Compartilhe

Possivelmente você já ouviu falar em Edital Verticalizado. Neste artigo, vamos entender como funciona essa técnica e os motivos pelos quais ela é essencial para otimizar seus estudos. Ao final, você não apenas saberá o que é edital verticalizado, como poderá aplicá-lo em seus estudos.

Edital verticalizadoFala a verdade, concurseiro… Bate um desespero quando é lançado o edital que você tanto esperou e lá no finalzinho têm o conteúdo programático que cairá na sua prova, mas não está do jeito que você esperava.

Pior ainda quando o conteúdo está lá de um modo bagunçado. Aí não tem jeito! Bate aquela aflição para todos os tipos concurseiros. Ninguém escapa!

Mas não adianta espernear. É fato que na vida de um concurseiro aparecerão editais que mais complicam do que ajudam. Muitas vezes porque a banca não conseguiu separar bem matéria a matéria. Às vezes porque a banca quer inovar no edital e acaba complicando tudo.

Independentemente da situação, recomendamos fortemente a organização dos seus estudos pela técnica do EDITAL VERTICALIZADO.

O Edital Verticalizado é responsável por dar uma forma organizada para seus estudos. Além disso, é um poderoso aliado para que você não se perca ao longo da sua caminhada.

O que é edital verticalizado e como funciona

Para explicar como funciona, veja o exemplo a seguir de um trecho do edital do Cespe para o cargo de Auditor de Contas Públicas do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE):

NOÇÕES  DE  DIREITO  CONSTITUCIONAL:

1  Constituição  da  República  Federativa  do  Brasil  de  1988.  1.1 Princípios fundamentais. 2 Direitos e garantias fundamentais. 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos,  direitos  sociais,  direitos  de  nacionalidade,  direitos  políticos,  partidos  políticos.  3  Organização  político‐administrativa do Estado. 3.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal e municípios. 4 Poder Executivo. 4.1 Atribuições e responsabilidades do presidente da República. 5 Poder Legislativo. 5.1 Estrutura.  5.2  Funcionamento  e  atribuições.  5.3  Processo legislativo.  5.4  Fiscalização  contábil,  financeira  e  orçamentária.  5.5  Comissões parlamentares  de  inquérito.  6  Poder  Judiciário.  6.1  Disposições  gerais.  6.2 Órgãos do Poder Judiciário. 6.2.1 Organização e competências. 6.2.2 Conselho Nacional de Justiça. 6.2.2.1 Composição e competências. 7 Funções essenciais à Justiça. 7.1 Ministério Público, Advocacia Pública. 7.2  Defensoria Pública.

Essa é apenas uma das matérias do concurso que teve provas em setembro de 2017. Percebeu como ficou difícil a leitura e o entendimento? Percebeu que essa forma não favorece sua produtividade?

Portanto, o Edital Verticalizado é um método estruturado que combinado com um Cronograma personalizado deixa seu estudo super afinado com todos os recursos que você pode ter à mão, tais como: revisões, questões, PDFs, entre outros.

Exemplo de Edital Verticalizado

Veja como fica a mesma matéria do exemplo anterior fica mais clara ao se aplicar o Edital Verticalizado:

Noções de Direito Constitucional

Itens PDFs Lei Seca Livros Questões Revisão
1  Constituição  da  República  Federativa  do  Brasil  de  1988
 1.1 Princípios fundamentais
2 Direitos e garantias fundamentais
 2.1 Direitos e deveres individuais e coletivos,  direitos  sociais,  direitos  de  nacionalidade,  direitos  políticos,  partidos  políticos
3  Organização  político‐administrativa do Estado.
 3.1 Estado federal brasileiro, União, estados, Distrito Federal e municípios
4 Poder Executivo
 4.1 Atribuições e responsabilidades do presidente da República
5 Poder Legislativo
 5.1 Estrutura
 5.2  Funcionamento  e  atribuições
 5.3  Processo legislativo
 5.4  Fiscalização  contábil,  financeira  e  orçamentária
 5.5  Comissões parlamentares  de  inquérito
6  Poder  Judiciário
 6.1  Disposições  gerais
 6.2 Órgãos do Poder Judiciário
  6.2.1 Organização e competências
  6.2.2 Conselho Nacional de Justiça
   6.2.2.1 Composição e competências
7 Funções essenciais à Justiça
 7.1 Ministério Público, Advocacia Pública
 7.2  Defensoria Pública

Viu só? O mais comum é fazer o edital verticalizado em Excel (ou qualquer outro software de planilhas eletrônicas).

Conclusões a respeito do Edital Verticalizado

A análise do edital fica mais intuitiva. Veja que como estamos tratando nesse exemplo de um edital de Tribunal de Contas, o Poder Legislativo foi muito explorado do item 5.1 ao 5.5 e, certamente, seria forte candidato a constar nas assertivas. Isso significa que a técnica deixa até mais evidente o que a banca organizadora terá como intenção para cada matéria da prova.

E por falar em intenção, advinha o que caiu na prova de Direito Constitucional para o cargo Auditor de Contas Públicas? Você já pode imaginar o que aconteceu e nem foi mágica. Das 10 assertivas da matéria, o comando da questão de 5 itens se referiam ao Poder Judiciário e Legislativo; e mais 5 itens se referiam aos Direitos e Garantias Fundamentais.

Percebeu a simplicidade? Imagine seus estudos organizados matéria a matéria com o detalhamento e a transparência que a verticalização proporciona. Você vai marcando as colunas item a item à medida que vai estudando com as datas correspondentes. Além disso, é possível verificar seu nível de produtividade e em que item é preciso dar um “gás” na reta final para a prova.

Por essas e por outras, todos os alunos comprovam que o Edital Verticalizado deixa o estudo muito mais fácil e focado. Depois da verticalização do edital não há nem comparação de como seu desempenho será alavancado daqui para frente.

Bons estudos!

Prof. Bruno Pimentel

Veja também:


Compartilhe
7 respostas
    • Professor Bruno Pimentel
      Professor Bruno Pimentel says:

      Que bom que gostou, Kiko.
      Existe alguma ferramentas online que utilizamos para converter PDF em word, tal como a que existe no site http://www.pdfonline.com
      Depois de convertido basta ir em editor de planilha e criar o Edital Verticalizado do seu jeito.

      Abraços,
      Prof. Bruno Pimentel

      Responder
  1. Avatar
    Guilherme says:

    Excelente explicação! O edital verticalizado é uma ótima técnica de organizar o que vai ser estudado de forma simples.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *