomoção utilizado pelo trabalhador.
Nesse mesmo contexto, podemos citar a equiparação da doença laboral ao acidente de trabalho. De acordo com a legislação previdenciária, a doença profissional, que é adquirida em virtude de condições específicas do trabalho, como por exemplo exposição à sílica, e a doença do trabalho, que se define pela sujeição do trabalhador à condições que podem contribuir para o surgimento de agravos à sua saíde, são equiparadas ao acidente de trabalho para fins previdenciários.
Seguindo nessa lógica, é necessário citar as regras para emissão da CAT. Segundo o legislador, a CAT deve ser emitida em 4 (quatro) vias, no prazo de até o primeiro dia útil subsequente ao acidente, sendo que em caso de morte deve ser emitida e comunicada imediatamente à autoridade competente, pelo empregador.
Desse modo, percebe-se que é indispensável para o trabalhador a garantia de uma rede de proteção social efetiva, que proporcione a manutenção de seus direitos previdenciários, de sua saúde, integridade e qualidade de vida.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O que a lei considera acidente de trabalho? É possível sua caracterização fora do ambiente laboral?

A resposta do aluno aborda de forma adequada o conceito de acidente de trabalho, mencionando que pode ser temporário, permanente ou levar à morte, e reconhece a possibilidade de caracterização fora do ambiente laboral, especificamente no caso do acidente de trajeto. A resposta, no entanto, não cita explicitamente o artigo 19 da Lei nº 8.213/1991, mas transmite a ideia geral contida na legislação. A menção ao acidente de trajeto atende parcialmente ao aspecto esperado de fornecer hipóteses de acidente de trabalho fora do ambiente laboral, mas não apresenta outras hipóteses mencionadas no padrão de resposta. Portanto, a nota atribuída a este tópico é de 75%.

Tópico 2: A doença laboral pode ser equiparada ao acidente de trabalho?

O aluno menciona a equiparação da doença laboral ao acidente de trabalho, diferenciando a doença profissional da doença do trabalho, o que está de acordo com o artigo 20 da Lei nº 8.213/1991. A resposta contempla todos os aspectos esperados, incluindo a explicitação dos conceitos de doença profissional e doença do trabalho. A nota atribuída a este tópico é de 100%.

Tópico 3: Quais as regras para emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT)?

O aluno menciona a obrigatoriedade de emissão da CAT e o prazo para tal, mas comete um erro ao afirmar que a CAT deve ser emitida em "4 (quatro) vias", o que não é mencionado na legislação referida. Além disso, não menciona a possibilidade de aplicação de multa, o envio de cópia ao acidentado ou dependentes, e a possibilidade de comunicação por outras partes além do empregador. A resposta, portanto, atende parcialmente aos aspectos esperados. A nota atribuída a este tópico é de 50%.

Uso do idioma:

A redação do aluno apresenta boa proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos e gramaticais adequados à norma-padrão. Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe que necessitem correção. A resposta apresenta uma estrutura textual com introdução, desenvolvimento e conclusão, mantendo coerência e coesão. A nota atribuída ao uso do idioma é de 100%.

Considerando que a nota para os Conhecimentos Específicos é de 75% para o tópico 1, 100% para o tópico 2 e 50% para o tópico 3, e que a nota para o uso do idioma é de 100%, a nota final da redação do aluno é de 81,25% (média ponderada dos tópicos e uso do idioma).

81,25%

Correção ID 87957
Data de envio:
28/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Preliminarmente, trata-se do caso em que o avião da TAM cochou-se contra um prédio da própria companhia há 15 anos no aeroporto de Congonhas, se houvesse tido uma maior gestão do risco poderia ter sido previsto previsto a iminência de um acidente. De acordo com o documento 9859 da Organização da Aviação Civil Internacional - OACI, quarta edição, a gestão de risco possui as seguintes etapas: a) identificação dos perigos; b) avaliação dos riscos; c) medidas para mitigar os riscos; e e) monitoração das medidas mitigadoras. No caso concreto, poderia ter tido uma maior avaliação dos riscos, por meio da matriz de avaliação de segurança, por exemplo, combinando a frequência que poderia ocorrer o acidente, de 1 a 5, em que o 1 é menos provável e o 5 é mais frequente e a severidade de A a E, em que o E é negligenciável e o A é gravíssimo e apartir da matriz, planejar medidas mitigadoras, como: melhorias na infraestrutura, treinamento de pessoal e tecnologias envolvidas no processo, sempre monitorando as medidas mitigadoras.

Nesse contexto, essas melhorias supracitadas aprimoram consideravelmente a segurança dos voos brasileiros. Consoante o doc. 9859, o fundamento da segurança operacional visa integrar processos, pessoas e tecnologia. Na situação 1, as melhorias na tecnologia foram: melhores equipamentos, sistemas de frenagem e tecnologias mais modernas e seguras, por conseguinte, as melhorias na infraestrutura foram: aeroportos mais preparados para o taxiamento, pouso e decolagem das aeronaves e por fim, as melhorias nos treinamentos da tripulação foram: mais palestras, cursos e treinamentos para saberem como lidar em situações de risco.

Por fim, um programa de segurança poderia ter evidado o acidente, visto que foi autorizado o pouso de uma aenorave com problema no sistema de frenagem sob condições meteorológicas desfavoráveis. Um programa de segurança operacional geraria uma cultura de segurança, cujo conceito é: pessoas com mentalidade voltada para a segurança sem que haja alguém as vendo e integraria processo, pessoas e tecnologia para evitar acidentes e incidentes aeronáuticos. Sendo assim, ter um programa de segurança bem estruturado, com a finalidade de evitar acidente e incidentes antes que ocorram, teria diminuido ou eliminado a chance de ocorrer o acidente, visto que a cultura de segurança teria evitado a autorização de pouso de forma irregular.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: O aluno abordou de maneira geral as etapas da gestão de risco, citando o documento da OACI e mencionando a matriz de avaliação de segurança. No entanto, não houve uma correlação direta e específica com a Situação 1, faltando detalhamento sobre como essas etapas poderiam ter sido aplicadas no caso do acidente da TAM em Congonhas. A resposta ficou genérica e não citou a responsabilidade do regulador. Portanto, a nota atribuída é de 60%, pois atende parcialmente ao padrão de resposta do Conceito 2.

Tópico 2: O aluno mencionou melhorias em tecnologia, infraestrutura e treinamentos, que estão alinhadas com o padrão de resposta. No entanto, não contextualizou essas melhorias com as condições específicas do aeroporto de Congonhas, conforme solicitado no padrão de resposta para alcançar o Conceito 3. A nota atribuída é de 70%, pois atende ao Conceito 2, citando as melhorias com exemplos, mas sem a contextualização necessária.

Tópico 3: O aluno mencionou a importância de um programa de segurança operacional e a cultura de segurança, mas não detalhou exemplos específicos de atuação desse programa que poderiam ter evitado o incidente, como solicitado no padrão de resposta. A resposta foi genérica e não relacionou diretamente com a Situação 2. A nota atribuída é de 50%, pois atende ao Conceito 1, citando parcialmente sobre exemplos de atuação do programa de segurança operacional.

Houve erro de grafia em [cochou-se]. O correto seria [chocou-se].
Houve erro de grafia em [aenorave]. O correto seria [aeronave].
Houve erro de morfossintaxe de concordância no trecho [poderia ter sido previsto previsto]. O mais adequado seria [poderia ter previsto].

Nota total: 60%

Correção ID 87958
Data de envio:
28/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Os frameworks aplicáveis são as técnicas, ferramentas , modelos que auxiliam para os propósitos e ações dos projetos, dentre eles, os de governança e gestão.
Uma das técnicas utilizadas é a do PMOK o qual é um guia que institui à aplicação de estratégias de iniciação, conhecimento e controle ao decorrer da gestão. Enfatiza-se que na governança pública são indispensáveis o uso para que se identifiquem as boas práticas a serem adotadas e consequentemente fomente o alinhamento das ações com os objetivos que é desejável se alcançar.
O uso de ferramenta como o Balanced Score Card-BSC também é indicado para que a visão e missão estejam presentes na idealização e aplicação das ações necessárias que estarão como metas no planejamento e execução dos projetos estatais estratégico.
Um termo também necessário na construção da boa governança é o gerenciamento dos imputs e outputs os quais são respectivamente-entradas e saídas.
Desse modo, a aplicação de frameworks aplicáveis são, conforme supracitado, indispensáveis à gestão de projetos construídos nas estratégias do Estado.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1: Grupos de processos

A redação do aluno não menciona especificamente nenhum dos grupos de processos de gerenciamento de projetos conforme definidos pelo PMBOK, como iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. O aluno faz uma referência genérica à "aplicação de estratégias de iniciação, conhecimento e controle", mas não detalha dois processos de cada grupo conforme solicitado. Portanto, o conceito atribuído é Conceito 0.

Tópico 2: Áreas de conhecimento

Quanto às áreas de conhecimento, o aluno também não menciona especificamente nenhuma das áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos definidas pelo PMBOK. Há uma menção ao Balanced Score Card (BSC) que, embora seja uma ferramenta de gestão estratégica, não é uma área de conhecimento em gerenciamento de projetos conforme o PMBOK. Além disso, o termo "gerenciamento dos imputs e outputs" é mencionado, mas não é detalhado e nem está diretamente relacionado às áreas de conhecimento do PMBOK. O conceito atribuído é Conceito 0.

Uso do idioma

Considerando que a questão recebeu nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, a avaliação quanto ao uso do idioma não será realizada, conforme o padrão de resposta estabelecido.

Há erro de grafia em "PMOK". O correto seria "PMBOK".

Nota Final

0%

Correção ID 87959
Data de envio:
27/02/2024
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Seu texto:

Segundo a norma técnica de execução de impermeabilização, define-se a etapa de impermeabilização como o procedimento que protege a estrutura da penetração de fluidos indesejáveis, de forma a garantir segurança e conforto ao usuário.
Ainda de acordo com a norma, a impermeabilização tem como requisitos: proteger o meio ambiente de agentes contaminantes, proteger os elementos estruturais do intemperismo, evitar a passagem de fluidos nos locais indesejáveis na construção.
Por fim, o projeto de impermeabilização deve ser realizado por profissional legalmente habilitado e tem como premissas três etapas: o estudo preliminar, o projeto básico e o projeto executivo. O estudo preliminar é um conjunto de informações legais e técnicas, com relatórios e planilhas elaboradas, de forma a determinar e quantidades as áreas a serem impermeabilizadas. Já no projeto básico, define-se os sistemas adotados, a estimativa de custos, o estudo de desempenho e as soluções a serem adotadas para a construção.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Item 1 - ESTRUTURA: A redação do aluno apresenta uma estrutura básica de texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. No entanto, o texto não responde diretamente à questão proposta, que solicita o nome do procedimento (teste), o requisito e as premissas de projeto. O aluno foca na descrição da impermeabilização e de suas etapas, sem mencionar o teste de estanqueidade. Nota: 1/3

Item 2 - CONTEÚDO: O conteúdo apresentado não aborda as ideias fundamentais solicitadas pela questão. O aluno não menciona o teste de estanqueidade, nem detalha as premissas de projeto relacionadas à estanqueidade a fontes de umidade externas, como requerido. A resposta não demonstra fidelidade à questão nem progressão temática adequada. Nota: 1/5

Item 3 - EXPRESSÃO: O aluno utiliza vocabulário adequado e mantém fidelidade ao registro culto da língua portuguesa. Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe. A expressão é clara, mas a contribuição ideativa é limitada pela falta de atenção à questão proposta. Nota: 1,5/2

Nota Total: 35%

Correção ID 87960
Data de envio:
27/02/2024
Link do tema escolhido: clique para abrir no SQD.
Seu texto:

Nos últimos anos, muito se tem debatido a respeito da busca pela responsabilidade fiscal e pela responsabilidade social no âmbito da política de gastos do governo. O fato é que ambos os objetivos podem e devem coexistir no processo de tomada de decisões.
Iniciando essa discussão pela avaliação da responsabilidade fiscal, sua importância é bem sumarizada na adoção da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), em 2000. O propósito desse marco regulatório reside na busca por um equilíbrio sustentável da dívida pública, relevante para o ritmo de crescimento econômico, e no comprometimento com resultados superavitários, o que acaba por deixar de lado projetos urgentes em prol de uma economia de recursos. Outro propósito importante é a busca por um uso mais eficiente e adequado dos recursos públicos, buscando reduzir o desperdício e mitigar práticas evasivas e corruptas, que comprometem o uso da política fiscal para se obter um crescimento e desenvolvimento econômico mais sustentável a longo prazo, especialmente em períodos que a economia se depara em uma recessão ou estagnação.
Entretanto, é importante também que a busca pela responsabilidade fiscal não diminua a relevância da responsabilidade social. A busca pela economicidade não pode deixar de lado as necessidades sociais do país, que tem na redução das desigualdades, no aumento do bem-estar social e econômico, no direito à renda e ao emprego, entre outros, como seus princípios fundamentais da Constituição de 1988. Como visto na última década, a instabilidade econômica brasileira fez recrudescer os níveis de pobreza e de desigualdade, o que leva a necessidade da manutenção e da ampliação de políticas públicas a fim de se reverter esse quadro. Contudo, determinadas diretrizes fiscais, como as citadas na LRF, causam grande dificuldade no direcionamento dos recursos, em sua grande maioria, restringidos pela vinculações definidas por lei.
Portanto, cabe às figuras de governo encontrarem formas de vincular os objetivos fiscais e sociais na formulação das políticas e regulamentações, alcançando, assim, a construção de uma política fiscal responsável financeiramente e socialmente.

Correção

Avaliação da Redação do Aluno

Tópico 1 – A importância da responsabilidade fiscal:

O aluno abordou a responsabilidade fiscal de maneira completa, mencionando a Lei de Responsabilidade Fiscal e discutindo seu papel no equilíbrio das contas públicas e na prevenção de práticas corruptas. O texto também reflete sobre o impacto da responsabilidade fiscal no crescimento econômico e na eficiência do uso dos recursos públicos. A menção explícita à LRF e a discussão de seus propósitos e consequências atendem ao padrão de resposta para o conceito 3. Nota: 100%

Tópico 2 – A importância da responsabilidade social:

O aluno também abordou a responsabilidade social de forma completa, destacando a sua relevância na redução das desigualdades e na promoção do bem-estar social e econômico, conforme os princípios da Constituição de 1988. O texto ressalta a necessidade de políticas públicas para reverter os níveis de pobreza e desigualdade, mas não menciona explicitamente a Constituição Federal, o que seria necessário para atingir o conceito 3. Portanto, o conceito adequado é 2. Nota: 85%

Não foram identificados erros de grafia ou morfossintaxe no texto do aluno.

Nota total: 92,5%

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