Discursiva CNU Bloco 3 (Cesgranrio) 2024 – Temas Inéditos para a prova discursiva

Professor Bruno Marques

Discursiva CNU BLOCO 3 (Cesgranrio) – Imagine chegar no dia da prova do Concurso Nacional Unificado (CNU) para o Bloco 3, organizado pela Cesgranrio e ver que o tema cobrado na prova discursiva CNU BLOCO 3 você já conhece e treinou?!

discursiva cnu bloco 3

O sonho de todo candidato é chegar no dia da prova discursiva já sabendo qual será o tema que será cobrado.

Ainda mais em um concurso concorrido como o do CNU BLOCO 3, organizado pela banca Cesgranrio.

Lembrando que a discursiva CNU BLOCO 3 terá as seguintes características, segundo o edital:

  • Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, exclusiva para cada Bloco, contendo uma questão dissertativa que abordará conteúdo constante do Anexo IV do Edital e que valerá 100 pontos.
  • Será eliminado o candidato que:
    • obtiver nota zero na Redação;
    • elaborar um texto que for assinado e/ou apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a sua identificação.
  • Obterá nota ZERO na questão o candidato que:
    • der a resposta a lápis, em parte ou na sua totalidade;
    • der resposta com número de linhas inferior ao mínimo estabelecido ou fugir ao tema proposto
  • A avaliação da questão dissertativa, cujo número de linhas esperado será explicitado em seu enunciado, considerará:
    • quanto aos Conhecimentos Específicos, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a capacidade de lidar com os conceitos, as técnicas e as atividades próprias das Áreas de Conhecimento abrangidas pelo Bloco 3, aferindo a compreensão, o conhecimento, o desenvolvimento e a adequação desses conceitos, a conexão e a pertinência ao assunto abordado e o atendimento aos tópicos solicitados;
    • quanto ao uso do idioma, atribuindo-se 50% (cinquenta por cento) do valor total da questão, a proficiência na instrumentalização de conhecimentos ortográficos, gramaticais adequados à norma-padrão e textuais (introdução, desenvolvimento, conclusão, observando-se coerência e coesão). Caso a questão receba nota zero quanto aos Conhecimentos Específicos, não será avaliada quanto ao uso do idioma.
  • Será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer texto ou fragmento de texto que for escrito fora do local apropriado.

É claro que não é fácil acertar previamente qual será o tema cobrado na prova discursiva por qualquer banca, ainda mais a Banca Cesgranrio, que estava um pouco sumida dos concursos.

Contudo, com a experiência que temos e com um gigantesco banco de provas discursivas de concursos anteriores (mais de 20 mil temas), aumenta a chance de acertamos, como aconteceu no concurso de escrivão da PC/DF, dentre outros.

Então, sem delongas, vamos ver alguns temas de redação inéditos no estilo da Banca Cesgranrio, para a discursiva CNU BLOCO 3.

1º Tema – Discursiva CNU BLOCO 3

Ao analisar o atendimento prestado pela Unidade X, verificou-se que o relatório de avaliação do atendimento prestado pelos servidores da área apresentou elevado percentual de insatisfação dos usuários atendimentos. No documento, constam as principais queixas:

    • demora no atendimento individual, gerando aumento no tempo de espera de cada usuário;
    • alto índice de erros nos serviços executados, impactando em retrabalho para os servidores;
    • descumprimento dos prazos de entrega que constam na Carta de Serviço do órgão.

Discorra sobre o conceito e as etapas do Ciclo PDCA e detalhe como as etapas de planejamento e execução poderiam ajudar o Unidade X a gerenciar as queixas relatadas pelo público com o objetivo de reduzir a insatisfação dos usuários.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

2º Tema – Discursiva CNU BLOCO 3

Atualmente, constam 736 terras indígenas nos registros da Funai. Essas áreas representam aproximadamente 13,75% do território brasileiro, estando localizadas em todos os biomas, sobretudo na Amazônia Legal.

Veja abaixo o quantitativo de Terras Indígenas, conforme estágio no processo demarcatório:

Estágio Quantidade
Em estudo 132
Delimitada 48
Declarada 67
Homologada 12
Regularizada 477
TOTAL 736

 Além disso, há cerca de 490 reivindicações de povos indígenas em análise no âmbito da Fundação. 

*Os dados são atualizados regularmente, entretanto, considerando o dinamismo dos procedimentos demarcatórios consulte o GEOSERVER para detalhamento do quantitativo de Terras Indígenas, conforme estágio no processo demarcatório e UF.

