Discursiva CNU Bloco 6 (Cesgranrio) 2024 – Temas Inéditos para a prova discursiva
Discursiva CNU BLOCO 6 (Cesgranrio) – Imagine chegar no dia da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o Bloco 6, organizado pela Cesgranrio e ver que o tema cobrado na prova discursiva CNU BLOCO 6 você já conhece e treinou?!
O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.
Ainda mais em um concurso concorrido como o do CNU BLOCO 6, organizado pela banca Cesgranrio.
Lembrando que a discursiva CNU BLOCO 6 terá as seguintes características, segundo o edital:
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordará conteúdo constante do Anexo IV do Edital e que valerá 100 pontos.
- Será eliminado o candidato que:
- obtiver nota zero na Redação;
- elaborar um texto que for assinado e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a sua identificação.
- Obterá nota ZERO na questão o candidato que:
- der a resposta a lápis, em parte ou na sua totalidade;
- der resposta com número de linhas inferior ao mínimo estabelecido ou fugir ao tema proposto
- A avaliação da questão dissertativa, cujo número de linhas esperado será explicitado em seu enunciado, considerará:
- quanto aos Conhecimentos Específicos, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a capacidade de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento abrangidas pelo Bloco 6, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados;
- quanto ao uso do idioma, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão). Caso a questão receba nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, não será avaliada quanto ao uso do idioma.
- Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer texto ou fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado.
É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca Cesgranrio, que estava um pouco sumida dos concursos.
Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 20 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.
Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca Cesgranrio, para a discursiva CNU BLOCO 6.
1º Tema – Discursiva CNU BLOCO 6
Gestão instala comitê para ampliar acesso à informação e transparência
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou o Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) ao realizar sua primeira reunião nesta quarta-feira (1/11). No encontro, o colegiado deu início à discussão do documento que fundamenta a Política de Gestão de Riscos do MGI. Na ocasião, também foram avaliadas ações referentes aos Planos de Gestão de Risco, o Programa Pró-Integridade e ao Plano de Dados Abertos do Ministério.
De acordo com o presidente do CITARC e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, a instalação do Comitê representa um passo importante no amadurecimento da governança no MGI.
“O Comitê tem uma natureza muito peculiar pois abrange representantes de estatura tático-estratégica de todos os órgãos singulares e de assessoramento do Ministério. É uma verdadeira “caixa de reverberação” para um escopo temático fundamental para o MGI: integridade, transparência, acesso à informação, riscos e controles”, afirmou.
Segundo Bessa, o conjunto temático requer um esforço permanente de sensibilização e articulação, de forma vertical e horizontal dentro do MGI. “O CITARC já em sua primeira agenda aprecia a proposta de Política de Gestão de Riscos do Ministério e deverá prosseguir com agendas de formulação, avaliação, divulgação e sensibilização de diretrizes, manuais, guias e outros artefatos que devem robustecer a atuação de todas as áreas do MGI”, destacou.
(…)
Outro recurso integrado e empregado pelo MGI para reforçar mecanismos de acesso à informação e transparência é o Subcomitê de Integridade, criado pelo decreto assinado pela Presidência da República (11.529/2023), em maio, que determina a instauração de Subcomitês em todos os Ministérios. A missão essencial do Subcomitê é cuidar do Programa de Integridade de modo cotidiano, com reuniões quinzenais que ocorrem desde o primeiro semestre.
Assim sendo, o Subcomitê de Integridade é um colegiado vinculado ao CITARC com viés executivo, composto pelas instâncias de integridade do MGI: Corregedoria; Ouvidoria, Comissão de Ética; Assessoria Especial de Controle Interno; Assessoria de Participação Social e Diversidade e a Secretaria de Serviços Compartilhados.
https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2023/novembro/gestao-instala-comite-para-ampliar-acesso-a-informacao-e-transparencia
Considerando o contexto apresentado sobre transparência, controle social e accountability e sua relevância em democracias saudáveis, redija um texto dissertativo abordando os seguintes tópicos:
-
- O conceito e o objetivo do controle social;
- O conceito e as características de accountability;
- Discorra sobre a importância conjunta de controle social e accountability no fortalecimento de governos transparentes. Cite pontos que evidenciam essa importância.
Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!
2º Tema – Discursiva CNU BLOCO 6
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) trouxe como principais premissas para seu planejamento estratégico institucional: i) a entrega de valor para a sociedade e para a administração pública, por meio da transformação do Estado e do seu papel a partir da inovação e do fortalecimento das suas capacidades; ii) a constituição de uma identidade institucional, a partir do estabelecimento da atuação interna e externa; e iii) a customização de metodologias, com foco qualitativo, possibilitando o avanço gradual de maneira a comportar os diferentes níveis de maturidades que compõem a instituição.
A importância do planejamento estratégico da instituição se justifica nos fatores abaixo elencados, os quais se realçam ainda mais no início de um novo governo:
https://www.gov.br/gestao/pt-br/acesso-a-informacao/governanca/estrategia-institucional
Redija texto dissertativo acerca da importância do planejamento estratégico para a manutenção da competitividade das organizações. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
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- planejamento estratégico: definição e fases;
- matriz SWOT: conceito e componentes;
- modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características.
Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (exclusiva para assinantes)
3º Tema – Discursiva CNU BLOCO 6
Um órgão federal, no âmbito de um trabalho de avaliação de um programa federal de políticas públicas, observou as seguintes situações em relação ao planejamento e a execução da política:
I. o planejamento da política pública não está sendo cumprido;
II. está ocorrendo a falta de controle na alocação dos recursos; e
III. observou-se a ocorrência de desvio de verba pública para atender a interesses políticos.
No que tange ao alcance dos objetivos da política pública, foi observado que:
IV. o programa já se encontra próximo a fase final e foi observado que os objetivos propostos não estão sendo alcançados.
Essas situações foram observadas pelos servidores responsáveis pela avalição a partir da aplicação de metodologias de avaliação de políticas públicas.
Nesse contexto, considerando as situações apresentadas, elabore um texto, abordando os itens a seguir:
-
- Quais os tipos de avaliação de políticas públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão dos itens I, II e III. Cite e descreva.
- Quais os tipos de avaliação de políticas públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão do item IV. Cite e descreva.
Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!
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Veja o vídeo com as dicas do professor Bruno Marques sobre a necessidade de título na redação: