TRF 5ª Região – Análise da prova discursiva – Técnico e Analista

Professor Bruno Marque e Professor Luiz

Olá, pessoal!

Os Cadernos de Questões das provas aplicadas pela FCC para o concurso do Tribunal Regional Federal – 5ª Região – já foram divulgados.

Após demanda de alguns alunos, optei por escrever esse artigo e discorrer um pouco sobre a prova discursiva. Vou analisar 2 temas relacionados à Discursiva – Redação, elas foram aplicadas para os cargos de:

– Técnico Judiciário – área administrativa.

– Analista Judiciário – área administrativa e judiciária;

O objetivo desse artigo é responder à seguinte pergunta:

O QUE A BANCA ESPERAVA DO CANDIDATO?

A opção da Banca por uma proposta mais sociológica não é nenhuma surpresa, haja vista o histórico de provas recentes. Inclusive, fiz um artigo sobre a prova discursiva do TRE/SP e do TST, que possuíam temas com nível bem parecidos.

Análise da prova do TRE/SP

Análise da prova do TST – AJAA

PROVA DE TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA

O enunciado da prova discursiva de Técnico era o seguinte:

TRF-5ª Região/2017 – Técnico Judiciário – Área Administrativa

Em comparação com outros países, o Brasil investe pouco em pesquisa. Mesmo assim, a ciência brasileira foi capaz de criar uma grande exportadora de aviões, transformar o país na maior potência agrícola mundial e inventar o bioetanol, contribuindo para o crescimento autônomo da sociedade e da economia brasileira. Ciência é investimento.

(Adaptado de: GUANAES, Nizan. Ciência é Investimento. Disponível em: www1.folha.uol.com.br) 

Para impulsionar o desenvolvimento tecnológico é necessário avançar nas relações entre universidades e empresas, e apoiar maciçamente investimentos em pesquisa e inovação. O financiamento contínuo e em montantes adequados é, portanto, indispensável.

(Adaptado de: GOMES, Paulo Alcântara. Disponível em: http://noblat.oglobo.globo.com) 

Com base nas ideias expostas acima, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO

A banca facilitou um pouco a vida do candidato, pois definiu o tema: ciência e desenvolvimento. Então, o candidato já tem um ponto de partida para iniciar a redação.

O enunciado exige um texto dissertativo-argumentativo. Logo, basta definir a tese (ponto de vista) e os argumentos para sustentar esse ponto de vista. Um texto sem um ponto de vista bem definido não atende ao gênero textual proposto.

Quais os pontos de vista que poderiam ser definidos acerca desse tema? Seguem algumas sugestões:

– A ciência é fundamental para o desenvolvimento.

– O financiamento a pesquisas científicas é essencial para o desenvolvimento do Brasil.

– O desenvolvimento tecnológico evoluiu a ciência.

– Ciência é investimento.

Logicamente, trata-se de um rol exemplificativo. É possível que o candidato tenha defendido outro ponto de vista e consiga uma boa nota na prova.

Após definir essa tese, o objetivo é apresentar os argumentos. O desafio dessa etapa é fugir do senso comum. Inserir argumentos genéricos demais não garantem uma boa nota.

QUAIS ARGUMENTOS PODERIA UTILIZAR NA PROVA SEM CAIR NO SENSO COMUM?

Um dos critérios avaliativos da FCC é a capacidade de análise e senso crítico. Apesar de se tratar de um tema relativamente simples, é muito fácil se perder na hora de elaborar a redação. Alguns argumentos que poderiam ser citados é:

  • A importância do desenvolvimento tecnológico para a evolução da ciência: Aqui, o candidato pode apresentar exemplos, como a internet, os dispositivos mobile, as câmeras de vídeos em alta resolução. Por fim, relacionar como esses instrumentos são utilizados para o avanço da ciência. O candidato pode relacionar a vários ramos da sociedade: medicina, meio ambiente, engenharia civil, administração de empresas, indústria, comércio, etc.
  • Necessidade de investimento em pesquisas científicas, análise positiva. Mostrar que a ciência já evoluiu muito, mesmo sem um financiamento adequado, e citar alguns exemplos.
  • Necessidade de investimento em pesquisas científicas, análise positiva. Pode-se mostrar ao examinador que a área de pesquisa não está tão organizada e acaba sendo usada, por exemplo, por políticos para desvio de recursos públicos, entre outros problemas.
  • Responsável pelo financiamento pode ser público e privado. O candidato pode argumentar que a evolução de pesquisas científicas pode ser de interesse público e provado. Logo, cabe ao Estado, financiar aquelas pesquisas que carecem de interesse privado, mas que são de interesse coletivo.
  • Realidade do Brasil em comparação com outros países do mundo: Uma outra abordagem é contextualizar a diferença entre as pesquisas científicas brasileiras e aquelas que são realizadas em países desenvolvidos.

Esses exemplos não são taxativos. Inclusive, muitos deles podem ser desmembrados e tratados em 2 parágrafos diferentes. O importante é que o candidato tenha desenvolvido cada argumento em um parágrafo específico, sem fugir do tema.

PROVA DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA/JUDICIÁRIA

A prova de analista foi um pouco mais difícil. Como você verá, o enunciado da questão é bem mais aberto. Veja o enunciado da prova discursiva de Analista:

TRF-5ª Região/2017 – Analista Judiciário – Área Administrativa/Judiciária

Heróis, mitos, músicas, roupas típicas e outras tradições nacionais que confirmam a naturalidade histórica e definem os valores e as normas de comportamento características dos indivíduos nas nações são, na verdade, invenções do período moderno, que se fazem e se refazem desde então.

(Adaptado de: NETO, Roberto Moll. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br) 

 Imaginar a nação como algo positivo reforça a ideia de que o “outro” deve ser evitado enquanto ameaça a uma ordem estabelecida.

A partir das ideias expostas acima, escreva um texto dissertativo-argumentativo, justificando seu ponto de vista.

Realmente a FCC não quis facilitar a sua vida. Veja que ela optou por NÃO inserir o tema da redação, mas tão somente o texto motivador. Essa é uma tendência da Banca, com vistas a avaliar a capacidade do candidato de encontrar o tema da redação.

O candidato precisará, primeiro, definir o Tema. Depois, estipular a tese (ponto de vista) e os argumentos para sustentar esse ponto de vista.

Vamos primeiro entender qual o tema da redação. Para isso, utilizaremos os textos motivadores.

No primeiro texto, o autor defende que Heróis, mitos, músicas, roupas típicas e outras tradições nacionais:

1- confirmam a naturalidade histórica;

2- definem os valores e as normas de comportamento características dos indivíduos nas nações;

3- são invenções do período moderno;

4- se fazem e se refazem desde então.

Em suma, ele quer dizer que a nacionalidade, a nação, é formada pela própria sociedade. De acordo com as características de cada povo, é que a nacionalidade se molda. Então, cria normas, valores, naturalidade, etc. Sendo assim, entende-se que a nacionalidade é apenas um espelho da sociedade.

O segundo texto também fala sobre a nação. Mas, dessa vez, critica a forma com que ela exclui os que são diferentes. Trata-se, portanto, de um ponto negativo da nacionalidade.  In verbis:

Imaginar a nação como algo positivo reforça a ideia de que o “outro” deve ser evitado enquanto ameaça a uma ordem estabelecida.

Deste modo, pode se afirmar que os temas da redação giram em torno dessas duas palavras: Nação e Nacionalismo.

Como tese (ponto de vista), você poderia falar sobre as características do nacionalismo, destacando os pontos positivos, mas, principalmente, os negativos, pois foi esse o posicionamento do autor.

Para argumentar a tese, deverá apresentar argumentos que não fujam do tema e que sejam consistentes, a fim de demonstrar uma boa capacidade crítica ao examinador.

QUAIS ARGUMENTOS PODERIA UTILIZAR NA PROVA SEM CAIR NO SENSO COMUM?

Apresentarei alguns argumentos que poderiam ser citados no seu texto. Em que pese se tratarem de uma lista exemplificativa, haja vista que o tema é muito amplo, servem para te dar uma noção de como escrever a redação.

  • Diferenciar nação e nacionalismo: apesar de parecidos, esses 2 termos não significam a mesma coisa.
  • Apresentar as principais de uma nação: pode-se citar que é uma comunidade de indivíduo que: a) vinculados social e economicamente, b) que compartilham certo território, c) que reconhecem a existência de um passado comum, ainda que divirjam sobre aspectos desse passado; d) que têm uma visão de futuro em comum; e e) que acreditam que esse futuro será melhor se se mantiverem unidos do que se separarem, ainda que alguns aspirem modificar a organização social da nação e seu sistema político, o Estado.
  • Apresentar as principais características do nacionalismo: é o sentimento de considerar a nação a que se pertence, por uma razão ou por outra, melhor do que as demais nações e, portanto, com mais direitos. Os movimentos nacionalistas significativos do ponto de vista político, cujas manifestações históricas mais simples decorrem de identidade étnica, linguística ou de pertencimento, no passado, a uma organização política, têm como seu principal objetivo o estabelecimento de um Estado ou a modificação das políticas do Estado para defender ou privilegiar interesses dos que integram certo movimento.
  • Abordar aspectos negativos gerados pelo nacionalismo, considerando o “outro” como um país estrangeiro: pode-se citar as manifestações extremadas desse sentimento a xenofobia, o racismo e a arrogância imperial. Nesse aspecto, o candidato deve citar alguns exemplos, como a crise migratória, a política anti-imigrantes do governo americano, nacionalismo sendo base para discurso de ódio, etc.
  • Abordar aspectos negativos gerados pelo nacionalismo, considerando o “outro” como uma parcela da população do próprio país: Relacionar as pessoas que moram na mesma nação, mas que são excluídas por não atenderem aos valores da nação. Nesse sentido, o candidato poderia direcionar a análise para exemplos de pessoas que são excluídas da sociedade por não seguirem a mesma religião, cultura, etnia ou opção sexual definida como certa pelo Estado.
  • Fazer uma análise do ser humano: Analisar o indivíduo como ser natural, que tende a afastar aqueles que pensam contrariamente aos seus valores, ou como ser social, que se fecha em grupos de indivíduos iguais, e exclui os que são diferentes.

PROFESSOR, COMO VOU SABER SE FUI BEM NOS CRITÉRIOS DE ESTRUTURA E EXPRESSÃO?

Como sabe, o espelho de correção da FCC distribui a nota em 3 critérios avaliativos: conteúdo, estrutura e expressão. Para ir bem nos critérios estrutura e expressão, além da obediência às normas cultas da língua portuguesa, alguns aspectos formais deveriam ser seguidos, para que a nota não seja prejudicada:

        – Dividir o texto em parágrafos de introdução (1§), desenvolvimento (2-3§) e conclusão (1§) e manter a coerência entre eles;

– Utilizar vocábulos de coesão entre os períodos e entre os parágrafos;

– Abordar um único argumento por parágrafo, todos relacionados ao Tema e a Tese;

– Obedecer às margens, ter uma letra legível e indicar corretamente os parágrafos;

– Ter utilizado entre 27-30 linhas da folha de resposta.

PROFESSOR, FUI BEM NA PROVA OBJETIVA E TENHO ESPERANÇA DE TER A REDAÇÃO CORRIGIDA. QUAL A PRÓXIMA FASE?

Como conselho, sugiro que acompanhe o concurso até o final. As provas objetivas e discursivas são apenas a primeira fase. Não menospreze os recursos. Eles fazem muita diferença e podem mudar tudo no final.

Forte abraço!

Professor: Bruno Marques e Luiz Gustavo.

 

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leotivi
leotivi
Aluno
7 anos atrás

Parabéns pelo texto!

TAMY HENRIQUE REIS GOMES
TAMY HENRIQUE REIS GOMES
7 anos atrás

Olá excelente explicação. Quanto a redação de Analista, um tema que aborde a questão de como a concepção de herói muda com o tempo, as circunstâncias, seria válido? Fiz minha redação nesse sentido, dando exemplos de pessoas tidas no presente como heróis, no passado eram consideradas “o outro”, aquele que deveria ser evitado pois representava perigo a ordem estabelecida. Dei exemplos de pessoas que foram exiladas da nação por serem consideradas “os outros”, e que hoje são conceituadas como heróis. Citei o caso do escritor Augusto Cury que dedicou anos de sua vida para provar que Jesus era um mito, uma invenção da sociedade, apos sua busca acabam rendido a parte heroica de Jesus. Citei como Jesus era tido como herói por seus seguidores, mas logo apos a perseguição foi negado, pois teria nesse momento se tornado “o outro”. Bom basicamente isso, nesse caso eu fugi ao tema? Tenho chances?

CRISTINA OLIVEIRA
CRISTINA OLIVEIRA
7 anos atrás

Prof. Achei sua análise muito interessante!
Falei sobre o sentimento nacional que une um povo em busca de sua continuidade e a garantia de sua soberania. Fiquei muito insegura quanto ao tema.

Concurseiro
Concurseiro
7 anos atrás

Essa banca devia ser revisada. Falta de segurança e conferência de documentos abrem portas para fraudes. Se continuar assim não só esse como muitos serão completamente inseguros. A implantação do recolhimento das digitais dos candidatos já seria um bom começo.

Amanda prado
Amanda prado
7 anos atrás

Professor, queria agradecê-lo por discutir o tema conosco! Eu abordei o tema sob um viés cultural, abordando que as nações deveriam promover a intercomunicação não só cultural, como também política, religiosa, que deveria ser promovido o respeito às diversidades e evitar as discriminações e que uma nação se sentisse melhor que as demais. Falei também da ONU que relacionando os dois argumentos, tanto que deveria incentivar e promover a interação entre os povos das nações como também evitar a discriminação e favorecer o respeito entre elas. Acha que tenho chance ?
Desde já, obrigada !

Silva
Silva
7 anos atrás

Boa noite, Professor!
Na minha redação, eu reafirmei que, de fato, a sociedade atual tem muita dificuldade de lidar com as diferenças. No primeiro parágrafo, falei que, embora a sociedade do século XXI tenha o auxílio da tecnologia, ela não consegui entender os indivíduos que a compõe. Citei Mafessoli para reforçar os argumentos. Disse que isso ocorre em função da diversidade social. No segundo, expliquei que a sociedade não é homogênea, conforme o pensamento de Stuart Hall. Finalizei esse parágrafo, falando das políticas afirmativas e a equidades de direitos, que, na visão de Charles Taylor, reduziria tais diferenças. Finalizei dizendo que seria inviável estabelecer padrão nos membros de uma sociedade. Será que fugir ao tema?