Fonte: https://www.gov.br/funai/pt-br/atuacao/terras-indigenas/demarcacao-de-terras-indigenas#:~:text=A%20demarca%C3%A7%C3%A3o%20das%20terras%20ind%C3%ADgenas,gest%C3%A3o%20e%20preserva%C3%A7%C3%A3o%20desses%20territ%C3%B3rios.

Considerando a temática da demarcação das terras indígenas, redija um texto dissertativo abordando necessariamente a questão da preservação da diversidade cultural, a mitigação dos conflitos fundiários decorrentes dessa medida estatal e os principais atos normativos que resguardam os direitos dos indígenas quanto ao ponto.

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

3º Tema – Discursiva CNU BLOCO 3

Avaliação da política pública: Aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, IST e Hepatites Virais

Esta avaliação teve como objetivo analisar os processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais.

Esses processos de aquisições de imunobiológicos fazem parte do Programa Nacional de Imunização (PNI). Tal Programa foi criado em 1973 e visa reduzir a transmissão de doenças imunopreveníveis, ocorrência de casos graves e óbitos, com fortalecimento de ações integradas de vigilância em saúde para promoção, proteção e prevenção em saúde da população brasileira.

O PNI é responsável por definir a política de vacinação do País, desde a aquisição dos imunobiológicos até a sua disponibilização nas salas de vacinação, estabelecimento de normas e diretrizes sobre as indicações e recomendações da vacinação em todo o Brasil.

Com quase 50 anos de existência, o PNI é um dos maiores programas de vacinação do mundo, reconhecido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência mundial.

Atualmente o PNI oferta mais de 45 diferentes imunobiológicos para toda a população, dentre eles 19 vacinas contra 20 tipos de doenças, destinadas a todas as faixas-etárias.

Os gastos realizados com a aquisição e distribuição de imunobiológicos e insumos para prevenção e controle de doenças nos últimos 4 anos foram de R$ 4,40 bilhões em 2018, R$ 4,40 bilhões em 2019, R$ 4,80 bilhões em 2020 e R$ 10,80 bilhões em 2021.

Por sua vez, a assistência farmacêutica aos portadores de HIV/AIDS, das hepatites virais e das ISTs tem por finalidade prover a demanda por fármacos e medicamentos, com aquisição centralizada no Ministério da Saúde (MS) de 34 medicamentos para HIV, 6 para hepatite B e 5 para hepatite C.

As despesas executadas entre 2018 e 2021 com a aquisição desses medicamentos foram aproximadamente R$ 2,00 bilhões em 2018, R$ 1,80 bilhões em 2019, R$ 2,20 bilhões em 2020 e R$ 2,0 bilhões em 2021.

O Ministério da Saúde utiliza-se das seguintes estratégias de aquisição de imunobiológicos, insumos e medicamentos antirretrovirais: (i) Inexigibilidade, (ii) Pregão Eletrônico, (iii) Dispensa, (iv) Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), (v) Acordo de Cooperação Técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e (vi) Termos de Cooperação com a Organização Pan-Americana das Américas (OPAS).

Observações: os valores originais foram adaptados/arredondados.

Leia mais em: https://www.gov.br/economia/pt-br/assuntos/avaliacao-de-politicas-publicas/relatorio-anual-de-avaliacao-de-politicas-publicas/rel_anual_ano-base_2021.pdf (Com adaptações)

Considerando a situação acima, redija, entre 35 e 45 linhas, um texto dissertativo contínuo sobre avaliação de políticas públicas. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:

    • Aponte as distinções existente entre as avaliações diagnóstica, formativa e somativa? Qual tipo de avaliação preponderante na análise dos processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais?
    • Quais os principais componentes a serem considerados ao se exercer a avaliação de uma política pública? Qual componente preponderante na análise dos processos de aquisições de imunobiológicos, insumos e medicamentos para tratamento dos portadores de HIV/AIDS, ISTs e Hepatites Virais?
    • Quais os possíveis impactos das variações nos gastos com aquisição de imunobiológicos e medicamentos antirretrovirais na eficácia das políticas de saúde pública voltadas para HIV/AIDS, ISTs e hepatites virais?

Para ver o enunciado completo da questão, o padrão de resposta e a proposta de resolução da redação, clique aqui!

Gostou dos temas de discursiva CNU BLOCO 3  inéditos elaborados no estilo da Banca Cesgranrio?

Se você quer mandar bem na discursiva CNU BLOCO 3, matricule-se no nosso curso de discursiva específico para o concurso e a banca Cesgranrio.

Veja o vídeo com as dicas do professor Bruno Marques sobre a necessidade de título na redação:

 

Acompanhar
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos comentários