O que é prova discursiva? Confira um modelo de discursiva resolvido da FCC

Professor Bruno Marques

O que é prova discursiva? A prova discursiva ou simplesmente discursiva é uma questão aberta, na qual o candidato precisa se posicionar a respeito de um tema ou situação apresentado pela Banca Examinadora em uma quantidade pré-definida de linhas.

As bancas têm eliminado muitos candidatos na prova discursiva. Mas o que é prova discursiva e como resolvê-la? Como seria um modelo de discursiva ideal?

Muitos alunos ficam em dúvida sobre o modelo de discursiva ideal. Ao contrário do que a maioria pensa, para tirar a nota máxima em uma redação não é preciso ser nenhum Machado de Assis.

O que é prova discursiva?

Neste artigo entrarei em detalhes práticos sobre a prova discursiva, mas você também pode querer ficar por dentro dos tipos e conceitos de discursiva que explico neste vídeo:

A linguagem simples e o uso de palavras comuns são o segredo para o sucesso nesse tipo de prova. Falo isso, pois já gabaritei provas de diversas bancas e, como pode ver, não uso palavras muito rebuscadas nos meus textos.

Para que você tenha noção de como é um modelo de discursiva ideal, resolvi uma prova discursiva da FCC, aplicada no concurso do TRE/PR/2017.

O objetivo é que você veja que a dissertação (principal tipo textual cobrado em provas discursivas) possui uma estrutura simples e fácil de ser aplicada. Basta apenas conhecer a técnica de redação. Vamos resolver a questão por partes:

Leitura atenta do enunciado da prova

O enunciado da prova era o seguinte:

Há, por trás do protocolo não escrito para o uso do espaço público, a acepção geral de que todos são iguais numa cidade e, logo, perante a lei. A divisão igualitária do espaço público é uma consequência prática da tal “Religião Civil” que Rousseau afirmou ser necessária para que o pacto social vingasse a crença na ideia de que sairemos ganhando se cada um abrir mão de um pouco da sua liberdade em nome de um bem maior.
(Adaptado de: PRATA, Antonio. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/antonioprata/2017/07)

Desenvolva um texto dissertativo-argumentativo a partir das ideias expostas acima.

Do enunciado, você vai entender o tipo textual que a banca quer (dissertativo-argumentativo) e o Assunto e o Tema da prova discursiva. Essa análise deve ser feita com calma. Nessa prova, muitos alunos acharam que o tema era: “Espaço Público”, infeliz equívoco.

Elaboração do rascunho Simplificado da redação

Antes de começar, montei um Rascunho Simplificado da redação. Verá que o Assunto e o Tema desse modelo de discursiva são extraídos do texto motivador. Já a Tese e os Tópicos foram escolhidos por mim, com base em minha experiência em prova discursiva.

Assunto: Igualdade de direitos.

Tema: O contrato social: A relação entre a liberdade individual e a igualdade de direitos

Tese: A liberdade individual limitada e um Estado com igualdade de direitos são requisitos fundamentais para o alcance do bem comum.

Tópico 1: Limitação da liberdade individual em busca do bem comum.

Tópico 2: Conceituar a igualdade de direitos.

Tópico 3: Benefícios sociais proporcionados pela limitação da liberdade individual e da igualdade de direitos.

Em meus cursos de discursivas, você verá que é possível detalhar um pouco mais o rascunho, para facilitar ainda mais a sua vida.

Proposta de Resolução (modelo de discursiva resolvida)

Após fazer o rascunho, é só organizar as ideias dentro do texto. Dividi cada parte do parágrafo com uma cor, fazendo menção à estrutura conceitual (de ideias).

INTRODUÇÃO:  A igualdade de direitos é uma conquista social e está relacionada à liberdade individual.  O bem comum, objetivo de toda sociedade, não seria possível se a liberdade individual não fosse limitada e se o Estado não tivesse garantido a igualdade de direitos.

TÓPICO 1:  O bem comum da sociedade provém da escolha do homem de abrir mão de uma parcela da liberdade individualSegundo a teoria geral do Estado, a vida em sociedade trouxe a necessidade de limitar a liberdade individual para garantir direitos coletivos. Nos primórdios da humanidade, o homem era totalmente livre e vivia da maneira que lhe convinha. Ao evoluir, percebeu que a vida em sociedade proporcionava segurança, mas que o número de conflitos entre as pessoas também crescia, pois cada um queria defender as suas próprias vontades. Então, o homem chegou à conclusão de que a vida em sociedade só seria possível se todos tivessem sua liberdade limitada. Essa constatação levou ao surgimento do Estado e de suas leis, que têm por função estabelecer limites à liberdade individual e a garantir o bem comum de toda a sociedade.

TÓPICO 2:Outro requisito fundamental na busca do bem comum é a igualdade de direitoNo Brasil, o princípio da igualdade permeia toda a Constituição Federal de 1988 (CF/88), a qual estabelece, em regra, que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. A igualdade, base da Revolução Francesa juntamente com a liberdade e a fraternidade, está consubstanciada em tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais. Com base nisso, surgiram diversas ações sociais afirmativas, tais como a criação de cotas para negros, índios e pessoas com deficiências em concursos públicos.

TÓPICO 3: Nesse sentidoa liberdade de direitos, conjugada à limitação da liberdade individual, trouxe outros benefícios à vida em sociedade. Atualmente, a CF/88 garante a todos os brasileiros acesso à saúde, à educação e à moradia, pois parte-se do pressuposto que todos são iguais, logo, todos têm direito às mesmas condições de vida. O uso de espaços públicos é outro exemplo da aplicabilidade do princípio da igualdade, pois se todos são iguais, todos têm o direito de ir e vir sem a necessidade de autorização ou permissão. Além disso, esses espaços também são um modelo de que a limitação da liberdade individual garante o bem comum, uma vez que existem regras gerais de uso, como a forma de se portar, a observância da Lei do Silêncio e a proibição às atividades paramilitares.

CONCLUSÃO: Sendo assimtem-se que a abdicação do homem à parcela de sua liberdade individual, bem como a garantia da liberdade de direito, trouxe diversos benefícios à vida em sociedade. No entanto, ressalta-se que há muito o que se melhorar, para que o direito à igualdade seja aplicado efetivamente em nossa sociedade.

Agora que você já sabe o que é prova discursiva

Aqui você encontra um sistema com milhares de questões discursivas para praticar: Biblioteca de Discursivas.

Para ir mais longe e gabaritar a prova discursiva

Gostou da prova discursiva?

Quer entender a fundo o significado de cada uma das cores do texto?

Quer saber como fazer um rascunho mais detalhado e eficiente?

Quer aprender de uma vez por todas a Técnica de discursiva e tornar a discursiva o seu diferencial?

Veja mais sobre as características essenciais de um texto dissertativo

Acompanhar
Notificar
18 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Marizia
Marizia
6 anos atrás

obrigada pelo esclarecedor artigo.

Vinicius
Vinicius
Responder para  Bruno Marques
6 anos atrás

Caro amigo vc teria um tema para prova discursiva pm rn itep.

Michelle
Michelle
6 anos atrás

Gostei muito do texto, muito esclarecedor e objetivo. Há dias procurava algo assim. Recimendarei.

ylma
ylma
6 anos atrás

yyylma
25/01/218
Ola!!!
prestarei concurso no dia 25/02/2018 para professor na B.Você poderia me ajudar com modelos de provas discursiva para professor?
Aguardo resposta.
Desde já obrigado.

Ana Patrícia Ferreira
Ana Patrícia Ferreira
6 anos atrás

Espetacular ????

Lucelio
Lucelio
5 anos atrás

Boa noite,gostaria de uma orientação sobre prova discursiva,obrig.

Luisa
Luisa
Inscrito
3 anos atrás

Uma dúvida, esse exemplo de redação, se transcrito para o papel, teria o máximo de 30 linhas? Parece maior…

ELISANGELA RIBEIRO PRASERES
ELISANGELA RIBEIRO PRASERES
2 anos atrás

Tem prova discursiva pra Professor PI pra quem tem magistério e Professor PII pra quem tem pedagogia .este ano aqui em Palmas TO ,VAI HAVER CONCURSO E O QUE ME ATRAPALHA MUITO ESSAS PROVAS DISCURSIVA.E PELO QUE OUVIR FALAR QUE VAI SER BASIADO EM CIMA DO BNCC

ELISANGELA RIBEIRO PRASERES
ELISANGELA RIBEIRO PRASERES
2 anos atrás

Tem prova discursiva pra Professor PI pra quem tem magistério e Professor PII pra quem tem pedagogia .este ano aqui em Palmas TO ,VAI HAVER CONCURSO E PROVAS DISCURSIVA.E PELO QUE OUVIR FALAR QUE VAI SER BASIADO EM CIMA DO BNCC