Como elaborar um recurso contra o resultado preliminar da prova discursiva/redação?

Professor Bruno Marques

Saiu o resultado preliminar da prova discursiva! E AGORA??? Como elaborar um recurso?

O recurso da prova discursiva é uma fase importantíssima do concurso. Nela, você pode:

  • Conseguir alguns pontos a mais;
  • Melhorar a nota da sua prova discursiva
  • Ganhar algumas colocações; e/ou
  • Deixar de perder algumas posições.

IMPORTÂNCIA DO RECURSO

Muitos candidatos não se atentam a essa fase do recurso. Porém, não sabem o quanto ela é importante!  Essa é a última fase do recurso em que o candidato tem a oportunidade de ganhar nota. E esse ganho de nota costuma alterar significativamente a classificação no concurso. Só para você ter ideia, no concurso do TCU cheguei a ganhar 6 pontos em um recurso e sair da 32ª colocação para a 20ª, em um concurso com 22 vagas. Ou seja, entrei nas vagas graças ao recurso.

E isso acontece muito! Não foram poucas as vezes em que vi pessoas serem convocadas graças às posições que ganharam depois do recurso. Deixe-me mostrar-lhe alguns casos de sucesso de recursos que fiz para alguns alunos:

“Gostaria de agradecer ao professor Bruno Marques pelo recurso elaborado. Ganhei 2,5 pontos, quando quase ninguém conseguiu. Fui o segundo que mais ganhou ponto. Com isso, consegui subi 3 posições e agora tenho chances de ser convocado. Sei que isso tudo se deu graças à competência e qualidade do serviço executado. Obrigado! ”

João Lucas Carneiro –TCE/PR/2017

“Professorrrrr a minha nota subiu em 5.58 pontos. Muito obrigada. Mantive o 3º lugar para a minha região!!!!! Obrigadaaaaaa”.

Paola Diógenes –TRF 1ª Região/ 2018

“Esse serviço de excelência foi grande aliado para promover um salto relevante na minha classificação final no cargo de AJAJ do TRT da 8ª Região, uma vez que sai da 22ª colocação para a 4ª colocação, um ganho expressivo de 18 posições! Muito obrigada!”

Antonieta Bessa – TRT 8ª Região/2016

 Bruno, saiu o resultado do recurso. Conseguimos 3,07 pontos…. Agradeço pela colaboração nesse momento de grande importância na minha carreira. Muito obrigado!

Deiber Vieira – TRF 1ª Região /2018

E por que há tanta modificação nas notas após a fase de recurso?

A Banca tem muitas provas para corrigir em um curto prazo de tempo. Porém, como já era de se esperar, cada examinador tem uma visão de prova: uns são mais rígidos, outros, mais flexíveis. Ao final, essa diferença de estilos de cada examinador acaba impactando nas notas, o que gera tal variação.

No entanto, quando o aluno entra com recurso, há possibilidade de seu texto ser revisto por outro examinador. Se a nota do examinador que avaliar o seu recurso for maior que a nota anteriormente concedida, sua nota aumentará.

Além disso, ao entrar com recurso, você só tem a possibilidade de aumentar sua nota e nunca de diminuí-la. Afinal, caso houvesse uma diminuição da nota, deveria haver um outro prazo de recurso e isso afetaria o cronograma do concurso. Por isso, na pior das hipóteses, a Banca indefere o recurso e mantém a nota aplicada.

Cumpre ressaltar que em concursos do Distrito Federal, é vedado a diminuição de nota, por força da Lei Distrital nº 6.320/2019:

É vedado: IX- Diminuir a nota atribuída pelo examinador em recurso administrativo contra os critérios de correção das questões discursivas e de redação.

Saiba mais em: https://voceconcursado.com.br/blog/o-recurso-contra-o-resultado-da-discursiva-pode-diminuir-a-nota/

Sendo assim, vale a pena entrar com recurso?

Se você não perderá pontos, o que custa tentar? O máximo que pode acontecer é receber um não!

Por isso, a meu ver, sempre vale a pena entrar com recurso, afinal, só terá a nota da prova discursiva majorada quem recorrer, certo?

Para te ajudar nessa empreitada, selecionei algumas dicas de recurso para te auxiliar nessa fase, caso precise.

CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DE UM RECURSO

Antes de começar o recurso, é fundamental que leia o edital e entenda, minuciosamente, quais os critérios de correção da Banca para a prova discursiva. Cada Banca possui características específicas e conhecer essas regras de correção é fundamental para contestar a nota da sua prova.

1º) Como fazer um recurso individualizado

O recurso individualizado é aquele único, sem qualquer similaridade com outros recursos. Para isso, é necessário fazer referências diretas ao seu texto. Essas referências podem ser citação de trechos do texto ou indicações de linhas.

Para ficar mais fácil de entender, vou mostrar um exemplo do que você NÃO deve fazer:

Halliday e Hasan (1976) dizem que a coesão tem a ver com o modo como o texto está estruturado semanticamente. É, portanto, um conceito semântico que se refere às relações de significado que existem dentro do texto e fazem dele um texto e não uma sequência aleatória de frase. A coesão é a relação semântica entre dois elementos do texto, de modo que um deles tem de ser interpretado por referência ao outro, pressupondo-o.

Widdowson (1978) diz que a coesão “é o modo pelo qual as frases ou partes delas se combinam para assegurar um desenvolvimento proposicional…” O texto em análise é coeso e se constrói com elementos de ligação são pronomes, verbos, advérbios, conectores coesivos (termos e expressões); e sem sequenciadores, sendo o lugar do conector marcado por sinais de pontuação (vírgula, ponto, dois-pontos, ponto-e-vírgula).

Segundo Koch e Travaglia (1989:13), a coesão é explicitamente apresentada através de elementos linguísticos, indicações na estrutura superficial do texto, sendo de caráter claro e direto, expressando-se na organização sucessiva do texto. Halliday e Hasan (1976 apud Koch & Travaglia, 1989:13)

A explicitação deste ponto citado acima encontra-se em todo o texto.

Muitos candidatos vão achar que esse recurso está excelente, pois conta com bastante embasamento teórico. Todavia, este é um grande equívoco. Recursos assim não comprovam nada para o examinador.

Em primeiro lugar, parece mais uma aula de coesão e o examinador não precisa que você ensine a ele o que é “coesão textual”. Em segundo lugar, porque se trata de um recurso genérico e cansativo. Além de não fazer referência em nenhum momento ao texto do candidato, é muito chato de ler. O examinador vai dormir antes mesmo de chegar no terceiro parágrafo.

Em alguns casos, recursos assim são indeferidos preliminarmente, sem sequer passar pelas mãos do examinador.

 2º) O recurso deve ser tempestivo

 As bancas examinadoras são bem rigorosas com o prazo de interposição do recurso. Após a divulgação do resultado com a nota da prova discursiva, o candidato possui poucos dias para elaborar o recurso.

Inclusive, é imprescindível conhecer bem o prazo e o horário máximo para interposição. Algumas bancas definem às 16h, outras às 18h e, por fim, há algumas que definem até as 23h59. (Se não houver divulgada uma previsão de horário para entrega, deve-se considerar às 23h59 do último dia útil).

Como o prazo é curto, não dá para deixar para última hora, pois qualquer imprevisto pode minguar com as suas chances de recorrer e melhorar a pontuação na prova. Então, fique atendo à regra do Edital.

3º) No recurso não deve constar nenhuma forma de identificação do aluno

Ao elaborar o recurso, muitos candidatos tem a mania de inserir seus nomes: “ Eu, Fulano de tal, gostaria de recorrer do resultado…”.

Se você fizer isso, terá seu recurso indeferido antes de chegar na mão do examinador. Então, nada de se identificar, ok?

Todavia, não há problema em citar a nota que tirou em determinado critério. Afinal, o objetivo do recurso é contestar a nota atribuída.

4º) O recurso deve ser claro e objetivo

Esse é o grande desafio do recurso. O candidato deve ir direto ao ponto e explicar para o examinador porque sua nota deve ser majorada, sem fazer muitos rodeios.

Os argumentos, no entanto, devem ser claros. Por isso, utilizar uma linguagem simples, técnicas de enumerações e divisão em tópicos ajudam muito.

Antes de enviar seu recurso, pergunte a você mesmo: Se eu tivesse 100 recursos para ler, leria o meu? Se achar que o seu recurso está cansativo, melhore o texto. Coloque-se sempre no lugar do examinador.

5º) Atenção à linguagem utilizada

A linguagem é muito importante. Trata-se de um texto de natureza individual. Logo, o recurso pode ser escrito de forma impessoal ou na 1ª pessoa no singular (Eu).

Por isso, cuidado! Escrever o recurso na 1ª pessoa no plural (Nós), não cai bem, ok?

6º) Devo contratar um especialista para fazer o meu recurso?

Como se trata de uma fase importante, é comum que os candidatos procurem professores que possuam experiência na elaboração de recursos. E isso é uma ótima opção, caso tenha recursos financeiros disponíveis ou possua grandes chances de ser convocado no concurso.

Em primeiro lugar, porque o professor tem acesso a várias provas do seu concurso, logo, poderá fazer uma análise mais profunda e entender como a Banca está corrigindo as provas.

Em segundo lugar, porque o especialista tem prática nesse tipo de serviço e sabe como e quais os pontos que devem ser contestados. Inclusive, possuem modelos de recursos que já deram certo e isso pode fazer toda a diferença.

Por fim, na elaboração de recursos acerca dos aspectos gramaticais, é necessário um conhecimento mais aprofundado da língua portuguesa.

Porém, cuidado na hora de contratar um especialista!

O recurso contra o resultado da prova discursiva deve ser sempre individualizado. Recursos iguais ou semelhantes serão preliminarmente indeferidos. Isto é, se seu recurso for muito genérico ou igual ao de outro candidato, a Banca nem vai ler. Possivelmente, vai indeferi-lo antes de encaminhá-lo ao examinador.

Já vi casos em que um professor redigiu o mesmo recurso (genérico) para diversos alunos e entregou-os faltando apenas 1 hora para o encerramento do prazo de interposição do recurso. Resultado: não havia mais tempo para os alunos refazerem seus próprios recursos, tiveram os recursos indeferidos, gastaram dinheiro e ainda perderam a chance de melhorarem suas classificações no concurso!

Portanto, fique sempre atento ao histórico do professor caso venha a contratar um serviço de recurso, ok?

Por fim, reforço meu conselho de jamais desistir do seu foco, mesmo quando, às vezes, o percurso não seja da forma que imaginamos.

Bom, espero ter facilitado a sua vida! A equipe do Você Concursado e eu estaremos à disposição para lhe ajudar nesta fase.

Nesse vídeo mais nesse vídeo!

Caso precise de ajuda de um profissional, entre em contato com a gente clicando no link abaixo:

https://voceconcursado.com.br/recursos-discursivas/

 

Acompanhar
Notificar
9 Comentários
Antigos
Recentes Votados
Inline Feedbacks
Ver todos comentários
Tathyana Lopes
Tathyana Lopes
2 anos atrás

Gostaria de recorrer da peça tecnica da prova discursiva da DPE Para. Gostaria de saber o valor. Meu prazo eh ate dia 21/02
Me whatsapp 21998928744

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  Tathyana Lopes
2 anos atrás

Ok, entraremos em contato.

Anibal
Anibal
2 anos atrás

Boa tarde vocês fazem recursos para todo tipo de concurso? vou prestar um concurso para professor de biologia

Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  Anibal
2 anos atrás

Depende do conteúdo que será cobrado na prova discursiva. Peço que entre em contato com o nosso atendimento para analisarmos o tema da discursiva. Whatsapp: (61) 9 9859-6069

Nicolli
Nicolli
Inscrito
1 ano atrás

Meu irmão fez a primeira prova dele, a da pmes e não marcou no gabarito qual a prova que ele estava, e a pessoa que aplicou a prova na sala dele era novata, segundo ele falou várias vezes que não sabia o que estava fazendo direito… enfim, e não explicou como deveria ser preenchido, e ele não preencheu e foi eliminado, tem como entrar com recurso? Qual valor? Mandei mensagem no WhatsApp de vcs

Última edição em 1 ano atrás por Nicolli
Você Concursado
Você Concursado
Admin
Responder para  Nicolli
1 ano atrás

Segue resposta do professor Reynaldo:

Olá, Nicolli. Nesse caso não há o que fazer. Segundo o edital, é responsabilidade do candidato ler as orientações contidas no caderno de provas e realizar as devidas marcações:
12.15.3Os prejuízos advindos de marcações feitas incorretamente na Folha de Respostas serão de inteira responsabilidade do candidato, tais como marcação rasurada, marcação não preenchida integralmente, marcações feitas a lápis, ou qualquer outro tipo diferente da orientação contida na Folha de Respostas ou na capa do caderno de questões.

Leomar
Leomar
Inscrito
1 ano atrás

Olá, foi aprovado na primeira fase do concurso do bombeiro AP só depois vi que a idade máxima era de 30 anos e eu tenho 33, gostaria de saber se cabe recurso.

kbluciana
kbluciana
Inscrito
1 ano atrás

Boa tarde!
Gostaria de saber qual valor do recurso para concurso de professor de SP feito pela FGV

mrciacristinaferreira
mrciacristinaferreira
Inscrito
9 meses atrás

Fiz concurso publico psra professor e em uma das quetões a banca cometeu um erro grosseiro de concordancia (singular e plural) a frase …” os jogos e as brincadeira”… tornando a assertiva falsa. Em resposta ao recurso protocolado A Banca alegou que o erro era corriqueiro, indeferindo o recurso. Porem tal erro leva a nao encontrar entre as opções oferecidas pela banca a alternativa a ser marcada. O que faço? Cabe uma petição judicial? Há tambem em outra questão um erro grosseiro de nome de autores no edital e ainda sim foram cobradas questões desse autor.