Discursiva DPE AM (FCC) 2023: Como será a prova discursiva do concurso da DPE AM?
A prova discursiva DPE AM (FCC) será o diferencial neste concurso.
Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva DPE AM (FCC) para o cargo de Analista Jurídico de Defensoria – Especialidade: Ciências Jurídicas, veja até o final as dicas que vou passar.
Discursiva DPE AM (FCC)
As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Analista Jurídico de Defensoria – Especialidade: Ciências Jurídicas.
A remuneração inicial de um Analista Jurídico de Defensoria da DPE/AM é de R$6.883,29, além de benefícios.
Ademais, a prova discursiva DPE AM (FCC) acontecerá no mesmo dia e horário da prova objetiva (22/10/2023), nos seguintes períodos:
- No período da manhã para os cargos de Técnico; e
- No período da tarde para os cargos de Analista Jurídico de Defensoria.
As provas serão aplicadas na cidade de Manaus e Humaitá, no Estado do Amazonas, podendo o candidato optar no momento da inscrição.
A Prova Discursiva – Estudo de caso para o cargo de Analista Jurídico de Defensoria constará de 01 (uma) questão prática, para a qual o candidato deverá apresentar, por escrito, as soluções.
Os temas versarão sobre conteúdo pertinente a Conhecimentos Específicos, valendo 100 pontos.
A nota mínima na Prova Discursiva – Estudo de Caso é de 60 pontos.
Ademais, Prova Discursiva – Estudo de Caso, deverá ser rigorosamente observado o limite máximo de 15 (quinze) linhas para a questão, sob pena de perda de pontos a serem atribuídos ao Estudo de Caso.
Será corrigida a Prova Discursiva – Estudo de Caso dos candidatos habilitados e melhor classificados na Prova Objetiva até as seguinte posições/cidades:
- Manaus:
- Ampla concorrência – 60 candidatos; e
- Pretos/Pardos/Indígenas e quilombolas – 90 candidatos.
- Humaitá:
- Ampla concorrência – 20 candidatos; e
- Pretos/Pardos/Indígenas e quilombolas – 30 candidatos.
Na prova discursiva poderá ser cobrado os seguintes conteúdos:
- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Penal;
- Direito Processual Penal;
- Direitos Humanos
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Direito do Idoso;
- Direito da Pessoa com Deficiência; e
- Direito da Mulher.
Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova, veja a questão aplicada pela Banca FCC no recente concurso do DPE/CE (2023), retirada do Sistema de Questões Discursivas (SQD):
A Defensoria Pública do Estado do Ceará deseja realizar um atendimento itinerante à população de rua, na capital do Estado. Para isso, busca o Poder Público para que o atendimento seja organizado em meio à Praça Luiza Távora, em Fortaleza. Além de quatro tendas de atendimento, a Defensoria Pública pretende que o veículo itinerante da Instituição fique estacionado próximo às tendas para suporte aos membros e servidores que atuarão no evento.
Disserte sobre o ato administrativo buscado para viabilizar a realização do evento, abordando em sua resposta:
- definição e classificação dos bens públicos.
- o instrumento pelo qual a Administração pode repassar o uso da praça e via pública a terceiros e sua definição.
- as características desse ato ou atos cuja emissão foi solicitada pela Defensoria Pública do Estado ao Poder Público.
- o fundamento jurídico encontrado no texto da Lei Orgânica da Defensoria Pública do Ceará que justifique o atendimento pretendido.
A primeira tarefa do candidato, antes de começar a responder, é encontrar os tópicos (isto é, o que a banca quer que seja respondido). Nesse caso, está fácil, pois a banca já trouxe expressamente os tópicos:
Tópico 1: definição e classificação dos bens públicos.
Tópico 2: o instrumento pelo qual a Administração pode repassar o uso da praça e via pública a terceiros e sua definição.
Tópico 3: as características desse ato ou atos cuja emissão foi solicitada pela Defensoria Pública do Estado ao Poder Público.
Tópico 4: o fundamento jurídico encontrado no texto da Lei Orgânica da Defensoria Pública do Ceará que justifique o atendimento pretendido.
Vale ressaltar que, nem sempre, a banca é “boazinha”. Algumas vezes, os tópicos vêm junto com o comando da questão, dificultando um pouco a vida do candidato.
Após definir os tópicos, aí você pode começar a estrutura sua redação. A regra geral é montar um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico do enunciado. Como na questão há 4 tópicos, o seu texto deverá conter 4 parágrafos de desenvolvimento, sem a necessidade de introdução e conclusão. Assim:
Cada parágrafo de desenvolvimento possui uma estrutura própria, isto é, uma técnica de escrita, a qual vamos aprender ao longo desse curso. Ela é tão importante quanto o conhecimento do conteúdo, principalmente quando se trata de provas discursivas da Banca FCC.
A nota da prova discursiva DPE AM (FCC) será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso CURSO DE DISCURSIVA DPE AM (FCC).
Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!