Discursiva ANTT (Cebraspe) 2024: Como será a prova discursiva do concurso?
A prova discursiva ANTT (Cebraspe) será o diferencial neste concurso.
Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva ANTT (Cebraspe) para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, todas as áreas, veja até o final as dicas que vou passar.
Discursiva ANTT (Cebraspe)
As dicas que eu vou passar serve para o cargo de Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres, para todas os 4 (quatro) cargos.
Segundo o Edital, o Especialista possui um salário inicial de R$16.413,35.
Bom, não preciso convencer você a estudar para esse concurso, pois, se está aqui, já sabe que é um concurso muito bom.
O foco deste artigo é falar sobre a discursiva, então, vamos lá!
Segundo o Edital, são 50 vagas divididas nas quatro áreas, além de formação de cadastro de reserva, conforme a seguir:
Cabe salientar que, atualmente, existem mais de 331 cargos vagos no quadro de pessoal do órgão para o cargo de Especialista.
Isso quer dizer que, mesmo se você não for tão bem na objetiva e ficar longe das vagas, com a nota da discursiva, você pode ultrapassar vários candidatos e figurar na lista de convocados no concurso.
Para concorrer a uma dessas vagas é necessário possuir diploma, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), de conclusão de curso de nível superior em:
- Cargo 1:
- diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, em qualquer área de formação, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC);
- Cargo 2:
- diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
- Cargo 3:
- diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Economia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC;
- Cargo 4:
- diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em Engenharia Civil, ou Engenharia de Produção, ou Engenharia de Transportes e Logística, ou Engenharia Mecânica, ou Engenharia Ambiental, ou Engenharia Florestal, ou Engenharia de Infraestrutura, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo MEC.
O concurso da ANTT terá as seguintes fases:
- Prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Prova discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
- Curso de Formação, de caráter classificatório e eliminatório.
As provas objetiva e discursiva ocorrerão da seguinte forma:
- A prova objetiva de conhecimentos básicos e a prova discursiva terão a duração de 3 horas e 30 minutos e serão aplicadas na data de 14/04/2024, no turno da manhã.
- A prova objetiva de conhecimentos específicos terá a duração de 3 horas e 30 minutos e será aplicada na data de 14/04/2024, no turno da tarde.
Então, não dá para deixar o estudo da discursiva ANTT para depois.
As provas objetivas valerão 170,00 pontos e serão compostas por 170 questões do tipo CERTO ou ERRADO.
Como o Cebraspe pode cobrar a discursiva ANTT?
Conforme consta no Edital, a prova discursiva valerá 80,00 pontos e consistirá, para todos os cargos, na elaboração de um parecer de, no mínimo, 45 linhas até, no máximo, 60 linhas acerca do tema Regulação e Agências Reguladoras (tópicos de 1 a 20) dos conhecimentos básicos.
Alguns candidatos se assustam quando escutam “parecer”. Contudo, esse termo, para fins de prova, é sinônimo do famoso “estudo de caso”.
A diferença desse “parecer” para uma questão comum está na forma de cobrança da matéria. Enquanto uma questão teórica cobra o conhecimento de forma direta, no modelo parecer, a banca pede a análise de uma situação hipotética acerca de uma determinada matéria, com a manifestação de uma opinião.
A banca é específica no que se refere ao assunto que será cobrado:
REGULAÇÃO E AGÊNCIAS REGULADORAS
1 O papel regulador do Estado: pressupostos, objetivos e instrumentos; conceitos básicos: regulação econômica e social; externalidades, bens públicos e bens comuns, assimetria de informação (seleção adversa e perigo moral); falhas de mercado (barreiras de entrada); Estado e regulação; falhas de governo; conceitos de regulação, desregulação e re‐regulação.
2 Abordagens econômicas: teoria econômica da regulação, teoria da captura, teoria do agente principal.
3 Formas de regulação: regulação de preço; regulação de entrada; regulação de qualidade.
4 Regulação setorial: regulação do setor de transportes terrestres no Brasil.
5 Boas práticas regulatórias: Análise do Impacto Regulatório.
6 Regulação e formação de preços para estruturas de mercado de concorrência imperfeita.
7 Conceitos básicos sobre regimes tarifários.
8 Tarifação por custo de serviço.
9 Tarifação por preço teto.
10 Regulação por incentivos.
11 Regulação para competição.
12 Ambiente regulatório experimental (Sandbox Regulatório).
13 Resolução ANTT nº 5.999/2022 (Dispõe sobre as regras para constituição e funcionamento de ambiente regulatório experimental ‐ Sandbox Regulatório).
14 Governança regulatória.
15 Intervenções e estratégias regulatórias.
16 Agenda Regulatória e o processo de participação e controle social.
17 Ferramentas de planejamento regulatório.
18 Monitoramento e revisões da Agenda Regulatória.
19 Métodos de avaliação de resultado regulatório.
20 Regulação Responsiva.
Para cada sistema de concorrência, a prova discursiva ANTT será corrigida de acordo com os seguintes critérios:
Para ficar mais fácil de visualizar, veja um modelo de “parecer” da Banca Cebraspe, retirada da Biblioteca de Discursivas, SÓ A TÍTULO DE EXEMPLO:
Texto Motivador:
Com o intuito de iniciar uma obra de esgotamento sanitário, um empreendedor solicitou a um especialista a elaboração de um parecer técnico com as orientações acerca dos procedimentos necessários para a obtenção de licenciamento ambiental simplificado para a instalação de unidades de transporte e tratamento de esgoto sanitário de pequeno porte e de médio porte.
Comando da questão
Considerando a situação hipotética apresentada, redija um parecer técnico para atender à solicitação do empreendedor. Ao elaborar seu parecer, atenda ao que se pede a seguir.
Tópicos
1 Na parte introdutória, indique os empreendimentos de sistemas de esgotamento sanitário sujeitos a procedimentos simplificados de licenciamento ambiental. [valor: 15,00 pontos]
2 Especifique as informações mínimas que devem constar no estudo a ser apresentado ao órgão ambiental competente em caso de requerimento de licenciamento ambiental simplificado para a instalação de unidades de transporte e tratamento de esgoto sanitário de médio porte, esclarecendo como as licenças podem ser adquiridas para a instalação e operação das referidas unidades. [valor: 40,00 pontos]
3 Especifique as informações mínimas que devem constar no estudo a ser apresentado ao órgão ambiental competente em caso de requerimento de licenciamento ambiental simplificado para a instalação de unidades de transporte e de tratamento de esgoto sanitário de pequeno porte, esclarecendo como as licenças podem ser adquiridas para a instalação e operação das referidas unidades. [valor: 40,00 pontos]
Como se trata de uma questão de até 60 linhas, em regra, haverá espaço suficiente para responder aos tópicos e fazer introdução e conclusão. Em suma, a principal características de um parecer é emitir uma opinião. Então, a dica que fica é: na conclusão, se tiver espaço, emita uma opinião conclusiva sobre a situação.
Contudo, de forma pragmática, isso nem sempre será necessário. Em provas da Banca Cebraspe, não é obrigatória a inserção dos parágrafos de introdução e conclusão, uma vez que 95% da nota estará na resposta ao conteúdo, a qual é abordada nos parágrafos de desenvolvimento.
O grande segredo, então, não é só saber o conteúdo, mas sim saber inserir esse conteúdo de forma estratégica. Para tal, é imperioso saber a técnica para montar um parágrafo de desenvolvimento. É exatamente isso que vamos aprender no nosso curso.
A dica para responder aos tópicos é: comece analisando os fatos e se posicione quanto a regularidade ou não dele. Porém, não basta apenas dizer que é regular ou não, o candidato precisa fundamentar a sua resposta, elaborando um comparativo entre o a situação e a norma aplicável, e responder ao que foi pedido no enunciado.
A nota da prova discursiva ANTT será o diferencial na classificação final do concurso.
Professor, se eu souber a matéria, vou tirar a nota máxima?
Não necessariamente. Os candidatos que têm a redação corrigida, em sua maioria, possuem um bom conhecimento técnico sobre os temas específicos, pois conquistaram as melhores notas na prova objetiva.
Contudo, nem 10% desses candidatos gabaritam a prova discursiva!
Por quê?
Porque não adianta só saber o conteúdo, é preciso aprender a apresentá-lo para a banca de forma organizada e clara. É justamente essa técnica que eu ensino no meu treinamento de discursiva.
Vale ressaltar que após a atribuição das notas da prova discursiva, a classificação do concurso muda muito. Então, um candidato que foi muito bem na objetiva e mal na discursiva pode ser ultrapassado por um que não foi tão bem na objetiva, mas teve uma excelente nota na discursiva.
A nota da prova discursiva ANTT (Cebraspe) será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema.
Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a redação corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso de discursiva ANTT (Cebraspe):
Tirar uma nota boa na prova dissertativa é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!
Veja mais dicas da prova discursiva ANTT (Cebraspe), no vídeo abaixo: