Você conhece as características essenciais de um Texto Dissertativo?

Para que você compreenda o que é uma redação dissertativa, é necessário distinguir os dois tipos de dissertação usualmente cobrados em concursos públicos: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa.

Olá, meus amigos. Tudo certo?

Hoje, quero conversar com vocês a respeito das características essenciais para produzir um bom texto dissertativo.

Como sabemos, esse tipo de texto é bastante exigido em provas de concursos públicos. Portanto, é indispensável que o candidato esteja atento às boas técnicas de produção do texto dissertativo.

A boa notícia é que a dissertação também costuma ser um dos textos mais simples de se redigir, desde que você esteja treinado para isso. Isso porque ele tem uma estrutura fixa, um determinado padrão de elementos textuais que, de certo modo, não nos permite “criar muitas firulas”, entende?

Para que você compreenda o que é uma redação dissertativa,é necessário distinguir os dois tipos de dissertação usualmente cobrados em concursos públicos: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa.

Dissertação expositiva: como o próprio nome já sugere, é um tipo de texto em que se expõem as ideias ou os pontos de vista a respeito de determinado assunto. O objetivo não é fazer o examinador concordar com eles, mas, tão-somente, considerá-los coerentes;

Dissertação argumentativa: esse é o tipo de dissertação mais comum e conhecida por todos. Nela o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com a ideia ou com o ponto de vista exposto. Isso se faz por meio de várias formas de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas, opiniões relevantes, etc.

Como produzir bons textos dissertativos?

Algumas habilidades são necessárias para a produção de bons textos, e você deverá adquiri-las ao longo da fase de preparação. Dentre elas, destaco duas que julgo serem as mais relevantes:

  • Conhecimento do assunto: costumo dizer que só escreve bem quem conhece bem o assunto. Sendo assim, é imprescindível possuir bom conhecimento teórico para abordar o tema com precisão;
  • Habilidade com a língua escrita: é muito importante dominar as regras gramaticais para que boas construções sintáticas sejam feitas com facilidade. Além disso, o uso de um bom vocabulário permitirá expor ideias simples de forma persuasiva, relacionando fatos, argumentos e provas. Para isso, uma boa organização semântica, com ideias coerentes aplicadas à dissertação, permitirá que o examinador tenha facilidade na compreensão do seu texto.

Como estruturar um texto dissertativo?

Independentemente de o texto ser produzido em 15, 20, 30, 60 ou 90 linhas, ele deverá ser completo: introdução, desenvolvimento e fechamento.

Na introdução, delimite o tema. Inicialmente, apresente uma afirmativa suficientemente definida e limitada, sem nenhum argumento, prova ou razão. Em seguida, faça um breve comentário do tema, o qual servirá de base para a sua argumentação. Isso é o que chamamos de tese, ou seja, a ideia central que será defendida por você ao longo do texto.

No desenvolvimento, deve-se evoluir o tema (por isso a necessidade de saber sobre ele!). Nada de inventar assuntos diversos que não estejam relacionados com o seu texto. Normalmente, há perguntas para serem respondidas e você deve se prender a elas. Siga o roteiro apresentado pela banca, dê consistência aos seus argumentos (use diferentes estratégias do movimento argumentativo) e organize a sequência lógica do pensamento e a progressividade textual.

No fechamento, reforce o pressuposto orientador do seu texto. Você pode retomar a tese, falar sobre perspectivas futuras, apresentar propostas de enfrentamento do problema, etc.

Em outro momento, falaremos sobre os tipos de introdução, de desenvolvimento e de conclusão que você pode utilizar em seu texto. Acredite! Fazer bons textos é puro treino!!!

Para o desenvolvimento do tema, as bancas examinadoras costumam dar aos candidatos algumas orientações, partindo de um roteiro pré-definido, de uma situação hipotética ou de textos de apoio.

Por esse motivo, você deve estar atento às notícias atuais sobre as matérias das quais sairão os temas das provas discursivas e, principalmente, praticar alguns textos com antecedência.

Preferencialmente, peça a profissionais que corrijam seus textos com relação aos aspectos linguísticos e ao conteúdo.

No Você Concursado, disponibilizaremos alguns cursos para orientá-lo na produção de excelentes textos. Estejam atentos, pois as vagas serão limitadas!!!

Bons estudos!

Veja mais:

Artigo escrito em coautoria com o Professor Celso Natale.

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários