Discursiva Bacen (BCB) 2024 (Cebraspe): Como será a prova discursiva do concurso?
A prova discursiva Bacen (Cebraspe) será o diferencial neste concurso.
Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva Bacen (Cebraspe) para o cargo de Analista, para as áreas de Tecnologia da Informação ou Economia e Finanças.
Discursiva Bacen (Cebraspe)
As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Analista, para as áreas de Tecnologia da Informação ou Economia e Finanças..
Segundo o Edital, o Especialista possui um salário inicial de R$20.924,80.
Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.
O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!
Segundo o Edital, são 100 vagas divididas nas duas áreas, além de formação de cadastro de reserva, conforme a seguir:
Cabe salientar que, atualmente, existem mais de 2.590 cargos vagos no quadro de pessoal do órgão para o cargo de Analista.
Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.
Para concorrer a uma dessas vagas é necessário possuir diploma, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de conclusão de curso de nível superior em qualquer área de formação.
Mesmo para o cargo da área de TI, professor?! Sim, mesmo para o cargo de TI, a formação pode ser em qualquer nível superior.
O concurso da ANTT terá as seguintes fases:
- Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Sindicância de vida pregressa, de caráter eliminatório, de responsabilidade do BCB, com o recebimento de documentação e a disponibilização da Ficha de Informações Confidenciais (FIC), de responsabilidade do Cebraspe;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
- Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório.
As provas objetiva e discursiva ocorrerão da seguinte forma:
- As provas objetivas terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data de 19/05/2024, no turno da manhã.
- As provas discursivas terão a duração de 4 horas e serão aplicada na data de 19/05/2024, no turno da tarde.
Então, não dá para deixar o estudo da discursiva Bacen para depois.
As provas objetivas valerão 120,00 pontos e serão compostas por 120 questões do tipo CERTO ou ERRADO.
Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar em pelo menos um dos itens a seguir:
a) obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
b) obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2; e
c) obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Como o Cebraspe pode cobrar a discursiva Bacen?
Já a prova discursiva consistirá de:
a) prova discursiva P3: uma dissertação, a ser respondida em até 40 linhas, com valor de 30,00 pontos, acerca de atualidades; e
b) prova discursiva P4: uma questão dissertativa envolvendo situação-problema, a ser respondida em até 80 linhas, com valor de 50,00 pontos, acerca de conhecimentos específicos do cargo/área.
No caso da dissertação a banca vai avaliar a capacidade de escrita do candidato, bem como o seu conhecimento de mundo.
Já as questões no estilo situação-problema são aquelas em que a banca conta uma história e pede para você aplicar o conhecimento específico sobre o assunto naquela situação hipotética. Nesse caso, caberá ao candidato usar a técnica de escrita e o conhecimento adquirido no estudo para a prova de Conhecimentos Específicos.
Os conteúdos dos conhecimentos específicos para a área de TI são os seguintes:
- CIÊNCIAS DE DADOS;
- SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO;
- ENGENHARIA DE SOFTWARE;
- INFRAESTRUTURA EM TI
- BANCO DE DADOS;
- GESTÃO EM TI.
Considerando a quantidade de questões sobre cada tema na prova objetiva, o conteúdo de “Engenharia de Software” pode ser considerado o mais importante, seguido do conteúdo “Infraestrutura em TI”.
Já os conteúdos dos conhecimentos específicos da área de Economia e Finanças são os seguintes:
- MACROECONOMIA;
- MICROECONOMIA;
- FINANÇAS;
- ECONOMIA E ECONOMETRIA; e
- CONTABILIDADE DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS (COSIF).
A ideia é a seguinte: devido ao fato de que a discursiva conter matérias de conhecimento específico, escrever uma discursiva será uma preparação concomitante para a prova objetiva também. Inclusive, a pirâmide de aprendizado mostra que escrever e explicar o conteúdo garante uma absorção de até 95% do conteúdo. Veja:
O que será cobrado exatamente no dia do concurso ninguém sabe. Porém, para você ter uma boa noção de como devem ser os estilos de cobrança, selecionei, no Sistema de Questões Discursivas (SQD), duas provas aplicadas pela Banca Cebraspe, para você entender melhor a diferença entre os dois tipos de questão:
ESTILO DISSERTAÇÃO – TEMA DE ATUALIDADES
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 5/9/2023 projeto de lei que viabiliza a retomada de mais de 3.500 obras paralisadas de novas escolas. O texto, oriundo de medida provisória encaminhada pelo governo federal, tramitou em regime de urgência e foi diretamente ao Plenário. Com a proposta, o governo espera aplicar quase R$ 4 bilhões na conclusão de obras em escolas e, assim, abrir 450 mil vagas nas redes públicas de ensino de estados e municípios até 2026.
Internet: <www.metropoles.com> (com adaptações).
O Programa Escola em Tempo Integral, instituído pela Lei n.º 14.640/2023, prevê assistência técnica e financeira para a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica — igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais —, considerando as propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, na ampliação da jornada de tempo segundo a perspectiva da educação integral, com priorização das escolas que atendam estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica.
Internet: <www.gov.br> (com adaptações).
Em 2021, foi lançado o programa Cronograma Nacional de Implementação para o Novo Ensino Médio, criado para oferecer aos alunos cinco itinerários formativos diferentes, que abrangem áreas como linguagens e tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional, cabendo aos estudantes escolher o itinerário que desejem seguir e que podem levar à formação técnica e profissional ou ao ensino superior.
Internet: <www.estadao.com.br> (com adaptações).
Considerando que os fragmentos de textos apresentados têm caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A REALIDADE BRASILEIRA E OS RUMOS DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL
Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 a importância da opção pelo conceito de investimento, em vez do de gasto, em educação pública; [valor: 9,50 pontos]
2 a relação entre escolas públicas de tempo integral e oportunidade de acesso à educação de qualidade; [valor: 9,50 pontos]
3 o ensino público e as perspectivas profissionais. [valor: 9,50 pontos]
Em suma, para responder ao tema, o candidato precisa responder ao que foi solicitado nos tópicos, na ordem em que eles aparecem, em um formato de texto dissertativo-expositivo. Para a Banca Cebraspe, você poderá utilizar uma das 3 estruturas abaixo:
Observe que, no terceiro exemplo, não há introdução nem conclusão. O candidato pode usar as 30 linhas para discorrer diretamente sobre os tópicos. Isso só é possível, pois a banca Cebraspe direciona 95% da nota final a resposta aos tópicos (desenvolvimento do tema) e essa resposta está, justamente, nos parágrafos de desenvolvimento.
QUESTÃO-PROBLEMA – TI
Para você ter uma ideia de como será cobrado o tema no dia da sua prova discursiva Bacen e já ir se familiarizando com os enunciados da Banca Cebraspe, retirei do Sistema de Questões Discursivas (SQD) um exemplo de questão-problema cobrado no último concurso do BCB, a qual cobra um assunto de relevância para sua prova:
Uma determinada empresa pública brasileira pretende reduzir custos e, para isso, desenvolverá um serviço de computação em nuvem destinado a virtualizar serviços e recursos de hardware. Na primeira fase deste projeto, deverá ser utilizado um Software as a Service (SaaS).
Considerando esta situação, escreva um ensaio em que você faça o que é dito abaixo.
1 Explique o que é Gerenciamento de Projetos. [valor: 1,00 ponto]
2 Mencione duas vantagens que cada tipo de nuvem (privada e pública) pode oferecer para este projeto. [valor: 2,00 pontos]
3 Comente brevemente sobre a alta acessibilidade e facilidade de atualização como benefícios derivados do uso de um sistema em nuvem. [valor: 1,50 ponto]
4 Mencione três vantagens de usar SaaS. [valor: 2,00 pontos]
5 Mencione duas ações que a empresa deve tomar para mitigar o risco de acesso não autorizado aos recursos e dados da nuvem. [valor 2,00 pontos]
6 Explique qual é o objetivo de um sistema GRC (Governança, Risco e Conformidade). [valor: 1,00 ponto]
A estratégia para conseguir uma boa nota é simplesmente responder aos tópicos, direcionando um parágrafo de desenvolvimento para cada tópico. O candidato poderia, como é banca Cebraspe, adotar esta estrutura (sem introdução e sem conclusão):
Desenvolvimento 1 (resposta ao tópico 1)
Desenvolvimento 2 (resposta ao tópico 2)
Desenvolvimento 3 (resposta ao tópico 3)
Desenvolvimento 4 (resposta ao tópico 4)
Desenvolvimento 5 (resposta ao tópico 5)
Desenvolvimento 6 (resposta ao tópico 6)
Essa estrutura vale tanto para as questões de Redação quanto para as de questão-problema, uma vez que o foco da banca (cerca de 95% ou mais da nota) está no conteúdo, e não na estrutura formal do texto. Como Introdução e Conclusão não trazem conteúdo, eles podem ser dispensados.
O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica nos parágrafos de desenvolvimento. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento eficiente. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.
SITUAÇÃO-PROBLEMA – ECONOMIA E FINANÇAS
Para você ter uma ideia de como será cobrado o tema no dia da sua prova discursiva Bacen e já ir se familiarizando com os enunciados da Banca Cebraspe, retirei do Sistema de Questões Discursivas (SQD) um exemplo de questão-problema cobrado no último concurso do BCB, a qual cobra um assunto de relevância para sua prova:
Considere que, na tentativa de democratizar o crédito, o governo brasileiro, para facilitar o acesso, a essa modalidade de obtenção de recursos, dos microempreendedores com maior índice de geração de emprego e renda, crie um comitê interministerial para o acompanhamento da implantação das operações de microcrédito e que o Conselho Monetário Nacional estabeleça que a fonte de recursos para financiar esse tipo de operações seja proveniente dos depósitos à vista mantidos em instituições financeiras.
Com base nessa situação hipotética, redija um texto dissertativo, apresentando a análise para definir a viabilidade de cumprimento da exigibilidade de aplicação dos depósitos à vista em operações de microcrédito.
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
-
- finalidades da captação em depósitos à vista; [valor: 7,50 pontos]
- microcrédito e suas principais características; [valor: 8,00 pontos]
- exigibilidade da aplicação de depósitos à vista em operações de crédito para população de baixa renda e para microempreendedores. [valor: 8,50 pontos]
Em suma, a prova é dividida em três partes: situação hipotética, comando da questão e tópicos (com a pontuação de cada um deles em negrito).
O parágrafo de desenvolvimento é o aspecto textual mais importante para provas da Banca Cebraspe.
Então, para responder à situação-problema, você pode utilizar a seguinte estrutura:
Essa estrutura vale tanto para a dissertação de 40 linhas quanto para a questão-problema de 80 linhas da discursiva Bacen, uma vez que o foco da banca (cerca de 95% ou mais da nota) está no conteúdo, e não na estrutura formal do texto. Se você optar por inserir uma introdução e uma conclusão, elas devem apenas cumprir forma, logo, deverão possuir no máximo 3 a 5 linhas em cada uma delas.
O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica nos parágrafos de desenvolvimento. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento eficiente. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.
A nota da prova discursiva Bacen será o diferencial na classificação final do concurso.
Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?
Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.
Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!
Por quê?
Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.
Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.
A nota da prova discursiva Bacen (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.
Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva Bacen (Cebraspe):
Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!
Veja mais dicas da prova discursiva Bacen (Cebraspe), no vídeo abaixo: