Análise da Prova Discursiva e Dicas de Recurso PGE/PE (Cespe) – Gestão Pública e Recursos Humanos (Cargos 3 E 4)
Queridos concurseiros de plantão,
Muitos colegas vieram me perguntar nos últimos dias quais são as chances de o CESPE/CEBRASPE conseguir revisar uma nota preliminar na fase de discursivas de concurso público? Resposta: Depende!
Não que eu esteja querendo fugir da resposta, mas é porque depende mesmo! Mas depende do que? Qual é o fator determinante para dizer que uma nota pode ser aumentada? Resposta: os parâmetros de correção claros.
Caso os parâmetros de correção não estejam muito especificados e congruentes existirá uma boa chance de encontrarmos brechas para indicar ao CESPE que os argumentos utilizados são válidos.
Vamos fazer um exercício real com o concurso da PGE/PE, cargos Gestão Pública e Recursos Humanos, que tem a fase de recursos prevista para os próximos dias 16 a 17 de maio de 2019.
Ao estudar o CARGO 3 – ANALISTA ADMINISTRATIVO: ÁREA GESTÃO PÚBLICA, temos que houve três perguntas muito interessantes sobre AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
- A primeira pergunta diz respeito a importância de se avaliar a execução de políticas públicas. Se o candidato em linhas gerais escreve que a maior utilidade é para que os governantes tomem decisões sem ter que ficar no “achismo” já respondeu mais de 50% do espírito da questão.
- A segunda questão é para conceituar o que uma avaliação formativa e uma avaliação somativa. Em outras palavras, quem escreveu sobre a realização de monitoramento e controle da política pública de forma concomitante a sua implantação conceituou a avaliação formativa. Quando se explica sobre a avaliação posterior da implantação da política pública, fala-se sobre o impacto e a efetividade causada pelo programa; portanto, se fala da avaliação formativa.
- A terceira pergunta serve para o candidato responder o motivo de as políticas públicas não saírem de acordo com o planejado. Os parâmetros aqui são claros. Não receberá pontos quem foge da pergunta. Ganha escala de 1 ponto quem apresenta motivo, mas que ele não está relacionado ao padrão resposta. Ganha escala máxima de 2 pontos quem apresenta motivo válido de acordo com o padrão resposta da banca.
Analisando o padrão resposta que a banca divulgou, corre-se um sério risco de conceitos serem apresentados na prova e eles não serem considerados na concessão da sua nota, porque não estão com as palavras demandadas pela banca.
Por isso, sempre que possível alerto: analise bem o que você escreveu e compare com o que a banca pede. Muitas vezes o corretor fica “bitolado” em achar expressões exatamente como estão no padrão de resposta, mas que estão no seu texto escritas com sinônimos. Quando isso acontecer, vale a pena entrar com recurso para mostrar ao examinador que você atendeu ao pedido conforme o esperado.
Vamos agora ao CARGO 4 – ANALISTA ADMINISTRATIVO: ÁREA RECURSOS HUMANOS.
Particularmente, adorei esse tema! Antigamente só se via o tema AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ser tratado em perguntas de múltipla escolha ou certo/errado. Agora ela já é demanda em provas discursivas também. Estudem! Esse tipo de conceito cairá com mais facilidade nos próximos anos.
Bem, a pergunta foi estruturada em 3 tópicos:
- Conceituar a gestão de desempenho e a avaliação de desempenho, diferenciando-as. As regras aqui estão bem claras. Quem conceituou as duas e as diferenciou ganhou a nota máxima. Acredito que não há muito como fugir do que está no padrão resposta.
- Discorrer sobre 4 objetivos da avaliação de desempenho. Aqui sim! Aqui é um ponto fácil de o CESPE escorregar e não considerar objetivos inerentes da avaliação de desempenho porque o padrão resposta contém 11 objetivos ao todo. Pode ser que sua resposta tenha sido a união de dois objetivos ou que tenha sido um objetivo na lista, mas que as palavras não tenham sido exatamente iguais ao padrão resposta.
- Pede-se para conceituar a avaliação 360 graus. Anda caindo bastante nas provas discursivas! Preste atenção que a escala de pontuação aqui vai de 0 a 5. Quem não apresenta o conceito de avaliação 360 graus ganha nota zero. Se você apresenta o conceito e apenas um nível ganha 1. Se apresenta o conceito e dois nível ganha 2. Até chegar a nota em que você apresenta a resposta completa.
Interessante como o CESPE amarrou legal a forma de pontuação. No entanto, essa costura de pontuação pode ser equivocada.
Por isso, se:
- Percebeu que você colocou com outras palavras o conceito pedido?
- Percebeu que não foi considerada boa parte da resposta?
- Percebeu que há autores que falam do assunto com abordagem semelhante a que você colocou na prova?
Se você disse SIM para pelo menos uma dessas perguntas, é porque sua prova merece RECURSO!
Como se trata de uma importante fase do concurso é comum os candidatos procurarem professores experientes para desenvolver as ideias contidas no texto.
Estarei ajudando junto com toda a equipe do Você Concursado, os concurseiros que desejam caprichar no seu pedido. Estarei disponível para elaborar recursos para os cargos citados acima: CARGO 3: ÁREA GESTÃO PÚBLICA e CARGO4: ÁREA RECURSOS HUMANOS, do concurso da PGE/PE (Cespe).
Abraços e até a próxima,
Prof. Bruno Pimentel