Discursiva SMED BH (FGV) 2023: Como será a prova discursiva do concurso?
A prova discursiva SMED BH (FGV) será o diferencial neste concurso.
Se você quer saber todas as dicas para ir bem na prova discursiva SMED BH (FGV) para o cargo de Assistente Administrativo Educacional, veja até o final as dicas que vou passar.
Discursiva SMED BH (FGV)
O Concurso visa o preenchimento de 15 (quinze) vagas para o cargo de Assistente Administrativo Educacional.
Além disso, serão corrigidas as discursivas dos candidatos aprovados na Prova Objetiva até a posição 1.610 da ampla concorrência, 230 das cotas para PCD e 460 das cotas para negros.
As Provas Objetiva de Múltipla Escolha e Discursiva SMED BH serão aplicadas na cidade de Belo Horizonte/MG, na data provável de 10 de dezembro de 2023, em um único turno, com início às 9h00.
A aplicação das provas terá duração de 4h30m, incluído o tempo de preenchimento das folhas de respostas.
Estranhamente o edital não fala a pontuação da prova discursiva SMED BH, apenas que consistirá em um texto dissertativo-argumentativo, de 15 a 20 linhas.
Ademais, será eliminado, o candidato que tirar menos de 60% da pontuação da prova discursiva (mas quanto vale a prova discursiva SMED BH???).
Como este artigo, não será o seu caso!
Quanto ao tema da prova discursiva SMED BH (FGV), o edital NÃO informa o que poderá ser cobrado.
Para ter uma noção de como pode ser o enunciado da questão da sua prova discursiva SMED BH (FGV), veja a questão aplicada pela Banca FGV em um concurso recente:
Observe o seguinte texto do filósofo Friedrich Nietzsche:
“Buscar trabalho pelo salário – nisso quase todos os homens dos países civilizados são iguais; para eles o trabalho é um meio, não um fim em si; e por isso são pouco refinados na escolha do trabalho, desde que proporcione uma boa renda. Mas existem seres raros, que preferem morrer a trabalhar sem ter prazer no trabalho: são aqueles seletivos, difíceis de satisfazer, aos quais não serve uma boa renda, se o trabalho mesmo não for a maior de todas as rendas. A essa rara espécie de homem pertencem os artistas e contemplativos de todos os gêneros, mas também os ociosos que passam a vida a caçar, em viagens, em atividades amorosas e aventuras. Todos estes querem o trabalho e a necessidade enquanto estejam associados ao prazer, e até o mais duro e difícil trabalho, se tiver de ser. De outro modo são de uma resoluta indolência, ainda que ela traga miséria, desonra, perigo para a saúde e a vida. Não é o tédio que eles tanto receiam, mas o trabalho sem prazer; necessitam mesmo de muito tédio, para serem bem-sucedidos no seu trabalho”. (1882)
Esse texto trata das relações das pessoas com o trabalho no século XIX. E você, qual a sua visão acerca do trabalho em sua vida? Como você o encara? Diga o que pensa a respeito, num texto dissertativo-argumentativo, em linguagem culta.
Veja que as propostas de discursiva da FGV apresentam um texto motivador que serve como ponto de partida para a reflexão sobre o tema que deverá ser abordado.
Contudo, os textos compostos apenas por cópias desses textos motivadores receberão zero e textos em que seja identificada a predominância de trechos de cópia em relação a trechos autorais terão a nota final diminuída
Em suma, para responder ao tema, bastaria que o candidato estruturasse o texto da seguinte maneira: 2-3 linhas para a introdução e para a conclusão e 5-8 linhas para cada parágrafo de desenvolvimento. Você pode optar por utilizar dois parágrafos de desenvolvimento ou três.
Ao longo do curso, vamos praticar discursivas com os dois formatos.
Na introdução e na conclusão, deveria ser inserido e retomado, respectivamente, o ponto de vista do candidato sobre o tema (chamada de tese). Nos parágrafos de desenvolvimento, é preciso separá-lo em dois ou três períodos, sendo o primeiro o tópico frasal (ideia central).
Essa estrutura é importante para atender aos critérios de correção da discursiva.
Veja que o foco da banca será nos aspectos textuais e gramaticais do texto, e não no conteúdo em si, veja:
- Abordagem do tema (4,00 pontos): Considera-se se o texto do candidato atende ao tema proposto. A fuga completa ao tema proposto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero).
- Estrutura – tipo de texto e coerência (8,00 pontos): Consideram-se aqui, conjuntamente, os aspectos referentes ao tipo de texto proposto e à coerência das ideias. A fuga completa ao tipo de texto é motivo suficiente para que a redação não seja corrigida em qualquer outro de seus aspectos, recebendo nota 0 (zero). Avalia-se aqui como o candidato sustenta sua tese em termos argumentativos e como essa argumentação está organizada, considerando-se a macroestrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). No tipo de texto, avalia-se também o tipo de interlocução construída: por se tratar de uma dissertação argumentativa, deve-se prezar pela objetividade, sendo assim, o uso de primeira pessoa do singular e de segunda pessoa (singular e plural) poderá ser penalizado. Será considerado aspecto negativo a referência direta à situação imediata de produção textual (ex.: como afirma o autor do primeiro texto/da coletânea/do texto I; como solicitado nesta prova/proposta de redação). Na coerência, será observada, além da pertinência dos argumentos mobilizados para a defesa do ponto de vista, a capacidade do candidato de encadear as ideias de forma lógica e coerente (progressão textual). Serão considerados aspectos negativos a presença de contradições entre as ideias, a falta de partes da macroestrutura dissertativo-argumentativa, a falta de desenvolvimento das ideias ou a presença de conclusões não decorrentes do que foi previamente exposto.
- Expressão – coesão e modalidade (8,00 pontos): Consideram-se neste item os aspectos referentes à coesão textual e ao domínio da norma-padrão da língua portuguesa. Na coesão, avalia-se a utilização dos recursos coesivos da língua (anáforas, catáforas, substituições, conjunções etc.) de modo a tornar a relação entre frases e períodos e entre os parágrafos do texto mais clara e precisa. Serão considerados aspectos negativos as quebras entre frases ou parágrafos e o emprego inadequado de recursos coesivos. Na modalidade, serão examinados os aspectos gramaticais como ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação, bem como a escolha lexical (precisão vocabular) e o grau de formalidade/informalidade expressa em palavras e expressões.
Verifica-se que a estrutura e a expressão são os aspectos mais importantes.
Quanto ao conteúdo, era esperado que o candidato ficasse atento ao que é pedido no comando da questão, a fim de que todas elas sejam respondidas na estrutura do texto.
A relevância da resposta (conteúdo) ou o nível de aprofundamento, em regra, não é um aspecto muito relevante na correção da banca.
A nota da prova discursiva SMED (FGV) será o diferencial na classificação final do concurso.
É evidente o peso e a importância da prova dissertativa na nota final, agora, o mais interessante é que a maioria das pessoas não estuda para essa prova. As razões para não estudar são diversas:
- Não sabem como se preparar para escrever um texto;
- Acreditam que já sabem escrever e não precisam treinar;
- Deixam para a última hora e quase sempre não sobra tempo;
- Não sabem que precisam estudar para a prova dissertativa.
Isso acontece, pois muita gente acha que para ir bem na discursiva basta conhecer o tema. Todavia, se isso fosse verdade, ninguém seria reprovado na prova dissertativa, afinal, só tem a discursiva corrigida os candidatos que conseguem a maior nota na prova objetiva, isto é, que possuem um bom conhecimento das matérias do edital.
Por isso, além de conhecer o assunto, é preciso saber colocar as ideias no papel. É justamente isso que ensinamos no nosso curso:
Tirar uma nota boa na discursiva SMED BH (FGV) é o diferencial entre ser convocado ou não! Daí, surge a importância de se preparar bem!
Veja a resolução de uma discursiva no estilo da banca FGV, que pode ser cobrado na prova discursiva SMED BH (FGV):