Discursiva CNU Bloco 5 (Cesgranrio) 2024 – Temas Inéditos para a prova discursiva

Professor Bruno Marques

Discursiva CNU BLOCO 5 (Cesgranrio) – Imagine chegar no dia da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o Bloco 5, organizado pela Cesgranrio e ver que o tema cobrado na prova discursiva CNU BLOCO 5 você já conhece e treinou?!

 

discursiva cnu bloco 5

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o do CNU BLOCO 5, organizado pela banca Cesgranrio.

Lembrando que a discursiva CNU BLOCO 5 terá as seguintes características, segundo o edital:

  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordará conteúdo constante do Anexo IV do Edital e que valerá 100 pontos.
  • Será eliminado o candidato que:
    • obtiver nota zero na Redação;
    • elaborar um texto que for assinado e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a sua identificação.
  • Obterá nota ZERO na questão o candidato que:
    • der a resposta a lápis, em parte ou na sua totalidade;
    • der resposta com número de linhas inferior ao mínimo estabelecido ou fugir ao tema proposto
  • A avaliação da questão dissertativa, cujo número de linhas esperado será explicitado em seu enunciado, considerará:
    • quanto aos Conhecimentos Específicos, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a capacidade de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento abrangidas pelo Bloco 5, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados;
    • quanto ao uso do idioma, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão). Caso a questão receba nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, não será avaliada quanto ao uso do idioma.
  • Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer texto ou fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado.

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca Cesgranrio, que estava um pouco sumida dos concursos.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 20 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca Cesgranrio, para a discursiva CNU BLOCO 5.

1º Tema – Discursiva CNU BLOCO 5

Atualmente, constam 736 terras indígenas nos registros da Funai. Essas áreas representam aproximadamente 13,75% do território brasileiro, estando localizadas em todos os biomas, sobretudo na Amazônia Legal.

Veja abaixo o quantitativo de Terras Indígenas, conforme estágio no processo demarcatório:

Estágio Quantidade
Em estudo 132
Delimitada 48
Declarada 67
Homologada 12
Regularizada 477
TOTAL 736

 Além disso, há cerca de 490 reivindicações de povos indígenas em análise no âmbito da Fundação. 

*Os dados são atualizados regularmente, entretanto, considerando o dinamismo dos procedimentos demarcatórios consulte o GEOSERVER para detalhamento do quantitativo de Terras Indígenas, conforme estágio no processo demarcatório e UF.

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/terras-indigenas/demarcacao-de-terras-indigenas#:~:text=A%20demarca%C3%A7%C3%A3o%20das%20terras%20ind%C3%ADgenas,gest%C3%A3o%20e%20preserva%C3%A7%C3%A3o%20desses%20territ%C3%B3rios.

Considerando a temática da demarcação das terras indígenas, redija um texto dissertativo abordando necessariamente a questão da preservação da diversidade cultural, a mitigação dos conflitos fundiários decorrentes dessa medida estatal e os principais atos normativos que resguardam os direitos dos indígenas quanto ao ponto.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

2º Tema – Discursiva CNU BLOCO 5

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) trouxe como principais premissas para seu planejamento estratégico institucional: i) a entrega de valor para a sociedade e para a administração pública, por meio da transformação do Estado e do seu papel a partir da inovação e do fortalecimento das suas capacidades; ii) a constituição de uma identidade institucional, a partir do estabelecimento da atuação interna e externa; e iii) a customização de metodologias, com foco qualitativo, possibilitando o avanço gradual de maneira a comportar os diferentes níveis de maturidades que compõem a instituição.

A importância do planejamento estratégico da instituição se justifica nos fatores abaixo elencados, os quais se realçam ainda mais no início de um novo governo:

https://www.gov.br/gestao/pt-br/acesso-a-informacao/governanca/estrategia-institucional

Redija texto dissertativo acerca da importância do planejamento estratégico para a manutenção da competitividade das organizações. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

    1. planejamento estratégico: definição e fases;
    2. matriz SWOT: conceito e componentes;
    3. modelo Balance Scorecard (BSC): finalidade e características.

Para ver o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui! (exclusiva para assinantes)

3º Tema – Discursiva CNU BLOCO 5

Um órgão federal, no âmbito de um trabalho de avaliação de um programa federal de políticas públicas, observou as seguintes situações em relação ao planejamento e a execução da política:

I. o planejamento da política pública não está sendo cumprido;

II. está ocorrendo a falta de controle na alocação dos recursos; e

III. observou-se a ocorrência de desvio de verba pública para atender a interesses políticos.

No que tange ao alcance dos objetivos da política pública, foi observado que:

IV. o programa já se encontra próximo a fase final e foi observado que os objetivos propostos não estão sendo alcançados.

Essas situações foram observadas pelos servidores responsáveis pela avalição a partir da aplicação de metodologias de avaliação de políticas públicas.

Nesse contexto, considerando as situações apresentadas, elabore um texto, abordando os itens a seguir:

    • Quais os tipos de avaliação de políticas públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão dos itens I, II e III. Cite e descreva.
    • Quais os tipos de avaliação de políticas públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão do item IV. Cite e descreva.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de discursiva CNU BLOCO 5  inéditos elaborados no estilo da Banca Cesgranrio?

Se você quer mandar bem na discursiva CNU BLOCO 5, matricule-se no nosso curso de discursiva específico para o concurso e a banca Cesgranrio.

Veja o vídeo com as dicas do professor Bruno Marques sobre a necessidade de título na redação:

 

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